ECLPSE SOLAR ANULAR DIA 2 DE OUTUBRO DE 2024: SAIBA TUDO SOBRE O ANEL DE FOGO E SEUS SIGNIFICADOS DE TRANSFORMAÇÕES NAS ÁREAS DA INDIVIDUALIDADE E PARCERIAS

Imagem de: Eclipse Solar Anular 2024: saiba onde 'Anel de Fogo' será visível
Imagem: Getty Images

Eclipse Solar Anular 2024: saiba onde 'Anel de Fogo' será visível

23/09/2024 às 11:00

2 min de leitura

 

 No dia 8 de abril de 2024, as pessoas localizadas na América do Norte puderam observar o eclipse solar total por 4 minutos e 28 segundos. Além dos Estados Unidos, o fenômeno foi visível no México e no Canadá. No dia 2 de outubro de 2024, um novo eclipse solar do tipo anular será visível para os entusiastas da astronomia.

Em um eclipse solar anular, a Lua passa na frente do Sol. Contudo, por estar mais distante da Terra do que em um eclipse solar total, ela não cobre completamente o disco solar. Isso forma o clássico 'anel de fogo', que será visível por cerca de sete minutos nesse próximo evento.

Aproximadamente 93% do Sol será bloqueado durante o evento, restando apenas o círculo avermelhado nas bordas. Quanto mais próximo o observador estiver da linha central da observação, mais circular será o anel – ou seja, isso será visível apenas em algumas regiões da América do Sul.

“O eclipse anular (anel) não deve ser confundido com anual. No momento do eclipse, a Lua está muito longe da Terra e, portanto, muito pequena no céu para cobrir completamente o Sol. A parte central da sombra, onde a silhueta da Lua é completamente cercada por um anel de luz solar, é chamada de antumbra. Observadores dentro da antumbra experimentam a anularidade. A parte da sombra fora da antumbra, onde os observadores veem um eclipse parcial, é a penumbra”, a NASA explica.

Onde o eclipse solar anular será visível?

Segundo o site Time and Date, o próximo eclipse solar anular marcado para o dia 2 de outubro será completamente visível apenas em algumas regiões da Argentina e do Chile. Ainda conforme o Time and Date no Brasil, para os moradores das regiões sul, sudeste, centro-oeste, Bahia e próximos à região do Chuí, há uma pequena possibilidade do eclipse ser visto, mas de forma parcial, assim como em países como Bolívia, Peru, Uruguai, Estados Unidos, México, entre outros.

Aqueles que estiverem na Argentina poderão observar o auge do eclipse às 18h39, com término previsto para as 18h46. Vale destacar que não é seguro olhar diretamente para o Sol durante esse tipo de evento; por isso, é fundamental usar óculos de proteção adequados. O próximo eclipse solar anular só acontecerá em 17 de fevereiro de 2027, no sul da África.

Em outubro de 2023, moradores de algumas regiões do Brasil puderam observar a transformação completa do eclipse solar anular.Em outubro de 2023, moradores de algumas regiões do Brasil puderam observar a transformação completa do eclipse solar anular.Fonte:  Getty Images 

“O eclipse anular ocorre dentro do caminho vermelho no centro do mapa. A antumbra é desenhada em intervalos de 15 minutos ao longo deste caminho. As curvas amarelas paralelas ao caminho da antumbra traçam a extensão do eclipse parcial. Já as porcentagens em cada uma dessas curvas dão a área máxima do Sol coberta pela Lua durante o eclipse. E as linhas verdes que cruzam a antumbra e os caminhos parciais mostram o progresso do eclipse ao longo do tempo. Os horários em cada linha indicam quando o eclipse máximo chega a essa linha”, a NASA acrescenta.

