RETENÇÃO DE LÍQUIDO: POR QUE ACONTECE E COMO EVITAR COM ALIMENTOS NATURAIS INCLUINDO FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES

   

Retenção de líquido: os alimentos que podem ajudar a combatê-la (Foto: Getty)

Retenção de líquido: os alimentos que podem ajudar a combatê-la (Foto: Getty)

Retenção de líquidos: por que acontece e como evitar

Se você tem com frequência a sensação de inchaço, entenda o que é retenção de líquidos e saiba o que pode ajudar

 

Inchaço e ganho de peso: sensações frequentes para quem sofre de retenção de líquidos. Por que ela acontece? Pode ser evitada? Nós te diremos.

retenção não só é o motivo por trás desses aborrecimentos tão desagradáveis, como é também responsável por eventuais quilos extras. A retenção de líquidos afeta mais as mulheres, especialmente em certos períodos relacionados a desequilíbrios hormonais, como os dias que antecedem a menstruação, a gravidez ou a menopausa. Além disso, problemas de circulação, nutrição inadequada ou estresse também promovem retenção e consequente ganho de peso.

Por que retemos líquido?

Quando o organismo detecta um baixo nível de líquidos, seja porque não houve ingestão o suficiente, seja por consumo excessivo de sódio, ele ativa um mecanismo de defesa e ativa fechamento de portas para reter o líquido que considera necessário para manter o equilíbrio. Mãos, tornozelos, lábios ou pálpebras inchadas são comuns e sinais claros de que o corpo está tentando nivelar o excesso de sódio com a retenção de líquidos.

“A retenção de líquidos ocorre quando nosso corpo acumula uma quantidade excessiva de líquidos nos tecidos corporais, o que se manifesta com sensações de inchaço, inflamação e aumento de peso brusco. Apesar de poder mascarar problemas circulatórios, cardíacos, hepáticos ou renais, na maioria dos casos a causa subjacente é mais simples do que parece: má alimentação, sedentarismo, estresse e/ou desequilíbrios hormonais”, explica a nutricionista Gabriela Pocovi.

As frutas e verduras que te ajudam a combater a retenção de líquidos

“A comida é o primeiro fator a ser considerado porque é capaz de regular o estado de inflamação do nosso corpo, e também desempenha um papel importante na regulação hormonal e nos fluidos corporais", diz a nutricionista Gabriela Pocovi. E continua: “Uma dieta rica em frutas e vegetais de qualquer tipo é vital para o nosso corpo. Há alguns deles que, por sua riqueza em água e minerais como potássio, podem ajudar a neutralizar a retenção de líquidos.”

Essas são as frutas e verduras que a nutricionista Gabriela Pocovi recomenda para combater a retenção de líquidos:

Banana: é rica em potássio, que equilibra os efeitos do sódio. O sódio presente no sal favorece a retenção de líquidos e, portanto, uma dieta rica em potássio ajuda a melhorar a excreção de sódio. Além disso, é ricA em fibras e proporciona saciedade.

As fibras e antioxidantes da laranja ajudam no combate ao inchaço (Foto: Getty)

As fibras e antioxidantes da laranja ajudam no combate ao inchaço (Foto: Getty)

Laranja: por sua riqueza em potássio, como a banana, ajuda a manter um equilíbrio adequado de sódio e potássio no corpo. Certifique-se de comer a fruta em vez de ingeri-la no suco, para aproveitar ao máximo seus nutrientes e fibras.

Abacaxi: possui propriedades diuréticas, ajudando o rim. Além disso, fornece antioxidantes e fibras de vitaminas A e C.

Melancia e melão: agrupamos essas duas porque são as mais ricas em água e, portanto, hidratam e favorecem o trabalho de micção e purificação do rim. Fornecem poucas calorias e são ideais para comer durante o verão.

Alcachofra: tem propriedades purificantes e diuréticas. A alcachofra promove a atividade de fígado e rim e, portanto, aumenta a capacidade do organismo de purificar e eliminar toxinas, muitas vezes responsáveis ​​pelo excesso de inflamação e retenção de líquidos.

