A pesquisa, que analisou mais de 77 mil europeus acima dos 50 anos de idade, destacou a necessidade de criar redes de apoio que atendam pessoas que não estão em relacionamentos amorosos. "Quando há diferenças, elas podem ser especialmente importantes em pessoas idosas, que enfrentam mais problemas de saúde e financeiros", afirmou a líder do estudo Julia Stern, da Universidade de Bremen, na Alemanha, em comunicado. "Elas precisam de mais ajuda, e essa ajuda geralmente vem do parceiro."
O estudo avaliou os solteiros de acordo com os traços de personalidade do "Big Five", um modelo usado na psicologia que identifica cinco grandes dimensões de personalidade: abertura à experiência, conscienciosidade, extroversão, amabilidade e neuroticismo.
As características dos solteiros de longa data
Os resultados indicaram que pessoas solteiras são menos extrovertidas, menos abertas a experiências e menos conscienciosas (característica relacionada a comprometimento, cuidado e organização) do que aquelas em relacionamentos.
Esses traços indicam que, em média, essas pessoas são menos sociáveis, menos dispostas a experimentar coisas novas e menos organizadas ou responsáveis. Mesmo quando comparados a solteiros que já tiveram parceiros, os solteiros de longa data apresentaram pontuações mais baixas nesses traços e em satisfação com a vida.
Embora os pesquisadores não possam afirmar se essas diferenças de personalidade resultam de seleção — ou seja, pessoas com certos traços sendo mais propensas a iniciar relacionamentos — ou socialização, Stern acredita que a primeira hipótese é mais provável. "É mais provável que você tenha esses efeitos de seleção: por exemplo, pessoas mais extrovertidas são mais propensas a entrar em um relacionamento", explicou.
A pesquisa também revelou que mulheres solteiras apresentam maior satisfação com a vida do que homens solteiros, e pessoas mais velhas tendem a aceitar melhor sua condição de solteiras do que aquelas de meia-idade.
Além disso, a expectativa social em torno do casamento pode influenciar a percepção da solteirice: em países com taxas de casamento mais altas, como no sul da Europa, a satisfação de vida dos solteiros é ainda menor.
Os resultados apontam ainda para a necessidade de iniciativas que promovam o bem-estar de pessoas solteiras, especialmente as mais velhas. A pesquisadora sugere o desenvolvimento de programas que previnam a solidão, considerando os traços de personalidade dos solteiros e ajudando-os a construir redes de apoio. "Se eles tiverem pessoas que cuidem deles ou se preocupem regularmente, isso pode ajudar", diz.
Fonte:https://revistagalileu.globo.com/sociedade/comportamento/noticia/2024/12/solteiros-de-longa-data-tem-tracos-de-personalidade-especificos-veja-quais.ghtml#
Comentários
Postar um comentário