POR QUE MEDITAÇÕES ATIVAS? - CONHEÇA TODAS AS TÉCNICAS DE OSHO PARA MEDITAÇÃO QUE SÃO ABORDAGENS REVOLUCIONÁRIAS PARA PESSOAS CONTEMPORÂNEAS.

  OSHO Dynamic Meditation®

OSHO Dynamic Meditation ®

Esta meditação é uma maneira rápida, intensa e profunda para quebrar velhos padrões enraizados no corpo-mente que mantem a pessoa presa ao passado, para experimentar expansão, liberdade, o testemunhar, o silêncio e a paz que estão escondidos por trás desses muros da prisão. 

Essa meditação deve ser praticada no início da manhã, quando "toda a natureza torna-se viva, a noite se foi, o sol está chegando e tudo se torna consciente e alerta".

Você pode fazer essa meditação sozinho, mas para começar, pode ser útil fazê-lo com outras pessoas. É uma experiência individual, portanto, permaneça alheio aos outros ao seu redor. Use roupas largas e confortáveis.

A meditação deve ser feita com sua música específica da OSHO Dynamic Meditation, que apóia energicamente e indica os diferentes estágios.

Para a disponibilidade de músicas, veja abaixo.

 

Instruções:
A meditação dura uma hora e tem cinco estágios. Mantenha os olhos fechados todo o tempo, usando uma venda nos olhos, se necessário. Esta é uma meditação na qual você deve estar continuamente alerta, consciente, atento, independentemente do que fizer. Permaneça uma testemunha. E quando - no quarto estágio - você se tornar completamente inativo, congelado, esse estado de alerta atingirá seu auge.

Primeiro Estágio: 10 minutos
Respire caoticamente pelo nariz, deixe a respiração ser intensa, profunda, rápida, sem ritmo, sem padrão - e concentrando-se sempre na expiração. O corpo cuidará da inalação. A respiração deve se mover profundamente nos pulmões. Faça isso o mais rápido e o máximo que puder, até literalmente se tornar a respiração. Use os movimentos naturais do corpo para ajudá-lo a aumentar sua energia. Sinta essa energia aumentando, mas não solte durante o primeiro estágio.

Segundo Estágio: 10 minutos
EXPLODA!... Solte tudo o que precisa ser jogado fora. Siga seu corpo. Dê ao seu corpo a liberdade de expressar o que estiver lá. Enlouqueça totalmente. Grite, berre, chore, salte, chute,  sacuda, dance, cante, ria;  jogue-se por aí. Não esconda nada; mantenha todo o seu corpo em movimento. Um pouco de atuação geralmente ajuda você a começar. Nunca permita que sua mente interfira no que está acontecendo. Conscientemente enlouqueça. Seja total.

Terceiro Estágio: 10 minutos
Com os braços erguidos acima da cabeça, pule para cima e para baixo gritando o mantra: “Hoo! Hoo! Hoo! (RU, RU, RU) o mais profundamente possível. Cada vez que você pousar, com os pés inteiros no chão, deixe o som martelar profundamente no centro sexual. Dê tudo que você tem; esgotar-se completamente.

Quarto Estágio: 15 minutos
PARE! Congele onde quer que esteja, em qualquer posição em que se encontre. Não organize o corpo de forma alguma. Uma tosse, um movimento, qualquer coisa, dissipará o fluxo de energia e o esforço será perdido. Seja testemunha de tudo o que está acontecendo com você.

Quinto Estágio: 15 minutos
Comemore! Com música e dança expresse o que sentir. Leve sua vitalidade com você ao longo do dia.

Nota:
Se você não puider fazer barulho no local em que está meditando, você pode fazer essa alternativa silenciosa: em vez de emitir sons, deixe a catarse no segundo estágio ocorrer inteiramente por meio de movimentos corporais. Na terceira etapa, o som Hoo! pode serum martelada interna silenciosa, e o quinto estágio pode se tornar uma dança expressiva.

 

Osho explica sobre esta meditação:
“Permaneça uma testemunha. Não se perca. É fácil se perder. Enquanto estiver respirando, você pode esquecer: pode se tornar um com a respiração tanto que pode esquecer a testemunha. Mas então você perde o objetivo. Respire o mais rápido possível, traga sua energia total para a respiração, mas continue sendo uma testemunha. Observe o que está acontecendo como se você fosse apenas um espectador, como se tudo estivesse acontecendo com outra pessoa, como se tudo estivesse acontecendo no corpo e a consciência estivesse apenas centrada e olhando. Esse testemunho deve ser realizado em todas as três etapas. E quando tudo parar, e no quarto estágio você ficar completamente inativo, congelado, esse estado de alerta atingirá seu auge.”

“Leva tempo - são necessárias pelo menos três semanas para sentir a sensação e três meses para mudar para um mundo diferente. Mas isso também não é fixo. Difere de indivíduo para indivíduo. Se sua intensidade é muito grande, isso pode acontecer em três dias.”

 

Assista o vídeo do Osho:  'A Necessidade da OSHO Dynamic Meditation aqui
Ouça uma descrição detalhada da OSHO Dynamic Meditation aqui
Para baixar a música desta meditação,  clique aqui
Você pode participar dessas meditações online aqui.

Porque Meditações Ativas?

Porque Meditações Ativas?

“O humano moderno é um fenômeno muito novo, e nenhum método tradicional pode ser usado exatamente como existe, porque o humano moderno nunca existiu antes. O humano moderno é um fenômeno novo. Então, de certa forma, todos os métodos tradicionais se tornaram irrelevantes. Seu espírito não é irrelevante, mas sua forma tornou-se irrelevante porque esse humano é novo.

"Por exemplo, o corpo mudou tanto. Não é natural agora, como sempre foi. O corpo humano hoje é uma coisa muito antinatural. Quando Patanjali desenvolveu seu yoga, o corpo era um fenômeno natural. Agora não é um fenômeno natural, é absolutamente diferente, é tão drogado que nenhum método tradicional pode ser útil...

“Toda a atmosfera é artificial agora: o ar é artificial, a água é artificial, as condições de vida da sociedade são artificiais. Nada é natural. Você nasceu nesta artificialidade; você se desenvolve nela, então os métodos tradicionais serão prejudiciais. Eles não podem ser usados ​​como são. Eles terão que ser alterados de acordo com o moderno, com a situação moderna.

“Então, quando eu uso métodos caóticos e não sistemáticos para empurrar esse centro do cérebro, os métodos caóticos são muito úteis. Por meio de qualquer método sistemático, o centro não pode ser empurrado abaixo do cérebro, porque a sistematização é trabalho do cérebro. Você sistematiza tudo através do cérebro. Portanto, se você usar métodos sistemáticos, o cérebro será fortalecido; mais energia será acrescentada a ele.

“Então eu uso métodos caóticos porque, através de métodos caóticos, o cérebro é anulado. Não tem nada para fazer. Não há um sistema a ser criado e nenhuma fórmula matemática a ser aplicada. É tão caótico que o centro do cérebro é automaticamente empurrado para o coração, e esse é um grande passo - empurrar o centro, do cérebro para o coração. Portanto, se você fizer o meu método vigorosamente, de forma sistemática e caótica, seu centro será empurrado para baixo. Você vai para o coração.

“Quando você chega ao coração, aplico a catarse porque seu coração está tão suprimido - por causa do seu cérebro: o cérebro ocupou tanto território dentro de você, tanto domínio sobre você, que absorveu o todo. Não há espaço para o coração, então os anseios do coração foram suprimidos. Você nunca riu com vontade, nunca chorou com vontade, nunca fez nada com vontade. O cérebro sempre vem para sistematizar, para tornar as coisas matemáticas. Esse cérebro calcula, conclui, se intromete. O coração é suprimido.

“Então, em primeiro lugar os  métodos caóticos são usados ​​para empurrar o centro - o centro da consciência - do cérebro para o coração. Então a catarse é necessária para desoprimir o coração, eliminar as supressões e torná-lo leve. Se o coração se torna leve e desoprimido, o centro da consciência é empurrado ainda mais para baixo. Chega ao umbigo, e o umbigo é a fonte de vitalidade. É a fonte, é a semente da fonte de onde tudo vem: o corpo, a mente, tudo mais.

“Então, esse método caótico, eu uso muito significativamente, muito consideravelmente. Agora uma metodologia sistemática não ajudará porque o cérebro a transformará em seu próprio instrumento. Agora, apenas cantar bhajans não ajudará, porque o coração está tão sobrecarregado que não pode florescer em um canto verdadeiro...

“Caso contrário, você apenas verbalizará e continuará verbalizando, e não haverá transformação nem mudança. Mesmo que você saiba  as coisas certas, não se transformará, porque não basta saber as coisas certas. É preciso ir às raízes e é preciso mudar e transformar as raízes. Caso contrário, você não vai mudar ....

“E às vezes uma pessoa está ainda em mais dificuldade quando sabe as coisas certas e não pode fazer nada. Uma nova impaciência, uma nova tensão surge - ele se torna duplamente tenso. Ele entende e não pode fazer. A compreensão só pode ser significativa quando você compreende desde o umbigo. Senäo nunca é significativo. Se você compreende do cérebro, entáo não é transformador.

“O supremo, o original, o interior, não podem ser conhecidos através de trabalho do cérebro, porque você está em contato com o supremo através das suas raízes, de onde você veio. Todo o seu problema está sendo afastado do umbigo. Você veio do umbigo e morrerá através dele; você veio desse portão e partirá por esse portão. É preciso chegar a esse portão e, quando você chega às raízes, não há dificuldade para mudar. A mudança é simples, mas chegar às raízes é difícil e árduo.

"Os métodos tradicionais tornaram-se irrelevantes para nós, mas não eram irrelevantes para Buda, Mahavira ou Krishna. Eles eram significativos, eram usuados, eram úteis. Agora, näo se pode negar ao Buda o seu estado de buda, mas o método já não tem sentido. O método tem apelo porque Buda não pode ser negado - 'Um Buda alcançou através dele, por que não podemos?'

“É não ver que toda a situação mudou, e todo método é orgânico para uma situação específica, para uma mente específica e para um humano em particular.

 “Do meu ponto de vista, o humano moderno mudou muito. Ele precisa do novo: novos métodos, novas técnicas. É claro que a verdade é sempre eterna - nunca é nova e nunca é antiga - mas a verdade é a realização, o fim. Os meios são sempre relevantes ou irrelevantes para uma pessoa em particular e para uma mente em particular, uma atitude em particular.

“Os métodos caóticos ajudarão a mente moderna porque a própria mente está ficando caótica. Isso - esse caos, essa rebeldia no homem moderno - é de fato uma rebelião de outros centros do corpo, de outros centros do ser, que foram suprimidos demais. Essa rebelião do humano moderno é uma rebelião do coração e do umbigo contra o cérebro. Se você tomar isso como referência iogue, a rebelião moderna é contra o cérebro.

“Então, para mim, a meditação não é apenas uma salvação para o indivíduo - uma transformação para o indivíduo -, mas tem um significado maior. Pode ser uma base para a transformação de toda a sociedade, de todo o ser humano como tal. Ou o humano terá que cometer suicídio, ou ele terá que se transformar.

Resumo de  Osho,  The Psychology of the Esoteric, Talk #4


MeditaçõesOSHO Active MeditationsUma Introdução às OSHO Active Meditations

Uma Introdução às OSHO Active Meditations

Uma Introdução às OSHO Active Meditations

Se você quer viver uma vida mais plena, primeiro você vai querer saber seu potencial, quem você realmente é. Meditação é o caminho para esse conhecimento. É a metodologia da ciência da consciência.

A beleza da ciência interna é que ela permite que qualquer um que queira explorar e experimentar dentro de si faça isso sozinho. Isso elimina a dependência de uma autoridade externa, a necessidade de se afiliar a qualquer organização e a obrigação de aceitar uma determinada ideologia. Depois de compreender os passos, você percorre o caminho a seu próprio modo individual.
 
Muitas técnicas de meditação exigem que a pessoa fique parada para ficar em silêncio. Em primeiro lugar, é uma quietude interna que é valiosa, e a quietude externa serve apenas para sustentar essa quietude interna. E, em segundo lugar, para a maioria de nós, o estresse acumulado em nossa mente-corpo torna a quietude interna ou externa muito difícil.
 
As Osho Active Meditations foram desenvolvidas cientificamente por Osho durante um longo período de experimentação para nos permitir expressar, vivenciar e liberar conscientemente sentimentos e emoções reprimidos - e então a jornada interna pode começar.
 
"Por meditação quero dizer silêncio, consciência, testemunhar. Você pode meditar a qualquer hora do dia, você pode meditar trabalhando, caminhando, fazendo coisas. Meditação não é algo separado da vida; não deve ser separada, caso contrário, permanece um pouco artificial . Meditação deve ser espalhada por toda a vida. Você deve caminhar em meditação, deve sentar-se em meditação; isso significa silenciosamente, totalmente consciente. Pouco a pouco, lentamente, torna-se o seu próprio sabor ... ". Osho
 
E então: como começar?


  • MEDITATION...MEDITATION...IS COOL
  • MEDITATION...MEDITATION...IS RECREATION
  • MEDITATION...MEDITATION...IS LIVING JOYOUSLY
  • MEDITATION...MEDITATION...IS WITNESSING
  • MEDITATION...MEDITATION...IS SILENCE
  • MEDITATION...MEDITATION...IS COOL
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5

Meditações do OSHO - Abordagens Revolucionárias para Pessoas Contemporâneas

Osho representa uma revolução na meditação, atenção plena, consciência, Na verdade, a simples proposta de estar presente para a sua própria vida, para as pessoas contemporâneas.

Sua compreensão é que, se as pessoas modernas tentarem  “sentar-se em silêncio”  como é amplamente recomendado, elas perceberão a loucura interior. Sua visão é apoiada por muitos estudos científicos confirmando os efeitos negativos que as pessoas sofreram ao participar de  “retiros de silêncio”. Osho acrescenta que, se eles não enlouquecerem, é só porque eles não estão em silêncio com sinceridade suficiente!

No entanto, ele aponta, se nós movemos nossos corpos “loucamente” - para expressar e liberar nossas tensões e stress acumulados - então descobrimos que o centro está silencioso.

Portanto, os primeiros passos na meditação são as Meditações Ativas  - OSHO Active Meditations  e o OSHO Evening Meeting . Uma vez que tenhamos “descoberto o jeito” de observar primeiro o corpo e depois a mente, com seus pensamentos e sentimentos, então podemos levar isso conosco para nossas vidas diárias. Então o que quer que aconteça pode ser uma experiência meditativa. Você pode se sentar em silêncio ou correr em silêncio em silêncio em silêncio, trabalhar em silêncio ou brincar em silêncio, esteja você sozinho ou com os outros. Está em suas mãos.

Da mesma maneira que conseguimos ficar ao lado da estrada e ver o fluxo do tráfego passar, meditação é apenas usar essa mesma habilidade  e aplicá-la ao tráfego interior.

 Na verdade, Osho explica:

“Um meditador não precisa de orientação pessoal. Um meditador, pelo contrário, precisa de apenas uma coisa: a atmosfera da meditação. Ele precisa de outros meditadores; ele precisa estar cercado por outros meditadores.  Porque o que acontece dentro de nós não está apenas dentro de nós, afeta pessoas que estão por perto. Nesta comunhão, as pessoas estão em diferentes estágios de meditação. Meditar com essas pessoas, apenas sentar-se em silêncio com essas pessoas, e você será atraído cada vez mais para a sua própria potencialidade intrínseca ”.

É exatamente essa atmosfera que você encontrará no OSHO International Meditation Resort. E se você perceber que está estagnado por causa de alguma questão psicológica pessoal, existem cursos, sessões e aulas oferecidos pela OSHO Multiversity para ajudá-lo a dissolver o que está bloqueando sua meditação.


Fonte:https://www.osho.com/pt/meditation/osho-active-meditations/osho-dynamic-meditation

Meditação para um sono mais profundamente refrescante

Meditação para um sono mais profundamente refrescante

Você pode não estar dormindo bem à noite. Poucas pessoas estão dormindo bem, portanto quando você não dorme bem à noite você fica um pouco cansado durante o dia. Se este for o caso, então faça algo com seu sono. Ele deve ser mais profundo. O tempo não é a questão; você pode dormir por oito horas e se este não for profundo você irá sentir fome de sono; profundidade é a questão.

Cada noite antes de você ir dormir tente uma pequena técnica, e isso irá ajudar tremendamente. Apague as luzes, sente-se na sua cama pronto para dormir, mas fique sentado por quinze minutos. Feche seus olhos e então comece a fazer algum som monótono, bobo, por exemplo, lá, lá, lá; e espere que a mente forneça novos sons. A única coisa a ser lembrada é que estes sons ou palavras não devem ser de nenhuma língua que você conheça. Se você conhece Inglês, Alemão, Italiano, então estes sons não devem ser do Italiano, Alemão ou Inglês. Qualquer outra língua que você não conheça é permitido; Tibetano, Chinês, Japonês. Mas se você conhece Japonês, então não é permitido, nesse caso o Italiano é maravilhoso.

Fale qualquer idioma que você não conheça. Você irá sentir alguma dificuldade por alguns segundos no primeiro dia, porque como falar uma língua que você não conhece? Isso pode ser feito e quando você inicia, alguns sons, palavras bobas, apenas para deixar de lado o consciente e permitir o inconsciente falar... E quando o inconsciente fala, o inconsciente não conhece nenhuma língua.

É um método muito, muito antigo. Vem do antigo testamento. Era chamado naqueles dias de glossolália e algumas igrejas na América ainda o usam. Eles o chamam 'falando em línguas'. E é um método maravilhoso, um dos mais profundos e penetrantes para o inconsciente. Você inicia dizendo 'lá, lá, lá', e então qualquer coisa que venha você continua. Apenas no primeiro dia você sentirá um pouco de dificuldade. Uma vez que acontece, você pega o jeito disso. Então por quinze minutos, use a linguagem que está chegando até você, e use-a como um idioma, de fato você está falando nele. Isso irá relaxar o consciente profundamente.

Quinze minutos e então você simplesmente se deita e vai dormir. Seu sono se tornará mais profundo. Dentro de semanas você sentirá uma profundidade em seu sono, e pela manhã você se sentira completamente novo.

Note que o começo dessa semana procede de uma fonte diferente.
 

Yoga: The Science of the Soul

Aura Protetora

Aura Protetora

Quando: Toda noite, última coisa antes de dormir. Primeira coisa pela manhã.
Duração: 4-5 minutos.

