'A23a': maior
iceberg do mundo ameaça pinguins e biodiversidade das Ilhas Geórgia do Sul;
entenda
Depois de 30 anos 'preso', ele está em
movimento e é duas vezes maior que São Paulo
Por O GLOBO — Rio de Janeiro
28/11/2023 03h00 Atualizado há 19 horas
Com quase quatro mil quilômetros quadrados e uma espessura de 399 metros, o maior iceberg do mundo está em deslocamento pelo Mar de Weddell, no Oceano Antártico. Desde início de 2023, o A23a passou a se mover e, agora, segue em direção às Ilhas Geórgia do Sul.
O bloco de gelo se desprendeu da Plataforma Filchner em agosto de 1986 e passou os últimos 30 anos com pouca movimentação.
A possível chegada do bloco à ilha poderá perturbar os padrões de alimentação da vida selvagem, incluindo milhões de focas, pinguins e aves marinhas.
Por outro lado, os icebergs também desempenham um papel vital ao meio ambiente. À medida que eles derretem, liberam partículas minerais que servem de nutrientes para microrganismos oceânicos. Veja fotos:
Pinguins são ameaçados por deslocamento do maior iceberg do mundo
Chamado de A23a, o bloco tem o formato de um 'dente'. Seu tamanho é duas vezes maior que a cidade de São Paulo e que a área metropolitana de Londres. É provável que o iceberg sea puxado pela Corrente Circumpolar Antártica. Veja aqui a posição do A23a em relação às Ilhas:
Comentários
Postar um comentário