PARA VIVER MAIS: 5 PILARES DA DIETA DA LONGEVIDADE DE PESSOAS QUE PASSAM DOS 100 ANOS

 

Aos 118 anos, a japonesa Kane Takana é a pessoa viva mais velha do mundo

Aos 119 anos, a japonesa Kane Takana é a pessoa viva mais velha do mundo.

Kane Tanaka é a mulher, e a pessoa, mais velha do mundo registrada no Guinness Book. Atualmente, ela tem 119 anos de idade.

Para viver mais: 5 pilares da dieta da longevidade de pessoas que passam dos 100 anos

Alimentação baseada em carboidratos complexos é um dos segredos dos centenários

Por Renata Turbiani

07/12/2022 12h12  Atualizado há 2 meses

 Já algum tempo, pesquisadores descobriram que as populações que moram nas chamadas zonas azuis são aquelas que têm as maiores taxas de vida até os 100 anos – esses grupos incluem comunidades no Japão, na Itália, na Grécia, na Costa Rica e até mesmo na Califórnia, nos Estados Unidos.

Segundo o escritor Dan Buettner, que acabou de lançar o livro The Blue Zones American Kitchen: 100 Recipes to Live to 100 (A Cozinha Americana das Zonas Azuis: 100 Receitas Para Viver até 100 anos, em tradução livre), as pessoas que habitam estes locais vivem até uma década a mais do que os americanos médios e gastam uma fração do que a maioria gasta com assistência médica.

Mas o que faz com que estes moradores cheguem mais ao centésimo aniversário? Pois há uma série de fatores envolvidos. Por exemplo, o fato de que eles têm mais oportunidades de caminhar de um lugar para outro e tendem a se estressar muito menos.

Outro ponto fundamental é a alimentação. Buettner analisou mais de 150 pesquisas dietéticas que capturam “os hábitos alimentares diários das pessoas nas zonas azuis nos últimos 80 anos” e fez importantes descobertas, como mostra reportagem da rede CNBC.

Pelos dados que ele coletou, 65% da ingestão alimentar nas zonas azuis vem de carboidratos complexos, o que significa que eles, junto com alguns outros ingredientes, devem ser a base de um cardápio voltado para a longevidade.

Confira, a seguir, alguns dos alimentos que podem te ajudar a chegar aos 100 anos:

- Grãos integrais, como milho, arroz e aveia (carboidratos complexos)

- Verduras e legumes verdes

- Tubérculos, incluindo batatas e inhame (carboidrato complexo)

- Nozes

- Feijão (carboidrato complexo)


Fonte:https://epocanegocios.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2022/12/para-viver-mais-5-pilares-da-dieta-daqueles-que-passam-dos-100-anos.ghtml


Comentários