GAZA CONTABILIZA 30 MIL MORTOS EM CINCO MESES DE GUERRA: 'SÃO MAIS MORTOS EM GAZA DO QUE EM 20 ANOS NO AFEGANISTÃO1, DIZ ATIVISTA ISRAELENSE

 Parentes choram durante funeral de entes queridos em cemitério de Rafah, no sul da Faixa de Gaza


Gaza contabiliza 30 mil mortos em cinco meses de guerra

Conflito já é de longe o mais mortal dos cinco que colocaram Israel contra o Hamas, superando os números de 2014, quando 2.250 palestinos morreram em ataques israelenses

 

Por 

Adel Zaanoun

 e 

Phil Hazlewood

 Em AFP — Gaza

29/02/2024 02h13  Atualizado há 2 semanas

O Ministério da Saúde de Gaza anunciou, nesta quinta-feira, que mais de 30 mil pessoas morreram no enclave desde o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, em outubro. Iman Musallam, uma pessoa deslocada pelo conflito, acha difícil entender que tantos tenham perdido a vida em quase cinco meses, embora ela acredite que, na realidade, haja muito mais: tudo indica que várias pessoas estejam enterradas sob os escombros dos bombardeios israelenses.


— Não sabemos quantos mártires haverá [no final da guerra] — disse a professora de 30 anos, que conseguiu se alojar em um prédio da ONU transformado em abrigo em Rafah, cidade no extremo sul da Faixa.

A guerra atual já é de longe a mais mortal das cinco que colocaram Israel contra o Hamas, superando o número de 2014, quando 2.250 palestinos morreram. Essas inúmeras “tragédias” e “sofrimentos” terão consequências desastrosas para os palestinos por “gerações”, disse à AFP Ahmed Orabi, professor de ciências políticas da Universidade de Gaza.

Segundo dados do Ministério da Saúde palestino, cujos números são confiáveis pelas Nações Unidas, 79 pessoas morreram em ataques durante a madrugada, elevando o número de mortos para 30.035 e 70.457 feridos desde 7 de outubro. Cerca de 70% dos mortos são mulheres e crianças, de acordo com a mesma fonte.

O conflito foi desencadeado em 7 de outubro, quando comandos islâmicos invadiram o sul de Israel, mataram cerca de 1.160 pessoas, a maioria civis, e sequestraram cerca de 250, de acordo com uma avaliação baseada em dados oficiais israelenses. Em retaliação, Israel lançou uma grande ofensiva aérea e terrestre contra o território palestino.

Em Gaza, os cemitérios estão lotados e não há mais sacos suficientes para embrulhar os corpos. Os moradores enterram seus mortos da melhor forma que podem. Um fazendeiro enterrou seus três irmãos e cinco filhos em seu pomar de frutas cítricas; em outro lugar, as pessoas cavaram uma vala comum em um campo de futebol.

Medo de Rafah

Aos olhos dos palestinos, “o grande número de mulheres, crianças e idosos mortos não deixa dúvidas de que se trata de massacres”, observou o professor Orabi. Bombardeios aéreos, fogo de artilharia e franco-atiradores devastaram bairros inteiros e forçaram muitas famílias a fugir, muitas vezes com a roupa do corpo. Muitos sobrevivem graças à solidariedade de parentes ou estranhos, em um território com cerca de 40 km de comprimento e 10 km de largura, sob forte cerco israelense.

Mais de 70% dos 2,4 milhões de habitantes de Gaza foram deslocados pela guerra e a população está ameaçada pela fome, segundo a ONU. As Nações Unidas, assim como muitos líderes internacionais, agora teme uma carnificina em Rafah, onde Israel quer concluir sua ofensiva terrestre contra o Hamas. Há cerca de 1,5 milhão de pessoas na área, 80% delas deslocadas pela guerra.

Luto permanente

Em Israel, a atenção continua voltada para as vítimas do ataque de 7 de outubro. E, especialmente, no destino dos 130 reféns ainda mantidos pelo Hamas, 30 dos quais teriam morrido. No final de novembro, uma trégua de uma semana levou à troca de cem reféns por 240 prisioneiros palestinos mantidos em Israel.

Embora o Ministério da Saúde do Hamas não divulgue o número de mortos entre seus combatentes, o Exército de Israel estima que sejam 10 mil, enquanto 240 soldados israelenses teriam morrido na ofensiva. As baixas civis também incluem jornalistas que trabalham em Gaza para fazer reportagens sobre a guerra. De acordo com o Comitê de Proteção aos Jornalistas, pelo menos 88 profissionais da mídia foram mortos.

Gaza se tornou um local de luto permanente e não se passa um dia sem um funeral, que as famílias têm de improvisar em função da guerra. Devido à falta de combustível, os corpos são frequentemente transportados em carroças de burro. E as equipes dos hospitais, exaustas e carentes de tudo, às vezes têm que usar caminhões de sorvete para armazenar os corpos antes dos enterros.


Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2024/02/29/ministerio-da-saude-do-hamas-relata-que-vitimas-de-ataques-de-israel-em-gaza-ja-somam-mais-de-30-mil-mortos.ghtml


'São mais mortos em Gaza do que em 20 anos no Afeganistão', diz ativista israelense

Comparação de professor judeu se refere aos 30 mil mortos pelo cerco e ofensiva de Israel em Gaza, segundo autoridades palestinas, e os documentados 12,4 mil civis mortos por EUA e aliados na guerra

Por 

Eduardo Graça

 — Ann Arbor, EUA

03/03/2024 04h30  Atualizado há uma semana

O israelense Shimri Zameret é ativista pela paz no Oriente Médio desde os 14 anos. Aos 18, foi preso por 21 meses por se recusar a servir as Forças Armadas de seu país em objeção à ocupação da Cisjordânia. Três anos depois, quase morreu ao ser esfaqueado, em Israel, por um extremista. Mestre em Políticas Globais pela London School of Economics, um dos diretores da Refuser Solidarity Network, estava na primeira tenda do Occupy London. Também foi um dos idealizadores dos Campos de Ação Climática, erguidos em protestos durante reuniões do G8 e G20 mundo afora.


Zameret lança ano que vem “The world is broken” (“O mundo está quebrado”), resultado de uma década de pesquisas sobre como a resistência civil e os avanços sociais podem informar a reforma de instituições globais, “um sistema disfuncional, incapaz de arbitrar as questões mais consequentes de nossos tempos”. Judith Butler, um dos nomes centrais da filosofia contemporânea, afirmou que “seu ativismo é um modelo de liderança moral”.

O GLOBO conversou com Zameret, que é casado com a socióloga brasileira Luciana de Souza Leão, com quem tem uma filha, na semana das prévias presidenciais do Michigan. Na terça-feira, o “Listen to Michigan” (“Ouça o Michigan”), liderado pela comunidade árabe-americana, celebrou mais de 100 mil votos de protesto contra a candidatura à reeleição de Joe Biden por conta de seu suporte a Israel nas ações de Gaza. Com apoio de lideranças da comunidade judaica local e estudantes, o grupo exige que Washington defenda o imediato cessar-fogo e o fim do financiamento de armas para Israel, e teve o apoio do acadêmico.

Shimri Zameret — Foto: Eduardo Graça
Shimri Zameret — Foto: Eduardo Graça

Professor-adjunto da Universidade do Michigan, Zameret dá uma aula concorrida na Escola de Direitos Humanos, onde lidera pesquisa sobre o conflito palestino-israelense, governança global e resistência civil.

Qual a dimensão dos mais de 100 mil votos de protesto por Gaza nas primárias democratas do Michigan?

Uma demonstração da mobilização da sociedade civil americana em busca de justiça e de paz no Oriente Médio. Biden vive um dilema político e ético, as pesquisas mostram que a maioria esmagadora da população americana defende o cessar-fogo. Veja bem, espero que Donald Trump perca as eleições em novembro. Mas o recado do Michigan é que há risco real de Biden não ser reeleito por erros graves na política externa.

Uma das críticas ao movimento de estudantes pró-Palestina, que engrossou o “Listen to Michigan”, é não destacar o ataque do Hamas e os mais de 1.200 mortos pelos atos terroristas. Não é um erro?

Há antissemitismo na Europa e nos EUA, cantam-se nos protestos slogans antissemitas, e é nossa responsabilidade denunciá-los. Mas os estudantes percebem diferença estrutural, em seus quintais, nessa guerra: o apoio dos países ocidentais a Israel, em um contexto de uma década e meia de manutenção da população palestina de Gaza em uma cadeia a céu aberto. Muitos desses ativistas, inclusive, estão pagando um preço alto, que bem conheço, o de ser preso, pela resistência civil.

O senhor foi preso em Israel ao se recusar a servir as Forças Armadas por objeção à ocupação da Cisjordânia…

Sim. E também fui vítima da violência política do Oriente Médio. Quase morri após sofrer um atentado, em Haifa, na costa israelense, quando tinha 21 anos e trabalhava para um deputado de origem palestina. Era um dos organizadores de uma manifestação pacifista e fui esfaqueado duas vezes. A pessoa não foi presa, mas a suspeita é de que se tratava de um teste para fazer parte do Hamas. Também pode ter sido um extremista nacionalista judeu. Pois o atentado não mudou minhas crenças. Meus inimigos estão no poder, nos dois lados. Eles veem a guerra como um negócio que os beneficia mutuamente e perpetua a guerra.

A morte de mais de uma centena de palestinos famintos quando buscavam comida pode aumentar a pressão por um cessar-fogo?

Isso aconteceu no Líbano, em 1996, quando centenas de civis morreram em situação de barbárie durante o conflito com Israel. Mas, infelizmente, não creio que acabamos de presenciar o fato trágico que mudará o curso da guerra. A fome, a tentativa desesperada de conseguir comida nos caminhões de ajuda humanitária, os tiros e as mortes são, tristemente, imagens terríveis de mais um dia na Faixa de Gaza. E a mídia israelense, em geral, segue repetindo as narrativas do governo [de Benjamin] Netanyahu. Palavras não pressionam Netanyahu, mas, sim, parar de vender armamento para Israel. Outra [forma] é impor sanções econômicas. Outra é deixar de vetar resoluções de cessar-fogo no Conselho de Segurança da ONU.