Passo 1: Imagine uma Aura
“Sente-se na sua cama e imagine uma aura ao redor de seu corpo, apenas a seis polegadas de seu corpo, do mesmo formato do corpo... lhe cercando, lhe protegendo. Isso se tornará um escudo. Ainda sentindo isso, vá dormir, adormeça imaginando essa aura como um lençol lhe cobrindo, a qual lhe protege de alguma tensão que venha de fora, de algum pensamento que chegue a você vindo de fora. Nenhuma vibração externa pode lhe penetrar. Você adormece, mas essa imaginação irá penetrar no inconsciente e tornar-se uma tremenda força energética.

Passo 2: Pela Manhã...
Pela manhã, na hora que você sentir que o sono se foi, não abra seus olhos: apenas sinta sua aura lhe protegendo por todo o corpo. Faça isso de 4 a 5 minutos e depois levante-se.

Passo 3: O Tempo Todo...
Tomando seu banho, tomando chá, prossiga relembrando isso. Qualquer outra hora durante o dia quando você se lembrar – sentado num carro ou no trem ou nada fazendo no escritório – apenas relaxe nisso novamente.

Essa exaustão acontece a muitas pessoas porque não sabemos como nos proteger. Os outros não só estão aí, eles estão continuamente transmitindo o ser deles em vibrações sutis. Alguém passa e lança alguma coisa (energia) sobre você: se você for receptivo e não tiver uma aura protetora... e meditação torna a pessoa muita receptiva.

Então se você estiver só, isso é bom; quando você estiver rodeado de pessoas meditativas, muito bom. Mas quando você estiver no mundo, no mercado de trabalho, e onde as pessoas não são meditativas, mas muito tensas e ansiosas, você começa a pegar essa energia. Após a meditação a pessoa precisa criar uma aura protetora. Às vezes isso acontece automaticamente, às vezes isso não acontece. Se isso não estiver acontecendo automaticamente a você, você precisa trabalhar para isso. Isso estará vindo dentro de três meses. A qualquer tempo entre três semanas e três meses, você começará a se sentir muito poderoso”.

Dance Your Way to God

Perguntas sobre Meditação

Perguntas sobre Meditação

Perguntas sobre Meditação

» Qual a conexão entre a beleza interior e exterior?
» Meditação ou Terapia - sexo, amor e morte?
» O que é Vipassana?
» É melhor começar com a meditação passiva ou com uma meditação ativa?
» Que são estes 'caminhos' diferentes, como Yoga, Tantra, Devoção e outros?
» Sitting silently...
» The key: alertness without effort
» Alertness with no effort...
» My purpose is so unique...
» Saída?
» As pessoas mais velhas também podem meditar?
» Pode um homem de negócios ser um meditador?
» A meditação serve para pessoas que nada sabem?
» Você precisa acreditar em algum tipo de religião ou filosofia para poder meditar?
» A meditação serve somente para pessoas que sabem muito sobre a filosofia da 'nova era'?
» Meditação é algo para Pessoas Espirituais?
» O que é a sabedoria do coração?
» É a meditação uma crença?
» Alguma coisa mais eu deveria saber sobre meditação?
» E quanto as dores ou incômodos que eu possa sentir durante ou depois de meditar?
» Em qual ponto a catarse pode ser abandonada?
» A meditação tem alguma coisa a ver com religião?
» É sempre necessário fechar meus olhos enquanto meditando? -
» Existem tantas técnicas de meditação diferentes. Elas têm algum fundamento comum? -
» What is the purpose of these talks?
» Why has Osho given so many talks?
» Como saber quando mudar de métodos?
» Qual o papel da terapia na abordagem de Osho à meditação?
» É possível meditar sem nenhuma técnica?
» What about Yoga?
» Existe alguma correlação entre esportes como correr e meditação?
» Como a abordagem de Osho a meditação difere da TM (Meditação Transcendental)
» O que a meditação irá fazer para solucionar meus problemas
» Meditação vai me ajudar a ser feliz?


OSHO Kundalini Meditation®

OSHO Kundalini Meditation ®

O melhor horário para fazer esta meditação é ao pôr do sol ou no final da tarde.  Ficar totalmente imerso no tremor e na dança dos dois primeiros estágios ajuda a "derreter" o ser rígido como uma rocha, onde quer que o fluxo de energia esteja reprimido e bloqueado. Então essa energia pode fluir, dançar e se transformar em êxtase e alegria. Os dois últimos estágios permitem que toda essa energia flua verticalmente e suba para o silêncio. É uma maneira altamente eficaz de relaxar e desapegar no final do dia.

A meditação deve ser feita com a música específica da OSHO Kundalini Meditation, que apóia energicamente e indica os diferentes estágios.
Para a disponibilidade de músicas, veja abaixo.

 

Instruções:
A meditação dura uma hora e tem quatro estágios. A meditação termina quando você ouve três batidas de gongo.

Primeiro Estágio: 15 minutos
Solte-se e deixe todo o seu corpo tremer, chacoalhar, sentindo as energias subindo dos seus pés. Solte-se completamente e torne-se o tremor.
Seus olhos podem estar abertos ou fechados.

Segundo Estágio: 15 minutos
Dance - da maneira que você sentir, e deixe o corpo inteiro se mover como quiser.
Seus olhos podem estar abertos ou fechados.

Terceiro Estágio: 15 minutos
Feche os olhos e fique parado, sentado ou em pé - testemunhando o que está acontecendo por dentro e por fora.

Quarto Estágio: 15 minutos
Mantendo os olhos fechados, deite-se e fique parado

 

Nota:
No quarto estágio, você pode optar por permanecer sentado, se desejar.

 

Algumas sugestões de Osho para esta meditação:

O primeiro estágio:
“Se você está fazendo a meditação da Kundalini, permita o chacoalhar- não faça! Fique em silêncio, sinta-o chegando e, quando seu corpo começar a tremer um pouco, ajude-o, mas não faça! Aprecie, sinta-se feliz com isso, permita, aceite, receba, dê as boas-vindas, mas não deseje.
Se você forçar, isso se tornará um exercício, um exercício físico do corpo. Então o tremor estará lá, mas apenas na superfície. Não vai te penetrar. Você permanecerá sólido, petrificado, como uma rocha por dentro. Você continuará sendo o manipulador, o executor e o corpo apenas seguirá. O corpo não é a questão, você é a questão.
Quando digo tremer, quero dizer sua solidez, seu ser petrificado deve tremer até as próprias fundações, para que se torne líquido, fluido, derreta, flua. E quando a sua solidez se tornar líquida, seu corpo o seguirá. Então não há a pessoa que faz tremer, apenas o tremor; então ninguém está fazendo isso, está simplesmente acontecendo. Então o executor não existe.
Aproveite, mas não deseje. E lembre-se, sempre que desejar algo, você não consegue desfrutar. São reversos, opostos; eles nunca se encontram. Se você deseja algo, não pode desfrutar, se desfruta, você não consegue desejar.
Se você chacoalhar seu corpo corretamente por quinze minutos, com total sentimento, toda a energia reprimida começará a se manifestar e fluir."

O segundo estágio:
“Dance com alegria, porque quanto mais feliz você é, mais a energia se move para cima; quanto mais a energia se move para cima, mais feliz você se torna. ”

O terceiro estágio:
“É útil sentar-se, para que todo o corpo desapareça e apenas a coluna permaneça. A energia se move para cima pela espinha e toda a energia se acumula na espinha.

 

Você pode participar dessas meditações online aqui.

Ouça uma descrição detalhada da OSHO Kundalini Meditation aqui

Para baixar a música desta meditação, clique aqui

OSHO Nadabrahma Meditation®

OSHO Nadabrahma Meditation ®

Nadabrahma é a meditação do zumbido - através do zumbido e dos movimentos das mãos, partes conflitantes começam a entrar em sintonia trazendo harmonia para todo o seu ser. Então, com o corpo e a mente totalmente juntos, você "sai do controle"  e se torna uma testemunha de ambos. Essa observação de fora é o que traz paz, silêncio e êxtase.

A meditação deve ser feita com a música específica da OSHO Nadabrahma Meditation, que apóia energicamente e indica os diferentes estágios.
Para a disponibilidade de músicas, veja abaixo.

Instruções:
Esta meditação dura uma hora e tem três estágios. A meditação termina com três batidas de gongo. Seus olhos permanecem fechados o tempo todo.

Primeiro Estágio: 30 minutos
Sente-se em uma posição relaxada com olhos fechados e lábios unidos, comece a fazer um zumbido alto o suficiente para ser ouvido pelas outras pessoas. Isso irá criar uma vibração pelo corpo todo. Você pode visualizar um tubo oco ou um vaso vazio, preenchido apenas com as vibrações do zumbido. Chegará um momento em que o som continua por si mesmo e você se torna o ouvinte. . Não há uma respiração especial e você pode alterar o tom ou mover seu corpo suavemente e lentamente, se sentir vontade.

Segundo Estágio: 15 minutos
O segundo estágio é dividido em duas seções de 7,5 minutos. Na primeira metade, mova as mãos, palmas para cima, em um movimento circular para fora. Começando do umbigo, as duas mãos se movem para a frente e depois se dividem para formar dois grandes círculos espelhando-se à esquerda e à direita. O movimento deve ser tão lento que, às vezes, pareça não haver movimento algum. Sinta que você está dando energia para fora, para o universo.
Quando a música mudar após 7,5 minutos, vire as mãos, palmas para baixo e comece a movê-las na direção oposta. Agora, as mãos vem paralelas em direção ao umbigo e se separam uma para cada lado completando o circulo. Sinta que você está absorvendo energia. Como no primeiro estágio, não iniba movimentos suaves e lentos do resto do seu corpo.

