RETIROS DE YOGA PELO MUNDO - UMA VIAGEM ZEN


Viagem zen: destinos espirituais, destinos zen e lugares diferentes para fazer yoga, meditação e entrar em contato com a natureza.

Viagem zen: destinos espirituais, destinos zen e lugares diferentes para fazer yoga, meditação e entrar em contato com a natureza.

Viagem Zen – Retiros de Yoga pelo Mundo

Uma viagem zen é uma delícia para renovar as energias nos momentos de cansaço. Já pensou em fazer uma? Existem vários retiros de yoga e retiros espirituais em destinos zen mundo afora e se dedicar um pouquinho à uma atividade relaxante ou a si próprio transforma todos os lugares em destinos zen ou destinos espirituais.

Então vem ver essas dicas de lugares super especiais em que você pode tirar uns dias para cuidar do corpo e da mente!

Viagem Zen – Para cuidar do Corpo e da Mente!

Quando chegam as férias o que mais queremos é curtir, conhecer lugares novos e aproveitar. Mas às vezes estamos tão cansados da vida atribulada ou tão cheios de problemas que uma viagem cheia de novidades acaba nos deixando ainda mais esgotados.

Então que tal assumir que seu corpo e sua mente precisam de um pouco de cuidado de vez em quando e aproveitar para fazer uma viagem zen, num lugar bonito e relaxante? Sem preocupações, fazendo apenas o que te faz bem, quando e o quanto quiser, em conexão consigo e com a natureza.

Eu tive uma maravilhosa experiência dessas na Tailândia, como contei aqui nesse post sobre Retiro de Yoga na Tailândia e fiquei pensando quanto tempo perdi. Poderia ter feito vários pequenos retiros desses, que não precisam durar toda a viagem.

Eu fiquei por lá 5 dias e já foi o suficiente para eu me reconectar com a Yoga, que eu não vinha praticando, embora me faça um bem enorme, e também serviu para eu absorver com calma milhares de coisas novas que eu vinha vivendo na minha viagem sabática.

Foi uma pausa, um delicioso respiro e voltei para a estrada cheia de energia e alegria.

Sugiro muito que você experimente. Seja um fim de semana, um feriado, uns dias das suas férias ou umas férias inteiras dedicadas à você mesmo, tudo vale a pena.

Vou deixar aqui dicas para viagens curtas, mas é só você esticar como achar melhor se quiser. Esses sites que indico abaixo são os que usei na Tailândia e gosto muito deles porque há muita informação sobre cada lugar e também avaliações de quem já foi, então você não se mete em furada.

Vamos?

Destinos zen para se cuidar!

Destinos zen para se cuidar! Retiros de yoga, retiros espirituais, meditação, paz.

Destinos Zen Em Lugares Comuns

Talvez você nunca tenha pensado nesses lugares como destinos zen, mas o que mais a gente precisa para uma viagem zen do que contato com a natureza, silêncio e tranquilidade?

Você pode estar num lugar super conhecido e encontrar esses cantinhos, essas ilhas de paz onde vai ficar sossegado e poderá ser guiado pelos benefícios da yoga e meditação.

Não precisa ser adepto de nenhuma dessas práticas, pode ser sua primeira vez e você também não será obrigado a nada, fará apenas o que sentir vontade.

Afinal, uma boa savasana (uma posição de yoga de extremo relaxamento) já recarrega até quando feita na nossa própria sala, imagine numa praia bonita ou numa montanha cheia de ar puro!

Veja quantas opções legais:

Espanha – Retiro de Yoga e Meditação

A gente não pensa na Espanha quando fala em yoga, né? Mas existem várias opções de retiros legais por lá e dá para combinar com uma viagem incrível por outras cidades do país, olha só!

Yoga, Praia e Trilhas na Andalusia

Soulful “Boutique” Yoga Holiday é um retiro de 4 dias num lindo casarão típico das montanhas andalusas, no vilarejo de Sayalonga, que fica a cerca de 45kms de distância de Málaga.

