O QUE É O TUI NA, MÉTODO DE MASSAGEM ESSENCIAL DA MEDICINA CHINESA

  massagem tui-ná

Massagem Tui-ná

A massagem Tui-ná é uma das mais antigas formas de medicina tradicional chinesa feita a partir do uso das mãos para tratar doenças. A massagem Tui-ná busca harmonia do corpo a partir do toque com as mãos.

MASSAGEM tui-ná

Esse método medicinal é justificado por questões primitivas, pois, quando ainda não haviam instrumentos médicos, os chineses antigos usavam as mãos como métodos inerentes aos seres humanos. Autoamassamento, autoesfregamento, esticar, bater com as mãos, puxar.. tudo isso era utilizado como forma cuidar do corpo, livrar desconfortos. 

O que é Tui-ná

Tui – empurrar, deslizar, apertar, estimular + Ná – Pegar, segurar, amassar, puxar

Massagem Tui-ná: efeitos para além do relaxamento! Uma das mais antigas técnicas da MTC (Medicina Tradicional Chinesa). Ela tem intenções mais terapêuticas do que simplesmente de relaxamento.

Essa técnica clínica milenar de massagem estimula a autocura do organismo, regula a função dos meridianos (pontos de energia), equilibra e harmoniza o fluxo de energia do corpo. Ela deve ser feita em pontos meridianos e é feita a partir de um conjunto de técnicas manuais, cada técnica possui uma aplicação específica. O terapeuta pode utilizar tanto as mãos como os dedos, punhos, antebraços, cotovelos e joelhos.

MASSAGEM tui-ná

A massagem Tui-ná atua como uma forte ferramenta de prevenção, há relatos que contam que ela é utilizada há mais de 4 mil anos na China. Inclusive, ela tem se popularizado no ocidente cada vez mais. 

Os movimentos da Tui-ná são mais intensos do que outras técnicas de massagem e os benefícios vão para além do relaxamento. A partir do estímulo em pontos meridianos, o corpo corrigirá desequilíbrios e proporcionará harmonia total. 

Tui-ná: antiga técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

Alguns relatos contam que a Tui-Ná era utilizada desde 1700 a.C.

Ela teve sua origem na China e é parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa, assim como a fitoterapia e a acupuntura. A MTC por muito beirou a extinção, pois sofreu fortes impactos do preconceito. Assim como a Tui-námuitas técnicas de massagem, muitas terapias, foram proibidas. Diversos mestres foram perseguidos e livros foram queimados.

manobra

A massagem Tui Na praticada hoje, se aproxima mais da fisioterapia e osteopatia do que da massoterapia. A Tui-ná até hoje apresenta inúmeros benefícios comprovados e isso cresce cada vez mais. Estudos provam os efeitos positivos em dores musculares, ligamentos, osso, tendão e melhoras na circulação sanguínea.

A massagem Tui-ná se tem suas bases teóricas em Cânones da Medicina Tradicional Chinesa, o Huang Di Nei Jing e o Nan Jing, textos antigos da MTC, que existem há anos. 

Tui-ná compreende “o embrião” do problema, para então tratá-lo, beneficiando o todo e proporcionando harmonia, tratando a questão intensamente e não apenas superficialmente.

Algumas vantagens da Tui-Ná

  1. A massagem Tui-ná possui uma grande vantagem, que é a capacidade de tratar problemas específicos na sessão. Por exemplo: dores crônicas no geral, constipação, cólicas menstruais… mas além disso, ela atua inteiramente trabalhando a energia do corpo;
  2. Ela também proporciona o equilíbrio da saúde física e emocional;
  3. Apesar do ocidente não possuir esse costume, uma das maiores vantagens da massagem Tui Na é a prevenção de dores e/ou patologias futuras. Através dela, conseguimos descobrir possíveis problemas e então, tratá-los desde a raiz.
manobra de massagem chinesa