Terceiro Estágio: 15 minutos
Agora pare os movimentos das mãos e sente-se relaxado.

 

Um lembrete de Osho para esta meditação:
“Então, em Nadabrahma, lembre-se disso: deixe o corpo e a mente unirem-se totalmente, mas lembre-se de que você precisa se tornar uma testemunha. Saia deles facilmente, devagar, pela porta dos fundos, sem briga, sem conflito. ”

 

Você pode participar dessas meditações online aqui.

Para baixar a música desta meditação, clique aqui

MeditaçõesOSHO Active MeditationsOSHO Nataraj Meditation

OSHO Nataraj Meditation®

OSHO Nataraj Meditation ®

Nataraj é a energia da dança. Ela é dança como uma meditação, onde toda divisão interna desaparece e uma consciência sutil e relaxada permanece.

A meditação deve ser feita com a música específica da OSHO Nataraj Meditation, que apóia energicamente e indica os diferentes estágios.
Para a disponibilidade da música, veja abaixo.

Instruções:
A meditação dura 65 minutos e tem três etágios

Primeiro Estágio: 40 minutos
Com os olhos fechados, dance como se estivesse possuído. Deixe seu inconsciente assumir completamente. Não controle seus movimentos nem seja testemunha do que está acontecendo. Somente entregue-se totalmente à dança.

Segundo Estágio: 20 minutos
Mantendo os olhos fechados, deite-se imediatamente. Fique quieto e parado.

Terceiro Estágio: 5 minutos
Dance em celebração e desfrute.

 

Algumas sugestões de Osho para esta meditação:

“Esqueça o dançarino, o centro do ego. Torne-se a dança. Essa é a meditação. Dance tão profundamente que você esquece completamente que está dançando e começa a sentir que é a dança. A divisão deve desaparecer; então se torna uma meditação. Se houver divisão, ainda assim é um exercício: bom, saudável, mas não se pode dizer que seja espiritual. É apenas uma dança simples. A dança é boa em si mesma. É boa na sua medida. Depois, você sentirá o frescor jovem. Mas ainda não é uma meditação. O dançarino deve desaparecer até que permaneça apenas a dança.
Não fique de fora, não seja um observador - participe!
E seja brincalhão. Lembre-se desta palavra brincalhão. Comigo isso é muito importante, básico.”

“A dança é uma das mais profundas meditações possíveis, pela simples razão de que quando a dança chega ao seu clímax, quem está dançando desaparece. Só há a dança - não há ninguém dançando.
E depois há uma consciência que não é da mente e nem do ego. De fato, a consciência não pode ser praticada; outra coisa tem que ser feita como preparação, e essa consciência chega até você. Você só precisa se tornar disponível para isso.”

 

Você pode participar dessas meditações online aqui.

Para baixar a música desta meditação, clique aqui

OSHO Devavani Meditation™

OSHO Devavani Meditation™

Nesta meditação, uma linguagem gentil e desconhecida move-se e fala através do meditador, que se torna um vaso vazio.
Esta meditção relaxa profundamente a mente e cria paz interior. Isso pode ser feito a qualquer hora do dia. Se feito à noite, a última coisa antes de dormir, também cria um sono profundo.

A meditação deve ser feita com sua música específica da OSHO Devavani Meditation, que apóia energicamente o primeiro estágio e marca o início e o fim dos outros estágios.
Para a disponibilidade de músicas, veja abaixo.

Instruções:
A meditação dura uma hora e tem quatro estágios. A meditação termina quando você ouve três batidas de gongo.
Seus olhos permanecem fechados por toda parte.

Primeiro Estágio: 15 minutos
Sente-se em silêncio enquanto a música está tocando.

Segundo Estágio: 15 minutos
Comece a emitir sons sem sentido, por exemplo, "la la la" e continue até que surjam sons estranhos como palavras. Esses sons precisam vir da parte desconhecida do cérebro usada quando criança, antes que as palavras foram aprendidas.
Permita uma entonação conversacional suave; não chore ou grite, ria ou berre.

Terceiro Estágio: 15 minutos
Levante-se e continue essa linguagem desconhecida, permitindo que seu corpo se mova suavemente em harmonia com o som. Se seu corpo estiver relaxado, as energias sutis criarão um Latihan - um movimento espontâneo e não estruturado, fora do seu controle.

Quarto Estágio: 15 minutos
Deite-se, fique em silêncio,  sem mover-se

 

Uma explicação de Osho para esta meditação:
“Quando o inconsciente fala, o inconsciente não conhece linguagem. É um método muito, muito antigoantigo – 'falar em línguas'. É um método maravilhoso, um dos mais profundos e penetrantes no inconsciente.”

 

Você pode participar dessas meditações online aqui.

Para baixar a música desta meditação, clique aqui

OSHO Gourishankar Meditation™

OSHO Gourishankar Meditation™

Osho diz que, se a respiração for feita corretamente no primeiro estágio desta meditação, o dióxido de carbono formado na corrente sanguínea fará com que você se sinta tão alto quanto Gourishankar, Everest. Esse "alto" é levado para os estágios subseqüentes de contemplação suave, movimento suave e espontâneo e quietude silenciosa.

A meditação deve ser feita com sua música específica da OSHO Gourishankar Meditation, que apóia energicamente e indica os diferentes estágios. Para a disponibilidade de músicas, veja abaixo.

Instruções:
A meditação dura uma hora e tem quatro estágios. A meditação termina quando você ouve três batidas de gongo.

Primeiro Estágio: 15 minutosSente-se com os olhos fechados. Inspire profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões. Prenda a respiração o máximo de tempo possível então expire suavemente pela boca e mantenha os pulmões vazios pelo máximo de tempo possível.
Continue esse ciclo respiratório durante o primeiro estágio.

Segundo Estágio: 15 minutos
Retorne à respiração normal e, com um olhar gentil, observe uma luz azul piscante ou uma chama de vela. Mantenha seu corpo imóvel.

Terceiro Estágio: 15 minutos
Com os olhos fechados, levante-se e deixe seu corpo ficar solto e receptivo. Você sentirá energias sutis que movem o corpo fora do seu controle normal. Permita que esse "Latihan" aconteça. Não faça o movimento: deixe o movimento acontecer, suave e graciosamente.

Quarto Estágio: 15 minutos
Deite-se com os olhos fechados, em silêncio e imóvel.

 

Nota 1:
Pessoas com distúrbio neurológico, como epilepsia, nunca devem usar um estroboscópio ou uma luz intermitente para esta meditação. Em vez disso, eles podem fazer o segundo estágio com os olhos vendados.

Nota 2:
A música no segundo estágio desta meditação tem uma batida rítmica que é sete vezes o batimento cardíaco normal. Se possível, a luz intermitente deve ser um estroboscópio sincronizado, com uma frequência de 490 por minuto. Se uma luz estroboscópica não for possível, você pode usar uma vela.

 

Você pode participar dessas meditações online aqui.

Para baixar a música desta meditação, clique aqui

OSHO Mandala Meditation™

OSHO Mandala Meditation™

Cada círculo contém um centro. Nos três primeiros estágios dessa técnica enérgica e poderosa, o centramento é o objetivo, através da criação de um círculo de energia. Então, na quarto estágio, o relaxamento.

A meditação deve ser feita com sua música específica da OSHO Mandala Meditation, que apóia energicamente e indica os diferentes estágios.
Para a disponibilidade de músicas, veja abaixo.

Instruções:
A meditação dura uma hora e tem quatro estágios. A meditação termina quando você ouve três batidas de gongo.

Primeiro Estágio: 15 minutos
Com os olhos abertos, comece a correr sem sair do, elevando os joelhos o mais alto possível. Respirando de maneiroa regular e profunda. Continue correndo.
Isso fará com que a energia se mova internamente.

Segundo Estágio: 15 minutos
Sente-se com os olhos fechados, a boca aberta e relaxada. Deixe seu corpo balançar desde a cintura, como uma haste balançando com o vento - de um lado para o outro, para frente e para trás, dando voltas e voltas, do jeito que acontecer.
Isso reunirá no centro do umbigo as energias que foram despertadas.

Terceiro Estágio: 15 minutos
Deite-se de costas, e mantenha sua cabeça imóvel. Abra os olhos e gire-os no sentido horário. Gire-os completamente, como se estivesse seguindo o ponteiro dos segundos de um relógio grande. Comece devagar, depois gradualmente gire os olhos cada vez mais rápido. Deixe a boca aberta e a mandíbula relaxada, com respiração suave e uniforme.
Isso trará as energias centralizadas para o centro do terceiro olho.

Quarto Estágio: 15 minutos
Feche os olhos e fique parado.

 

Nota:
No primeiro estágio, existe uma alternativa para quem tem extrema dificuldade em "fazer jogging". Essa alternativa é "andar de bicicleta". Deite-se de costas, com os quadris no chão, e gire as pernas como se estivesse andando de bicicleta. Isso pode servir como um substituto para a corrida.

 

 

Você pode participar dessas meditações online aqui.

