EXERCÍCIOS MUITO EFICAZES PARA PERDER GORDURA ABDOMINAL

 Abdômen de mulher


Aprenda 4 exercícios além do abdominal para perder gordura na barriga

Treinador indica exercícios funcionais para fazer em casa e que ajudam a perder peso e tonificar o abdômen

 atualizado 

Um dos maiores desejos de quem quer perder peso é ter uma barriga retinha, sem gordura localizada. Entretanto, um dos maiores desafios para alcançar esse objetivo é eliminar os “pneuzinhos” na região da barriga e na cintura, o que geralmente exige a prática constante e persistente de exercícios abdominais.

Mas os abdominais não são o único tipo de exercício que pode trazer bons resultados para a região. O personal trainer Tim Liu indicou, no site Eat This, Not That, uma lista de atividades que podem ajudar na missão além dos tradicionais exercícios.

O instrutor e especialista em nutrição recomenda incorporar exercícios como corrida, burpee e pulo com agachamento à rotina. “Isso pode ajudar a desenvolver agilidade e força, acionar o sistema nervoso antes do treino e munir mais unidades motoras e fibras musculares”, escreve Liu. Ele explica que, para reduzir as gorduras localizadas, as atividades escolhidas devem ser feitas pensando em estimular a perda de calorias no corpo inteiro, o que trará melhores resultados do que tonificar apenas a região central.

Veja quatro exercícios que podem ser acrescentados à rotina de pessoas iniciantes e ajudam a perder calorias e gorduras abdominais:

1. Salto vertical

Esse exercício simples é excelente para queimar as gorduras na região da barriga, afirma o especialista. Para começar, fique posicionado com o peito aberto e os pés separados, alinhados com os ombros, e segure o abdômen. Mantenha o quadril e os braços para trás e posicione-se com as pernas flexionadas, fazendo um agachamento de 45°. Depois, pule o mais alto que conseguir, com os braços para cima. Ao voltar, pare com as pernas levemente flexionadas e depois retorne à posição original. Repita o exercício de oito a 10 vezes.

2. Salto na caixa

O box jump, ou salto na caixa, é um exercício muito comum em academias de Crossfit, e é conhecido por causar receio nos iniciantes, que têm medo de cair ao executá-lo. Por isso, o treinador explica que é importante começar com uma caixa baixa e aprender a agachar perfeitamente antes de sair pulando. “Comece com uma caixa ou banco à distância de um braço. Mantenha seu abdômen contraído, jogue os braços para trás e fique em posição de agachamento. Depois, pule em direção à caixa e refaça a posição original. Antes de fazer outra repetição, volte a se posicionar com ambos os pés no chão. Repita de cinco a oito vezes.

3. Slam ball com rotação

Esse exercício também é popular na prática do Crossfit, e tem como objetivo auxiliar a função cardiovascular e estimular os membros superiores e inferiores. Ele ativa os músculos do core (região central do corpo) e dá força aos músculos do tríceps, quadríceps, trapézio e aos tendões.

Para começar, pegue uma bola e posicione seus pés alinhados com os ombros, com os dedos voltados para fora. Mantenha o peito aberto e o abdômen contraído; leve a bola para cima da cabeça, no lado direito ou esquerdo, formando um arco. Em seguida, jogue a bola com força no chão, flexionando o abdômen. Em seguida, repita o movimento, levantando a bola para o outro lado. Faça oito repetições de cada lado, alternadamente.

4. Supino com bola

Esse exercício é indicado para perder peso, pois tem o objetivo de isolar os membros superiores do corpo, como o peito, bíceps, tríceps, ombros, e fortalecer o abdômen. Comece deitando de barriga para cima e estique as pernas. Pegue uma bola e empurre-a para cima, alinhada com o peito, e mantenha os cotovelos direcionados para baixo. Uma variação desse exercício é jogar a bola para cima, o mais alto possível, depois de empurrá-la, e tente agarrá-la. Faça de oito a 10 repetições.

Fonte:https://www.metropoles.com/saude/aprenda-4-exercicios-alem-do-abdominal-para-perder-gordura-na-barriga

Aprenda 6 exercícios para queimar gordura e tonificar o abdômen

Personal ensina exercícios para ter um abdômen trincado, com a pele fininha, sem gordura e mostrando toda a musculatura

 atualizado 

Barriga travada

Conseguir uma “barriga tanquinho”, ou seja, aquele abdômen trincado, com a pele fininha, sem gordura e mostrando toda a musculatura, é o sonho de muitas pessoas. E se você já realiza algum tipo de atividade física regular, saiba que está no caminho. Mas, apenas isso não basta.