Imagino que tenha muita história cigana nessas montanhas e muita sabedoria também.

O casarão parece bem confortável, com uma vista linda das montanhas, piscina e fica pertinho da praia.

A programação inclui um hiking cedinho para tomar café e fazer uma prática de yoga nas montanhas e em outra manhã, prática de yoga na praia. As demais aulas são no casarão e ocorrem no fim da tarde.

O meio do dia é livre para você descansar ou conhecer os arredores e eles servem café da manhã e jantar veganos.

As avaliações são ótimas e eu coloquei na minha wish list porque essa região da Espanha é dos meus ancestrais e tenho muita vontade de conhecer melhor, já que fui apenas até Sevilha (aproveite para saber mais aqui).

Retiros espirituais e de yoga na Andalucia: com vista. Foto: divulgação.

Retiros espirituais e de yoga na Andalucia: com vista. Foto: divulgação.

Yoga nas Montanhas pertinho de Barcelona

OmShanti é um retiro de yoga e meditação que fica a cerca de 30min de Barcelona, na região da reserva de Montseny, em Sant Marti de Centelles.

Além de ficar nessa deliciosa região montanhosa o retiro é numa “masia”, uma casa de fazenda do século XI que foi toda reformada para ser sustentável e acomodar até 20 pessoas preservando as características originais. Achei o lugar lindíssimo!

A programação inclui práticas de yoga e meditação de manhã, workshops e danças no fim de tarde, além de café da manhã, almoço e jantar vegetarianos.

O restante do tempo é livre para relaxar, curtir a natureza da enorme propriedade, fazer hikings, descansar.

Ótimo para desacelerar da movimentada Barcelona, certo?

Yoga e Luxo na Praia de Alicante

A Espanha também tem uma opção bem bacana para quem quer ficar bem confortável, num hotel boutique, mas com toda a estrutura para praticar yoga e meditação.

Tudo isso pertinho de uma linda praia na famosa Costa Blanca espanhola.

O hotel do Costa Blanca Yoga fica de frente para a praia e bem próximo do centro histórico e a programação inclui até 4 práticas de yoga ou pilates por dia, que podem ser na praia, no terraço de frente para a praia ou em aconchegantes salas internas.

Tem algumas saídas para visitar cidades próximas e estão inclusos café da manhã e jantar, que são no estilo mediterrâno. Você pode até fazer uma aula de gastronomia espanhola.

Viagem zen: yoga na praia no amanhecer em Alicante, Espanha. Foto: divulgação.

Viagem zen: yoga na praia no amanhecer em Alicante, Espanha. Foto: divulgação.

Portugal – Retiros de Yoga e Meditação

O vizinho Portugal também tem ótimas oportunidades para curtir, relaxar e se exercitar, quer ver?

Yoga e Meditação no Algarve

Que tal um pouco de yoga, massagem e meditação numa linda praia do Algarve português?

Essa é a proposta do Rejuvenation Yoga, que fica na Praia da Luz. A programação inclui 2 aulas de yoga e meditação por dia e eventuais aulas na piscina, sobre uma prancha de SUP para quem quiser aprender.

O restante do dia é livre para curtir a praia, a piscina ou as cidadezinhas próximas.

Só o café da manhã é incluso, mas há sempre algum jantar especial e muitos restaurantes e cafés próximos, com a deliciosa comida portuguesa!

Destinos zen: Algarve também tem yoga, surfe e muito mais!

Destinos zen: Algarve também tem yoga, surfe e muito mais! Foto: divulgação.

Yoga e Surfe perto do Porto

Outra opção bem legal é o Fluidity Eco Yoga Holiday fica em Furadouro, uma praia bem pertinho do Porto, ao Sul. O Eco Lodge onde rola o retiro de yoga é super bonito, bem confortável e pertinho da praia.

