Depressão: é possível identificar doença por fotos nas redes sociais, diz estudo de Harvard
Pessoas depressivas tendem a compartilhar fotos mais escuras, de paisagem e com menos personagens
Por
O GLOBO
— São Paulo
15/10/2023 11h04 Atualizado há uma semana
Especialistas estudaram o perfil de 166 pessoas na internet — 71 delas com histórico de depressão — e perceberam que as fotos podiam oferecer respostas sobre informações psicológicas de cada participante apenas fazendo perguntas simples, como: há pessoas presentes nas fotos? O cenário é na natureza ou dentro de casa? É noite ou dia?
Segundo os cientistas, pessoas que sofrem da condição compartilham fotos com tonalidades mais azuladas, escuras e cinzas em comparação às imagens postadas por outros indivíduos, além disso, eles costumam publicar fotos sozinhos ou com menos pessoas.
Eles também revelaram que pessoas mais deprimidas costumam usar menos filtros em suas imagens, mas quando os aplicam, são mais propensos a optar por cortinas em preto e branco. Paisagens, ou figuras também são mais compartilhadas do que fotos em grupo, ou de outras pessoas.
Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/10/15/depressao-cores-e-no-de-pessoas-postadas-em-redes-sociais-podem-indicar-a-doenca-diz-estudo-de-harvard.ghtml
Comentários
Postar um comentário