COMO É O 1º SUPERCARRO DO MUNDO, DE 1903, VENDIDO POR R$ 60 MILHÕES

 Mercedes-Benz Simplex 60hp

Como é o 1º supercarro do mundo, de 1903, vendido por R$ 60 milhões

O Mercedes-Simplex, de 60 cv, foi o veículo de produção mais rápido do mundo em sua época

Por 

Fernando Pedroso

27/03/2024 16h05  Atualizado há uma hora


Quando falamos em supercarros hoje tratamos de números inimagináveis. Acelerações até os 100 km/h em 2 segundos e velocidades máximas na casa dos 350 km/h. Mas em 1903 isso era bem diferente. O carro de produção mais rápido do mundo naquela época era o Mercedes-Simplex 60 HP, vendido neste mês em um leilão na Califórnia (EUA) por US$ 12,1 milhões, o que chega perto dos R$ 60 milhões em uma conversão direta.


O motor dele era enorme, um quatro cilindros 9.2 litros que atingia os... 60 cv de potência(!), como o próprio nome diz. Hoje em dia qualquer 1.0 de três cilindros passa dessa potência facilmente. Tinha somente um carburador e uma transmissão feita por duas correntes com quatro marchas. Tudo isso para atingir a máxima de 130 km/h.

Com essas credenciais, o carro marcou os melhores tempos na Nice Speed ​​Week e na Castlewellan Hill Climb em 1903. Com o “Sixty”, a Mercedes ganhou outras corridas, como a Copa Gordon Bennett naquele mesmo ano.

Mercedes-Benz Simples 60hp — Foto: Divulgação/Gooding & Company
Mercedes-Benz Simples 60hp — Foto: Divulgação/Gooding & Company

Segundo o jornal inglês The Sun, o Mercedes-Simplex 60 HP leiloado é um dos cinco sobreviventes das 102 unidades produzidas e foi comprado há 121 anos pelo magnata dos jornais Alfred Harmsworth, primeiro Visconde Northcliffe. A placa A 740, diz a publicação, foi um dos primeiros registros em Londres.

O carro entraria para a coleção de Harmsworth em Sutton Place, a mansão Tudor onde residiu entre 1899 e 1917. Por lá, o supercarro dividiria espaço com modelos como Gardner-Serpollet, um Locomobile, um Daimler, um Renault monocilíndrico, um Panhard de 12 cv e um Mercedes-Simplex de 40 HP, considerado o primeiro carro Mercedes vendido na Inglaterra.


Depois de ser preparado em Nice, o “Sixty” do magnata correu na Promenade des Anglais, estabelecendo um recorde no teste de velocidade de um quilômetro antes de ser levado para a Inglaterra. O carro causou um certo espanto da imprensa local, afinal era um dos primeiros Mercedes modernos a chegar à ilha.

Mercedes-Benz Simplex 60hp — Foto: Divulgação/Gooding & Company
Mercedes-Benz Simplex 60hp — Foto: Divulgação/Gooding & Company

Nos anos anteriores à Primeira Guerra Mundial, Harmsworth fez uso regular do seu premiado Mercedes, viajando com ele por todo o Reino Unido. Suas correspondências privadas incluem muitas referências carinhosas ao “Velho Sixty”.

Após sua morte em agosto de 1922, o Mercedes foi legado a seu filho de 12 anos, Alfred John Francis Alexander Harmsworth. Ele ficou com o carro até 1954, quando o supercarro foi levado a Beaulieu, no sul da Inglaterra. O Mercedes-Simplex chegou a ser inscrito em algumas corridas de antigos e chegou a ser pilotado por nomes como Jim Clark e Bill Boddy. Em 1958, o Mercedes foi enviado para a Bélgica para participar no desfile de automóveis veteranos na Expo 58, a Feira Mundial de Bruxelas.

Com seu valor histórico sendo reconhecido, o Sixty finalmente foi aposentado e entrou para o acervo do Beaulieu Motor Museum, onde ficou em exposição estática por 60 anos.

O carro, então, foi levado para os Estados Unidos, onde foi leiloado pela Gooding & Company. “A Gooding & Company sente-se honrada por ter sido escolhida para encontrar um novo lar para o Harmsworth Sixty, sabendo que o seu segundo proprietário irá adquirir um dos automóveis verdadeiramente excelentes de todos os tempos”, escreveu a empresa em seu site.


Fonte:https://autoesporte.globo.com/carros/curiosidades-sobre-carros/noticia/2024/03/como-e-o-1o-supercarro-do-mundo-de-1903-vendido-por-r-55-milhoes.ghtml

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