Tem 2 aulas de yoga diárias e o restante do tempo dá para aproveitar com aulas de surfe, SUP, passeios de bike, um pulinho no Porto, se quiser, enfim, opções não faltam, inclusive a de ficar estirado sem fazer nada.

Aqui também só está incluso o café da manhã, mas há vários jantares comunitários e uma cozinha de uso livre, além de restaurantes próximos.

Achei essa uma boa prévia de retiro espiritual para quem vai fazer o Caminho de Santiago pelo lado português.

Costa Rica – Mata, Surfe e Yoga

Já se você gosta de surfe e quer se conectar ainda mais com a natureza, que tal aproveitar uma viagem para a Costa Rica e curtir o melhor dos dois?

Vi duas opções bem legais que incluem alojamento em lindos chalés no meio da mata, com aulas em salas abertas para a praia e montanhas, piscinas maravilhosas e muita onda: o Revitalize and Rejuvenate Yoga e o Unbeatable Surfing and Yoga.

O primeiro inclui 2 aulas de yoga, café da manhã e jantar vegetarianos e transfers para a praia.

O segundo inclui 3 aulas de yoga e 2 de surf, café da manhã e jantar vegetarianos e está mais próximo da praia, que é acessível à pé.

Em ambos há inúmeras opções de aulas e atividades extras, mas eu achei os lugares perfeitos para lagartixar!

Califórnia – a Meca dos Alternativos

É claro que na Califórnia não faltam opções de retiros de yoga e meditação, retiros espirituais e xamânicos. A Califórnia é, em essência, um destino zen perfeito. E também muito animado e confortável…

Entre as milhares de opções que incluem San Diego, Santa Bárbara e outras cidades lindas da costa californiana, as que achei mais legais foram essas abaixo.

O Yosemite é um destino zen maravilhoso na Califórnia!

O Yosemite é um destino zen maravilhoso na Califórnia!

Yosemite – Yoga na Essência da Natureza

Que tal aproveitar a beleza estoneante da natureza bruta do Yosemite National Park e se conectar com ela em práticas de yoga e meditação?

Yosemite Bug Rustic Mountain Resort fica próximo da cidade de Mariposa, bem pertinho do parque e é bem lindo, no melhor estilo lodge nas montanhas.

As aulas de yoga são de manhã e no fim da tarde e o restante do dia você pode aproveitar nas trilhas do parque ou no spa, que tem sauna e banheiros de uso livre.

As 3 refeições estão inclusas, com opções vegetarianas, sendo o almoço embrulhado para viagem para você levar para as trilhas. Não é uma graça?

Aqui eles tem opção de camping também e os campistas podem usar todas as comodidades do lodge.

Só para Mulheres no Joshua Tree National Park

Achei essa opção bem legal porque é uma proposta só para mulheres, para conexão com o feminino. No Retreat do Happy Dome Resort, além das aulas de yoga, há práticas de medicina alternativa, rodas de conversa e cânticos, banhos especiais e outras atividades em grupo.

Todas as refeições e transporte estão inclusos e as acomodações são uma graça, em trailers todo estilizados (e com todo o conforto) no meio do deserto. Achei o máximo!

Destinos espirituais: Happy Dome Resort no Joshua Tree Park.

Destinos espirituais: Happy Dome Resort no Joshua Tree Park. Foto: divulgação.

Destinos Espirituais

Se você já é bem ligado nesse tipo de viagem zen ou quer ter aprendizados mais profundos, pode optar por por um dos destinos espirituais mais conhecidos.

Deixo algumas opções bem legais por esses lugares que podem ter retiros espirituais relacionados à religiões ancestrais ou apenas uma energia especial.

Índia – O Berço da Yoga

O lugar onde a yoga nasceu não poderia ficar de fora dos destinos espirituais para uma viagem zen.

A procura por aprendizados lá é grande e a oferta também, mas é preciso checar bem as referências, porque há muitos charlatães disfarçados de gurus.