Espinafre: é rico em água e minerais, como magnésio, potássio e ferro.

Pepino: da família de melancia e melão, tem água e capacidade de hidratar com poucas calorias.

Tomate: rico em potássio, tem também antioxidantes e vitamina C.

Finalmente, eis um conselho final: “Não se esqueça que o mais importante é se alimentar de maneira o mais natural possível, evitando produtos processados ​​e monitorando sua ingestão de sal e açúcar. Além disso, garanta bom consumo de água e incorpore atividade física no seu dia a dia.”

Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2019/07/retencao-de-liquidos-por-que-acontece-e-como-evitar.html

     ATUALIZADO EM 


    Calor em excesso, bem-vindas tacinhas de vinho e outros drinks (comuns nessa época do ano) e rotina de trabalho muito intensa podem causar a indesejada retenção de líquido. Mas, ainda dá tempo de reverter a questão até o Carnaval. Quer saber como? Dra. Patrícia Cavalcante, nutróloga que atende no Espaço Volpi, em São Paulo, reuniu cinco dicas preciosas. Atenta!

    INGERIR DE SEIS A OITO COPOS DE ÁGUA POR DIA É FUNDAMENTAL (Foto: Thinkstock)

     (Foto: Thinkstock)

    Aumente a ingestão de água


    Beba pelo menos 2,5L de água na semana que antecede o Carnaval. Isso vai facilitar o processo de excreção de toxinas do organismo, diminuir a retenção hídrica e melhorar o hábito intestinal. Como é sabido, a água é um dos diuréticos mais potentes que podemos ingerir. Quando estamos com o organismo hidratado, a necessidade de armazenamento de água é menor, e eliminamos mais água a medida que ingerimos mais água. Assim, beber mais água ajuda a combater a retenção hídrica indesejada e tão comum nos dias mais quentes. Além disso, também garante pele mais hidratada, com viço e melhora até das rugas finas.

    As atividades aeróbicas aquecem o corpo mais rápido e possibilitam uma perda calórica maior (Foto: ThinkStock)

     (Foto: ThinkStock)

    Intensifique as atividades físicas


    Uma excelente estratégia é acrescentar um treino aeróbico nos dias que antecedem o feriado. Basta acordar 20 ou 30 minutinhos antes do habitual e fazer uma caminhada moderada (se você mora em prédios, uma excelente alternativa é subir alguns andares de escada).
    Outra opção para as praticantes de musculação é acrescentar depois do treino um exercício intervalado intenso, o famoso HIIT. Você pode fazer na bicicleta, esteira, transport ou escada, por exemplo.
    Mas, lembre-se, converse com o seu personal antes de alterar suas práticas de costume.

    (Foto: Unsplash)

    (Foto: Unsplash)

    Invista em chás diuréticos


    Chás de hibisco, cavalinha, gengibre, dente de leão e verde são excelentes opções para melhorar qualquer possível retenção que ainda reste.

    O LEITE CLAREIA REGIÕES ESCURAS DE FORMA RÁPIDA. ÓTIMO REMÉDIO PARA QUEM ESTÁ COM PRESSA (Foto: Thinkstock)

     (Foto: Thinkstock)

    Evite alimentos que dão gases


    Nos dias que antecedem a folia, evite alimentos que causam estufamento, como óleo vegetal, pimentão, tubérculos e produtos com muita lactose.

    O excesso de insulina, que vem carboidrato, pode fazer mal (Foto: Thinkstock)

     (Foto: Thinkstock)

    Diminua o consumo de carboidratos


    Principalmente os carboidratos simples como açúcar e farináceos, que mantem a insulina alta, o que diminui o uso da nossa gordura corporal como fonte de energia.

    Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/Noticias/noticia/2019/02/ainda-da-tempo-cinco-dicas-para-eliminar-retencao-de-liquido-ate-o-carnaval.html


    Comentários