Para te ajudar a conquistar aquela tão sonhada “barriga tanquinho”, o especialista Giulliano Esperança separou seis exercícios para você. Confira:

Corrida no lugar

Execute a corrida estática, aplicando a mesma característica da corrida com deslocamento, lembrando a suma importância de manter os trabalhos cruzados de pernas e braços. A altura do joelho depende do seu grau de condicionamento. Iniciantes devem manter o trabalho leve, fazendo movimentos com suavidade.

Fonte:https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/bem-estar/aprenda-6-exercicios-para-queimar-gordura-e-tonificar-o-abdomen

Abdômen trincado: 5 exercícios para conquistar a barriga de tanquinho

Veja como realizar uma supersérie para aumentar o gasto calórico e o ganho de massa muscular ao mesmo tempo

 atualizado 

Imagem colorida de mulher fazendo abdominais - MEtrópoles

É fato que para ter um abdômen trincado não basta apenas hipertrofiar os músculos da barriga com abdominais. É necessário, também, eliminar a camada de gordura da região, para que os gomos fiquem aparentes. Por isso, além de ter uma alimentação balanceada, é importante praticar exercícios que promovam um alto gasto calórico.

Uma alternativa a quem tem esse objetivo é aliar atividades que favoreçam tanto o emagrecimento como ganho de massa muscular.

Supersérie para deixar o abdômen trincado

Mais rápido, com mais gasto calórico e ainda ideal para deixar o abdômen trincado: essa é a supersérie de exercícios na qual não há intervalo entre as atividades. Isso gera um estímulo amplificado e muito mais intenso. Sem falar que a pausa é ativa e, dessa maneira, garante um gasto calórico maior.

A série foi criada pela professora de educação física Juliana Romantini. Nela, você vai gastar de cinco a 10 minutos em cada set, descansando apenas quatro minutos entre as séries.

“Ao não dar pausa para a musculatura, você trabalha o mesmo grupamento muscular requisitando diferentes fibras musculares, ou seja, o trabalho fica mais intenso”, conta a especialista. Em apenas 15 dias, é possível sentir que a região do abdômen está mais fortalecida.

Dessa forma, uma alternativa é aliar atividades que favoreçam tanto o emagrecimento, como ganho de massa muscular.

Super série para deixar o abdômen trincado

Mais rápido, com mais gasto calórico e ainda ideal para deixar o abdômen trincado: essa é a super série de exercícios, onde não há intervalo entre as atividades. Isso gera um estímulo amplificado e muito mais intenso. Sem falar que a pausa é ativa e, dessa maneira, garante um gasto calórico maior.

A série foi criada pela professora de educação física, Juliana Romantini. Nela, você vai gastar de cinco a dez minutos em cada set, descansando apenas quatro minutos entre as séries. “Ao não dar pausa para a musculatura, você trabalha o mesmo grupamento muscular requisitando diferentes fibras musculares, ou seja, o trabalho fica mais intenso”, conta a especialista. Em apenas 15 dias, é possível sentir que a região do abdômen está mais fortalecida.

Os sets desse treino requisitam a musculatura abdominal de diferentes formas. Os grupos 1 e 2 trabalham a força dinâmica, que auxilia na movimentação do corpo durante o dia, pois mexe com a parte inferior e superior do abdômen. O set 5 foca na força estática, tendo movimentos isométricos que trabalham a musculatura profunda do abdômen, conhecida como core, a qual ajuda a manter a postura e a proteger a coluna. Já os sets 3 e 4 trabalham tanto a força dinâmica quanto a estática, já que contam com exercícios combinados. Essa mistura é que garante um abdômen trincado.

No entanto, o correto é fazer essa super série de duas a três vezes por semana, em dias alternados. “Nos outros dias, faça exercícios para os músculos antagonistas aos do abdômen, como lombar e dorsais. Pois isso fará com que você não gere desequilíbrios na musculatura”, alerta Juliana.

1: Biset de abdominal com bolas

4 séries de 12 repetições

1. Com as pernas elevadas, formando um ângulo de 90º com o chão, e com a fitball entre elas, segure a medicine ball com as mãos e eleve o tronco até que as duas bolas se encostem. Contraia o abdômen enquanto faz o movimento.

2. Com a medicine ball e a fitball elevadas, movimente a fitball até a medicine, que deve ficar parada acima da cabeça. Assim como no movimento anterior, deixe o abdômen contraído durante o exercício.

2: Biset de abdominal no chão

4 séries de 20 repetições

1. Deitado no colchonete, coloque as mãos na nuca e flexione os joelhos. Faça movimentos bem lentos de flexão da coluna, segurando a caneleira na nuca para que o movimento fique ainda mais intenso.

