“Assim como as roupas, o perfume reflete a nossa essência e influencia como somos percebidos. Uma fragrância leve transmite serenidade, enquanto uma mais intensa passa uma vibe de ousadia e autoconfiança, por exemplo”, explica a perfumista Lígia Simões.
E como a gente sabe, não é toda fragrância que funciona bem para todo mundo. Por isso, para te ajudar a não errar na escolha, separamos as melhores dicas para encontrar a fragrância que mais combina com você.
1. Dê uma olhada na sua coleção de perfumes
Parece simples, mas começar com o que já faz parte da sua coleção pode ser uma ótima forma de descobrir o que você realmente gosta em um perfume. Preste atenção nas notas principais de cada um e veja se encontra algum padrão. Isso pode te dar pistas sobre o tipo de fragrância que mais combina com sua personalidade.
2. Entenda as famílias olfativas
Se você acha que não entende nada sobre perfumes, pode ser útil checar as famílias olfativas e entender quais características agrupam as suas fragrâncias. Simões explica as principais delas:
- Cítricos: Refrescantes e leves, transmitem energia e vitalidade, ideais para quem adora um frescor natural.
- Florais: Românticos e delicados, perfeitos para quem busca sofisticação e elegância.
- Frutados: Alegres e descontraídos, trazem a doçura e a leveza da juventude.
- Amadeirados: Terrosos e intensos, evocam poder e sofisticação com notas profundas.
- Gourmands: Doces e envolventes, lembram sobremesas e oferecem um toque de calor.
- Ambarados: Marcantes e quentes, com uma aura misteriosa e sensual.
3. Conheça sua personalidade
Você se considera reservada ou destemida? Prefere algo mais refrescante ou intenso? Entender sua própria personalidade pode ajudar a escolher a fragrância mais adequada: “Para quem é mais discreta, famílias como florais suaves, cítricos e amadeirados leves são ideais, porque passam uma imagem de leveza sem chamar tanta atenção”, diz Simões. Já quem tem um estilo mais ousado pode apostar em perfumes ambarados, gourmands e frutados intensos, com notas mais marcantes e envolventes, como baunilha e âmbar.
4. O clima pode influenciar
Embora não seja uma regra, o clima pode influenciar bastante na escolha da sua fragrância. Em dias mais quentes, pode ser uma boa pedida apostar em perfumes cítricos, florais ou aquáticos, que são leves e frescos com notas de limão, bergamota e lavanda. No frio, perfumes amadeirados, ambarados e gourmands são ideias, com notas mais quentes e densas que combinam super bem com a temporada.
5. Teste o perfume antes de comprar
É inegável: Apenas aplicar a fragrância no papelzinho da loja não vai te dar a real ideia de como ele vai reagir em você. Isso porque o pH e o tipo de pele alteram a forma como as fragrâncias se comportam: "Cada um projeta e fixa o perfume de maneira única, então o teste direto na pele ajuda a entender como a fragrância se comporta ao longo do dia e se ela realmente te agrada", alerta Simões.
Uma boa dica é esperar uns 15 minutos após aplicar o perfume, já que as notas iniciais evaporam rapidamente e é preciso um tempinho para que a fragrância se acomode.
6. Compre um kit descoberta
Ainda está em dúvida? Se você já tem uma marca que se identifica, mas ainda não encontrou o perfume perfeito, vale a pena investir em um kit de miniaturas. Assim, você pode testar diferentes fragrâncias e ver qual delas se encaixa melhor com o seu gosto, sem precisar se comprometer de imediato.
7. Fique de olho na classificação da fragrância
A classificação dos perfumes não só revela sua concentração de óleos essenciais, como também a intensidade da fragrância, o que impacta na sua durabilidade. Os Parfums, por exemplo, têm a maior concentração e são conhecidos por sua longa duração, mas podem ser difíceis de encontrar no Brasil. Já o Eau de Parfum é uma excelente opção mais acessível e ainda muito duradoura. Agora, se você prefere algo mais leve, o Eau de Cologne é a opção mais suave, com concentração entre 3% e 5% de essência.
Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/beleza/noticia/2024/11/7-dicas-para-encontrar-o-perfume-que-mais-combina-com-voce.ghtml
Comentários
Postar um comentário