DESCUBRA 7 PLANTAS TÓXICAS PARA ANIMAIS

 

Plantas tóxicas para animais (Foto: Divulgação)


  • POR LÍGIA NOGUEIRA FOTOS DIVULGAÇÃO
 ATUALIZADO EM 


Quem gosta de cultivar plantas em casa e tem animais de estimação precisa ficar atento a algumas espécies que podem intoxicar cães ou gatos. A melhor maneira de driblar esse risco é manter o jardim fora do alcance dos pets. “Outra dica é sempre deixar água à disposição do bicho, para evitar que ele procure nos vasos”, diz a veterinária da Cobasi, Carla Storino Bernardes.

Em caso de intoxicação, diz Dra. Carla, lave a boca e os olhos do animal em água corrente, colete partes da planta que o animal ingeriu e procure um veterinário, que deverá ser informado sobre o tipo e a quantidade de planta ingerida, o horário presumido da ingestão e os sintomas observados antes da consulta. Veja a seguir as 7 espécies que podem intoxicar os pets.

Plantas tóxicas para animais (Foto: Divulgação)

Comigo-ninguém-pode

Todas as partes da planta são tóxicas e produzem irritação nas mucosas. Ao ingeri-la, o animal pode apresentar irritações, queimaduras e inflamações na mucosa oral, que podem causar perda de apetite, vômito e diarreia. Alguns animais podem mostrar dificuldade para respirar. E, em casos mais graves, podem ocorrer alteração da função renal e alterações neurológicas.

 

Photographed in Golden Gate Park, San Francisco (Foto: Divulgação)

Copo-de-leite

Toda a planta é tóxica e causa irritação nas mucosas, prurido intenso na face e edema, além de salivação e paralisia no mecanismo de deglutição.

 

anturio (Foto: Divulgação)

Antúrio

Pode causar os mesmos efeitos do copo de leite.
 

Plantas tóxicas para animais (Foto: Divulgação)

Azaleia

A parte mais tóxica da planta é a folha. Porém, outras partes podem causar intoxicação, levando à depressão nos sistemas nervoso e respiratório. Vômitos prolongados, convulsões, perda do controle muscular e fraqueza estão entre os sintomas.
 

Plantas tóxicas para animais (Foto: Divulgação)

Espada-de-São-Jorge

Possui substâncias de alta toxicidade. Entre os males que pode causar aos animais de estimação está a dificuldade de movimentação e de respiração devido à irritação da mucosa e salivação intensa.
 

Plantas tóxicas para animais (Foto: Divulgação)

Lírio

Nos gatos ocorre uma intoxicação sistêmica e nos cães uma indisposição gastrointestinal. Qualquer parte desta planta, se ingerida pelos gatos, deve ser considerada potencialmente tóxica, podendo causar falência renal aguda.
 

Plantas tóxicas para animais (Foto: Divulgação)

Violeta

No caso de ingestão da planta, há risco de alterações gastrointestinais severas, alterações circulatórias e respiratórias.

Fonte:https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Paisagismo/noticia/2017/02/descubra-7-plantas-toxicas-para-animais.html


Comentários