SAIBA O QUE FAZER E TAMBÉM OS CHAMADOS MICRO HÁBITOS QUE AJUDAM A REDUZIR O ESTRESSE E MELHORAR A PRODUTIVIDADE

 

Saiba o que fazer para diminuir o estresse no dia a dia

Saiba o que fazer para diminuir o estresse no dia a dia

Atividades físicas, momentos de prazer e bons hábitos são algumas maneiras de diminuir o estresse. Confira aqui outras e tenha mais saúde e qualidade de vida!


Atualizado em: 24/05/2021


Diminuir o estresse no dia a dia é essencial para melhorar sua qualidade de vida e saúde como um todo. Um dos principais motivos é que essa condição não afeta apenas o seu relacionamento com as pessoas, mas também pode desencadear diversas doenças.

Aqui, estamos falando desde condições que afetam seriamente a sua condição mental, até problemas físicos graves, como aumento das chances de sofrer um AVC, Acidente Vascular Cerebral.

Ou seja, descobrir como diminuir o estresse vai ajudar você a se tornar uma pessoa mais feliz e, principalmente, saudável. Mas como fazer isso? A boa notícia é que práticas simples, incorporadas à sua rotina, contribuem para evitar o estresse e todas as suas consequências.

Confira agora, 7 dicas do que fazer para diminuir o estresse na sua vida.

O que é o estresse

Diminuir o estresse é uma questão de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por isso, é tão importante que você saiba como fazer isso.

Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde90% da população mundial é vítima do estresse. Dados da ISMA Brasil, International Stress Management Association, colocam o Brasil como o segundo país com maior nível de estresse do mundo.

O estresse é uma reação natural do nosso organismo, desencadeada sempre que nosso corpo entende que estamos passando por uma situação ameaçadora ou de perigo. Quando presente apenas nesses momentos, o chamado estresse agudo, deve ser visto como algo normal, que pode até nos proteger, alertando para agir em determinadas circunstâncias.

Assim, o problema é quando esse quadro se torna crônico, ou seja, quando a pessoa está constantemente se sentindo estressada. Nesse caso, encontrar maneiras de diminuir o estresse é fundamental.

Causas, sintomas e consequências do estresse para o organismo

O estresse pode ser provocado por diversos fatores externos, por exemplo, problemas no trabalho, situações de doença na família ou pessoal, perda de uma pessoa querida, mudança de rotina, sobrecarga de tarefas pessoais e profissionais, entre outros.

Os principais sintomas dele costumam ser: 

dores em diferentes regiões do corpo, tais como cabeça, estômago, músculos etc;
náuseas;
tonturas;
sudorese excessiva;
irritabilidade e impaciência;
dificuldade de memorização e/ou de concentração;
ansiedade e preocupação excessiva;
mudanças repentinas de humor;
sensação de sobrecarga;
queda de cabelo;
dor de cabeça;
sentimento de isolamento e/ou solidão;
infelicidade e/ou depressão.

Encontrar maneiras de diminuir o estresse é bem importante, pois, quando o corpo está passando por essa situação os níveis de cortisol, adrenalina e noradrenalina aumentam consideravelmente.

Com isso, os calibres dos vasos sanguíneos são reduzidos, contribuindo para o desenvolvimento de doenças como hipertensão, arritmia cardíaca e outras relacionadas ao coração e suas funções.

Além dessas, não encontrar meios de diminuir o estresse pode levar a diversos outros quadros, por exemplo: 

transtornos mentais, como ansiedade, síndrome do pânico, depressão e até esquizofrenia;
problemas digestivos como diarreia, constipação, gastrite, refluxo etc;
insônia;
imunidade baixa;
perda da libido;
problemas de pele;
unhas fracas.

7 boas práticas para diminuir o estresse

Por todos esses motivos é tão importante que você coloque em prática formas de diminuir o estresse. Entre as mais indicadas estão: 

pratique atividades físicas;
faça exercícios de respiração;
se dê momentos de prazer;
tenha “válvulas de escape”;
aceite as situações que estão fora do seu controle;
adquira bons hábitos;
gerencie melhor o seu tempo.

Pratique atividades físicas

Os exercícios físicos ajudam a combater o estresse, já que durante a prática, o corpo libera endorfina, substância que ajuda a diminuir essa condição, bem como a ansiedade, resultando em uma sensação de bem-estar.

