CISNE NEGRO: O QUE É O CONCEITO E COMO ELE PODE SER UTILIZADO NO MERCADO FINANCEIRO


Imagem representando o cisne negro, que são eventos fora do escopo da expectativa comum, cujas consequências podem abalar diretamente o mercado, a sociedade e a economia nacional ou global.


Cisne Negro: o que é esse conceito e como ele pode ser utilizado no mercado financeiro

Os cisnes negros representam eventos imprevisíveis que podem impactar diretamente o mercado financeiro. Entenda quando eles ocorrem.

mercado financeiro é um universo repleto de reviravoltas, sejam elas positivas ou negativas. E diante de um cenário dinâmico como esse, é comum nos depararmos com eventos imprevisíveis que podem impactar diretamente na economia global.

Esse fenômeno é conhecido como cisne negro, conceito criado pelo filósofo e escritor Nassim Taleb, que representa eventos imprevisíveis que exercem um impacto significativo tanto nas finanças e investimentos, como na sociedade como um todo. 

O que é a lógica do Cisne Negro?

O termo “cisne negro” foi cunhado pelo filósofo Nassim Taleb para descrever eventos altamente impactantes, raros e imprevisíveis que, retrospectivamente, são atribuídos a explicações convenientes. 

Em outras palavras, são eventos fora do escopo da expectativa comum, cujas consequências podem abalar diretamente o mercado, a sociedade e a economia nacional ou global. 

No livro “A Lógica do Cisne Negro”, publicado pelo filósofo em 2007, Taleb destaca a dificuldade de prever esses eventos e ressalta a importância de estar preparado para suas implicações, ressaltando que o inesperado pode moldar de maneira significativa o panorama financeiro e social. 

Essa lógica do cisne negro reforça a ideia de que, apesar das análises e projeções, o mercado está sujeito a reviravoltas imprevisíveis que demandam uma abordagem cautelosa por parte dos investidores.

O significado por trás do cisne negro

O uso do cisne como parâmetro na lógica do cisne negro tem origens na antiga crença de que todos os cisnes eram brancos. No entanto, com a descoberta de cisnes negros na Austrália, a metáfora evoluiu para representar algo imprevisível e além das expectativas. 

Por ser uma espécie mais rara, o cisne negro se tornou uma poderosa analogia para eventos desconhecidos e imprevisíveis no mercado financeiro. Assim como a beleza singular do cisne negro destaca sua raridade, eventos imprevisíveis podem surpreender, impactar e transformar o panorama financeiro de maneiras inesperadas. 

Dessa forma, a analogia ressalta a natureza volátil e imprevisível do mercado, alertando os investidores para a possibilidade de eventos inusitados que podem afetar significativamente seus portfólios.

Exemplo de Cisne Negro

Ao longo da história, diversos eventos podem ser taxados como “cisne negro”, mas há alguns mais marcantes ainda neste século que merecem destaque. São eles: 

Ataques de 11 de setembro (2001)

O trágico evento de 11 de setembro de 2001, quando terroristas atacaram as Torres Gêmeas em Nova York, foi um cisne negro que abalou os mercados financeiros globais. As consequências incluíram queda brusca nas bolsas de valores, aumento da aversão ao risco e mudanças nas políticas econômicas.

Crise do Subprime (2008)

A crise do subprime, marcada pela falência do Lehman Brothers em 2008, foi um cisne negro que desencadeou a Grande Recessão. O colapso do mercado imobiliário nos EUA teve repercussões globais, afetando instituições financeiras e causando uma crise sistêmica.

Desastre de Brumadinho (2019)

O desastre em Brumadinho, em janeiro de 2019, representa um impactante cisne negro na história financeira brasileira. O colapso da barragem da Vale em Minas Gerais resultou em uma tragédia humana com mais de 250 vidas perdidas confirmadas, e afetou diretamente os preços no mercado global de minério de ferro.

Pandemia da COVID-19 (2019-2022)

A propagação global da pandemia da COVID-19, declarada no fim de 2019, é um exemplo mais recente de cisne negro. O vírus causou impactos dramáticos na saúde pública e, simultaneamente, desencadeou uma série de eventos econômicos imprevisíveis, incluindo quedas nos mercados e mudanças nas dinâmicas do trabalho e do consumo.

É possível prevenir um evento Cisne Negro?

Embora seja desafiador prever ou evitar completamente eventos cisnes negros, os investidores podem adotar estratégias para mitigar seus impactos e proteger seus investimentos. Nassim Taleb, autor do conceito, destaca a importância de preparação e diversificação

Fonte:https://www.empiricus.com.br/

https://clovismoliveira.wordpress.com/2024/03/27/cisne-negro-o-que-e-esse-conceito-e-como-ele-pode-ser-utilizado-no-mercado-financeiro/

Comentários