'SÍNDROME DA FACE DEMONÍACA': O DISTÚRBIO TEM CURA? VEJA O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS

 Exemplo de como uma pessoa com prosopometamorfopsia (PMO, na sigla em inglês) vê outras faces

'Síndrome da face demoníaca': o distúrbio tem cura? Veja o que dizem especialistas

A condição altera a percepção visual, fazendo com que os indivíduos vejam aparências faciais distorcidas, incluindo forma, tamanho, textura ou cor

Por O Globo — Rio de Janeiro

27/03/2024 15h14  Atualizado há 3 horas

"síndrome da face demoníaca", como é conhecida a condição neurobiológica rara chamada de prosopometamorfopsia (PMO, na sigla em inglês), com cerca de 100 casos relatados em todo o mundo. Quem sofre desta condição, tem como um dos principais sintomas ver a face de outras pessoas de forma distorcida, seja na forma, tamanho, textura ou cor.


No site em que o pesquisador e sua equipe fizeram especialmente para promover maior conhecimento sobre a condição rara, é indicado que a síndrome se apresenta de diferentes formas. A classificação do PMO é feita com base na região da face afetada pela distorção.

Qual é a causa da 'Síndrome da face demoníaca?

Embora o gatilho exato permaneça desconhecido, os especialistas acreditam que ele decorre de uma disfunção na rede cerebral responsável pelo processamento facial. Alguns casos de PMO foram associados a traumatismo cranioencefálico, acidente vascular cerebral, epilepsia ou enxaquecas, enquanto outros apresentam a condição sem alterações estruturais evidentes em seus cérebros.

Existe tratamento?

Segundo o pesquisador do departamento de Ciências Psicológicas e do Cérebro, as distorções faciais podem desaparecer completamente após alguns dias ou semanas, no entanto, em alguns casos, elas persistem por anos seguidos. Ainda não existe uma resposta concreta sobre essa duração e como consequência, também não existe uma linha de tratamento comprovada.

Jan Dirk Blom, professor de psicopatologia clínica na Universidade de Leiden, na Holanda, explicou, em entrevista à revista Scientific American, que é preciso fazer exames de rotina, como uma ressonância magnética cerebral (MRI), um eletroencefalograma (EEG) e exames de sangue para que, pelo menos, seja estabelecido se existe um distúrbio neurobiológico subjacente ao PMO.

Duchaine, por sua vez, destaca que um caminho possível de tratamento são intervenções para resolver os problemas subjacentes ao distúrbio. Isso inclui medicamentos para enxaqueca, medicamentos antiepilépticos e cirurgia para remover tumores.

"Em alguns destes casos, as distorções foram reduzidas ou resolvidas após as intervenções, mas como estes são geralmente estudos de caso único e as distorções frequentemente se resolvem por si só, por vezes não é claro se a intervenção contribuiu para a melhoria", escreveu o pesquisador no site sobre o tema.

De acordo com o especialista em PMO, professor Brad Duchaine, do Dartmouth College, nos Estados Unidos, a forma como um ser humano faz o processamento do que vê no rosto de outro indivíduo depende de uma rede complexa presente no cérebro, e a disfunção dessa rede pode produzir uma ampla variedade de deficiências, incluindo este distúrbio.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/03/27/sindrome-da-face-demoniaca-o-disturbio-tem-cura-veja-o-que-dizem-especialistas.ghtml

Comentários