Somado a isso, durante as atividades físicas, o seu foco estará em cada ação que está executando, o que ajuda a “limpar a mente” e a diminuir o estresse do dia a dia. 

Faça exercícios de respiração

O controle da respiração é fundamental para reduzir o estresse. A vantagem dessa prática é que ela pode ser realizada em qualquer lugar.

Desse modo, exercícios simples como se concentrar na respiração, ou mesmo encher os pulmões, segurar o ar por alguns segundos e expirar lentamente já trazem bons resultados.

Se dê momentos de prazer

Ter momentos agradáveis e de autocuidado são primordiais quando se busca diminuir o estresse. Ouça as músicas que mais gosta, tome um banho relaxante, prepare a sua comida preferida ou assista a um bom filme. Há inúmeras formas de ter momentos de prazer e se “desligar” um pouco dos problemas.

Tenha “válvulas de escape”

Escrever um diário, fazer terapia, conversar com pessoas queridas, também são outras boas maneiras de diminuir o estresse. Aqui, o propósito é ter alguma “válvula de escape” saudável quando sentir que as situações estressantes estão afetando a sua vida e a sua saúde.

Aceite as situações que estão fora do seu controle

O estresse também pode ser provocado por nós mesmos, por exemplo, quando buscamos mudar ou controlar uma situação que não compete a nós modificá-la. Nesse caso, o mais indicado é aceitá-las do que se estressar tentando modificar algo que esteja além das suas capacidades, por mais difícil que possa ser .

Adquira bons hábitos

Beber mais água, dormir melhor, manter uma alimentação saudável, não fumar e não consumir álcool em excesso, são alguns exemplos hábitos que também ajudam a diminuir o estresse, pois promovem o equilíbrio do seu corpo de maneira geral.

Gerencie melhor o seu tempo

Excesso de tarefas diárias é outro fator desencadeante do estresse. Ter uma agenda e anotar todos os seus compromissos ajuda a administrar melhor o seu tempo e, com isso, diminuir o estresse.

Além disso, é bem importante também que você aprenda a dizer não. Se permitir não assumir mais responsabilidades do que pode dar conta, vai melhorar a sua saúde em diversos aspectos, bem como vai lhe trazer mais qualidade de vida. 

Fonte:https://semprebem.paguemenos.com.br/posts/saude/o-que-fazer-para-diminuir-o-estresse

10 micro hábitos que ajudam a reduzir o estresse e melhorar a produtividade

Escritor indica novos comportamentos simples que você pode adotar na rotina para ser mais saudável e produtivo

Por Renata Turbiani

01/03/2023 14h27  Atualizado há 5 horas


Todo final de ano é a mesma coisa: elaboramos dezenas de resoluções para os próximos 12 meses com o objetivo de sermos mais saudáveis - praticar atividade física, beber mais água, comer melhor e assim por diante. Mas ao longo tempo elas acabam esquecidas e não são cumpridas. A boa notícia é que ainda está em tempo.

Em um artigo, o escritor Darshak Rana compartilha algumas estratégias que o ajudaram a transformar resoluções vagas em hábitos concretos - e explica o que é preciso torná-las constantes. A primeira dica, segundo ele, é transformar essas metas em micro hábitos.

“Um hábito que eu estava determinado a criar era beber bastante água. Então, fiz uma abordagem diferente. Ganhei uma garrafa de água de 3 litros. E coloquei na minha mesa, onde eu pudesse ver o tempo todo. Depois de cada ligação que atendi, eu bebia um pouco de água”, cita, como exemplo.

Segundo Rana, os micros hábitos podem parecer insignificantes por conta própria, mas fazem uma grande diferença em nossas vidas. “Desde então, adotei muitos pequenos hábitos que renderam resultados notáveis em minha vida, desde aumentar minha produtividade até gerenciar minhas emoções, de ficar mais em forma e melhorar meu estilo de vida”, contou.

Confira a seguir alguns deles:

1- Para andar mais: estacione mais longe de sua casa ou escritório

Os benefícios da caminhada não são novidade, mas nem sempre conseguimos incluir essa ação na nossa rotina. Uma forma de fazer isso é estacionar o carro a 1 mil metros de sua casa ou escritório. Rana fez isso e revelou que a conquista aumentou a sua autoconfiança - e tempo de prática de exercício.