Benefícios da Tui-ná

Os efeitos do toque no corpo

  • Equilibra a energia vital, atua positivamente nos fluxos energéticos do organismo
  • Estimula a capacidade de cura do organismo
  • Equilibra a função dos órgãos
  • Desbloqueia canais obstruídos
  • Previne doenças
  • Restabelece o fluxo sanguíneo
  • Promove o bem estar físico
  • Promove o bem estar psicológico
  • Trata problemas fisiológicos e problemas digestivos
  • Regula o sistema nervoso
  • Combate a insônia
  • Combate ansiedade
  • Combate depressão
  • Alivia dores crônicas (ossos, articulações, músculos)
  • Auxilia o sistema imunológico
  • Relaxa os músculos
  • Auxilia na regeneração de tecidos
  • Auxilia na postura corporal
  • Reduz estresse e tensão

Os efeitos do toque no corpo

A massagem Tui-ná pode ser feita na cabeça, no rosto, no pescoço, nas costas, pernas, pés, peito, abdome, braços, coluna, nádegas… em todo o corpo. Ela é praticada na China mas em todo o mundo tem se popularizado. É uma técnica livre de efeitos colaterais e muito importante para a prevenção de doenças e os cuidados com a saúde. 

A pressão dos dedos em pontos específicos do organismo pode proporcionar calma, conforto, sono e outras sensações.

Quando é indicada

Quando há:

  • Dores musculares;
  • Dores nas articulações;
  • Problemas respiratórios;
  • Dores crônicas no geral;
  • Fadiga crônica;
  • Doenças Neurológicas;
  • Disfunções digestivas;
  • Problemas ginecológicos;
  • Problemas sexuais;
  • Tendinite, fibromialgia, bursite, cãimbra, artrite, artrose;
  • Diabetes;
  • Doenças psicossomáticas;
  • Paralisia facial, cefaléia…

Contraindicações da massagem Tui-ná

A massagem Tui-ná é indicada para pessoas de todas as idades, mas há algumas contraindicações. Segue: pessoas grávidas, pessoas com problemas sérios de pele, pessoas com osteoporose, pessoas com problemas cardíacos, pessoas com problemas no sistema linfático.

Fonte:https://holistas.org/tui-na/

O QUE É O TUI NA, MÉTODO DE MASSAGEM ESSENCIAL DA MEDICINA CHINESA

TUI NÁ é uma técnica de massagem que significa “amassar e puxar”, a fim de ajudar o homem a prevenir e manter a saúde.

Princípios fundamentais de Tui-na

Tui Na –Parte essencial da Medicina Tradicional Chinesa. Esta forma de massagem procura através de massagens desbloquear a circulação de energia assim como estimular os pontos situados ao longo dos trajetos dos canais energéticos (meridianos) que passam pelo corpo humano sem a utilização de agulhas (Acupuntura), sendo a origem de várias técnicas de massagem conhecidas atualmente. Tui-na é praticada principalmente nos problemas de nucas, dores lombares e dos 4 membros.

A técnica apresenta excelentes resultados quando aplicada em crianças. Muitas vezes a pressão dos dedos em pontos específicos pode acalmar e aliviar desconfortos e dores de uma criança. Com a mesma filosofia da acupuntura tradicional chinesa, o do-in tem a vantagem de não utilizar agulhas e sim as pontas dos dedos em pontos estratégicos. A técnica é aplicável em problemas corriqueiros e muito usada por aqueles que sofrem de enxaqueca, cólicas intestinais, diarréia e dores de estômago.

Efeitos de Tui Na

1.Equilibrar funções de órgãos. A medicina chinesa deve-se mudanças funcionais do corpo humano como desequilíbrio de funções de seus órgãos. A técnica de Tui-na visa encontrar o equilíbrio e harmonia entre as funções desses órgãos a fim de ter solução de problemas doentes e manter a saúde.

Tui Na
Massagem Tui Na

2.Tui-na tem por objetivo equilibrar o fluxo de energia do nosso organismo, alargar o seu fluir, caso esteja em quantidade reduzida; eliminá-la, caso esteja com exesso; ou tonificé-la, caso esteja enfraquecida. E, é só a partir do equilíbrio da energia que se consegue atingir a saúde plena, em todas as suas vertentes.

