PESQUISA APONTA QUE DORMIR ENTRE 22 E 23 HORAS PODE PREVENIR DOENÇAS CARDIOVASCULARES COMO INFARTO, INSUFICIÊNCIA CARDÍACA E ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC)
Pesquisa aponta que dormir entre às 22h e 23h pode prevenir doenças cardiovasculares
Os pesquisadores analisaram o hábito do sono de mais de 88 mil voluntários durante sete dias. Os participantes tiveram os horários do início do sono e do despertar avaliados, além de terem seus movimentos durante a noite acompanhados por um acelerômetro.
Durante quase seis anos de pesquisa, foi possível constatar que 3,6% dos participantes desenvolveram doenças cardiovasculares e a maior incidência estava naqueles dormiam próximo ou depois da meia-noite, enquanto a menor estava nos que dormiam entre às 22h e 22h59.
De acordo com o estudo, indivíduos que dormem próximo ou depois das 0h possuem um risco 25% maior de desenvolver doenças cardiovasculares, enquanto os que pegam no sono antes das 22h possuem um risco 24% maior, já aqueles que iam para cama entre às 23h e 23h59 registraram um risco 12% maior.
Os pesquisadores ainda relataram que os maiores índices de risco foram encontrados em mulheres, provavelmente por uma diferença no sistema endócrino que responde a uma interrupção no ritmo circadiano de maneira diferente.
A neurologista pesquisadora do Instituto do Dono, Dalva Poyares, afirmou que dormir entre 22h e 23h pode estar ligado com uma maior regularidade do sono, enquanto os que dormem mais cedo ou mais tarde perdem certos hábitos.
Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.
Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.
Comentários
Postar um comentário