Para baixar a música desta meditação,  clique aqui

OSHO Whirling Meditation®

OSHO Whirling Meditation ®

O giro, o rodopio é uma técnica Sufi antiga. Enquanto todo o seu corpo está em movimento, você se torna consciente do seu próprio ser, o observador no centro, que é imóvel. Você aprende a ser uma testemunha não identificada no centro do ciclone.
O melhor é rodopiar, girar com o estômago vazio e usando roupas folgadas.

A meditação deve ser feita com sua música específica da OSHO Whirling Meditation, que apóia energicamente e indica os diferentes estágios.
Para a disponibilidade de músicas, veja abaixo.

Instruções:
A meditação dura uma hora e tem dois estágios, girar-rodopiar e descansar. A meditação termina quando você ouve três batidas de gongo.

Primeiro Estágio: 45 minutos
O giro é feito em um mesmo local, no sentido anti-horário, com o braço direito erguido, palma para cima, e o braço esquerdo baixo, palma para baixo. Você rodopia como crianças pequenas rodopiam. Se sentir desconforto ao rodopiar no sentido anti-horário pode mudar para o sentido horário, alterando também a posição dos braços. Deixe seu corpo suave e mantenha os olhos abertos, mas sem foco, para que as imagens fiquem borradas e fluindo. Permaneça em silencio.
Nos primeiros 15 minutos, gire lentamente. Depois, gradualmente, acelere a velocidade até que o rodopio tome conta e você se torne um redemoinho de energia - a periferia é uma tempestade de movimento, a testemunha, no centro, silenciosa e imóvel.
Quando você está rodopiando tão rápido que não consegue permanecer em pé, seu corpo cai por si próprio. Não tome uma decisão de cair, nem tente organizar a queda com antecedência; se seu corpo estiver suave, você pousará suavemente e a terra absorverá sua energia. Depois de cair, fique lá, aí, é quando a segunda parte da meditação começa para você.

Segundo Estágio: 15 minutos
Se você não tiver caído, quando a música parar, deixe seu corpo cair no chão. Imediatamente gire o corpo para baixo para que seu umbigo entre em contato com a terra. Sinta seu corpo se misturando à terra, como uma criança pequena se funde nos seios da mãe. Se sentir um forte desconforto ao deitar de bruços, pode virar-se e deitar de costas.
Mantenha os olhos fechados e permaneça passivo e silencioso.

Nota:
Algumas pessoas podem sentir náuseas durante o giro, o rodopio, mas essa sensação deve desaparecer dentro de dois ou três dias. Interrompa a meditação apenas se ela persistir.

 

Sugestões de Osho para o primeiro estágio desta meditação:

"Esse rodopio,  rodopio sufi, é uma das técnicas mais antigas, uma das mais poderosas. É tão profundo que mesmo uma única experiência pode torná-lo totalmente diferente. Você precisa girar com os olhos abertos, como as crianças pequenas rodopiam,  como se o seu ser interior se tornasse um centro e todo o seu corpo se tornasse uma roda, movendo-se, uma roda de oleiro, movendo-se Você está no centro, mas o corpo todo está se movendo.

Torne-se um redemoinho, um redemoinho de energia, completamente perdido no giro: sem testemunhar, sem esforço para observar. Não tente ver; seja o redemoinho, seja o redemoinho.
No começo, talvez você não consiga ficar por tanto tempo, mas lembre-se de uma coisa: não pare sozinho, não pare de girar. Se você achar que é impossível, o corpo cairá automaticamente, mas você não para. Se você cair no meio [do primeiro estágio], não há problema; o processo está completo. Mas não faça truques, não se engane. Não pense que agora você está cansado, por isso é melhor parar. Não, não tome uma decisão da sua parte. Se você está cansado, como pode continuar? Você cairá automaticamente. Portanto, não se pare; deixe o rodopio chegar a um ponto em que você cai."

 

 

Você pode participar dessas meditações online aqui.

Para baixar a música desta meditação, clique aqui

OSHO Prayer Meditation™

OSHO Prayer Meditation™

Nesta meditação, você pode experimentar a oração como um fenômeno energético, não uma devoção a Deus, mas uma fusão, uma abertura. Esta fusão com energia é oração. Isso muda você. Um novo élan, uma nova vida começará a penetrar em você.
É melhor fazer a meditação à noite, em um quarto escuro, e dormir imediatamente depois; ou pode ser feito de manhã, mas deve ser seguido por quinze minutos de descanso. Esse descanso é necessário, caso contrário, você se sentirá como se estivesse bêbado, entorpecido.

A meditação deve ser feita com sua música específica da OSHO Prayer Meditation, que a apóia energicamente.
A música estará disponível em breve.

Instruções:
Um estágio com ciclos de duas partes: aproximadamente 20 minutos
Ajoelhe-se,  com o corpo ereto sobre os joelhos, de olhos fechados. Levante os braços em direção ao céu, as palmas das mãos para cima, cabeça em direção ao céu, apenas sentindo a existência fluindo em você. À medida que a energia ou o prana flui pelos seus braços, você sentirá um tremor suave. Seja como uma folha na brisa, tremendo - permita, ajude. Então deixe seu corpo vibrar com energia e deixe que aconteça o que acontecer.
Depois de dois a três minutos ou sempre que se sentir completamente cheio, incline-se para a terra, apoiando a testa no chão. Você simplesmente se torna um veículo para permitir que a energia divina se una com a da Terra.
Você sente um fluxo com a terra novamente. Terra e céu, acima e abaixo, yin e yang, homem e mulher - você flutua, mistura-se, abandona-se completamente. Você não é. Você se torna um, você se funde.
Esses dois estágios devem ser repetidos seis vezes mais, para que cada um dos chakras ou centros de energia possa ser desbloqueado. Pode ser repetido mais vezes,  mas se você fizer menos, ficará inquieto e incapaz de dormir.

 

Osho explica sobre esta meditação:

“Pela manhã, você se sentirá mais fresco do que nunca, mais vital do que nunca. Um novo élan, uma nova vida começará a penetrar em você, e durante todo o dia você se sentirá cheio de nova energia; uma nova vibração, uma nova música em seu coração e uma nova dança em seu passo.”

“Essa fusão com energia é oração. Isso muda você. E quando você muda, toda a existência muda porque, com sua atitude, toda a existência muda para você. Não que a existência esteja mudando - a existência permanece a mesma - mas agora você está fluindo com ela, não há antagonismo. Não há luta, não há luta; você está rendido a isso.”

 

Você pode participar dessas meditações online aqui.

Para baixar a música desta meditação, clique aqui

OSHO Chakra Breathing Meditation™

Essa meditação ativa utilisa respiração profunda e rápida e movimento do corpo para abrir e trazer consciência, vitalidade e silêncio a cada um dos sete chakras e, assim, à sua vida.
A música e os sinos apoiam energicamente o processo e indicam o início de cada estágio. A meditação é melhor feita com o estômago vazio.
Todos os chakras estão no fundo, e não na superfície do corpo. O "mapa" abaixo é usado para indicar suas localizações aproximadas:

1. chakra da base: o centro sexual, pelve inferior
2. chakra sacral: logo abaixo do umbigo
3. chakra do plexo solar: acima do umbigo, abaixo do esterno
4. chakra do coração: no meio do peito
5. chakra da garganta: na garganta
6. chakra do terceiro olho: entre as sobrancelhas
7. chakra da coroa: topo da cabeça

A meditação deve ser feita com sua música específica da OSHO Chakra Breathing Meditation.
Para a disponibilidade de músicas, veja abaixo.

Instruções:
A meditação dura uma hora e tem dois estágios. A meditação termina quando você ouve três batidas de gongo. Seus olhos permanecem fechados todo tempo.

Primeiro estágio: 45 minutos
Fique em pé, com os pés levemente afastados, o corpo solto e relaxado. Com a boca aberta, respire profunda e rapidamente no primeiro chakra, com igual ênfase na inspiração e na expiração. Mantenha sua atenção na área pélvica, onde o primeiro chakra está localizado. Respire em um ritmo que seja confortável e tome consciência dos sentimentos e sensações do chakra. Toda vez que ouvir um sino, mova a mesma respiração profunda e rápida até o próximo chakra, deixando sua respiração mais rápida e suave. Você respirará duas vezes mais no sétimo chakra do que no primeiro.
Você pode chacoalhar,alogar, girar ou mover seu corpo e mãos como sentir vontade, mas seus pés permanecem parados. Depois de inicair a respiração e o movimento do corp, o movimento se tornará contínuo e sem esforço. Sua consciência permanece principalmente com as sensações dos chakras.
Depois de respirar no sétimo chakra, você ouvirá três sinos. Agora deixe sua respiração e consciência  voltarem a descer através de cada chakra, sua respiração desacelerando de chakra para chakra. Você tem cerca de dois minutos para voltar ao primeiro chakra. Permita que  todo o espectro de chakras de cima para baixo misturem-se em um arco-íris de energia.
Após essa sequência, permaneça em silêncio por um momento e inicie a próxima sequência. Você completará três seqüências inteiras para cima e para baixo.

Segundo estágio: 15 minutos
Após a terceira sequência de respiração, sente-se relaxado e em silêncio. Permaneça uma testemunha do que está acontecendo dentro, sem julgamento.

 

Nota:
Instruções mais detalhadas para esta meditação são dadas em Meditação: A primeira e a última liberdade, de Osho.

