Dia Internacional do Arroz: você conhece todos os
tipos?
O mais comum no Brasil, é o branco ou
agulhinha, rico em carboidratos simples e com alto valor energético
Por Fernanda Pressinott —
São Paulo
31/10/2023 05h45 Atualizado há 15
horas
Nesta terça-feira, 31 de outubro, é celebrado o Dia Internacional do Arroz, cereal mais consumido no Brasil. Por aqui, o mais conhecido é o branco ou agulhinha. Mas você sabia que existem vários outros tipos?
Arroz branco ou agulhinha
Tipo mais comum no Brasil, é rico em carboidratos simples e tem alto valor energético. Tem grãos médios e seu tempo de cozimento é que indica se ele ficará empapado ou não.
Arroz integral
O arroz integral não sofre nenhum tipo de refinamento e a sua casca não é removida, por isso mantém mais características nutricionais: cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do complexo B. Ele costuma ficar mais durinho no cozimento.
Arroz arbóreo
Diferente do arroz branco, o arbóreo é mais curto e fica mais cremoso no cozimento, por isso é é perfeito para risotos, arroz-doce e sopas. Pode ser encontrado tanto na versão integral quanto na versão refinada.
Arroz basmati
O basmati apresenta grãos longos, secos e separados. É o mais utilizado na Ásia, na culinária indiana, chinesa e vietnamita.
Arroz japonês
Possui grãos mais curtos e uma textura bem específica, o que permite o uso em temakis, sushis e outros pratos tradicionais do Japão.
Arroz negro ou selvagem
É bem popular na culinária mediterrânea e possui grãos curtos e arredondados, além do sabor um pouco acastanhado. Dentre as suas principais características estão o fato de ser rico em fibras, magnésio e vitaminas, além de que tem baixo teor de gorduras e apresenta ação antioxidante.
Arroz vermelho
Assim como o integral, o vermelho também não passa pelo processo de refinamento. Ele apresenta mais substâncias antioxidantes em sua composição e contém bastante ferro e fibras.
Arroz parboilizado
Esse tipo de arroz é pré-cozido antes de passar pelo seu processo de polimento, o que faz com que ele perca parte das fibras. Apesar de não ter a mesma qualidade nutricional que encontramos no arroz integral, ainda assim apresenta boas doses de vitaminas B1, B3, B6, magnésio e potássio em sua composição.
Numeração do arroz
Além desses dos tipos, o arroz recebe uma classificação pela qualidade do grão:
- Arroz tipo 1: os grãos costumam ser mais inteiros, tendo pouca quantidade de grãos quebradiços.
- Arroz tipo 2: apresenta uma quantidade maior de grãos quebrados, o que pode levá-lo a ficar mais empapado depois de cozido.
- Arroz tipo 3: tem ainda mais grãos quebrados e por isso costuma ser mais barato. Além disso, pode ficar mais consistente depois de cozido.
Comentários
Postar um comentário