Eclipse SolarAnimação da NASA mostra o caminho do Eclipse Solar Anular, que vai ocorrer no dia 02 de outubro de 2024.Fonte: NASAhttps://www.tecmundo.com.br/ciencia/289865-eclipse-solar-anular-2024-saiba-onde-anel-fogo-visivel.htm

Eclipse solar anular acontecerá nesta quarta-feira (2); saiba como assistir do Brasil

Fenômeno gera espécie de 'anel de fogo' no céu e será visível na porção sul da América do Sul, incluindo regiões brasileiras


Por Agências
Publicado em 29 de setembro de 2024 | 12:28

 

Um eclipse solar anular, quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol e o seu diâmetro aparente fica menor do que o do Sol, acontecerá nesta quarta-feira (2) e será visível em partes do Brasil, segundo o Observatório Nacional. O fenômeno, que deixa apenas a borda do Sol aparente, forma uma espécie de "anel de fogo" no céu.

O observatório, que pertence ao Ministério da Ciência e Tecnologia, diz que o eclipse solar será visível principalmente ao extremo Sul do continente americano, ou seja, da Argentina e do Chile. Mas também será possível observá-lo na parte Sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste e em toda a região Sul do Brasil. O fenômeno ocorrerá próximo ao pôr do Sol.

"Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra, ou próxima deste ponto, fazendo com que pareça menor do que o Sol no céu. A frequência com que os eclipses do Sol ocorrem é em média duas vezes por ano, podendo ser somente parciais, anulares ou totais", diz a astrônoma do Observatório Nacional (ON/MCTI) Josina Nascimento.

Enquanto eclipses solares anulares geram o efeito de anel, com uma borda um pouco mais grossa do Sol aparente, os parciais deixam o astro avermelhado em formato de meia Lua, pois ocorrem quando Lua e Sol não estão completamente alinhados. Já no eclipse total, há alinhamento de posição e tamanho, por isso a estrela praticamente desaparece, restando apenas uma pequena luz que vaza pelas bordas da Lua.

 

Basicamente, é a distância entre a Terra, a Lua e o Sol, a depender do ponto de órbita em que Lua e Terra estão em relação ao Sol, que causa os diferentes efeitos. A posição dos astros também dita os locais onde o fenômeno fica visível da Terra. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra pela astronomia.

De acordo com Josina, eclipses da Lua e do Sol costumam ocorrer em sequência, por conta da inclinação da órbita da Lua em relação à Terra. Neste caso, o eclipse solar anular esperado para 2 de outubro faz par com o eclipse parcial da Lua ocorrido na noite de 17 para 18 de setembro.

Como assistir ao eclipse solar anular do Brasil?

 

Quem estiver ao Sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, ou em qualquer ponto da região Sul do País, e quiser ver o eclipse deve procurar um local com vista desimpedida para o Oeste, já que o evento ocorrerá próximo ao pôr do sol.

"Em hipótese alguma olhe diretamente para o Sol sem proteção adequada. Óculos escuros, chapas de raio-X ou outros filtros caseiros não protegem contra os danos. É essencial utilizar filtros certificados, como os óculos especiais para observação solar ou vidros de soldador 14?, afirma Josina.

Em São Paulo, o eclipse deve começar a se formar, parcialmente, às 16h51. Em alguns minutos, atingirá o efeito de "anel de fogo" e, às 18h23, termina com o pôr do Sol.

 

No Rio de Janeiro, começará às 16h59 e o Sol se porá às 17h50. Em Minas Gerais, das 18h59 às 18h15. E, no Rio Grande do Sul, das 16h30 às 18h41. As informações são do site Time And Date e indicadas pelo Observatório Nacional.

Para quem preferir. ou não puder assistir por conta da sua localização, o Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo do eclipse anular em seu canal no YouTube. A transmissão será feita em parceria com astrônomos do Projeto "Céu em sua Casa: observação remota" e com o Time And Date. (Agência Estado)

 

Fonte: https://www.otempo.com.br/brasil/2024/9/29/eclipse-solar-anular-acontecera-nesta-quarta-feira--2---saiba-co


Eclipse Solar Anular de outubro: tudo sobre o Anel de Fogo

O Eclipse de 02/10 será Solar no signo de Libra, marcando um momento de transformação nas áreas da individualidade e parcerias


