FIOCRUZ: APENAS 10% DAS CRIANÇAS TEM COBERTURA VACINAL COMPLETA CONTRA A COVID-19 NO BRASIL

 Menina recebe dose de vacina contra a Covid em São Paulo —

Fiocruz: apenas 10% das crianças tem cobertura vacinal completa contra a Covid-19 no Brasil

Estudo do Observa Infância alerta para a baixa taxa de vacinação entre meninos e meninas de 3 a 11 anos

Por O GLOBO — São Paulo

11/03/2024 10h51  Atualizado há 7 horas

 


A cobertura vacinal contra a Covid-19 entre crianças e adolescentes continua baixa no Brasil. A conclusão é de um estudo realizado pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), da Fiocruz e Unifase. Dados de fevereiro de 2024 do Ministério da Saúde mostram que a cobertura vacinal completa (3 doses) de crianças de 3 a 11 anos está em 9,9%.

O boletim também aponta para uma queda importante no número de óbitos nessa faixa etária após o início da vacinação, indicando a eficácia do imunizante. No entanto, a baixa procura pela vacina ainda preocupa, pois está associada à continuidade da mortalidade pela doença, alerta o documento.


“A análise mostra que temos uma vacina segura, eficiente e disponível em todos os municípios. Precisamos usar o recurso que nós temos para garantir a saúde das crianças, especialmente em um cenário desfavorável com a circulação de outras doenças perigosas, como a dengue”, alerta o pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenador do Observa Infância, Cristiano Boccolini, em comunicado.

Os dados analisados pelos pesquisadores mostraram que a taxa de vacinação em crianças de 3 a 4 anos está em 23% para duas doses e apenas 7% para o esquema vacinal completo. Na faixa de 5 a 11 anos, a cobertura sobe para 55,9% com duas doses e 12,8% completando o esquema com três doses.

Para analisar o impacto da vacinação nas mortes por Covid-19, o Observa Infância analisou os dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica de Gripe (Sivep-Gripe/Fiocruz) das oito primeiras semanas epidemiológicas de cada ano, entre 2021 e 2024.

Nas primeiras 8 semanas de 2021, foram registradas 118 mortes pela doença entre crianças e adolescentes até 14 anos. O mesmo período do ano de 2022 registrou um total de 326 mortes por Covid-19 nesta faixa etária, o que representou quase a metade (47,1%) das mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Em 2023, com o imunizante contra a Covid-19 disponível para crianças a partir dos seis meses no Brasil foram registrados 50 óbitos pela doença. De acordo com o boletim, a proporção dessas mortes em relação ao total de óbitos por SRAG nesse ano e período foi de 24,5%. No mesmo período de 2024, foram observadas 48 mortes, representando 32,4% das mortes por SRAG.

A cobertura vacinal para a faixa etária de crianças e adolescentes de até 14 anos está em 11,4%, semelhante ao percentual de 14,9% observado na população adulta (considerando o esquema completo com as quatro doses da vacina), o que mostra uma baixa cobertura vacinal contra a Covid-19 em todas as faixas etárias.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2024/03/11/fiocruz-apenas-10percent-das-criancas-tem-cobertura-vacinal-completa-contra-a-covid-19-no-brasil.ghtml

Comentários