- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Templo romano dedicado a Marte, deus da guerra, é
encontrado na França
Elementos como espadas e pontas de
lança também foram encontrados no local; acredita-se que tenham sido deixados
por soldados em devoção à divindade
Por Redação Galileu
18/04/2023 14h40 Atualizado há 3 dias
Em uma recente escavação em Chapelle-des-Fougeretz, na região de Bretanha, na França, arqueólogos do Instituto Nacional de Investigação Arqueológica Preventiva (INRAP) desenterraram vestígios de uma importante ocupação romana datada do século 1 a.C.. Foram encontrados túmulos, objetos de cerâmica e um santuário que pode ter sido um templo para o deus romano da guerra, Marte.
O templo, ou santuário, faz parte de um complexo romano de mais de 7 hectares. O tamanho, segundo os pesquisadores, indica que era um lugar importante para a religião. A suspeita sobre a homenagem a Marte foi levantada após a descoberta de uma estatueta de bronze do deus romano, sugerindo que o santuário era dedicado à divindade. Essa hipótese foi reforçada durante a escavação com a descoberta de vários elementos de armamento, como espadas e pontas de lança — provavelmente depositados em devoção por soldados —, no local.
Complexo romano
La Chapelle-des-Fougeretz é reconhecida por sua riqueza de vestígios arqueológicos desde a década de 1970 e foi escavada pela primeira vez nos anos 1990. As últimas escavações começaram em 2022. Além das estátuas, a equipe também encontrou uma pequena necrópole inesperada, composta por 40 túmulos.
Algumas das tumbas continham itens feitos de prata, como pulseiras, alfinetes e fivelas de cinto, enquanto outras continham uma adaga e partes de um arreio para cavalos. Centenas de artefatos do cotidiano também foram desenterrados lá, incluindo móveis e peças de cerâmica, vidro e metal. Estes objetos permitem datar a necrópole ao final da Antiguidade, entre o século 4 e 5 d.C.
Após a coleta em campo, os objetos foram levados para análise, onde foram separados e classificados. De acordo com o comunicado do INRAP, o volume de objetos listados foi considerável: 35 caixas de móveis de cerâmica, sete caixas que reúnem uma seleção de elementos arquitetônicos de terracota e 755 objetos isolados do campo (vidro, metal, cerâmica). Entre eles, uma dúzia de espadas de ferro, quatro ganchos, alguns broches e itens de armamento.
Alças de bronze para uma tigela de bronze são decoradas com águias, um símbolo de Roma e das legiões do exército romano — Foto: Reprodução/Emmanuelle Collado, INRAP
Fonte:https://revistagalileu.globo.com/ciencia/arqueologia/noticia/2023/04/templo-romano-dedicado-a-marte-deus-da-guerra-e-encontrado-na-franca.ghtml
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário