'RED PILL', 'INCEL', MACHOSFERA': COMO O DISCURSO MISÓGENO ESTÁ SE ESPALHANDO NAS REDES

 

Coach Thiago Schutz tem canal chamado Manual Red Pill Brasil
Coach Thiago Schutz tem canal chamado Manual Red Pill Brasil Reprodução

'Red pill', 'incel', 'machosfera': como o discurso misógino está se espalhando nas redes

A repórter Pâmela Dias e a socióloga Camila Galetti explicam o aumento de adeptos de uma ideia que vê a mulher como principal alvo de críticas, e que não raro leva a atos de violência


07/03/2023 04h00  Atualizado há 17 horas


A denúncia feita pela atriz Livia La Gatto contra o coach Thiago Schutz, acusado de ameaçá-la de morte, jogou luz sobre um movimento que vem crescendo nos últimos anos, especialmente nas redes sociais: espalhado por várias siglas e nomes, como "red pill", o discurso misógino, que menospreza as mulheres e glorifica ações que as diminuam, não apenas tem cada vez mais seguidores, mas também acabou produzindo um mercado milionário de assinaturas de vídeos, livros e palestras.

Especialistas veem uma série de riscos nesse movimento. O primeiro é o mais óbvio: ao atacar mulheres que, na visão dessas pessoas, estão cerceando suas masculinidades, o discurso serve como pretexto para ameaças, como no caso de Schutz, ou mesmo ataques com mortes. Outro ponto é uma "normalização" de ideias misóginas, algo que, em parte, pode ser atribuído à falta de ações mais contundentes das empresas de tecnologia. Afinal, as comunidades, canais e contas seguem no ar mesmo depois de ameaças explícitas.

O Ao Ponto desta terça-feira discute o crescimento do discurso misógino no Brasil, e os impactos sobre as vidas das pessoas, especialmente as mulheres. Neste episódio, as convidadas são a repórter da editoria Brasil Pâmela Dias, e a socióloga Camila Galetti.

Publicado de segunda a sexta-feira, às 6h, nas principais plataformas de podcast e no site do GLOBO, o Ao Ponto é apresentado pelos jornalistas Carolina Morand e Filipe Barini, sempre abordando acontecimentos relevantes da atualidade. O episódio também pode ser ouvido na página de Podcasts do GLOBO. Você pode seguir a gente em plataformas como Spotify, iTunes, Deezer e na Globoplay.


Fonte:https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/03/red-pill-incel-machosfera-como-o-discurso-misogino-esta-se-espalhando-nas-redes.ghtml


Comentários