Atualizado em 

Começamos pelos dados mais importantes do Eclipse Solar Anular, que formará um Anel de Fogo no Céu neste dia 02 outubro e será o último eclipse de 2024:

  • Tipo de Eclipse: Eclipse Solar Anular, um Anel de Fogo
  • Data: 02 de outubro de 2024
  • Horário do eclipse: 15:56 (horário de Brasília)
  • Signo em que acontecerá: Libra
  • Grau: 10º02
  • Visibilidade do eclipse: no sul da América do Sul e no Oceano Pacífico.
  • Melhores cidades para ver o eclipse: no Chile, em Rapa Nui (Ilha de Páscoa), e em Cochrane; e na Argentina, no Parque Nacional Perito Moreno, em Puerto San Julian e em Puerto Deseado.

Eclipse Anel de Fogo

No dia 02 de outubro de 2024, o céu será palco do Eclipse Solar do tipo Anular, quando a Lua bloqueia tudo, exceto a borda externa do Sol. Isso criará um efeito de “Anel de Fogo” (Ring of fire), que será visível aos observadores que estiverem no chamado “caminho da anularidade”.

eclipse anel de fogo
Animação da Nasa mostra o caminho do Eclipse de 02 de outubro

Este Eclipse Anel de Fogo nasce ao sul do Havaí, no Oceano Pacífico Norte, e acaba no norte da Geórgia do Sul, no Oceano Atlântico Sul.

Porém, muito pouco dele cruza terra. Apenas Rapa Nui (Ilha de Páscoa) e partes do sul do Chile e da Argentina estão dentro do caminho da anularidade, onde o Anel de Fogo será visível por cerca de sete minutos.

No Brasil, moradores das regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste e Bahia terão uma pequena chance de ver o Eclipse, e ainda assim de forma parcial.

Eclipse Solar de 02 de outubro: significados

O Eclipse Solar de 02 de outubro ocorre no Signo de Libra. Por isso, este eclipse, em particular, nos convida a trabalhar sobre as seguintes questões:

  • dar e receber energia da mesma maneira nos relacionamentos
  • coragem para desenvolver nossas habilidades de negociação
  • nossos princípios e necessidades nas relações
  • reconhecer o valor das parcerias

Eclipses no Eixo Áries-Libra: Eu e o Outro

O Eclipse Solar em Libra, de 02 de outubro, marca o quinto de seis eclipses que acontecem ao longo do eixo Áries-Libra. Tudo começou em abril de 2023 e segue até março de 2025.

Os eclipses que ocorrem no eixo Libra-Áries marcam momentos de profunda reflexão bem como transformação nas áreas da individualidade e das parcerias.

Portanto, quando eclipses acontecem nesse eixo, somos chamados a avaliar como estamos equilibrando essas duas forças essenciais em nossas vidas.

Eclipse em Áries: A Jornada do Eu

Eclipses em Áries nos desafiam a olhar para nossa autonomia e a maneira como nos afirmamos no mundo. Por isso, geralmente trazem à tona questões sobre como estamos lidando com nosso poder pessoal, nossa assertividade e nossa capacidade de tomar iniciativas.

Durante esses períodos, é comum que revisemos nossa abordagem para a independência, ou seja, explorar maneiras mais saudáveis e conscientes de expressar nossa individualidade.

Eclipse em Libra: O chamado ao nós

Quando os eclipses ocorrem em Libra, como este de 02/10, o foco se desloca para os relacionamentos e nos fazem questionar o estado de nossas relações:

  • Estamos dando e recebendo de maneira justa?
  • Estamos reconhecendo o valor das outras pessoas ou impondo nossas necessidades?

Eclipses em Libra podem trazer à tona:

  • questões mal resolvidas
  • força a busca por justiça nas interações
  • alianças fortes
  • forte pressão para ajustar as dinâmicas de relacionamento, pessoais ou profissionais
Fonte:https://www.personare.com.br/conteudo/eclipse-solar-anular-outubro-m223011

Comentários