PASSAGEIRA DA POLARIS DAWN TOCOU VIOLINO COM ORQUESTRA BRASILEIRA EM CLIPE BENEFICIENTE TRANSMITIDO DO ESPAÇO; ASSISTA!
Passageira da
Polaris Dawn tocou violino com orquestra brasileira em clipe beneficente
transmitido do espaço; assista!
O vídeo da performance histórica, com
música de 'Star Wars', foi enviado diretamente do espaço via internet de alta
velocidade Starlink, outro feito inédito para as missões espaciais
Por
— Rio de Janeiro
16/09/2024 06h55 Atualizado há 4
horas
A engenheira espacial da SpaceX Sarah Gillis, de 30 anos, passageira da missão Polaris Dawn, se tornou a primeira pessoa a tocar violino no espaço. Violinista clássica desde a infância, ela interpretou "Rey’s Theme", de John Williams, da trilha sonora de “Star Wars: O Despertar da Força”, a bordo da espaçonave Crew Dragon, em uma campanha para arrecadar fundos para um hospital que trata câncer em crianças. O projeto envolveu músicos do mundo todo, inclusive do Brasil.
Enquanto Gillis tocava do espaço, jovens músicos acompanharam a apresentação junto de suas orquestras. Participaram crianças do El Sistema da Venezuela, Boston String Academy nos Estados Unidos, NEOJIBA no Brasil, Dream Orchestra na Suécia, Brass for Africa em Uganda e BLUME no Haiti.
— Enquanto viajamos ao redor do nosso belo planeta Terra nesta missão de cinco dias, queremos compartilhar este momento musical especial com vocês. Reunindo talentos globais, essa performance simboliza união e esperança, destacando a resiliência e o potencial das crianças em todo o mundo — disse Gillis ao apresentar o vídeo musical intitulado “Harmony of Resilience”.
O vídeo da performance histórica, foi enviado diretamente do espaço via internet de alta velocidade Starlink, outro feito inédito para as missões espaciais. A apresentação de Gillis teve como objetivo arrecadar fundos para o St. Jude Children's Research Hospital e para o El Sistema.
— Minha mãe, professora de música, incentivou minha formação clássica no violino, o que me ajudou a me tornar a engenheira e astronauta que sou hoje. A disciplina, ética de trabalho e criatividade que a música me proporcionou me colocaram no caminho que levou a essa aventura extraordinária no espaço — disse Gillis à organização El Sistema.
"Inspirado pela linguagem universal da música e pela luta incessante contra o câncer infantil e outras doenças, esse momento foi criado com o objetivo de inspirar a próxima geração a olhar para as estrelas", escreveu o Programa Polaris em seu site.
Natural de Palo Alto, Califórnia, Gillis contou que cresceu cercada pela música, começando a tocar violino desde jovem com sua mãe. Enquanto cursava o ensino médio na Shining Mountain Waldorf School, em Boulder, Colorado, ela participou de uma palestra onde conheceu seu mentor, o ex-astronauta da NASA Joe Tanner, que a incentivou a seguir uma graduação em engenharia aeroespacial.
Na última quinta-feira, Gillis foi uma das duas astronautas da Polaris Dawn a realizar uma histórica caminhada espacial, a primeira atividade extraveicular comercial do mundo. Durante a caminhada de uma hora e 46 minutos, Gillis e o comandante da missão, Jared Isaacman, testaram os novos trajes espaciais da SpaceX, projetados para futuras missões na órbita terrestre, na Lua e, potencialmente, em Marte.
Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2024/09/16/passageira-da-polaris-dawn-tocou-violino-com-orquestra-brasileira-em-clipe-beneficente-transmitido-do-espaco-assista.ghtml
Comentários
Postar um comentário