Como vê o paralelo feito pelo presidente Lula entre a morte de milhares de palestinos em Gaza por conta da ações de Israel e o Holocausto?

Concordo com ele. Há diferenças importantes entre os dois momentos históricos, o Hamas tem homens armados. Mas o paralelo também é claro. Qual foi a lição histórica do Holocausto? Que foi terrível para os judeus, ou que genocídios não devem acontecer jamais novamente, vitimando qualquer grupo? Ou os palestinos são exceção? A identidade israelense hoje é a da criança abusada que se tornou um pai abusivo.

De que forma?

Sou um judeu israelense. A maior parte da minha família morreu no Holocausto. E o que me deixa acordado de noite é saber que são judeus fazendo isso. Deveríamos saber o peso, o horror, o legado disso. Nós, ativistas pela paz, denunciamos há décadas que o cerco a Gaza e a ocupação da Palestina são insustentáveis. Hoje, da pior forma possível, faz-se o consenso global sobre o fato.

Além do governo israelense, associações representativas da comunidade judaica no Brasil denunciaram a fala como antissemita. E o bolsonarismo usa o fato nas redes sociais e nas ruas como pauta política…

Lula pode ter criado um problema político interno, ter sido pouco cuidadoso com as palavras que usou. Mas é ridículo classificá-la como antissemita. Singularizar o Holocausto, sim, é que é antissemita. Também não concordo que esse é um paralelo que só poderia ser feito por nós, judeus. Todos, inclusive os que, como eu, não são especialistas em qualificar se estamos ou não presenciando mais um genocídio — e vários catedráticos de Direito Internacional concordam que a definição se aplica nesse caso — temos a obrigação moral de falar o que Lula falou. Já são mais mortos em cinco meses de conflito em Gaza do que nos 20 anos de ocupação americana no Afeganistão [enquanto cerco e ataques de Israel ao enclave deixaram mais de 30 mil mortos, segundo autoridades palestinas, há documentação de 12,4 mil civis mortos pelos EUA e aliados em 20 anos no Afeganistão**]. É um massacre. E premeditado.

Pois sabia-se que uma invasão causaria um número imenso de mortes, inclusive de crianças e mulheres?

Sim. O governo Netanyahu, a imprensa israelense, o Hamas, Washington, todos sabiam. Ninguém evitou. É preciso, mais do que nunca, dar nomes aos perpetradores de crimes de guerra e do genocídio, que devem ser investigados devidamente. Não é para criticar a fala do Lula, é para repeti-la, até o cessar-fogo.

Como as instituições globais estão se saindo nas guerras em Gaza e na Ucrânia?

Pessimamente. Permitem que essas guerras continuem e acentuam, assim, a urgência de reformas. Elas são incapazes de lidar com outros problemas cruciais de nosso século, como alterações climáticas, pandemias e crises financeiras globais. No Conselho de Segurança, EUA e a Rússia protegem ditadores e criminosos de guerra. Ele é hoje a causa estrutural dos horrores em Gaza. Talvez a gente não se dê conta do significado disso, mas o Conselho de Segurança é financiado pelos impostos de cidadãos dos países-membros, incluindo vocês, brasileiros. Nós todos, no fim, estamos bancando uma instituição que protege criminosos de guerra.

E o que se pode fazer em relação a isso?

Deixar claro que não se concorda em financiar um Conselho que não dá ao contribuinte poder de voz em suas decisões. Uma reação adulta e democrática, uma campanha de pressão sobre os parlamentos para abandonarem algo que não funciona. O governo brasileiro busca uma cadeira permanente no Conselho de Segurança, ter poder de veto e exercer liderança de fato, crê Brasília, no Sul Global. Mas o mundo não precisa alargar o poder de veto no Conselho, mas, sim, democratizar suas decisões. O governo brasileiro, poderia, por exemplo, apoiar ideias em discussão na academia e no terceiro setor, como as campanhas para a criação da Assembleia Parlamentar da ONU e da Assembleia Global de Cidadãos, alternativas para a ditadura do veto.

*Enviado especial do GLOBO em Ann Arbour, EUA

**Levantamento feito por Neta C. Crawford, professor da Universidade Oxford que é codiretor do Projeto Custos da Guerra da Universidade Brown. Até março de 2023, havia estimativa de que mais de 70 mil civis afegãos e paquistaneses morreram em consequência da guerra. Total inclui impacto indireto da ocupação, como doenças e fome, além de atos de violência de outros atores que atuam nos países, como a milícia fundamentalista islâmica do Taleban.


Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2024/03/03/sao-mais-mortos-em-gaza-do-que-em-20-anos-no-afeganistao-diz-ativista-israelense.ghtml

Comentários