Rishikesh – Beatles e batismo no Ganges!

Escolhi esses 2 retiros de yoga de 3 dias em Rishikesh para indicar aqui porque essa cidade fica num trecho lindo em que o Ganges é limpo, então além de praticar yoga e meditação com excelentes professores e conhecer um pouco da cultura dessa cidade onde até os Beatles fizeram um retiro, dá para mergulhar no rio mais sagrado da Índia num tipo de batismo.

A cidade é bem ocidentalizada por causa dos inúmeros ashrams e treinamentos para professores de yoga que se popularizaram depois da visita dos Beatles.

Mas é uma ótima opção para quem quer apenas ter um gostinho do que é a Yoga, ayurveda e meditação na Índia, sem virar profissional nem entrar em nada muito radical e para quem busca retiros espirituais também.

Fusion Yoga fica num prédio mais moderninho que parece confortável e tem uma vista bonita, porque fica mais no alto. As aulas são de diferentes estilos, sendo de manhã yoga e a tarde meditação. O resto do dia é livre para passear pelas montanhas, templos e lojas da fofa cidade.

Já o Yoga Vidya Mandiram é o retiro mais bem avaliado e oferece mais atividades também. Há de 2 a 3 aulas de yoga por dia, cânticos de mantras, meditação e pranayamas. Esse tem mais focado em ensinar a filosofia yogi.

Os 2 retiros incluem 3 refeições diárias, mas tenha em mente que na Índia as coisas costumam ser mais simples – inclusive acomodação e alimentação – e que nos retiros o clima pode ser mais “hippie”.

Mas espere locais bem limpos e não se preocupe pois a cidade tem uma estrutura ótima de restaurantes e cafés.

Destinos espirituais: Índia, o berço da yoga.

Destinos espirituais: Índia, o berço da yoga.

Kerala – a meca da Ayurveda na Índia

Outra área muito conhecida pelos ashrams de yoga e cursos de ayurveda fica mais ao sul, no estado de Kerala. Essa região é mis relaxada e cheia de tradições regionais lindas.

Namaste Ayurvedic Wellness Centre fica num pequeno vilarejo do Kerala chamado Chalakudy que tem um rio, cachoeiras e muita mata de onde vem os segredos da ayurveda.

Esse retiro inclui uma consulta com um médico ayurvédico (outra hora conto minha exótica experiência com um médico desses) e várias massagens ayurvédicas que para mim são as melhores que existem. Além disso, tem as aulas de yoga, 3 refeições e várias opções de passeios. Acho um bom lugar para reenergizar.

Para terminar, deixo aqui uma opção para quem quer praticar yoga e meditação enquanto viaja pelo país: um tour de 12 dias pelas cidades de Rishikesh, Varanasi, Delhi e Agra com várias aulas de yoga, acomodação em ashrams e denalis (construções típicas indianas super lindas) e alguns tours pelas cidades, incluindo o Taj Mahal.

Não posso atestar que o tour seja bom porque não fiz, mas há muitas avaliações positivas, então avalie bem e siga seu coração!

Destinos espirituais não precisam ser religiosos.

Destinos espirituais não precisam ser religiosos. São para você mesmo. Aproveite numa viagem zen!

Bali – Retiros de Yoga e Meditação

Bali é a única ilha hinduista das cerca de 6000 ilhas habitadas da Indonésia e o espírito de Bali é perfeito para um retiro  entre massagens perfeitas, boa comida e lindos lugares para visitar.

Eu já contei aqui nesse post sobre meus dias de yoga e meditação em Ubud e deixo aqui essa recomendação extra, o Refreshing Yoga Retreat que tem aulas de yoga diárias, além de massagem e alinhamento dos chakras.

Achei bacana que tem bastante tempo livre e assim dá para conhecer essa cidade que mora no meu coração e até fazer outras aulas e massagens nos inúmeros lugares legais que tem por lá, como o Yoga Barn.

