CONHEÇA O ELECTRA, AVIÃO QUE AMELIA EARHART USOU PARA TENTAR DAR VOLTA AO MUNDO EM 1937

 Amelia Earhart com Electra 10E

Conheça o Electra, avião que Amelia Earhart usou para tentar dar volta ao mundo em 1937

Amelia Earhart desapareceu, no Oceano Pacífico, enquanto tentava fazer viagem histórica

Por 

Filipe Vidon

 — Rio de Janeiro

31/01/2024 05h03  Atualizado 31/01/2024


A lendária Amelia Earhart, que decolou em 1937 a bordo de seu Lockheed Electra bimotor para tentar alcançar o feito de se tornar a primeira mulher a voar ao redor do mundo, voltou aos noticiários nesta semana após um explorador afirmar ter descoberto o local exato do Pacífico onde estão destroços da aeronave de Amelia. Após buscas em uma área superior a 400 mil quilômetros quadrados no oceano, o caso se tornou um dos maiores mistérios da aviação global.


A aventura de Amelia, que também foi a primeira mulher a atravessar o Oceano Atlântico pilotando um avião, foi a bordo do Lockheed 10-E, um avião comercial para dez passageiros, que também era muito popular como aeronave particular de alto desempenho.

Electra 10E — Foto: Divulgação/San Diego Air & Space Museum
Electra 10E — Foto: Divulgação/San Diego Air & Space Museum

Em 1936, Amelia Earhart comprou uma unidade nova do avião, e chamou ele de "Laboratório Voador", já que seria usado inicialmente como um espaço para testes de novos equipamentos. Mas, desde a compra, a intenção real dela era fazer a volta ao mundo.

Conhecido popularmente como Electra, o avião era um monoplano bimotor, todo em metal, de asa baixa e trem de pouso retrátil. O Modelo 10 foi produzido em cinco variantes com um total de 149 aviões construídos entre agosto de 1934 e julho de 1941. A Lockheed construiu quinze Modelo 10Es, e o de Earhart tinha o número de série 1055.

Amelia durante a construção do avião — Foto: Divulgação/Purdue University Libraries, Archives and Special Collections
Amelia durante a construção do avião — Foto: Divulgação/Purdue University Libraries, Archives and Special Collections

Para fazer a viagem, Amelia exigiu algumas modificações como quatro tanques auxiliares de combustível, um posto de navegação na parte traseira, eliminação das janelas dos passageiros, instalação de piloto automático Sperry e diversos equipamentos de rádio e navegação e baterias adicionais.

O Electra tinha 11.7 metros de comprimento, envergadura de 16.7 metros e altura total de 3 metros.


Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2024/01/31/conheca-o-electra-aviao-que-amelia-earhart-usou-para-tentar-dar-volta-ao-mundo-em-1937.ghtml

Comentários