 

Você pode participar dessas meditações online aqui.

Para baixar a música desta meditação, clique aqui

OSHO Chakra Sounds Meditation™

Essa meditação usa sons vocais para abrir e harmonizar os chakras ou centros de energia, trazendo consciência para eles. Isso pode levá-lo a um profundo, profundo e pacífico silêncio interno, através da criação de seus próprios sons vocais ou apenas ouvindo a música e sentindo os sons dentro de você.
A meditação pode ser feita a qualquer hora do dia.

Todos os chakras estão dentro, e não na superfície do corpo. O seguinte "mapa" é usado para indicar suas localizações aproximadas:
1. chakra da base: o centro sexual, pelve inferior
2. chakra sacral: logo abaixo do umbigo
3. chakra do plexo solar: acima do umbigo, abaixo do esterno
4. chakra do coração: no meio do peito
5. chakra da garganta: a garganta
6. chakra do terceiro olho: entre as sobrancelhas
7. chakra da coroa: topo da cabeça

A meditação deve ser feita com sua música específica de OSHO Chakra Sounds Meditation, que apóia energicamente e indica os diferentes estágios.
Para a disponibilidade de músicas, veja abaixo.

 

Instruções:
A meditação dura uma hora e tem dois estágios. A meditação termina quando você ouve três batidas de gongo. Seus olhos permanecem fechados durante toda a meditação.

Primeiro estãgio: 45 minutos
Fique em pé, sente-se confortavelmente ou deite-se, mantendo as costas retas e o corpo solto. Respire na barriga, não no peito. Os sons devem ser feitos com a boca aberta e a mandíbula solta, mantendo a boca aberta o tempo todo.
Feche os olhos e ouça a música; comece com o primeiro chakra e, se desejar, comece a emitir sons - em um único tom ou com variação do tom. Enquanto ouve a música ou dos sons que você está produzindo, sinta os sons pulsando no centro do chakra. Você pode usar sua imaginação, a princípio, se necessário - e depois sentir as vibrações internas desse chakra.
Você ouvirá os tons aumentando  - agora ouça e sinta sons no segundo chakra e continue produzindo sons, se desejar. Esse processo continua até o sétimo chakra. Com cada próximo chakra, deixe seus sons aumentarem de tom.
Depois de alcançar o sétimo chakra, os tons retornam, descem passando chakras por chackra. A medida que você ouve o tom baixando, escute e faça sons em cada chakra. Sinta seu corpo como uma flauta de bambu oca, permitindo que os sons ressoem de cima para baixo.
No final da sequência, você ouvirá uma pausa antes do início da próxima sequência. A sequência completa para cima e para baixo é feita três vezes no total.

Segundo estágio: 15 minutos
Sente-se ou deite-se e fique em silêncio. Observe o que está acontecendo lá dentro - relaxado, sem julgamento, permanecendo uma testemunha.

 

Nota:
Instruções mais detalhadas para esta meditação são dadas em O Livro Completo da Meditação: Equilibrando corpo, mente, espirito, de Osho (Meditation: The First and Last Freedom, by Osho)

 

Você pode participar dessas meditações online aqui.

Para baixar a música desta meditação, clique aqui

OSHO No-Dimensions Meditation™

OSHO No-Dimensions Meditation™

Esta meditação ativa de centramento é baseada em técnicas Sufi, além desenvolvidas e ampliadas pelo Osho. Usando a respiração e uma série de movimentos corporais coordenados seguido pelo rodopio, sua energia torna-se centrada no hara, o centro da  "energia vital"  localizado abaixo do umbigo. De lá você pode observar a mente e experienciar consciência e totalidade - o corpo movendo-se em todas as direções, o centro imóvel.

A meditação deve ser feita com sua música específica da OSHO No-Dimensions Meditation, que apóia energicamente e indica os diferentes estágios.
Para a disponibilidade de músicas, veja abaixo.

Instruções:
A meditação dura uma hora e tem três estágios. Nos dois primeiros estágios, os olhos estão abertos, mas sem foco. No terceiro estágio, os olhos estão fechados. A meditação termina quando você ouve três batidas de gongo.

Primeiro Estágio: 30 minutos
Esta é uma sequência de movimentos de seis partes, repetida continuamente e acompanhada pelo som "Chu"  que sobe do seu umbigo até a garganta. O som ajuda os  movimentos a tornarem-se mais livres e fáceis à medida que a meditação progride. Faça os movimentos e sons com o coração amoroso e uma consciência centralizada.
Comece de pé, parado, com a mão esquerda no centro do coração e a mão direita no centro do hara ou do umbigo - até que um sino toque e sinalize o início da sequência de movimentos:

  1. Mova as duas mãos para o hara, as costas das mãos unidas e dedos para baixo.
    Ao inspirar pelo nariz, suba as mãos nessa mesma posição,  ao centro do coração. Ao expirar com o som “Chu”, leve a mão esquerda de volta ao hara e, ao mesmo tempo, o braço direito para a frente (palma da mão para baixo) e mova o pé direito um passo à frente. Volte à posição original com as duas mãos no hara.
  2. Repita esse mesmo movimento com o braço esquerdo e o pé esquerdo para a frente. Volte à posição original com as duas mãos no hara.
  3. Girando 90° para o lado direito, repita o movimento com o braço e o pé direitos. Volte à posição original com as duas mãos no hara.
  4. Girando 90° para o lado esquerdo, repita o movimento com o braço e pé esquerdos. Volte à posição original com as duas mãos no hara.
  5. Agora girando 180° para a direita, repita o movimento com o braço e o pé direitos. Volte à posição original com as duas mãos no hara.
  6. Em seguida girando 180° para a esquerda, repita o movimento com o braço e o pé esquerdos. Volte à posição original com as duas mãos no hara.

Os quadris e os olhos sempre estão voltados para a direção do movimento das mãos. Use movimentos graciosos em um fluxo contínuo, no ritmo da música. Esse estágio da meditação começa lentamente e gradualmente a intensidade aumenta. Enquanto a música gradualmente se torna mais rápida, a quietude do centro se torna mais evidente.
Se você estiver fazendo a meditação em grupo, e sair da sincronicidade com os outros,  simplesmente volte ao mesmo ritmo que todos os outros.
Este estágio termina quando a música para.

Segundo Estágio: 15 minutos
Com os braços cruzados sobre o peito por alguns momentos, incline-se, em amorosa gratidão à existência e a si mesmo.
Quando a música mudar, comece a girar para a esquerda ou para a direita, o que for melhor. Se você girar para a direita, comece com o pé direito e o braço direito para a direita e estenda o braço esquerdo na direção oposta. Enquanto você está girando, você pode mudar suas mãos para qualquer posição que lhe seja agradável. Rodopie como as crianças pequenas rodopiam.
Se você nunca rodopiou antes, comece muito devagar; uma vez que sua mente e seu corpo se sintonizam com os movimentos, o corpo naturalmente irá mais rápido. Se você ficar tonto, não há problema em parar por um momento e começar novamente. Para terminar o rodopio, diminua a velocidade da música e novamente cruze os braços no centro do coração.

Terceiro Estágio: 15 minutos
Deite-se de bruços, de olhos fechados, permitindo que toda a energia reunida flua através de você. Se você acha desconfortável deitar de bruços, deite-se de costas. Não há nada a fazer.

 

Você pode participar dessas meditações online aqui.

Para baixar a música desta meditação, clique aqui


OSHO Mahamudra Meditation™

OSHO Mahamudra Meditation™

Esta meditação é uma reunião entre você e o cosmos, entre você e toda a existência. Ela ajuda você a fundir, derreter e desapegar no mais profundo nível possível.
São dois estágios, sem tempo preciso para cada um. O formato fornecido abaixo funciona bem para começar. Você pode fazer essa meditação a qualquer momento durante o dia ou antes de dormir. Se você optar por fazê-la durante o dia, certifique-se de ter algum tempo livre antes de continuar suas atividades normais.

A meditação pode ser feita com sua música específica da OSHO Mahamudra Meditation, que indica e apóia energicamente os diferentes estágios.
Para disponibilidade de música, veja abaixo.

Instruções:
A meditação dura 50 minutos e tem dois estágios

Primeiro Estágio: 30 minutos
Fique em pé com os olhos fechados, permitindo que seu corpo fique solto e receptivo, esperando e depois cooperando quando, de repente, o seu corpo sentir o impulso de  começar a se mover. Quando seu corpo está relaxado e disponível, energias sutis que estão fora de seu controle começam a movê-lo. Deixe a sua maior possibilidade tomar posse do seu corpo e siga-o. Apenas permita que isso aconteça. Este é o Latihan. E a posição de testemunha deve acompanhá-lo, mantenha-se a testemunha.

Segundo Estágio: 20 minutos
Ajoelhado, olhos fechados, levante as duas mãos em direção ao céu, palmas para cima. Sinta-se como um bambu oco ou uma panela. Sua cabeça é a boca de uma panela vazia e uma tremenda energia está caindo sobre sua cabeça. Nada além de vazio por dentro, a energia vai preenchendo você completamente. Deixe entrar no seu corpo, mente e alma o mais profundamente possível. Seu corpo começará a tremer e chacoalhar, como uma folha ao vento forte.Quando você se sentir cheio, a energia transbordando, incline-se para frente. Descanse a testa no chão. Agora despeje a energia na terra. Você tira do céu e devolve à terra. Seja somente um bambu oco no meio, passando a energia.
Em seguida, levante as mãos novamente, encha novamente, despeje novamente. Faça isso pelo menos sete vezes. Cada vez penetra um chakra, um centro do corpo e se aprofunda. Você pode fazer mais vezes, mas não menos.
E este será um Mahamudra completo.