Tui Na
Massagem Tui Na

3.Trafegando pelas linhas “elétricas” da estrutura corporal (chamadas meridianos), o Tui-na dispersa o excesso de energia concentrada e revigora as partes enfraquecidas. Desbloqueia canais obstruídos e libera fluxos de sangue e energia. Reativa a circulação, devolvendo sua capacidade máxima de funcionamento e contribuindo diretamente para o melhor desempenho dos órgãos.

Tui Na
Massagem Tui Na

Fonte: portuguese.cri.cn

Tui Na

Tui Na

A Massagem Tui Na teve a sua origem na China, sendo parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa, juntamente com a Acupunctura, a Fitoterapia, a Dietética e o Chikung.

Tuisignifica empurrar, pôr em movimento, apertar, comprimir, estimular, afastar, separar e dissipar.

Nasignifica pegar, segurar, puxar, amassar e massajar. Este termo é representado por dois caracteres sobrepostos: o de baixo significa “mão” e o de cima significa “união”, “harmonia”. Tui-Na significa, assim, “a mão que busca a harmonia, comprimindo, estimulando, pondo em movimento.”

Foi na Dinastia Ming (Séc. XIV) que se deu a sua revalorização e nunca mais deixou de ser aperfeiçoada e utilizada nos tratamentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). A Massagem Tui-Na é utilizada na prática clínica há 2.000 anos com elevado grau de sucesso.

A Massagem Tui-Na é composta por várias técnicas, onde cada uma tem uma aplicação específica, Assim, cada técnica é aplicada consoante a natureza da patologia apresentada, a constituição do paciente e a parte do corpo a massajar.

A Massagem Tui-Na está muito longe de se limitar à aplicação de pressão (com os dedos, mãos, cotovelos, etc.). É um leque muito vasto de técnicas que se aplicam a pontos e meridianos de acupunctura, grupos musculares e estruturas anatómicas em geral, utilizando o contato corporal próprio da massagem.

A Quem se destina

A Massagem Tui-Na é indicada para qualquer pessoa, desde que não apresente qualquer contra-indicação para a massagem.

Principais Benefícios

Reequilíbrio energético e sanguíneo

Maior rapidez na resolução de patologias do foro osteo-tendino-muscular

Melhoria de funcionamento dos órgãos internos

Tratamento de rupturas musculares recentes

Relaxamento.

Quando Utilizar

A Massagem Tui-Na pode ser utilizada em qualquer altura, sendo geralmente utilizada nas vertentes desportiva, estética e pediátrica.

Fonte: www.portalmassagem.com

Tui Na

Tui Na

Tui-Ná ou Tuina são os nomes pelo qual é conhecida esta massagem terapêutica chinesa.

Este website é dedicado a Tui-Ná – a massagem terapêutica para harmonizar a energia essencial do corpo entre o Yin e o Yang – e seus adeptos no Brasil.

A massagem Tui-Ná faz parte da medicina tradicional chinesa, que se fundamenta na teoria dos cinco elementos:água, fogo, terra, madeira e metal que simbolizam os órgãos internos.

O diagnóstico avalia esses cinco princípios, que se manifestam nos níveis físicos e psíquicos, enquanto o tratamento busca reconduzi-las ao equilíbrio através de massagens nos meridianos e pontos reflexos nos pés

História

O Nei-ching foi escrito há 4.500 anos e só teve sua tradução para o ocidente nos anos 40 !

O tratado de medicina do Imperador Amarelo é o mais importante. Ë escrito em forma de diálogo entre o lendário soberano, o Imperador Amarelo e o seu ministro sobre assuntos de medicina.

A medicina chinesa se desenvolveu em dinastias que se refinaram e expandiram seus conceitos firmados nos clássicos antigos.

Dos anos de 1840 até 1949, a China esteve sobre uma dominação reacionária semi-feudal e semi-colonial. Tanto a ciência quanto a cultura foram destruídas. A medicina tradicional chinesa e com ela a acupuntura e a moxabustão se viram à beira da extinção.

