SETE RITUAIS PARA ATRAIR UM ANO BOM

 Pular sete ondas é um dos rituais mais comuns da virada de ano. Na foto, fogos iluminam a praia de Copacabana no Réveillon

Sete rituais para atrair um ano bom

Iniciar o ano com rituais, simpatias e tradições ajuda a afastar os pequenos apocalipses que meu cérebro é capaz de criar

Por 

Carolina Chagas

28/12/2023 04h30  Atualizado há 21 horas

A garçonete trouxe sal em pequenos saquinhos e a Claudia disse “não posso pegar da sua mão, você tem de colocar na mesa. Se não é má sorte. Para você”. A moça não ouviu direito e perguntou. “O que?”. E eu: “Esquece, nem queira saber”. Minha advertência foi sincera. Tudo o que aprendo, entra na minha rotina. Vejo sinais em placas, letras de música, títulos de reportagens. Quanto mais velha fico, pioro. A boa nova é que sou mais alegre do que triste, me atenho ao lado bom da vida e na matemática de cada dia quase sempre agradeço por acabar com o saldo positivo.

Tudo começa na virada do 31 de dezembro para 1 de janeiro. Iniciar o ano com rituais, simpatias e tradições é uma reafirmação do meu acordo com o invisível da vida e ajuda a afastar os pequenos apocalipses que meu cérebro é capaz de criar.

Uso ao menos uma peça de roupa nova na virada do ano. Pode ser a roupa de baixo ou até uma fita no braço. Sempre espero a @adrianakastrup passar a cor do ano e cuido que a peça seja dessa cor. Esse ano ela recomendou off-white e tons bege amanteigados. Fácil, né?

Foi com a Adriana, também, que aprendi um ritual que serve para manter as contas em dia. Passe a virada com uma nota de R$ 2,00 (isso mesmo, esse valor baixo) entre o pé direito e seu sapato. Se for usar sapato fechado, coloque a nota entre o pé e a meia. No caso de sandálias, prenda a cédula ao sapato com um durex, mas cuide que seu pé esteja em contato com a nota. Depois da meia noite, tire a cédula do sapato e use-a normalmente.

Outra dica para atrair dinheiro o ano todo é passar a virada com ao menos uma nota na carteira e também uma folha de louro, que deve ficar lá o ano todo (para ajudar a multiplicar o dinheiro).

Sempre preparo lentilha no fim do ano. Sua forma achatada lembra moedas e desde a antiguidade essa planta está ligada à fartura, à saúde e à riqueza. Cozinho com alegria e enchendo a receita de boas intenções.

Na hora da virada do ano também como 12 uvas que simbolizam sorte, fortuna, sucesso e riqueza material.

Romã é outra coisa que não falta no meu réveillon. A fruta é considerada sagrada pelos indianos, gregos, judeus e católicos desde a antiguidade. E está ligada à fertilidade, ao feminino, à conexão com o divino e também à prosperidade (por sua cor, forma e número de sementes). Este ritual pode ser feito no dia de Reis, 6 de janeiro, ou nas primeiras horas do dia 1 de janeiro (isso, depois abraçar todos os familiares e amigos e antes de dormir, faça essa simpatia). Eu sempre faço dia 1. Separe uma nota corrente de valor baixo e três caroços de romã. Pegue o primeiro e diga: “Eu te saúdo rei Gaspar e te peço que me dê para ter e para dar”. Faça um pedido em silêncio, chupe o caroço e coloque a semente sobre a nota. Faça o mesmo para os outros reis magos. Trocando o nome para Baltazar e Belchior na frase acima. Enrole os três caroços na nota e mantenha-a na carteira até o dia 1 de janeiro de 2025. Depois descarte-a em água corrente.

Se estou na praia, pulo sete ondinhas depois da meia-noite. Já escrevi sobre esse assunto neste espaço. Foram os seguidores da umbanda e candomblé que começaram a ir para as praias para estar perto da vida que não se enxerga e das novas chegadas. Os sete pedidos a serem feitos ao pular as ondas serão faróis para onde se deseja ir. Diz a tradição que quem pular as sete ondas receberá de volta da rainha do mar, Iemanjá, purificação e forças para vencer os obstáculos que enfrentará no ano que vai nascer.

Se não estou na praia, tomo um banho de limpeza com sal grosso antes da virada. E depois da meia noite outro com um chá de alecrim e folhas de louro para atrair saúde, proteção para o ano vindouro.

Leitores amados, desejo a vocês um 2024 alegre, farto, com muita saúde e bênçãos. Obrigada por existirem.


Fonte:https://oglobo.globo.com/blogs/espiritualidade-e-bem-estar/post/2023/12/sete-rituais-para-atrair-um-ano-bom.ghtml

Comentários