SUPERLUA ROSA DE PÁSCOA PODERÁ SER VISTA EM TODO O BRASIL NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 5 DE ABRIL DE 2023
Superlua: fenômeno "superlua rosa" não está relacionado ao tom do satélite (WIktor Szymanowicz/NurPhoto via Getty Images/Getty Images)
Superlua Rosa
poderá ser vista em todo o Brasil nesta quinta-feira, 5; veja como
Da Redação
Publicado em 5 de abril de 2023 às, 10h23.
Última atualização em 5 de abril de 2023 às, 10h29.
Na madrugada desta quinta-feira, 6, uma lua cheia conhecida como "Superlua Rosa" poderá ser vista em todo o Brasil. As informações são da Nasa, agência espacial norte-americana.
A Lua vai parecer maior e mais brilhante nas próximas três noites, quando estará em fase cheia.
Segundo a Nasa, a superlua pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante ao ser vista da Terra do que no momento em que o satélite está mais distante.
Que horas será possível ver a superlua?
Será possível observar a superlua em todo o solo brasileiro por volta das 4h35 da madrugada, pelo horário de Brasília.
O que é uma superlua?
O termo "superlua" é popular, ou seja, não é um nome feito por astrônomos. Ele foi criado por um astrólogo, Richard Nolle, em 1979. O fenômeno da superlua acontece quando a Lua atinge o ponto mais próximo da Terra em seu movimento de órbita.
Já o termo "superlua rosa" foi criado por povos nativos dos Estados Unidos e não tem relação ao tom do satélite da Terra, e sim com uma flor que desabrocha nesta época do ano.
As superluas não são tão raras assim. Em 2022, foram três: a de Morango, em junho, a dos Cervos, em julho e a de Esturjão em agosto.
Qual a relação da Lua com a Páscoa?
Na tradição cristã, a referência da Páscoa é a Lua cheia: o feriado é celebrado no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da primavera. Portanto, calcula-se a data a partir da Lua Pascal, que não tem relação com o fenômeno da superlua rosa.
Fonte:https://exame.com/pop/superlua-rosa-podera-ser-vista-em-todo-o-brasil-nesta-quinta-feira-5-veja-como/
'Lua Cheia Rosa de Páscoa' poderá ser vista nesta
quinta-feira no Brasil
Fenômeno, também chamado de 'Lua Rosa', poderá ser visto assim que a Lua
aparecer no céu, perto de 1h30 da manhã no horário de Brasília.
Por g1
05/04/2023 02h00 Atualizado há 7 horas
Uma "Lua Cheia Rosa" será visível em todo o Brasil na quinta-feira (6), segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana.
O nome "rosa" foi dado por povos nativos dos Estados Unidos porque a flor desabrocha nessa época do ano, quando é primavera no Hemisfério Norte. Apesar do nome, a Lua não terá nenhuma mudança de cor.
No calendário cristão, esta é a Lua Pascal, a partir da qual se calcula a data da Páscoa. De acordo com a tradição, o feriado cristão da Páscoa é celebrado no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera.
Para observar o fenômeno, não é preciso nenhum equipamento especial: só olhar para o céu quando a Lua surgir no horizonte, perto de 01h37 da manhã no horário de Brasília.
Superluas x luas cheias
Uma "superlua" ocorre quando a lua cheia acontece próxima ao perigeu (quando ela está mais próxima da Terra), o que resulta em uma lua cheia ligeiramente maior e mais brilhante do que as demais.
Esse período é chamado de perigeu porque o nosso satélite natural aparece no céu cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (microlua) – quando está mais distante.
Assim, nem toda lua cheia é considerada uma superlua.
Teremos duas superluas em 2023, segundo o calendário astronômico do Observatório do Valongo da UFRJ:
- 🌕 Uma em 1º de agosto
- 🌕 E outra no dia 30 de agosto (também conhecida como Lua Azul)
Comentários
Postar um comentário