PAUSAS DE ATÉ 10 MINUTOS AJUDAM A AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NO TRABALHO, DIZ ESTUDO

 

Carreira ; intervalo no trabalho ; fazer uma pausa ; manter o foco ; trabalho em escritório ; jornada de trabalho ; (Foto: Dreamstime)

Fazer pausas de até 10 minutos no meio do expediente pode aumentar a produtividade, sugere estudo (Foto: Dreamstime)

  • SORAIA ALVES
 ATUALIZADO EM 


Um novo estudo publicado por um grupo de pesquisadores da West University of Timisoara (Romênia), sugere que fazer pequenas pausas no trabalho pode aumentar o bem-estar e, consequentemente, a produtividade.

Liderada por Patricia Albulescu, a equipe por trás da análise diz que micropausas de até 10 minutos ajudam a reduzir a fadiga e aumentar a energia dos trabalhadores. Segundo a especialista, quando executamos tarefas diárias e ignoramos nossas necessidades, pode haver consequências, incluindo falta de atenção e erros. 

“Ao fazer uma pequena pausa quando sentimos necessidade, podemos notar que novas ideias começam a fluir facilmente, ou conseguimos prestar mais atenção no que estamos fazendo”, explica a pesquisadora no artigo publicado na revista PLOS One. Os dados de sua pesquisa levam em consideração outros 19 artigos sobre o assunto, além de 22 estudos separados e um total de 2.335 participantes.

Os resultados revelaram que as micropausas tiveram um efeito pequeno, mas positivo nos participantes, sugerindo que cerca de 64% do grupo que fez pausas de até 10 minutos teve um desempenho acima da média do grupo que não parou nenhum minuto.

Os pesquisadores também indicam que quanto maior o intervalo, melhor o desempenho posterior. Albulescu ressalta que a cultura de estar "sempre ligado" pode fazer com que as pessoas se sintam pressionadas a continuar trabalhando, mas existem soluções para esse problemas, como promover a autonomia nas tarefas de trabalho e focar na qualidade e não na velocidade.

“Os gerentes podem incentivar esses ambientes em que fazer uma pequena pausa para olhar pela janela por alguns segundos não significa ser preguiçoso”, disse a pesquisadora.

No entanto, não está claro se o estudo também levou em consideração aspectos importantes para o bem-estar, como a ansiedade. Também não ficou claro quantos intervalos de menos de 10 minutos as pessoas devem fazer para tem uma maior produtividade.

Fonte:https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2022/09/pausas-de-ate-10-minutos-ajudam-aumentar-produtividade-no-trabalho-diz-estudo.html


Comentários