Depois da fundação da República Popular da China, a acupuntura e a moxa se popularizaram novamente em todo país, tendo aí o desenvolvimento de uma nova técnica anestésica – a anestesia acupuntural.

Teoria

O Nei-Ching descreve as teorias básicas da medicina chinesa, como o yin e o yang, os cinco elementos, os orgãos (zang-fu), os canais de energia, a energia vital (Qi), o sangue (xue) e os líquidos corpóreos, a etiologia, a patologia, os métodos de diagnóstico e as diferentes síndromes, assim como o conhecimento fundamental sobre pontos de acupuntura.

A teoria do yin-yang sustenta que todo fenômeno ou coisa no universo conserva os aspectos opostos:yin e yang, que se encontram em contradição e interdependência .A relação entre yin e yang é a lei universal do mundo material . Ë amplamente usada na medicina tradicional chinesa para explicar a fisiologia e patologia do corpo humano, além de servir como guia de diagnóstico e tratamento no trabalho clínico.

A natureza de uma coisa só existe por comparação do yin e o yang. Sob certas circunstâncias ela pode mudar, pois não é absoluta, é relativa. Desse modo, existem situações em que o yin está dentro do yin, yang dentro do yang, yin dentro de yang e yang dentro de yin.

No desequilíbrio há o predomínio de um deles. Este fator é o que causa as doenças.

Por exemplo:

Aumento do yin consome o yang ou uma debilidade do yang conduz ao domínio do yin, e nesses casos, se origina a síndrome do frio.

Aumento do yang consome o yin, ou a debilidade ou fraqueza do yin propicia o predomínio do yang, e nesses casos, se origina a síndrome do calor.

Os métodos de tratamento deverão ser dirigidos a corrigir esse desequilíbrio yin-yang.

Conceito único:o corpo é um todo , e o propósito do tratamento é reajustar o yin e yang , promover a circulação da energia (Qi) e do sangue.

Na medicina tradicional chinesa estão relacionados firmemente os aspectos mentais, emocionais e doenças físicas. Tanto o diagnóstico como o tratamento levam em conta a pessoa global.

Existe uma interdependência entre o homem e a natureza (ambiente natural, clima, condições geográficas); a relação patologia x fisiologia x correlação homem e o meio ambiente são consideradas e classificadas de acordo com os 5 elementos.

Desde aproximadamente 400 A.C., os chineses tem utilizado outro conjunto de conceitos em sua tentativa de compreender o mundo. 3

Trata-se da teoria dos Cinco Elementos (ou Cinco Movimentos) constituído por:Água, Madeira, Fogo, Terra, Metal. E que são vistos como 5 propriedades inerentes a todas as coisas, e que constituem o mundo material. Determinam o estado de troca e movimento na relação de geração e destruição ou dominância e contra-dominância.

A geração dos 5 elementos estabelece um círculo contínuo em que cada elemento é sempre gerado (filho) e é gerador (mãe). A geração implica controle e inibição mútua, e desse modo há o crescimento porque se opõe mas cooperam entre si. A inter-dominância em excesso é um ataque quando o outro é fraco.

Contra-dominância indica atropelo. Ela vai pelo oposto da dominância.

Fonte: www.tui-na.lumic.com

Tui Na

Tui Na

A massagem de Tui-Ná

A Tui Na é uma massagem verdadeiramente relaxante ! Praticada não só no Oriente como na Grécia Antiga, a Tui Na serviu para curar e aliviar inúmeros problemas, ao mesmo tempo que relaxava por completo o corpo. Atuando como uma vertente importante ao nível da saúde na China, a massagem Tui Na é muito mais do que uma comunicação instintiva entre o paciente e a pessoa que faz as massagens. Se inicialmente esta prática servia para auxiliar campos mais duvidosos da cura de problemas, ligada muitas vezes a falsos curandeiros, tempos depois a Tui Na foi explorada no âmbito da terapêutica atingindo, inclusive, estudos académicos.

Esta prática a ser ensinada em 1956, é hoje uma das áreas de tratamento do Centro de Terapias Chinesas.