 

Nota:
Para detalhes completos sobre esta meditação, consulte: Tantra: The Supreme Understanding, No. 6, de Osho

 

Osho explica sobre esta meditação:
“Se você fizer isso todos os dias, em breve, dentro de três meses, um dia sentirá que não está lá. Apenas a energia está pulsando com o universo - ninguém está lá, o ego está completamente perdido, o executor não está. O universo está lá, e você está lá, a onda pulsando com o oceano - isso é Mahamudra. Esse é o orgasmo final, o estado de consciência mais feliz possível."

 

Você pode participar dessas meditações online aqui.

Para baixar a música desta meditação, clique aqui

MeditaçõesOSHO Active MeditationsOSHO Heart Meditation

OSHO Heart Meditation™

OSHO Heart Meditation™

Nesta meditação, baseada em um pequeno fragmento de Atisha, o fundador do budismo tibetano, você permite que todo o sofrimento - de si mesmo e de todos os seres do mundo - passe por sua respiração e alcance seu coração. O coração pode fazer milagres, transforma imediatamente a energia. Você bebe na miséria, que se transforma em êxtase.  Então, ao expirar, você derrama esse êxtase em toda a existência.A meditação não tem formato fixo; o formato fornecido abaixo é aquele que funciona bem para começar e você pode adaptá-lo como quiser mais tarde.

Esta meditação pode ser feita com música específica da OSHO Heart Meditation, que apóia energicamente e indica os estágios.
Para a disponibilidade de músicas, veja abaixo.

Instruções:
A meditação dura 50 minutos e tem quatro estágios. Durante os três primeiros estágios, você pode ficar de pé, se mover, sentar ou deitar o que for natural para você; olhos abertos ou fechados. A meditação termina quando você ouve três batidas de gongo.

Primeiro Estágio: 5 minutos
"Movendo-se para o coração."
Trazendo sua consciência para o corpo e a respiração, sinta-se aqui e agora.  Então traga sua consciência para o chakra do coração, o centro de energia no meio do peito. Se isso lhe ajudar, coloque uma ou ambas as mãos no chakra do coração.  Absorva cada inspiração no coração, despeje cada expiração do coração.

Segundo Estágio: 15 minutos
"Comece com você mesmo."
Comece com sua própria miséria, sinta-a com a maior intensidade possível: a mágoa, as feridas e o sofrimento em toda a sua vida. Aceite-o e receba-o. Respire sua miséria ... Absorva-a no coração ...  Deixe que seja transformada ali em alegria, em êxtase. Expire toda a alegria, o êxtase; despeje-se na existência. Você pode expressar em sons, palavras, gestos e movimentos o que está acontecendo dentro de você ou pode deixar isso acontecer silenciosamente.

Terceiro Estágio: 15 minutos
"Inclua todas as pessoas do mundo."
Agora expanda esse processo. Pegue toda a miséria de todos os seres, incondicionalmente - amigos, inimigos, família, estranhos. Aceite e dê boas-vindas. Inspire toda essa miséria e inferno... Absorva-a no coração... Deixe que seja transformado ali em alegria, em felicidade. Expire toda a alegria, o êxtase; despeje-se na existência. Você pode expressar em sons, palavras, gestos e movimentos o que está acontecendo dentro de você ou deixá-lo acontecer silenciosamente.

Quarto Estágio: 15 minutos
"Volte."
Agora, retire completamente sua atenção do mundo, dos outros e até de si mesmo.  Deite-se, feche os olhos, fique quieto e quieto.

 

Nota:
Depois de experimentar como a dor e o sofrimento podem ser transformados em alegria através da respiração e do coração, você pode aplicar esse método silenciosamente sempre que pessoas e eventos ao seu redor desencadeiam o processo.
Para detalhes completos sobre esta meditação, consulte: O Livro da Sabedoria, 1 e 5, de Osho

 

Osho explica sobre esta meditação:

“É um dos melhores métodos. Ao inspirar, pense que está respirando todas as misérias de todas as pessoas no mundo. Toda a escuridão, toda a negatividade, todo o inferno que existe em qualquer lugar, você inspira. Deixe que seja absorvido em seu coração.
Este é o método da compaixão: beba todo o sofrimento e derrame todas as bênçãos.
Você ficará surpreso se fizer isso. No momento em que você recebe todos os sofrimentos do mundo dentro de você, eles não são mais sofrimentos. O coração imediatamente transforma a energia. O coração é uma força transformadora: bebe na miséria e se transforma em êxtase. Em seguida, despeje.
Depois de aprender que seu coração pode fazer essa mágica, esse milagre, você vai querer fazê-lo repetidamente. Tente. É um dos métodos mais práticos - simples e traz resultados imediatos. Faça hoje e veja.
E antes que você possa fazer isso com toda a existência, terá que começar primeiro com você mesmo. Este é um dos segredos fundamentais do crescimento interior. Você não pode fazer nada com os outros que não tenha feito em primeiro lugar consigo mesmo.
Tudo o que você pode fazer com os outros, você deve ter feito antes consigo, porque essa é a única coisa que você pode compartilhar. Você pode compartilhar apenas o que possui; você não pode compartilhar o que não possui."

 

Você pode participar dessas meditações online aqui.

Para baixar a música desta meditação, clique aqui

OSHO Laughter Meditation™

OSHO Laughter Meditation™

Esta meditação ajuda você a começar a apreciar as pequenas coisas da vida - infantil, líquida e como um espeçlho. O primeiro estágio é de risadinhas e risos; no segundo, você se aterra; energizada por isso, sua dança no último estágio terá uma qualidade diferente.

A meditação pode ser feita com a gravação específica da OSHO Laughter Meditation, que apóia energicamente e indica os diferentes estágios.
Para detalhes de disponibilidade, veja abaixo.

Instruções:
A meditação dura uma hora e tem três estágios. A meditação termina quando você ouve três batidas de gongo. Se você estiver fazendo meditação com outras pessoas, fique no seu próprio espaço o tempo todo, sem interação.

Primeiro Estágio: 20 minutos
Sentado em silêncio, de olhos fechados, crie uma risadinha nas entranhas do seu ser, como se todo o seu corpo estivesse rindo. Comece a balançar com o riso e deixe espalhar da barriga para todo o seu corpo: mãos rindo, pés rindo. Entre loucamente no riso. Se vier de maneira barulhenta, alta, permita; se vier silenciosamente, às vezes silenciosamente, às vezes alto - mas continue rindo.
Este estágio termina quando você ouve uma batida de gongo.

Segundo Estágio: 20 minutos
Deite-se, espalhe-se no chão, de barriga para baixo. Faça contato com a terra, todo o corpo deitado ali, e apenas sinta que a terra é a mãe e você é a criança. Perca-se nesse sentimento. Respire com a terra, sinta-se um com a terra.

Terceiro Estágio: 20 minutos
Levante-se e comece a dançar. Energizado pelo aterramento, você terá tanta energia que sua dança terá uma qualidade diferente. Apenas dance, qualquer dança.

 

Uma sugestão de Osho para fazer esta meditação sozinha em casa:
“Se estiver quente e você puder fazer esta meditação no jardim, no solo, isso será muito melhor; se puder ser feito nu, será ainda melhor. Faça contato com a terra, todo o corpo deitado ali na terra. Nós viemos da terra e um dia voltaremos a ela.
Se é difícil, faz frio, você pode fazer isso dentro de uma sala; quando estiver ensolarado, faça-o do lado de fora. Se estiver muito frio, cubra-se com um cobertor. Encontre maneiras e meios ...”

 

Você pode participar dessas meditações online aqui.

Para baixar a música desta meditação, clique aqui

OSHO Golden Light Meditation™

OSHO Golden Light Meditation™

Este é um método simples de transformar sua energia e elevá-la. É melhor quando feito pelo menos duas vezes por dia, durante vinte minutos cada: de manhã, antes de sair da cama e à noite, antes de dormir.

A meditação pode ser feita com sua música específica da OSHO Golden Light Meditation, que a apóia energeticamente.
Para a disponibilidade de músicas, veja abaixo.

Instruções:
A meditação dura 20 minutos. A meditação termina quando você ouve três sinos.

Um estágio com ciclos de duas partes: 20 minutos

Simplesmente deite-se na cama, de costas. Mantenha os olhos fechados. Ao inspirar, simplesmente visualize uma grande luz entrando pela sua cabeça para o seu corpo, como se um sol nascendo perto da sua cabeça – luz dourada caindo dentro da sua cabeça. Você é apenas oco e a luz dourada está caindo, entrando em sua cabeça, indo ... indo ... indo ... profundo ... profundo e saindo pelos dedos dos pés. Quando você inspira, inspire com esta visualização. E quando expirar, visualize algo diferente: a escuridão entrando pelos dedos dos pés – um grande rio escuro entrando pelos dedos dos pés, subindo e saindo pela cabeça. Respire lenta e produndamente para poder visualizar. Faça muito devagar. Repetindo: inspirando, deixe a luz dourada entrar em você através da sua cabeça, porque é lá que a Flor Dourada está esperando. Essa luz dourada vai ajudar. Ele limpará todo o seu corpo e o tornará absolutamente cheio de criatividade - essa é a energia masculina. Então, quando você expirar, deixe a escuridão, o mais escuro que você pode conceber, como uma noite escura, como um rio, subir entrando pelos dedos dos pés – esta é a energia feminina: ela o acalma, o faz receptivo,  repousa, descansa – e deixe sair pela cabeça.  Depois inspire novamente, e a luz dourada entra.

