TEM RETENÇÃO DE LÍQUIDOS? VEJA ALIMENTOS E HÁBITOS QUE AJUDAM A COMBATER O PROBLEMA

 Retenção de líquidos gera sensação de inchaço e peso em pernas, tornozelos, mãos e abdômen

Tem retenção de líquidos? Veja alimentos e hábitos que ajudam a combater o problema

Hormônios, alto consumo de sódio e problemas renais são alguns dos fatores que podem gerar retenção de líquidos

 

Por 

Lorena Balerio

 Em La Nacion

22/12/2023 11h56  Atualizado há 2 meses


A retenção de líquidos é um transtorno comum que provoca o acúmulo excessivo de líquidos nos tecidos do corpo. Podemos percebê-la em diferentes partes do corpo, como pernas, tornozelos, mãos e abdômen. Na temporada de temperaturas mais altas, muitas pessoas notam que isso se agrava, o que causa uma sensação constante de inchaço e peso.

Manter-se ativo, seguir uma dieta saudável, reduzir o consumo de sódio e beber água suficiente são alguns hábitos que ajudam a combater a retenção de líquidos ou, pelo menos, a diminuir os sintomas incômodos associados a esse transtorno.

Por que retenho líquidos? Esta é geralmente uma pergunta comum e complexa, já que pode ser devido a vários fatores:


  1. Hormônios: certas mudanças hormonais, especialmente nas mulheres associadas ao ciclo menstrual, gravidez ou menopausa, podem contribuir para a retenção de líquidos;
  2. Dieta rica em sódio: o excesso de sódio faz com que o organismo retenha mais água para diluir o excesso de sal no corpo;
  3. Medicamentos: alguns medicamentos (corticoides, antidepressivos e alguns medicamentos para pressão arterial) podem causar retenção como efeito colateral;
  4. Problemas renais ou cardíacos: problemas renais podem alterar o equilíbrio de líquidos no corpo, e na insuficiência cardíaca, o coração não consegue bombear sangue eficientemente, o que pode levar à acumulação de líquido.

Sinais

Para saber se você retém líquidos, verifique se alguns desses sintomas estão presentes:

  1. Peso e inchaço: geralmente ocorre nas extremidades, pés, tornozelos e pernas, mas também em outras áreas, como mãos, abdômen e rosto. Você pode sentir que suas pernas estão mais pesadas do que o normal e também certa tensão na parte do corpo afetada.
  2. Peso: em um curto período de tempo e sem mudanças na dieta ou estilo de vida, uma mudança abrupta de peso pode estar relacionada à retenção de líquidos.
  3. Pele Esticada: a pele pode parecer esticada, brilhante ou, ao pressionar com o polegar áreas como tornozelos ou coxas, o retorno da cor sanguínea fica mais lento do que o normal (fica mais branca por mais tempo).
  4. Joias apertadas: você percebe que anéis e pulseiras estão mais justos do que o habitual e é difícil removê-los.

Como prevenir a retenção de líquidos com a alimentação

Alguns ingredientes têm efeito desintoxicante e diurético, capazes de eliminar líquidos e a sensação de "inchaço" que também pode ser sentida. Chá verde, abacaxi, cavalinha e dente-de-leão são alguns exemplos.

Ajustes na sua dieta

Comer apenas abacaxi e tomar chá verde não fará milagres; é importante limitar o consumo de sódio e alimentos que contenham sal camuflado, como os ultraprocessados (refeições pré-cozidas, snacks salgados), enlatados e em conserva, embutidos, queijos gordurosos.

Também é necessário controlar o consumo de alimentos fritos, ricos em gorduras saturadas, refrigerantes e bebidas açucaradas, que, além do sódio, sobrecarregam os rins e o fígado devido ao excesso de aditivos e corantes artificiais.

As refeições ricas em farinhas brancas ou refinadas (pão branco, massa, arroz branco) aumentam não apenas a quantidade de água no corpo, mas também dificultam a excreção de sal pelos rins.

É fundamental incluir frutas e verduras na dieta, além de consumir pepinos, melancia, aspargos e abacaxi. Cereais integrais também podem ser adicionados, melhorando o método de cozimento, evitando frituras e pré-fritos. Outro ajuste a ser considerado é se acostumar a usar especiarias em vez de sal (por exemplo, pode-se temperar com pimenta, páprica, coentro, curry, orégano, tomilho, manjericão).

Magnésio e B6 na dieta

Folhas verdes, nozes, ervilhas e grãos são fontes de magnésio, um mineral extremamente importante. É fundamental para os músculos e ajuda a reduzir a retenção de água em mulheres, especialmente quando a retenção de líquidos é secundária ao ciclo menstrual e se intensifica nos dias que antecedem o período.

Na deficiência de vitamina B6, a retenção de líquidos aumenta. Alimentos ricos nessa vitamina incluem atum, sementes de girassol, pistaches, batata, frango, carne magra e bananas.

Hidratação

Retenção de líquidos não significa evitar a ingestão de água, pelo contrário. Beber água suficiente ajuda a eliminar o excesso e contribui para o funcionamento normal dos rins. Começar com 8 copos de água por dia é um bom começo.

Praticar atividade física

O exercício regular pode estimular a circulação e reduzir a retenção de líquidos. Atividades aeróbicas de baixo impacto, como caminhar, nadar ou andar de bicicleta, são um bom começo, sempre adaptadas às capacidades de cada pessoa.

Elevar as pernas

Um remédio caseiro e fácil de implementar é elevar as pernas acima do nível do coração por 20 a 30 minutos.

Meias de compressão

Elas ajudam a melhorar a circulação e são grandes aliadas para quem passa muito tempo sentado ou em pé no trabalho.

Eliminar a retenção de líquidos varia de pessoa para pessoa e não é linear. Nos casos mais leves, mudar a dieta e o estilo de vida ajuda a melhorar, mas em casos mais graves e de longa duração, pode levar meses, e é sempre aconselhável procurar a ajuda de um profissional de saúde.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/12/22/tem-retencao-de-liquidos-veja-alimentos-e-habitos-que-ajudam-a-combater-o-problema.ghtml

Comentários