Você provavelmente já saiu de casa sem arrumar a sua cama. Seja por atraso, preguiça ou simplesmente por escolha, não esticar os lençóis pela manhã pode dizer algumas coisas sobre você – e o seu bem-estar de forma geral. No ponto de vista espiritual, deixar de arrumar a cama nas primeiras horas do dia pode indicar desapego às estruturas materiais, busca por liberdade, aceitação do caos interno (ou suas próprias imperfeições) e um desejo de romper com o controle.
Porém, essas ideias se confirmam na psicologia? Para entender melhor sobre o tema e desvendar seus mitos e verdades, a Casa Vogue conversou com Brenda Barbosa, especialista em Terapia Comportamental e Análise do Comportamento Aplicada pela USP. Confira:
O que não arrumar a cama pela manhã diz sobre você?
Apesar de fazer sentido para algumas pessoas do ponto de vista espiritual, as afirmações sobre desapego, liberdade e caos relacionadas a não arrumar a cama pela manhã não se confirmam na psicologia. “Entendemos que cada pessoa tem seu próprio histórico familiar de hábitos com estilos de organização e de viver. A preferência pela desordem ou a flexibilidade pode estar mais associada a transtornos psicológicos e/ou à adaptação ao ambiente”, ressalta Brenda Barbosa.
Porém, arrumar ou não a cama pela manhã pode refletir certos aspectos da personalidade e comportamento de uma pessoa. "Para alguns, não arrumar a cama pode demonstrar um estilo de vida mais espontâneo e menos estruturado. Elas podem preferir evitar atividades que parecem obrigatórias ou rotineiras, priorizando outras tarefas que consideram mais relevantes. Já para pessoas que prezam pela organização e controle, começar o dia com essa tarefa pode dar uma sensação de ordem e realização logo cedo", revela a especialista.
Por outro lado, Brenda alerta que esse simples hábito também pode dizer muito sobre a saúde mental de uma pessoa. "Em contextos de desânimo ou até de depressão, tarefas pequenas como essa podem parecer difíceis ou irrelevantes. Por isso, vale observar a frequência e o contexto em que essa falta de iniciativa acontece", afirma.
Arrumar a cama pela manhã pode trazer benefícios?
A resposta é sim. Arrumar a cama pela manhã pode influenciar nosso bem-estar de forma geral e também a nossa rotina. “Essa pequena ação envia uma "mensagem" ao cérebro de que estamos dando início ao dia com organização e propósito, estabelecendo um primeiro passo para uma rotina mais estruturada. Do ponto de vista psicológico, entendemos que pequenas ações como essa promovem um sentimento de controle sobre o ambiente. Ao organizá-lo, sentimos que organizamos nossa mente também”, explica a psicóloga.
Além disso, Brenda Barbosa afirma que esse simples hábito também pode ajudar a combater a ansiedade, pois promove uma sensação de ordem e gera uma “onda” de efeitos positivos. “Começamos o dia com o primeiro check sendo dado e isso já trás uma sensação de autoeficácia”.
Arrumar a cama pela manhã é uma forma de autocuidado?
Aqui, a resposta também é positiva. “Arrumar a cama simboliza uma valorização do nosso espaço pessoal e da nossa rotina, o que se reflete positivamente na autoestima e autoconfiança. Esse é um pequeno passo em direção a uma rotina mais organizada, promovendo um ambiente que, no fim do dia, se torna mais acolhedor e propício ao descanso”, comenta a especialista.
Podemos ser mais produtivos se arrumarmos a cama pela manhã?
Também é verdade. Brenda Barbosa ressalta que o gesto gera um “efeito dominó”, onde “um pequeno ato inicial desencadeia uma série de outras ações positivas ao longo do dia”. Isso porque, ao completarmos essa simples tarefa, estamos preparando nossa mente para um padrão de ação e conclusão, o que é fundamental para manter o foco e a produtividade. Além disso, essa prática reforça a ideia de disciplina ao nosso cérebro, o que é essencial para cumprir outras tarefas diárias.
“Na neurociência, sabemos que a repetição constante gera novas conexões neurais, tornando o ato de arrumar a cama e outros hábitos subsequentes cada vez mais automáticos e eficientes. Dessa forma, começar com um gesto simples pode ser a chave para aumentar a produtividade de maneira consistente. Ou seja, uma tarefa rápida, feita logo ao iniciar o dia, gera a sensação de realização e isso é super potente para aumentar a motivação e gerar mais foco para realizar outras tarefas importantes ao longo do dia”, conclui.
Comentários
Postar um comentário