Os benefícios desta arte são amplos e comprovados:não apresenta qualquer efeito secundário, é eficaz no combate e prevenção de doenças, e há ainda quem considere que esta massagem é um meio para conseguir viver por mais tempo. Aliás, nesta massagem as mãos são o canal transmissor de energia, e é através delas que se cura o plano emocional e físico. Relaxa o corpo e a mente, e alivia a tensão diária do ser humano. Pessoas com problemas de circulação, hipertensão, insónias, ou dores de cabeça, podem sair da massagem com uma enorme sensação de bem estar e relaxe.

Problemas dos órgãos internos, excesso de peso, doenças nervosas, paralisias, entre tantos outros problemas, são mais alguns dos benefícios da Tui Na , sendo muito destas vantagens apenas alcançadas quando se verifica a combinação desta terapia com outros métodos de medicina. Os pacientes submetem-se a algumas sessões, variando o número destas consoante o problema da pessoa, tendo cada sessão cerca de 20 minutos. As mãos começam a descobrir cada recanto interno do corpo, e a partir daí encontram pequenos problemas que são os causadores pelas sensações negativas que o paciente tem vindo a sofrer.

As massagens Tui Na atuam no sistema nervoso, reprodutor, digestivo, circulatório, trazendo benefícios aos tecidos cutâneos, à circulação sanguínea, bem como a toda a estrutura óssea. Assim, toda a saúde emocional, mental, e física, do indivíduo acaba por sair privilegiada com esta massagem. Pelo fato deste género de massagens não atuar somente ao nível dos músculos, acaba por ser uma das vertentes mais exploradas e estudadas na China, à qual tantas pessoas recorrem. Na realidade, qualquer pessoa pode usufruir deste género de massagem, quer seja desportista, ou tenha que estar o dia inteiro sentada, com um computador à frente. Em qualquer um dos casos as dores nos músculos e relaxamento são facilmente eliminados com a Tui Na .

Mais do que um conjunto de técnicas manuais, a Tui Na tem por objetivo equilibrar o fluxo de energia do nosso organismo:dar largas ao seu fluir, caso esteja em quantidade reduzida, ‘eliminá-la’, se estiver em excesso, ou tonificá-la, caso esteja enfraquecida. E, é só a partir do equilíbrio da energia que se consegue atingir a saúde plena, em todas as suas vertentes. Estudos recentes comprovaram que esta terapia tem também efeitos muito positivos na recuperação das funções de tendões, ossos e ligamentos, na circulação dos líquidos orgânicos e do sangue.

Possíveis sinais e indícios de um futuro problema, que o seu corpo demonstra, mas que o paciente ainda não vê, podem ser facilmente detectados e eliminados com a massagem Tui Na . Desta forma, esta prática funciona não apenas como um método para aliviar problemas, assim como uma fórmula de prevenção de doenças futuras.

A Tui Na acalma e tranquiliza o corpo e a mente, ajudando eficazmente as pessoas que sofrem de depressão ou de alguma forma de ansiedade. Em suma, a grande vantagem da massagem da Tui Na é encontrar o embrião do problema e partir para a respectiva cura! A energia, o bem estar e felicidade invadirão o seu corpo após uma massagem de Tui Na .

Ana Amante

Fonte: www.mulherportuguesa.com

Tui Na

Tui Na é um método terapêutico que se inscreve no sistema de atenção à saúde conhecido hoje por Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se na aplicação de técnicas manuais em áreas, meridianos e pontos do corpo humano com a finalidade de preservar a saúde e tratar doenças. Sua origem é tão antiga quanto o ato espontâneo de friccionar com as mãos uma região dolorosa do corpo.

Desenvolveu-se nas comunidades da China ao longo de milênios ao lado de outros recursos terapêuticos como acupuntura, moxabustão e exercícios físicos. Suas bases teóricas podem ser encontradas nos cânones da Medicina Tradicional Chinesa, o Huang Di Nei Jing e o Nan Jing, compilados na passagem do séc II a. C. para o séc. I a. C. , quando a medicina tornou-se um campo distinto da atividade humana na China.