 

Osho explica sobre esta meditação:

"Lembre-se sempre de que os métodos taoístas são muito simples, então não pense, ‘Como uma coisa tão simples pode ser de tão grande importância?’ Pratique, experimente e você saberá. O processo é: Pelo menos duas vezes por dia - o melhor horário é de manhã cedo, pouco antes de você sair da cama. No momento em que você se sentir alerta, acordado, faça por vinte minutos.  Faça isso logo de manhã - não saia da cama. Faça lá, naquele momento, lá, imediatamente!  Porque quando você está acordando, você está muito, muito delicado, receptivo. Quando você acorda, está muito fresco, e o impacto será muito profundo. Quando você está saindo do sono, está menos na mente do que nunca.  Portanto, existem algumas lacunas pelas quais o método penetrará em seu núcleo mais interno. E de manhã cedo, quando você está despertando e toda a terra está despertando, há uma grande maré de energia desperta em todo o mundo. Use essa maré; não perca essa oportunidade.”

“O nascer do sol é o nascer de todas as energias existentes. Nesse momento, você pode simplesmente navegar na onda crescente de energia; será mais fácil. À noite será difícil, as energias estarão diminuindo. Então você estará lutando contra a corrente, de manhã você estará indo com a corrente.” 

“Portanto, a melhor hora para começar é de manhã cedo, imediatamente, quando você está meio adormecido, meio acordado. E o processo é tão simples. Não precisa de postura, nem yogasana; não é necessário banho, nada. “Faça isso por vinte minutos de manhã cedo.”

"E então a segunda melhor hora é quando você voltar a dormir à noite."

 

Você pode participar dessas meditações online aqui.

Para baixar a música desta meditação, clique aqui

MeditaçãoMeditações Ativas OSHOMeditação OSHO Vipassana

Meditação OSHO Vipassana™

Meditação OSHO Vipassana™

Esta meditação é baseada em um método de Gautama, o Buda. É para praticar a consciência, a vigilância, a atenção plena, o testemunho. A forma OSHO de Vipassana permite que esta seja uma experiência confortável e “suculenta”, não seca.
Vipassana pode ser feita de diferentes maneiras. A seguir está um formato OSHO de uma hora, dividido em duas etapas.

Instruções:
A meditação dura uma hora e possui duas etapas. Você ficará sentado por 45 minutos, seguidos de 15 minutos de meditação de caminhada lenta. Você também pode optar por continuar sentado durante uma hora inteira.

Primeira etapa: 45 minutos
Encontre uma posição sentada confortável. Não há problema em mudar de posição se necessário, movendo-se lentamente, com consciência. Enquanto está sentado, seus olhos estão fechados.
A essência da Vipassana é observar e aceitar tudo o que está acontecendo. Enquanto estamos sentados, o principal objeto a observar é a subida e descida da barriga, ligeiramente acima do umbigo, causada pela respiração natural. Não é uma técnica de concentração, portanto, enquanto observa a respiração, muitas outras coisas desviarão sua atenção. Nada é uma perturbação em Vipassana, inclui tudo como pensamentos, julgamentos, sentimentos, sensações corporais e impressões do mundo exterior. Observe o que quer que surja e retorne suavemente à respiração quando tiver escolha. Lembre-se de que é o processo de assistir que é importante, e não tanto o que você está assistindo.

Segunda Etapa: 15 minutos
Agora o principal objeto a ser observado é a sensação dos pés tocando o chão durante a caminhada. Sua atenção pode se concentrar em outras coisas. Observe o que surge e sempre que tiver escolha, traga suavemente sua atenção de volta para os pés que tocam o chão.
Mantenha os olhos baixos, olhando alguns passos à frente. É uma caminhada lenta e natural, cerca de metade da sua velocidade normal.

Nota:
Se você estiver fazendo isso em grupo com um facilitador presente, enquanto estiver sentado, você poderá receber tapinhas na cabeça com o bastão Vipassana. Isto é para ajudá-lo a estar alerta e lhe dar energia extra e incentivo para assistir.

 

Osho explica sobre esta meditação:
“Deixe a coluna ficar ereta e o corpo solto, pendurado na coluna – não tenso. O corpo deve estar solto, relaxado, a coluna ereta, para que a gravitação tenha menos influência sobre você.”

“Vipassana significa simplesmente testemunhar. E esse tem sido o esforço de toda a minha vida: ensinar-lhe a consciência, o testemunho, o estado de alerta, a consciência.”

“Quando eu digo observar, não tente observar; caso contrário, você ficará tenso novamente e começará a se concentrar na respiração. Simplesmente relaxe, permaneça relaxado, solto. E veja – porque o que mais você pode fazer? Você está aí, nada a ser feito, tudo aceito, nada a ser negado, rejeitado, sem luta, sem briga, sem conflito, respirando fundo – o que você pode fazer? Você simplesmente observa. Lembre-se, simplesmente observe; não faça esforço para assistir.”

“Aqui, Vipassana é uma experiência suculenta; não está seco.
“Tenho algumas críticas à Vipassana que está sendo praticada em terras budistas. Todos eles o tornaram muito seco, parecido com um deserto; nada floresce, nem vegetação; tudo é simplesmente profissional. Quero que você aprenda a meditação como uma brincadeira, como uma brincadeira.
“Seu silêncio não deveria ser o silêncio de um cemitério, seu silêncio deveria ser o silêncio de um jardim. De vez em quando um pássaro começa a cantar, mas não perturba o silêncio, aprofunda-o. De vez em quando a brisa vem com o seu canto, passa pelos pinheiros, mas não perturba o silêncio, aprofunda-o.
“Eu quero uma meditação que possa rir, que possa dançar.”

“Todas as meditações – centenas de técnicas – estão disponíveis, mas a essência de todas essas técnicas é a mesma, apenas as suas formas diferem. E a essência está contida na meditação Vipassana.
“Essa é a meditação que tornou mais pessoas iluminadas no mundo do que qualquer outra, porque é a própria essência. Todas as outras meditações têm a mesma essência, mas em formas diferentes; algo não essencial também está associado a eles. Mas Vipassana é pura essência. Você não pode abandonar nada e não pode acrescentar nada para melhorá-lo.
“Vipassana é uma coisa tão simples que até uma criança pequena pode fazer.”

OSHO® Gibberish Meditation

OSHO ® Gibberish Meditation

O Gibberish é uma das maneiras mais científicas de limpar sua mente. É uma técnica catártica que estimula sons e movimentos corporais expressivos, seguidos de um mergulho profundo ou de um relaxamento silencioso.

Instruções:
A meditação dura 30 minutos e tem dois estágios.
Para o segundo estágio, duas opções são dadas e você pode escolher a que se encaixa melhor no momento.

Primeiro estágio: 15 minutos
Sozinho ou em grupo, feche os olhos e comece a dizer tudo o que precisa ser expresso dentro de você - tudo o que você sempre quis dizer e não foi capaz de dizer por causa da civilização, educação, cultura, sociedade. Simplesmente faça isso totalmente, com entusiasmo. Qualquer coisa que esteja se movendo em sua mente, jogue fora. Apenas evite o idioma que você conhece. Se você não sabe chinês, fale em chinês! Use o japonês se não souber japonês. Não use alemão se você souber alemão.
Revele toda a sua loucura em lixo, algaravia, sons, gestos. Simplesmente permita tudo o que vier à sua mente, sem se preocupar com sua racionalidade, razoabilidade, fazer sentido, significância. Pela primeira vez, tenha liberdade - igual a todos os pássaros.
A mente sempre pensa em termos de palavras. O Gibberish ajuda a quebrar esse padrão de verbalização contínua. Não se preocupe se é árabe, hebraico ou chinês, você pode falar qualquer idioma que não conheça. Apenas evite a língua que você conhece, porque a língua que você conhece não revelará suas tolices. Sem suprimir seus pensamentos, você pode jogá-los fora – no Gibberish. E da mesma forma, deixe seu corpo ser expressivo.
Seja sincero, torne isso uma realidade. Simplesmente enlouqueça.

Segundo estágio: 15 minutos - opção 1
Deite-se de bruços e sinta como se estivesse se fundindo com a Mãe Terra. A cada expiração, sinta-se fundindo com o solo abaixo de você.

Segundo estágio: 15 minutos - opção 2
Relaxe silenciosamente - sentado, com os olhos fechados, observando o céu interior.

 

Osho explica sobre esta meditação:
“Estou lidando com o humano contemporâneo, que é o ser mais inquieto que já evoluiu na terra. Mas as pessoas para ficarem em silêncio; você tem que simplesmente permitir jogar fora sua loucura, sua insanidade, então elas mesmas silenciam. ”

Nota:
Para maior compreensão do gibberish, consulte também o OSHO Encontro Noturno.

 Fonte:https://www.osho.com/pt/meditation/osho-active-meditations/
















Comentários