2. Deitado com as pernas estendidas para o alto e os pés flexionados, eleve o quadril do chão e volte à posição inicial. Não esqueça que a força do movimento deve ser feita com o abdômen, não com os braços ou tensionando as costas.

3: Triset com a fitball

4 séries de 20 repetições

1. Deitado em cima da bola, faça flexões frontais da coluna lentamente e com o abdômen contraído.

2. Ainda sobre a bola, faça flexões laterais lentas da coluna, alternando os lados dos movimentos.

3. Deitado sobre a bola com a coluna flexionada e os braços atrás das orelhas em V, em seguida, eleve o tronco frontalmente lenta e progressivamente.

4: Biset no TRX

4 séries de 10 repetições

1. Com o peito dos pés apoiados no TRX e as mãos apoiadas no chão, mantenha os cotovelos estendidos e o corpo em prancha. Flexione o quadril e os joelhos, arredondando a coluna.

2. Por fim, ainda na mesma posição inicial, eleve o quadril sem flexionar os joelhos.

5: Supersérie de pranchas

20 segundos em cada posição, passando três vezes por cada uma delas

Com os cotovelos e as pontas dos pés apoiados no chão, mantenha o abdômen contraído e faça a prancha frontal. Em seguida, passe para a prancha lateral, volte para a frontal e faça para o lado oposto, alternando os dois lados.

Fonte:https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/bem-estar/abdomen-trincado-5-exercicios-para-conquistar-a-barriga-de-tanquinho

Faxina fitness? Veja 5 atividades domésticas que fortalecem o abdômen

Treinadores físicos indicam atividades que servem como exercícios de fortalecimento da região abdominal

 atualizado 


região abdominal desempenha um importante papel no equilíbrio, na postura e na proteção de grande parte dos órgãos virais. Por isso, os benefícios de um abdômen forte vão além dos resultados estéticos. Ao contrário do esperado, o core, musculatura da qual a região faz parte, auxilia na realização de várias atividades do dia a dia e pode ser fortalecido sem o auxílio de equipamentos.

Atividades como carregar as compras ou sentar em frente a uma escrivaninha podem ativar esses músculos e auxiliar no fortalecimento do corpo. Essas tarefas, quando somadas à rotina de exercícios, potencializam os resultados esperados.

Veja exercícios simples para fazer em casa e sem precisar de aparelhos:

1. Varrer ou passar pano

Para a personal trainer Thamires Fontenele Santana, todas as atividades domésticas contribuem para o fortalecimento da região abdominal, uma vez que precisamos manter o abdômen contraído e ativado para proteger a coluna. Mas uma tarefa que se destaca é varrer ou passar pano em casa. Ela explica que essa é uma das mais simples e que ativam e fortalecem a região, bem como os braços e o tronco.

2. Ficar de pé em uma perna só

Além de melhorar o equilíbrio, ficar apoiado em uma só perna ao lavar as louças ou escovar os dentes ativa os músculos laterais e estabiliza a coluna. Tire um pé do chão e verifique se você sente os músculos laterais sendo ativados, porque eles irão te auxiliar e proporcionar equilíbrio. Comece com três séries de cinco segundos de cada lado e reveze.

5 imagens
Segundo especialista, o exercício é melhor que a prancha para fortalecer o abdômen
Carregar sacolas com uma mão só pode fortalecer a região abdominal
Praticar exercícios físicos ao menos duas vezes por semana é essencial para melhorar a expectativa de vida
E para o bem-estar em geral

3. Carregue as compras com uma mão

Se você estiver carregando uma bolsa pesada, segure-a com uma mão, dê cinco passos e troque de lado. Verifique se você não está se inclinando e distanciando do peso e, caso esteja leve, você pode intensificar o exercício aumentando os passos.

4. Suba escadas sem corrimão

De acordo com a especialista e professora de pilates Nathalie Hayward, em entrevista ao portal Insider, isso ativa a lateral do corpo e vai alternando a cada degrau. Para progredir a intensidade, tente subir dois degraus.

Getty Imagesfotografia colorida de mulher subindo escadas de salto alto
Subir escadas sem apoio também é uma opção

5. Respire e inspire fundo

Este exercício simples de contração irá fortalecer não só o abdômen, mas auxiliar a respiração. O recomendado é respirar bem fundo e expirar até não se sentir mais o ar que sai. A progressão pode ser feita com a adição de uma pausa depois da expiração.

