NASA TESTA AVIÃO SUPERSÔNICO 'FILHO DO CONCORDE' QUE PROMETE ROMPER A BARREIRA DO SOM SEM ESTRONDO; VÍDEO
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/z/p/n2VBTwQAiQAt49A3ctLA/aviao-nasa.gif)
Nasa testa avião supersônico 'filho do Concorde' que promete romper a barreira do som sem estrondo; vídeo
Primeiro voo do X-59 marca avanço no desenvolvimento de aeronaves silenciosas, capazes de cruzar o som sem causar o impacto acústico que aposentou o Concorde
Por O Globo — Califórnia
30/10/2025 04h02 Atualizado há 4 dias
Durante a hora de voo, o X-59 percorreu um trajeto oval a cerca de 385 km/h — velocidade bem inferior ao potencial máximo da aeronave, de Mach 1,5, ou cerca de 1488,64 km/h. O principal objetivo do teste, segundo a NASA, foi coletar dados sobre o desempenho dos sistemas de controle e estabilidade antes de avançar para fases de maior velocidade.
Assista o voo:
Diferente do lendário Concorde, conhecido pelos estrondos sônicos que faziam prédios tremerem, o X-59 foi projetado para romper a barreira do som com um ruído mínimo — semelhante, segundo a gerente de projeto Lori Ozoroski, “ao som de uma porta de carro se fechando na casa do vizinho”. Segundo o The Sun, O=o engenheiro da NASA Shedrick Bessent explicou que a equipe registrou mais de 20 mil parâmetros de voo em 60 fluxos de dados distintos durante o teste.
Construído pela Lockheed Martin, o X-59 não será um protótipo comercial, mas uma plataforma de pesquisa para definir novos padrões de ruído supersônico. A meta é convencer órgãos reguladores, como a Administração Federal de Aviação (FAA), a rever as restrições que proíbem voos supersônicos sobre terra desde 1973 — banimento imposto após milhares de queixas de barulho durante testes em Oklahoma City.
Conheça os 10 novos astronautas da NASA
Nos próximos anos, o X-59 deve sobrevoar comunidades selecionadas nos Estados Unidos para avaliar a percepção do público sobre seu impacto acústico. As informações obtidas serão compartilhadas com agências internacionais para apoiar a regulamentação de futuras aeronaves comerciais supersônicas. Se bem-sucedido, o projeto poderá reduzir o tempo de viagens — como a rota entre Nova York e Los Angeles, que passaria de seis para menos de três horas.
Com seu nariz alongado e asas finas, o “filho do Concorde” busca reescrever a história da aviação. Meio século após o barulhento pioneiro deixar os céus, a NASA aposta em uma nova era: voar mais rápido que o som, mas quase em silêncio.
Fonte:https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2025/10/30/nasa-testa-aviao-supersonico-filho-do-concorde-que-promete-romper-a-barreira-do-som-sem-estrondo-video.ghtml
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/H/B/RAeroKQgqhB5JJLInToQ/whatsapp-image-2025-09-23-at-09.26.28.jpeg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/Z/U/kmQFy8R5CAsWoMVLk7Kg/whatsapp-image-2025-09-23-at-09.30.53.jpeg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/7/b/AzQDXNRLeuTdUM1jKYgw/whatsapp-image-2025-09-23-at-09.31.37.jpeg)
Comentários
Postar um comentário