O primeiro, conhecido como Tratado de Medicina do Imperador Amarelo elucida aspectos da teoria médica e introduz a teoria dos meridianos, um sistema de doze vasos interligados, por onde acredita-se que circule sem interrupção, substâncias específicas. O segundo acrescenta oito vasos ao sistema de meridianos e apresenta uma abordagem para diagnose baseada no estudo dos pulsos.

Neste período a massagem terapêutica chinesa recebeu o nome de Anmo, termo que ser traduz como “pressionar deslizando para a frente”. Na dinastia Ming (1380 d.C. – 1750 d.C) o termo Anmo começou a ser substituído por Tui Na , “segurar firme e empurrar para a frente”. Em 1601 foi escrito o primeiro tratado sobre Tui Na infantil, Xiao Er An Mo Jing.

A influência dos ingleses na corte chinesa, depois de 1750, levou ao desmantelamento progressivo da Medicina Tradicional Chinesa nas instituições governamentais. Contudo, graças ao trabalho diligente de praticantes, Tui Na continuou existindo à margem das instituições.

Com a fundação da República Popular da China em 1949, o governo chinês procurou resgatar a Medicina Tradicional Chinesa. Em 1956 teve início o primeiro treinamento de Tui Na em Shanghai.

Em 1958 foram fundadas a Clínica de Tui Na de Shanghai e a Escola Técnica de Tui Na de Shanghai. Os massagistas populares foram convocados para trabalhar nos departamentos clínicos de Tui Na estabelecidos nos hospitais.

Em 1974 Tui Na passou a fazer parte do departamento de acupuntura da Faculdade de Medicina Tradicional Chinesa de Shanghai, na subdivisão Tui Na e traumatologia. Em seguida o mesmo se deu nas faculdades de Pequim, Nanquim, Fujian e Anhui.

Em 1987 foi fundada a Associação de Tui Na da China, que tem fomentado intercâmbios nacionais e internacionais, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa científica sobre os fundamentos e a clínica de Tui Na em reabilitação, prevenção e tratamento de patologias.

O processo de penetração de recursos terapêuticos baseados na teoria dos meridianos da Medicina Tradicional Chinesa na cultura ocidental ganhou ímpeto, a partir da década de 70 do século passado, quando teve início uma mudança no imaginário do corpo que conduzindo a uma nova definição para a noção de saúde nestas sociedades.

Bases Teóricas

A doutrina do Yin/Yang , a Teoria das Cinco Fases e a idéia de ch’i formam o alicerce da literatura teórica-médica da China na qual Tui Na se inscreve. A teoria dos meridianos e pontos de acupuntura fornece uma descrição das estruturas sobre as quais se deve atuar para fins terapêuticos.

A “doutrina do Yin/Yang” é proveniente de uma escola filosófica do séc IV a. C. que postulou a conexão entre todos os fenômenos naturais e sua constante trnsformação segundo uma dinâmica orientada por padrões cíclicos. Tal dinâmica foi representada por um modelo constituído por dois aspectos polares, comple-mentares, alternantes e intercambiantes, o Yin e o Yang, princípios de transformação e de ordenação de todas as relações que se converteram nas categorias fundamentais do pensamento chinês.

Segundo a cosmologia chinesa é por meio da inter-relação dinâmica de Yin e Yang que o Tao, princípio único, imaterial, permanente e potencial se manifesta, e que sua potência se atualiza no mundo dos fenômenos físicos, engendrando o processo cósmico.

O processo cósmico caracteriza-se pelo eterno fluir e pela constante mutação. O fluxo é providenciado pelo ch’i, influência material sutil que subjaz a tudo o que existe. A mutação obedece a padrões cíclicos cujos limites são estabelecidos pelo Yin e pelo Yang.

Os atributos de cada coisa determinam sua natureza Yin ou Yang. Os fenômenos físicos mais materiais, mais densos, mais profundos, mais frios, mais inertes, mais escuros são arrolados como Yin. Os fenômenos físicos mais energéticos, mais espirituais, mais voláteis, mais quentes, mais claros e com mais movimento, são arrolados como Yang.