Benefícios do fortalecimento do core

Para o educador físico Rafael Santiago, um core enfraquecido aumenta a incidência de dores crônicas e prejudica a realização de atividades que exigem força e velocidade. Assim, o fortalecimento dessa região é essencial para o bem-estar geral e para o desempenho das mais diversas tarefas cotidianas, além de prevenir lesões. Para todos os especialistas entrevistados, quando o objetivo é emagrecimento ou definição abdominal, não existem diferenças nos resultados obtidos em casa e na academia quando são executados corretamente.

Três detalhes que merecem sua atenção na hora de malhar o abdômen

Treinador revela a melhor maneira de trabalhar a região do core e intensificar o gasto calórico

 atualizado 

Duas mulheres deitadas, fazendo exercício, encostando a mão na ponta do pé - Metrópoles

Exercícios para perder barriga estão entre os mais procurados do mundo fitness. Muito provavelmente porque é na região abdominal que, normalmente, o acúmulo de gordura do corpo se concentra. A ciência, porém, ainda não descobriu uma maneira de eliminar gordura localizada. Ou seja, se você pretende acabar com aquela saliência abdominal, a única maneira é reduzir os índices de gordura do corpo inteiro.

Nesse caso, o fator genético é muito determinante. Alguns podem secar rapidamente a barriga, outros os braços ou as pernas. Não dá para saber. No entanto, é possível realizar alguns exercícios para perder barriga, sim. Eles vão trabalhar a musculatura da região abdominal e, a longo prazo, causar um aspecto mais saudável e estético na barriga.

O preparador físico Leandro Twin separou três detalhes que merecem a atenção de quem deseja perder a barriga.

Confira!

Exercícios para perder barriga estão entre os mais procurados do mundo fitness. Muito provavelmente porque é na região abdominal que, geralmente, ocorre o maior acúmulo de gordura no corpo.  Mas, é preciso lembrar que outras regiões também possuem boa capacidade de armazenar tecido adiposo, como peitoral, quadril, coxas e braços. Para reduzir o percentual de gordura de qualquer uma dessas regiões, a única saída é entrar em déficit calórico – gastar mais energia do que se consome.

E, para quem tem verdadeira obsessão por perder barriga, nós temos uma notícia não tão agradável assim. A ciência ainda não descobriu uma maneira de eliminar gordura localizada. Ou seja, se você pretende acabar com aquela saliência abdominal, a única maneira é reduzir os índices de gordura do corpo inteiro. Mas, é impossível determinar qual região ficará mais seca em menos tempo.

Nesse caso, o fator genético é muito determinante. Alguns podem secar rapidamente a barriga, outros os braços ou as pernas. Não dá para saber. No entanto, é possível realizar alguns exercícios para perder barriga sim. Eles vão trabalhar a musculatura da região abdominal e, a longo prazo, causar um aspecto mais saudável e estético na barriga. Só que, além disso, é preciso apostar em técnicas de emagrecimento, para que essa musculatura consiga aparecer.

A partir desse princípio, o treinador Leandro Twin separou três exercícios para perder barriga e finalmente conquistar um físico mais atlético. Confira:

1 – Trate o abdômen como um músculo normal

Dá para realizar em casa, na academia ou em qualquer lugar. Utilizar apenas o peso do corpo, cargas mais altas ou máquinas tecnológicas. O ideal é trabalhar bem abdômen, como qualquer outra musculatura.

“Aumentando a hipertrofia dessa região você melhora a estética! Isso parece muito básico, mas, quando vemos na prática, as pessoas estão fazendo treinos muito diferentes de outros grupos musculares. Por exemplo: abdômen todos os dias com repetições super altas e movimentos curtos. Nada disso vai ser eficaz para hipertrofia, você deve tratar o abdômen como qualquer outro músculo”, conta Twin.

2 – Não esqueça da lombar

Segundo o treinador, aumentar a musculatura do abdômen ajuda a esticar a pele da barriga e combater a flacidez que a gordura provoca. Ter uma lombar bem trabalhada causará o mesmo efeito, pois esse músculo está na mesma altura da barriga.

3 – Faça aeróbicos

Como foi dito anteriormente, não adianta trabalhar a musculatura e não apostar em técnicas de emagrecimento. Uma delas é realizar atividades aeróbicas, como corrida, bicicleta ou natação. “Todas são bem-vindas e não tem diferenciação na velocidade da queima de gordura, seja ela qual for. O que importa é o gasto energético. E o que manda são os batimentos por minuto [durante a realização do exercício]. Para a maioria de nós, algo próximo de 150 bpm”, recomenda Twin.

Fonte:https://sportlife.com.br/exercicios-para-perder-barriga-3-praticas-que-merecem-atencao/?

Comentários