O QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE MARIA MADALENA E SUA RELAÇÃO COM JESUS
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
O que você ainda não sabia sobre Maria Madalena e sua relação com Jesus
Pecadora, prostituta e impura ou santa, fiel e seguidora mais querida de Jesus? A vida e história de Maria Madalena continua um mistério que instiga os historiadores
VITÓRIA BATISTOTI*
ATUALIZADO EM
Cristão ou não, todo mundo já ouviu falar sobre as principais histórias bíblicas e seus personagens, tais como Jesus, seus pais, Maria e José, os doze Apóstolos, e o anjo Gabriel, por exemplo.
Há também quem tenha escutado falar sobre uma certa Maria Madalena, mulher que já foi pintada pelos fiéis como prostituta e como santa. Para os pesquisadores, sua trajetória era envolvida em mistério.
Quem sabe agora tenhamos mais respostas sobre essa mulher, já que no mês de março as telonas e as livrarias ganham duas inusitadas produções que revistam a vida de Maria Madalena.
O filme Maria Madalena, com roteiro de Helen Edmundson e Philippa Goslett, acompanha a trajetória da personalidade histórica, interpretada por Rooney Mara, que luta contra o destino dado às mulheres da época. É a chegada de Jesus, vivido por Joaquin Phoenix, que lhe traz esperanças de mudanças.
Além da obra de ficção inspirada em fatos históricos, nesse mesmo mês, a editora Zahar lança a biografia Maria Madalena - Da Bíblia ao Código da Vinci: Companheira de Jesus, Deusa, Prostituta, Ícone Feminista, escrita pelo historiador Michael Haag. O autor perpassa por diversos momentos da história do messias e analisa o relacionamento que ele construiu com Maria Madalena, além de estudar as formas que ela foi interpretadas por diferentes correntes religiosas e em distintos momentos históricos, desconstruindo mitos e preconceitos.
Com base em outros historiadores, em pesquisas arqueológicas e naquilo que consta na Bíblia, Haag sintetiza, em 315 páginas, tudo o que você precisa saber sobre Maria Madalena. Separamos algumas dessas curiosidades logo abaixo:
Pecadora? É muito provável que você conheça Maria Madalena como uma prostituta ou uma mulher pecadora, até porque foi assim que ela foi retratada pela Igreja Católica entre os anos de 591 até 1969. Essa foi uma escolha tomada pelo padre Gregório I, que utilizava o seguinte trecho bíblico para falar dela:
“E eis que uma mulher da cidade, que era uma pecadora, quando soube que ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com bálsamo e colocou-se a seus pés por trás dele, chorando, e começou a lançar seus pés com lágrimas, e os enxugava com os cabelos de sua cabeça, e beijou seus pés, e os ungiu com o unguento... E ele disse a ela: ‘Os teus pecados estão perdoados’.”
Por todo esse tempo, Maria Madalena foi essa mulher para a Igreja – e também para as reproduções artísticas da narrativa bíblica, tais como nos filmes A Última Tentação de Cristo (1988) e A Paixão de Cristo (2004), em que é representada como uma adúltera.
Comentários
Postar um comentário