CIENTISTAS RECOLHEM 25% DE POPULAÇÃO DE PEIXE 'COM MÃO' AMEAÇADO DE EXTINÇÃO POR MUDANÇA CLIMÁTICA

 Cientistas recolhem 25% de população de peixe 'com mão' ameaçado de extinção por mudança climática

Cientistas recolhem 25% de população de peixe 'com mão' ameaçado de extinção por mudança climática

Espécie de braquiontídeos vive em uma pequena parte de um recife de coral no sudeste da ilha da Tasmânia

Por Globo com agências internacionais — Tasmânia

31/01/2024 04h40  Atualizado há 7 horas


Cientistas australianos removeram do mar 25 exemplares de uma espécie rara de peixe do oceano para garantir sua conservação, ameaçada pelo aquecimento da água, pela destruição de seu habitat e pelos predadores. Vivendo em uma pequena parte de um recife de coral no sudeste da ilha da Tasmânia, apenas cerca de 100 exemplares dessa espécie de braquiontídeos permanecem na natureza — eles se parecem com um peixe dourado, com nadadeiras curtas e "mãos palmadas".


Com oito centímetros de comprimento, esses animais não nadam, mas “caminham” pelo fundo do oceano sobre as nadadeiras peitorais e pélvicas. Mas a voracidade dos ouriços-do-mar, a destruição humana de seu ambiente e o aumento da temperatura do mar resultaram em “grave degradação e perda do seu habitat”, segundo o Instituto de Estudos Marinhos e Antárticos da Universidade da Tasmânia.

Por essa razão, os cientistas desse instituto decidiram recentemente retirar dezenas de exemplares do seu habitat e colocá-los em aquários para conservar a espécie.

— Este verão já excedeu em muito as temperaturas máximas anteriores — explicou a cientista marinha Jemina Stuart-Smith. — Só podemos assumir que este stress adicional terá impacto numa população já frágil.

Seu colega Andrew Trotter garantiu que eles têm “uma equipe muito experiente monitorando os peixes sete dias por semana”.

— Achamos que eles estão bastante seguros conosco, mas há um sentimento de grande responsabilidade na equipa dada a pequena população selvagem — acrescentou.

O desejo da equipa científica é devolver os animais ao seu habitat natural quando a temperatura do mar baixar, no início do inverno austral, em junho.


Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/clima-e-ciencia/noticia/2024/01/31/cientistas-recolhem-25percent-de-populacao-de-peixe-com-mao-ameacado-de-extincao-por-mudanca-climatica.ghtml

Comentários