A DÚVIDA QUE FILME E DOCS NÃO RESOLVERAM: POR QUE NUNCA FORAM ENCONTRADOS CORPOS DAS VÍTIMAS DO 'TITANIC'; ENTENDA O QUE SE SABE EO QUE PODE SER DESCOBERTO APÓS 'VARREDURA TRIDIMENSIONAL'
A dúvida que
filme e docs não resolveram: por que nunca foram encontrados corpos das vítimas
do 'Titanic'; entenda
Até o diretor James Cameron, que
visitou o local do naufrágio 33 vezes, afirma nunca ter visto restos humanos
Por La Nacion — Buenos Aires
26/07/2024 09h51 Atualizado há 9
horas
A história do transatlântico britânico que fez sua viagem inaugural de Southampton a Nova York é verdadeiramente fascinante. Além do famoso filme estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, houve documentários e programas de televisão que dedicaram horas ao ocorrido no dia 14 de abril. No entanto, sempre permaneceu a questão de saber por que restos humanos nunca foram encontrados após anos de buscas no Atlântico.
Várias teorias
Existem várias teorias sobre o que aconteceu com as vítimas do naufrágio do Titanic. A primeira coisa a destacar é que ossos de naufrágios foram encontrados ao longo da história, muito antes do transatlântico que partiu em 10 de abril de 1912.
Um dos mais fortes indica que, graças aos coletes salva-vidas que a grande maioria usava devido ao naufrágio, os corpos continuaram flutuando até que uma tempestade os arrastou para o mar. Tudo isso até se desintegrarem completamente. Outra forte hipótese explica que carniceiros do fundo do mar chegaram logo após a tragédia e devastaram tudo o que tinham à sua disposição. Porém, há um detalhe que poucos sabiam que é a composição da água.
A razão pela qual os corpos nunca foram encontrados
A principal teoria sobre por que os restos mortais das vítimas do Titanic não foram encontrados é porque a composição da água nas profundezas muda. Nesse sentido, Robert Ballard, explorador de águas profundas, que descobriu os restos do Titanic em 1985, explicou que abaixo de uma certa profundidade a água dissolve os ossos.
“A água do fundo do mar está saturada de carbonato de cálcio, que é, você sabe, o que constitui principalmente os ossos”, observou ele em diálogo com Ladbible. Ele continuou: “Por exemplo, no Titanic e no Bismarck, esses navios estão abaixo da profundidade de compensação do carbonato de cálcio, então, uma vez que as criaturas comem a sua carne e expõem os ossos, elas se dissolvem”.
Porém, em outros lugares esta situação muda. “No Mar Negro, como não existem animais que possam ser comidos, os ossos não deveriam ser expostos, por isso deveriam ser perfeitamente mumificados”, disse ele.
Assim, ao longo dos anos, até o momento em que seus restos mortais foram descobertos, a água foi responsável por dissolver os restos mortais de cada um dos 1.500 tripulantes que viajavam para Nova York.
Fonte:https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2024/07/26/a-duvida-que-filme-e-docs-nao-resolveram-por-que-nunca-foram-encontrados-corpos-das-vitimas-do-titanic-entenda.ghtml?
Titanic: o que se sabe e o que ainda pode ser descoberto após ‘varredura tridimensional’
Destroços são objeto de extensa
exploração desde que foram descobertos, em 1985
Por O Globo com agências internacionais
18/05/2023 04h00 Atualizado há 4
meses
Pela primeira na história, o lendário navio Titanic foi submetido a uma varredura tridimensional em tamanho real de seus destroços. As imagens, até então inéditas e divulgadas nesta quarta-feira, podem ajudar os cientistas a determinar com mais precisão as condições do famoso naufrágio, ocorrido em 1912. Feitas em alta resolução, os registros foram criados usando um sistema de mapeamento de águas profundas e divulgados pela rede de TV britânica BBC.
As imagens reconstroem em detalhes o que sobrou do navio, afundado no mar a quase quatro mil metros de profundidade. O luxuoso transatlântico afundou após colidir com um iceberg em sua viagem inaugural da cidade inglesa de Southampton para Nova York, em abril de 1912. Mais de 1.500 pessoas morreram, dos 2.224 passageiros e tripulantes a bordo do navio, o maior transatlântico do mundo na época em que foi fretado.
O que se sabe?
Os destroços do Titanic foram objeto de extensa exploração desde que foi descoberto pela primeira vez, em 1985, a cerca de 640 km da costa do Canadá. No entanto, as câmeras nunca haviam sido capazes de capturar o navio em sua totalidade. A reconstrução foi realizada em 2022 pela empresa de mapeamento subaquático Magellan e pela Atlantic Productions, que está realizando um documentário sobre o projeto.
Primeira varredura em 3D do 'Titanic' revela detalhes do naufrágio
Vários veículos submarinos controlados remotamente de um navio especializado passaram mais de 200 horas examinando os destroços do "Titanic" no fundo do Atlântico e registraram mais de 700 mil imagens para criar o scanner.
As imagens mostram o navio com a popa e a proa separados e cercados por escombros, como se tivesse sido levantado do fundo do mar, revelando até os mínimos detalhes, como o número de série de uma das hélices.
O que ainda pode ser descoberto
Os novos scanners podem lançar mais luz sobre exatamente o que aconteceu com o transatlântico, num momento em que historiadores e cientistas correm contra o relógio já que seus destroços continuam a se desintegrar.
"Agora finalmente conseguimos ver o 'Titanic' sem interpretações humanas, diretamente de evidências e dados", disse à BBC Parks Stephenson, historiador e engenheiro que passou muitos anos estudando o naufrágio mais famoso da História. Segundo Stephenson, "ainda há muito a aprender" com os destroços.
"É essencialmente a última testemunha ocular sobrevivente da catástrofe. E ele tem histórias para contar", afirmou o historiador.
Os profissionais não foram autorizados a tocar em nada "para não danificar os restos mortais", disse à BBC Gerhard Seiffert, chefe da Magellan, que liderou a expedição. "O outro desafio era mapear cada centímetro quadrado, até mesmo os pedaços desinteressantes, como a lama entre os escombros".
Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/05/titanic-o-que-se-sabe-e-o-que-ainda-pode-ser-descoberto-apos-varredura-tridimensional-video.ghtml
Comentários
Postar um comentário