TERAPIA DE CASAL: AS PRINCIPAIS QUEIXAS DAS SESSÕES QUE TÊM SE POPULARIZADO

 

Terapia de casal em alta
Terapia de casal em alta Getty Images


Terapia de casal: as principais queixas das sessões que têm se popularizado

Usualmente procurada como último recurso antes da separação, a modalidade ganha espaço, com adeptos que buscam início de relação tranquila, reparos em uniões saudáveis e até um divórcio menos traumático

Por Liliane Prata

02/03/2023 08h05  Atualizado há 2 semanas


O casamento vai de mal a pior, a ponto de acabar de vez. Como último recurso antes da separação, os cônjuges recorrem à terapia de casal. A busca tardia por essa ferramenta, às vezes já em uma fase de reconciliação inviável, muito se deve ao estigma que ainda envolve a prática em dupla.

Apesar do tabu, a terapia já conquista clientes que vão além daqueles que estão em conflitos profundos e duradouros. Tem sido mais requisitada por namorados e recém-casados que tentam um início sólido e sem turbulências, por novas famílias com padrastos ou madrastas que querem entender melhor seu papel com os enteados e por casais longevos que não pensam em divórcio, mas desejam uma convivência mais harmoniosa em casa.

A prática se mostra mais focada e breve do que a consulta individual. A maioria dos pacientes resolve as questões em até doze encontros — mas há casos em que o tema se soluciona em uma sessão longa, de uma hora e meia.

Problemas na comunicação aparecem entre as queixas mais comuns nos consultórios. “Geralmente são vinculados a assuntos específicos, como dinheiro, filhos, questões sexuais. É importante perceber quais tópicos são mais sensíveis e as necessidades de cada um por trás daquele tema”, reflete Para Stélios Sdoukos, psicólogo em Londrina.

Infidelidade, ciúme e questões financeiras também surgem entre as queixas principais. Mágoas relacionadas à organização da casa e ao uso excessivo do celular igualmente incomodam. Sobre o telefone, nem sempre se trata tanto de um ponto de desconfiança acerca de traição, mas de dar atenção, de valorizar os momentos a dois sem se distrair. Algo que costuma passar despercebido entre os pares é que, por trás de dificuldades aparentemente banais, existem necessidades mais profundas.


Fonte:https://gq.globo.com/saude/noticia/2023/03/terapia-casal.ghtml


Comentários