No Dia da Umbanda, veja quais famosos seguem a
religião
Data foi oficializada em 2012; hoje,
estima-se que mais de 4 milhões de brasileiros sejam adeptos da religião, que
já tem 115 anos
Por
Thomaz Rocha
15/11/2023 05h00 Atualizado há um dia
Esta quarta-feira, 15 de novembro, é Dia Nacional da Umbanda. A lei nº 12.644, de 16 de maio de 2012, foi firmada para celebrar a religião justamente no dia em que acredita-se que ela foi estabelecida. A umbanda preza pela caridade gratuita, sem distinção de cor, raça, credo religioso ou classe social. Além disso, uma característica é o culto aos ancestrais através das forças da natureza representadas pelos Orixás e seus mensageiros.
Há 115 anos, num dia 15 de novembro, o Caboclo das Sete Encruzilhadas se manifestou pela primeira fez, num jovem de 17 anos, chamado Zélio Fernandino de Morais. Esse fato marca o início da crença no país. Desde então, a umbanda evoluiu como uma religião tipicamente brasileira, a partir do sincretismo entre candomblé, catolicismo, espiritismo e elementos indígenas.
A umbanda, de origem afro-brasileira, sofre ainda hoje preconceito. Por intolerância religiosa, não é raro acontecerem casos de ataques a templos e praticantes. Para relembrar a importância da crença e o direito à liberdade religiosa, em 2016 a umbanda foi incluída na lista de patrimônios imateriais do Rio de Janeiro.
Atualmente, no país, estima-se que 2% da população (pouco mais de 4,2 milhões de pessoas) sejam adeptas da religião, incluindo muitos famosos, que fazem questão de mostrar sua fé. Confira abaixo alguns deles.
Juliana Paes
A ligação da atriz com a umbanda vem de berço. A avó dela era mãe de santo (líder das casas de umbanda) e ela se considera umbandista desde que nasceu. Em alguns momentos de questionamentos internos, ela chegou a procurar outros centos espíritas, inclusive os kardecistas (religião espiritualista que segue as doutrinas de Allan Kardec).
"Eu acho que as pessoas tem que viver a fé delas de maneira plena. Não importa qual seja. Já tive fases de muitos questionamentos internos. Mas fé não se questiona. Você tem ou não. Quando ela vem, você sente o Espírito Santo", disse a atriz certa vez em uma live.
Henri Castelli
Também muito ligado à religião, Henri Castelli já expressou sua fé nas redes sociais sem medo de preconceitos. Em 2018 ela chegou a compartilhar uma foto em que aparecia ao lado de sua mãe de santo, Neide Oyá D'Oxum.
"Minha segunda mãe alagoana que amo tanto por ser esse ser de luz, de bondade que ajuda todos, mais que ela mesma! Um exemplo de simplicidade e humildade! Só amor e caridade!! Que Deus nos abençoe!", escreveu o artista em postagem no Instagram.
Debora Ozório
A intérprete de Petra, de "Terra e paixão", é frequentadora de um terreiro na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Apesar de já ter conhecido outras crenças, é na umbanda que ela se encaixou melhor.
— Acredito muito em Deus. Tenho muita fé. Já fiz catequese e também frequentei igreja evangélica. Hoje eu vou a uma casa de umbanda, um lugar muito simples, com pessoas que se unem para fazer o bem, praticar a caridade e mandar boas energias — disse ela ao EXTRA.
Caio Paduan
O ator de 36 anos também é praticante da umbanda. Entre os rituais que faz questão de fazer é usar roupa branca às sextas-feiras (prática de respeito a Oxalá, orixá que representa Jesus Cristo; e seu dia de devoção é a sexta-feira).
Supersticioso, durante as viradas de ano, Paduan acende velas para as entidades que cultua e passa o réveillon sempre com uma guia de proteção no bolso, além de um galho de arruda atrás da orelha para afastar a energia negativa.
A ligação com as questões espirituais é tão forte que, coincidentemente, o ator fez até uma novela com essa temática. Durante "Além do tempo" (2015), há uma grande passagem do tempo e os personagens têm uma segunda chance para corrigir os erros cometidos na encarnação passada.
Zeca Pagodinho
Apesar de não se considerar de uma religião só, Zeca exalta as entidades das religiões de matrizes africanas. Em depoimento dado ao livro "Zeca Pagodinho, religiões e subúrbio: uma pesquisa" (Editora Conexão), do jornalista Carlos Monteiro, o cantor fala de sua ligação com todas as religiões.
"Eu sei o salmo 91 de cor, tá bom? Sou evangélico, sou umbandista. Acho que sou tudo. Se falar em Deus, eu estou aí", conta o sambista. O músico é filho de Ogum protegido por Ibéjì, entidades da umbanda que no catolicismo são cultuados como São Jorge e Cosme e Damião, respectivamente.
Zeca já contou que cresceu em meio a um grande sincretismo religioso, mas isso não impediu dele fazer uma tatuagem de Cosme e Damião no peito.
Fonte:https://extra.globo.com/entretenimento/noticia/2023/11/no-dia-da-umbanda-veja-quais-famosos-seguem-a-religiao.ghtml
Comentários
Postar um comentário