ANDA CANSADO? ENTENDA AS 4 FASES DO SONO E COMO ELAS SÃO IMPORTANTES PARA A QUALIDADE DA SUA NOITE

 Todas as noite é preciso passar pelos quatro estágios do sono várias vezes

Anda cansado? Entenda as 4 fases do sono e como elas são importantes para a qualidade da sua noite

Os estágios se repetem ao longo da noite, em geral formando de quatro a seis ciclos, e todos são importantes; veja o que acontece com o seu corpo

12/03/2024 03h00  Atualizado há 3 dias

Uma boa noite de sono é tudo que se quer. Deitar, apagar e acordar renovado no dia seguinte. Mas o sono não é como te desligar da tomada, e sim uma construção complexa do nosso organismo.


Ele é constituído por quatro estágios, que vão se repetindo ao longo da noite, em geral formando de quatro a seis ciclos em uma noite típica.

Uma das quatro fases do sono é o REM, aquele do movimento dos olhos, que é também quando mais sonhamos. As outras três são não-REM dividido em N1, N2 e N3. Para uma boa noite, é preciso que as quatro aconteçam, de forma bem equilibrada.


De acordo com o Instituto do Sono, cada um desses estágios “tem seu papel na revigoração do corpo e da mente, no desenvolvimento cognitivo e na saúde mental e física”. Veja como são as quatro fases:

Estágio 1 (N1)

Essa é a transição da vigília para o sono, logo depois que você deita para dormir. Essa fase dura poucos minutos, de 1 a 5, e é um sono leve. Os batimentos cardíacos, respiração e movimentos dos olhos ficam lentos e seus músculos começam a relaxar, com espasmos ocasionais. As ondas cerebrais começam a se modificar, de acordo com o Instituto do Sono.

Estágio 2 (N2)

Essa é uma fase intermediária entre aquele sono leve inicial e um sono mais profundo. A desaceleração dos batimentos e respiração se acentua, a temperatura do corpo cai e acaba o movimento dos olhos.

“A atividade das ondas cerebrais diminui, mas é marcada por breves surtos de atividade elétrica distinta, que ajudam você a não acordar com um estímulo externo. Na primeira vez que esta fase acontece à noite, ela dura de 10 a 25 minutos. Nos próximos ciclos, a duração aumenta. Na soma dos ciclos, você passa cerca de metade da noite nesse estágio de sono”, informa o Instituto.

Estágio 3 (N3)

Esse é o sono profundo, fundamental para que acorde bem-disposto no dia seguinte. O corpo todo fica mais relaxado e as ondas cerebrais mais lentas. Ruídos, luz e outros estímulos exteriores não te acordam facilmente. Quando ocorre pela primeira vez à noite, essa etapa dura entre 20 e 40 minutos. Depois é mais curta.

Pesquisas apontam que esse sono é especialmente importante para a secreção do hormônio de crescimento, para a criatividade, a perspicácia e a imunidade.

Sono REM

Em adultos, o sono REM só ocorre pela primeira vez depois de cerca de 90 minutos dormindo, e se repete várias vezes ao longo da noite, com duração cada vez maior, especialmente na segunda metade da noite, podendo chegar perto de uma hora. É marcado pelos sonhos.

Nessa fase, você sai do sono profundo, e vários eventos fisiológicos acontecem: os olhos se mexem de um lado para outro, as ondas cerebrais são parecidas com as de quando está acordado, a respiração fica mais rápida e a frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam para níveis próximos ao de vigília. Mas os músculos estão paralisados, o que impede que você vivencie corporalmente o que está sonhando.

Acredita-se que o sono REM é fundamental para a manutenção das funções cognitivas, como memória, criatividade e a capacidade de aprender, além de proporcionar bem-estar.

Equilíbrio

A duração e o número de ciclos de sono variam de pessoa para pessoa e de noite para noite, a depender de diversos fatores, como idade, consumo de álcool, drogas e cafeína, ansiedade, presença de dor, padrões de sono recentes e distúrbios de sono.

O padrão dos ciclos muda muito ao longo da vida. Os recém-nascidos entram no sono REM pouco depois de adormecer e passam muito mais tempo nele ao longo de uma noite (cerca de 50%). O sono das crianças vai ficando mais parecido com o dos adultos à medida que crescem e alcançam o padrão adulto em torno dos 5 anos. Com o envelhecimento, acontece o contrário. Em idosos, o tempo de sono REM diminui.

Os sonhos podem ocorrer em todas as fases do sono, e chegam a ocupar um total de duas horas do seu sono por noite. Mas, geralmente são mais comuns, vívidos e intensos no sono REM.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2024/03/12/anda-cansado-entenda-as-4-fases-do-sono-e-como-elas-sao-importantes-para-a-qualidade-da-sua-noite.ghtml

Comentários