2. Siga a regra de um minuto

Segundo Gretchen Rubin, autora de “The Happiness Project” (o Projeto Felicidade, em português), “uma maneira simples de ficar por dentro das coisas é cuidar de tarefas que levam menos de um minuto para serem concluídas imediatamente. Isso pode significar reciclar correspondências inúteis, pendurar o casaco, responder a uma mensagem de texto, fechar uma gaveta de talheres ou fechar a tampa de um pote de manteiga de amendoim”.

“Essas pequenas tarefas podem não parecer muito por conta própria, mas podem se acumular rapidamente e se tornar opressivas se as adiarmos. Ao enfrentá-las imediatamente, podemos evitar o ciclo negativo da procrastinação e evitar o acúmulo de responsabilidades adicionais”, apontou o escritor.

3. Arrume a cama antes de tomar o café da manhã

Arrumar a cama antes de tomar o café da manhã dá uma sensação de realização e orgulho. E essas pequenas vitórias podem aumentar a produtividade e encorajar a realizar outras tarefas.

4. Conte até 10 antes de responder a perguntas inesperadas

Muitas vezes nos arrependemos das coisas que dizemos. Por isso, Rana sugeriu que sempre que alguém vier com uma pergunta inesperada, em vez de já sair respondendo o que vem à cabeça, faça uma pausa de pelo menos 10 segundos. Dessa forma você terá algum tempo para pensar em algo apropriado e evitará muito estresse mental desnecessário.

5. Revise seus objetivos pelo menos uma vez por dia

“Revisar nossos objetos nos ajuda a permanecer conectados à nossa motivação, criar novos planos e acomodar quaisquer mudanças em nossas vidas. Assim, não nos desiludimos com outras prioridades e mantemos o foco naquilo que realmente queremos”, indicou o escritor.

6. Pense em uma coisa boa do seu dia

Nossos dias são marcados por coisas ruins e boas, mas normalmente nos apegamos às ruins, o que, inclusive, pode até atrapalhar o sono e nos deixar sem energia e ânimo no dia seguinte. Uma forma de evitar isso fazer o inverso, ou seja, se apegar aos aspectos positivos. Faça uma lista mental ou escrita do que de positivo lhe aconteceu diariamente.

7. Nunca vá para a cama com a cozinha suja

“Um micro hábito que pode fazer uma grande diferença na sua vida é nunca ir para a cama com a cozinha suja. A importância de ter uma cozinha limpa e arrumada antes de dormir não pode ser exagerada. Não só lhe dá paz de espírito, mas também ajuda a manter sua casa saudável e protegida de pragas e outros contaminantes. Além disso, você se sentirá mais organizado e pronto para enfrentar as tarefas do dia seguinte”, afirmou Rana.

8. Siga a regra de orçamento 50-30-20

Para ter mais dinheiro, faça pequenas economias. A regra orçamentária que escritor recomenda é a seguinte: use 50% da renda para gastar em necessidades essenciais, como mantimentos e contas; 30% para gastar em desejos como atividades de lazer e 20% para poupança.

9. Nada de aparelhos eletrônicos durante as refeições

“Estamos tão ocupados com nossos telefones e laptops que perdemos a alegria de comer. Verificamos nossos e-mails e mensagens de trabalho ou postamos atualizações nas redes sociais durante as refeições”, observou Rana. “Esse tipo de multitarefa está nos matando lentamente, pois leva a comer demais e a outros problemas de saúde. Criei um limite para mim de não usar nenhum aparelho eletrônico durante a refeição”.

Isso, segundo ele o ajudou a se livrar do estresse, focar no que come e estar mais atento aos seus hábitos alimentares. Também lhe deu mais tempo para conversar e compartilhar momentos com a família ou amigos.

10. Silencie todas as notificações

Silenciar todas as notificações de mídias sociais e outros aplicativos pode ajudar a economizar tempo e energia para manter o foco no que é mais importante. Também pode reduzir sentimentos de ansiedade, depressão e estresse. “Isso nos ajuda a parar de comparar nossas vidas com as dos outros e, em vez disso, focar no autoaperfeiçoamento e no crescimento. Então faça uma pausa no mundo virtual e comece a viver o momento”, completa o escritor.


Fonte:https://epocanegocios.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2023/03/10-micro-habitos-que-ajudam-a-reduzir-o-estresse-e-melhorar-a-produtividade.ghtml

Comentários