OLIVEIRA MAIS VELHA DO MUNDO TEM MAIS DE 3 MIL ANOS E AINDA PRODUZ AZEITONAS; SAIBA ONDE FICA

 Oliveira de Vouves tem mais de 3 mil anos e ainda dá frutos

Oliveira mais velha do mundo tem mais de 3 mil anos e ainda produz azeitonas; saiba onde fica

Árvore fica na aldeia de Ano Vouves, na Grécia, e foi até usada até para premiar atletas nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004

Por O Globo — Rio de Janeiro

18/11/2023 04h01  Atualizado 18/11

A oliveira mais antiga do mundo tem entre 3 mil e 5 mil anos. Apesar da idade, a árvore localizada na aldeia de Ano Vouves, na ilha grega de Creta, ainda produz azeitonas e atrai milhares de turistas anualmente.

Conhecida mundialmente como “oliveira de Vouves”, a árvore tem um tronco com 12,5 metros de circunferência na base e mais 4,5 metros de diâmetro. O tronco da árvore está agora oco: devido à idade, a parte interna (cerne) se desintegrou gradualmente, enquanto o corpo da oliveira foi renovado a partir das camadas de fora.

Em 1997, a oliveira de Vouves foi declarada como Monumento Natural Protegido pelo governo e Oliveira Monumental pela Associação dos Municípios Olivícolas de Creta (SEDIK). A estrutura é reconhecida por produzir as azeitonas de um dos melhores azeites do mundo, o que torna a aldeia de Ano Vouves o berço da produção de oliveiras na ilha de Creta.

Oliveira nas Olimpíadas

A oliveira de Vouves era considerada sagrada na Grécia antiga, e seus ramos eram o maior prêmio para os campeões nos Jogos Olímpicos. Numa tentativa de reviver a tradição, durante os Jogos da Grécia em 2004, os vencedores receberam coroas feita a partir da oliveira. Outros galhos da árvore foram carregados nas cerimônias de abertura em anos posteriores.

Os Jogos Olímpicos foram inspirados na lenda de Hércules. Nos primórdios, os atletas se untavam com azeite antes dos jogos e os vencedores recebiam coroa de ramos de oliveira, além de serem premiados com ânforas de azeite. Historiadores acreditam que os ramos eram sempre cortados de uma oliveira selvagem especial, que crescia na floresta de Altis. A árvore levava o nome de “Kallistephanos” e os galhos eram cortados com faca de ouro e guardados no Templo de Hera.


Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2023/11/18/oliveira-mais-velha-do-mundo-tem-mais-de-3-mil-anos-e-ainda-produz-azeitonas-saiba-onde-fica.ghtml

Comentários