Existe algum
problema em lavar o cabelo diariamente? Especialistas esclarecem
O cronograma de lavagem ideal varia de
pessoa para pessoa; veja como saber o que pode funcionar para você
Por Jancee
Dunn, The New York Times
23/09/2024 15h47 Atualizado há 2 dias
O hábito de lavar os cabelos diariamente é comum para muitas pessoas e existem muitos motivos para isso. Entre eles estão a textura do cabelo, quão oleoso ele fica, produtos utilizados, rotina (se exige uma higiene pessoal mais intensa) e idade.
O xampu limpa o couro cabeludo e o cabelo removendo contaminantes ambientais como sujeira e pólen, bem como caspa, suor e produtos para o cabelo. Também dissolve o sebo, uma substância oleosa e cerosa produzida pelas glândulas sebáceas próximas aos folículos pilosos.
O sebo evita que o couro cabeludo fique muito seco, de acordo com a médica Rosemarie Ingleton, professora clínica assistente de dermatologia no Mount Sinai Hospital, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, e protege a pele contra infecções. Mas se o sebo se acumular, pode haver problemas.
Quando lavar diariamente
Segundo o médico Murad Alam, vice-presidente do departamento de dermatologia da Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, nos EUA, usar xampu todos os dias pode ser a escolha certa para pessoas com couro cabeludo oleoso, onde o sebo pode se acumular, deixando o cabelo mole, oleoso e possivelmente malcheiroso.
Pessoas com cabelos finos também podem achar que os fios ficam oleosos mais rapidamente, porque há menos cabelo para absorver o óleo. Neste caso, lavar diariamente pode ser justificado.
A lavagem diária também pode ser necessária para quem usa com frequência produtos como géis ou sprays de cabelo, que podem se acumular no couro cabeludo e causar irritação - ou até impedir o crescimento do cabelo, obstruindo os folículos pilosos.
Quando evitar a lavagem diária
Nem todas as texturas de cabelo podem tolerar uma lavagem diária, segundo Ingleton, incluindo cabelos cacheados ou crespos, que podem secar, tornar-se quebradiços ou quebrar se lavados diariamente ou mesmo a cada dois dias. A Academia Americana de Dermatologia recomenda que pessoas negras lavem o cabelo uma vez por semana ou a cada duas semanas.
A médica Shereene Idriss, dermatologista e fundadora da Idriss Dermatology, tem recomendações mais rígidas para a lavagem, independentemente de quão fino ou oleoso seja o cabelo.
— No que diz respeito à saúde do couro cabeludo, não recomendo lavar o cabelo regularmente todos os dias. Isso pode levar a irritação, inflamação e outros problemas no couro cabeludo — ressalta.
Tratamentos químicos, como tinturas de cabelo e relaxantes, podem tornar a haste do cabelo mais propensa a danos, conforme aponta Alam. Ele recomendou lavar os cabelos quimicamente tratados duas a três vezes por semana.
Certos medicamentos, como estatinas, anti-histamínicos e diuréticos, por exemplo, também podem aumentar o ressecamento da pele e do couro cabeludo, segundo Alam. Para quem usa esses medicamentos, a recomendação é lavar o cabelo com um xampu suave que contenha hidratantes para evitar ressecamento e irritação.
Também pode ser útil usar xampu com água morna em vez de água quente, pois ensaboar com água quente pode remover muito óleo do couro cabeludo, orienta Alam.
— Embora possa parecer que deixar o couro cabeludo completamente limpo e sem óleos é o ideal, lembre-se de que o couro cabeludo é uma parte viva do seu corpo, e não um prato na máquina de lavar louça — pontua o médico.
Segundo Alam, a idade também pode ditar sua programação de lavagem. A produção de sebo é tipicamente lenta durante a primeira infância, aumenta durante a puberdade, nivela durante a idade adulta e diminui gradualmente após os 70 anos. Portanto, se você for mais velho, seu couro cabeludo pode estar mais seco e pode não exigir uma limpeza diária.
O que fazer se você se exercita regularmente
Se você costuma se exercitar e suar excessivamente, o sal do suor pode entupir os poros e os folículos capilares. Isso pode exigir uma lavagem ou enxágue diário “para limpar o sal e as secreções”, de acordo com Alam.
— Se você pelo menos não enxaguar o cabelo depois, pode ter inflamação dos folículos pilosos, o que é chamado de foliculite, e espinhas no couro cabeludo — alerta.
Isso se torna ainda mais importante se você tiver cabelos oleosos. Você pode precisar lavá-lo todos os dias, mas nem sempre precisa usar xampu.
— Alternar uma lavagem com xampu com um enxágue com água dia sim, dia não pode ajudar a minimizar a remoção da oleosidade do couro cabeludo — diz Idriss.
Molhar o cabelo apenas com água, “pode ser o suficiente para te levar para o dia seguinte”, acrescenta. Se você simplesmente não pode pular o xampu, Idriss recomenda optar por uma fórmula suave que seja "livre de sulfato" ou "suave" no rótulo, além de evitar água quente e esfregar excessivamente, o que pode irritar o couro cabeludo.
Quanto à secagem, Alam recomenda secagem ao "ar livre" sempre que possível, “que é a menos traumática para o seu cabelo”.
— Se você lava o cabelo todos os dias e seu couro cabeludo não está irritado, seu cabelo não está seco ou quebradiço e você não está perdendo nenhum cabelo, então continue fazendo o que está fazendo — conclui Alam.
Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2024/09/23/existe-algum-problema-em-lavar-o-cabelo-diariamente-especialistas-esclarecem.ghtml?mrfhud=true
Comentários
Postar um comentário