CÂNCER DE PULMÃO: CIENTISTAS CRIAM SENSORES INALÁEIS QUE DETECTAM A DOENÇA SEM PRECISAR DE RAIO-X; ENTENDA COMO

 Cientistas criam sensores inaláveis que detectam cãncer de pulmão.

Câncer de pulmão: cientistas criam sensores inaláveis que detectam a doença sem precisar de raio-X; entenda como

Novidade pode ser importante ferramenta para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce em lugares com menos recursos, esperam os pesquisadores

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

25/01/2024 13h58  Atualizado há 4 dias

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova tecnologia capaz de detectar de forma precoce o câncer de pulmão sem precisar de exames de imagem, como tomografia ou raio-x. A novidade envolve sensores em forma de nanopartículas que são inalados pelo paciente e sinalizam na urina a presença, ou não, do tumor.


O estudo em que detalham a criação e os primeiros testes com animais foi publicado neste mês na revista científica Science Advances. Até chegar à rotina médica, no entanto, ainda é necessária a realização de testes clínicos que comprovem a eficácia do novo método.


No entanto, a expectativa dos pesquisadores é alta, já que a ferramenta pode tornar o diagnóstico precoce – um dos entraves para um tratamento com melhores perspectivas de cura – algo mais acessível. Isso porque pode substituir a necessidade de tomografias, que é o padrão-ouro na identificação da doença, mas demanda máquinas que estão menos disponíveis em países de média e baixa renda.

“O câncer vai se tornar cada vez mais prevalente nesses países, a epidemiologia do câncer de pulmão a nível mundial é impulsionada pela poluição e pelo tabagismo. Por isso sabemos que são lugares onde a acessibilidade a esse tipo de tecnologia pode ter um grande impacto”, afirma Sangeeta Bhatia, professora de Ciências da Saúde e Tecnologia e de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação no MIT, em comunicado.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/ciencia/noticia/2024/01/25/cancer-de-pulmao-cientistas-criam-sensores-inalaveis-que-detectam-a-doenca-sem-precisar-de-raio-x-entenda-como.ghtml

Comentários