'SOPRO DO DIABO': NOVA DROGA APELIDADA DE BURUNDANGA DEIXA VÍTIMA INCONSCIENTE E VULNERÁVEL A GOLPES; ENTENDA

 Burundanga: nova droga apelidada de 'Sopro do Diabo' deixa vítima inconsciente e vulnerável a golpes; entenda

'Sopro do Diabo': nova droga apelidada de Burundanga deixa vítima inconsciente e vulnerável a golpes; entenda

Sem cheiro ou sabor, substância é colocada em bebidas e faz com que vítimas forneçam informações pessoais, financeiras e depois sofrem 'apagão'

Por O Globo — Rio de Janeiro

20/02/2024 04h01  Atualizado há um mês

As autoridades colombianas buscam alertar turistas sobre uma nova droga que é usada em golpes pelo país. Conhecida como Burundanga ou 'borrachera', a substância é extraída de uma planta com flores brancas em forma de sino, com propriedades relaxantes presentes em medicamentos contra dor. No entanto, a mistura com outros químicos resulta em um pó inodoro e sem sabor que é dissolvido facilmente em bebidas e comidas sem a vítima conseguir perceber.


Seria uma espécie de novo 'boa noite, Cinderela', mas ainda mais potente. Muito usada em festas e encontros mediados por apps de relacionamento, o 'Sopro do Diabo' faz com que uma pessoa perca a total autonomia sobre seu corpo. Em face à vulnerabilidade, a vítima passa informações pessoais, bancárias, bens valiosos aos criminosos antes de 'apagar' e esquecer quase tudo o que ocorreu na noite anterior. Além disso, ela também é chamada de 'droga do estupro', pelos inúmeros registros de intoxicação prévia em casos de abuso sexual.

O golpe financeiro tem sido aplicado com frequência em estrangeiros que chegam à Colômbia para passar férias e procuram encontros em aplicativos como o Tinder. Segundo o jornal El Tiempo, a embaixada dos Estados Unidos estima que oito cidadãos morreram em decorrência do uso de Burundanga, em Medellín, seja por overdose ou homicídio.

O caso se complica ainda mais porque a rapidez de ação da droga é impressionante. Além disso, a substância é capaz de desaparecer no sangue após seis horas, e na urina em 12 horas, ou seja, torna-se difícil rastrear após o golpe. O problema de memória que o pó causa na vítima também atrapalha o trabalho da polícia, que não consegue relatos precisos sobre os criminosos.

O prejuízo é igualmente assustador. Uma vítima do início de janeiro foi com a família até a Colômbia e, após ser abordado por um homem com bebidas em um hotel, perdeu cerca de R$ 63 mil em compras de cartão de crédito e golpes que pediam dinheiro aos seus familiares.

Outro caso é relatado por um homem que convidou uma mulher para assistir a um jogo de futebol em sua casa. Depois da segunda taça de vinho, ele ficou inconsciente. Quando acordou, a golpista havia levado todos os pertences do apartamento, incluindo os passaportes dos membros da família da vítima.

Decisão ocorre depois que o governo canadense descriminalizou o porte de pequenas quantidades de cocaína, heroína e outras drogas pesadas — Foto: Freepik
Decisão ocorre depois que o governo canadense descriminalizou o porte de pequenas quantidades de cocaína, heroína e outras drogas pesadas — Foto: Freepik

Uma terceira vítima contou à imprensa que foi dopado após sair em um encontro com uma mulher que conheceu no Tinder e que insistia para que ele experimentasse um prato típico colombiano. De acordo com o New York Times, o homem acordou sem lembrar de muitos detalhes do que ocorreu após o jantar, mas estava sem notebook, celular, documentos e com prejuízo de R$ 35 mil.

Apesar da maior frequência atual e de ser considerada 'nova', a droga tem relatos de uso atrelados a golpes que datam de 1995, segundo o Wall Street Journal, dos Estados Unidos.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/epoca/noticia/2024/02/20/sopro-do-diabo-nova-droga-apelidada-de-burundanga-deixa-vitima-inconsciente-e-vulneravel-a-golpes-entenda.ghtml

Comentários