O maravilhoso de fazer esse tipo de retiro em Bali é que as acomodações são sempre maravilhosas: super confortáveis, lindas e integradas na natureza!

Essa outra opção no Digital Detox é para quem quer mergulhar mais na cultura, pois inclui aulas de luta e tai chi com pegada indonésia, uma iniciação na plantação de arroz e vários passeios pela praia, mas é um retiro mais longo, de 5 a 6 dias.

Peru – Entre incas e montanhas

Quem já foi ao Peru sabe a energia maravilhosa que existe em Cusco, Vale Sagrado e, claro, em Macchu Picchu. Acho um lugar perfeito para uma experiência de viagem zen, de recolhimento e reflexão.

Já contei nesse post minha experiência com um xamã em Cusco, mas achei essas 2 opções bem legais para quem quer meditar e se conectar com essa magia do Peru.

Andean Spirit Lodge é uma yoga guesthouse que fica a 90kms de Cusco, no meio das montanhas. Achei interessante que as aulas de yoga são a tarde e o dia é dedicado ao descanso, curtir a natureza, leitura e meditação.

Já o Kinsapacha Lodge fica próximo de Urubamba, no meio do Vale Sagrado. Além da yoga e meditação diários, tem hikkings pelas ruínas incas próximas, tours pelo vale sagrado e workshops de ayurveda. O visual é incrível!

O Peru é um maravilhoso destino zen!

O Peru é um maravilhoso destino zen! Se imagine nessa sala linda do Kinsapacha no meio do Vale Sagrado! Foto: divulgação.

Retiros espirituais, de yoga e meditação no Brasil

Para fechar essa lista de opções pelo nosso bem-estar, que tal alguns lugares maravilhosos aqui no Brasil mesmo? Para gastar bem menos e ainda se conectar com a sua própria terrinha!

Itapuã – yoga, meditação e axé em Salvador

Esse retiro de yoga e meditação em Itapuã, em Salvador, casa bem o axé da capital baiana com yoga e meditação na beira da praia. Dá para conhecer a cidade ou simplesmente relaxar e desconectar de tudo.

Ubatuba – yoga e cura na Mata Atlântica

Também me interessei por essa experiência em Picinguaba, uma linda praia em Ubatuba, próximo de SP. Tem aulas de yoga, sessões de surfe, caminhadas na Mata Atlântica e até uma sessão com ayuhasca (particularmente, não tenho interesse em provar, mas se você for desses…).

Alto Paraíso – Yoga na natureza mais linda

Para fechar, porquê não passar um fim de semana imerso na natureza mais linda do cerrado, na incrivelmente maravilhosa Chapada dos Veadeiros?

Paraíso dos Pândavas é um espaço que tem essa proposta de retiro de yoga todos os finais de semana. Detox da alma, comida vegana e muita paz para voltar para a rotina depois!


Cachoeira Almécegas I - Fazenda São Bento. Guia Chapada dos Veadeiros.

Que tal relaxar na Chapada dos Veadeiros, um dos destinos espirituais mais incríveis para uma viagem zen no Brasil?

Mais um help para planejar sua viagem:

Não viaje sem seguro, especialmente se você vai fazer atividades físicas! Tudo pode acontecer e estar preparado é um alívio, como já expliquei aqui neste post Seguro Viagem Cobre Doenças, Acidentes e Imprevistos.

Você pode contratar o seu seguro de viagem com o nosso parceiro Seguros PromoUtilize o código EXPRESSINHA5 no final e ganhe 5% de desconto!

Busque passagens na Skyscanner ou, se preferir tratar com uma agente de viagens super competente, mande um email para gamboa@gamboaviagens.com.br.

Curtiu o post? Salve no Pinterest e Compartilhe nas suas redes sociais!

Viagem zen: pratique yoga e meditação em destinos zen, faça retiros espirituais ou apenas conheça

Comentários