A idéia de relatividade, no entanto, está sempre presente. Um dos princípios não pode ser exclusivo. Não há Yin sem Yang, como não há polaridade negativa sem polaridade positiva, força centrípeta sem força centrífuga, feminino sem masculino, intuição sem intelecto, noite sem dia. No cerne do Yin está a essência Yang e no cerne de Yang a essência Yin.

Na Medicina Tradicional Chinesa o conceito de saúde está vinculado ao conceito de equilíbrio entre Yin e Yang no organismo garantido pelo fluxo contínuo de ch’i. O organismo é concebido como uma unidade que compreende os níveis físico, psíquico, emocional e espiritual, em relação dinâmica com o meio ambiente. Todas as estruturas e funções orgânicas e todos os sinais e sintomas que apontam para disfunções orgânicas, podem ser analisados e interpretados segundo a ótica da interação dos dois princípios Yin e Yang.

Quando ocorre uma desorganização ou bloqueio do fluxo de ch’i no organismo as proporções entre Yin e Yang se alteram, o equilíbrio energético é rompido e sobrevém a doença.

Para restabelecer a saúde é necessário regular o fluxo de ch’i e restaurar o equilíbrio entre Yin e Yang. Essa é a função da Medicina Tradicional Chinesa que utiliza vários métodos de tratamento, selecionados de acordo com as características da doença.

Tui Na é um método de tratamento que tem como finalidade preservar ou restituir o equilíbrio entre o Yin e Yang no organismo corrigindo as disfunções orgânicas por meio da aplicação de técnicas manuais.

A teoria das Cinco Fases, atribuída a Tsou Yen (cerca de 350 a.C. – 270 a.C), influenciou em profundidade a Medicina Tradicional Chinesa. Segundo esta doutrina, os fenômenos naturais e os conceitos abstratos não aparecem arrolados em duas, mas em cinco linhas de correspondência.

Os termos usados como emblemas não são abstratos como Yin/Yang, porém fenômenos naturais tangíveis associados a cada uma das fases :madeira, fogo, terra, metal e água. Cada fase relaciona-se com as demais segundo regras específicas.

Nas traduções para o português costuma-se designar cada fase de “elemento” ou “movimento”. O termo “elemento” deve ser evitado, pois não reflete a noção dinâmica do termo chinês wu-hsing que significa “ir” ou “mover”.

A compreensão da doutrina das Cinco Fases não deve ser empreendida sob a ótica da doutrina dos elementos dos filósofos gregos, para quem a matéria se diferenciava em 3 quatro elementos:terra, ar, fogo e água, dotados de quatro qualidades primárias ou quatro naturezas básicas, calor, frio, úmido e seco.

A relevância da teoria das Cinco Fases para a Medicina Tradicional Chinesa deriva do padrão de relacionamento que as fases estabelecem entre si no processo de transformação contínua dos fenômenos. Se as leis que regulam a relação entre as fases forem respeitadas, a saúde do organismo humano será mantida. Se houver ruptura ou descontinuidade nos mecanismos que mantêm o sistema em equilíbrio, ocorrerá a doença. Tui Na oferece recursos técnicos para a regulação das Cinco Fases, uma vez que o diagnóstico segundo a Medicina Tradicional Chinesa tenha sido alcançado.

O processo de elaboração da teoria dos meridianos com suas ramificações e interconexões acompanhou o desenvolvimento da idéia de ch’i.

O sistema tal como se estuda hoje, é constituído por um conjunto de estruturas com funções específicas: doze meridianos principais, oito meridianos extraordinários, doze meridianos distintos, quinze meridianos colaterais, doze meridianos tendino-musculares, doze zonas cutâneas e os pontos de acupuntura. A função genérica do sistema é promover a relação entre as substâncias vitais e os orgãos e vísceras internos, chamados de zang fu.

O interesse científico contemporâneo pela teoria dos meridianos suscitou um debate a respeito da existência física dessas estruturas. Estudos com cortes histológicos utilizando diversas técnicas de coloração não foram capazes de demonstrar quaisquer estruturas que pudessem ser descritas como meridianos. A participação do sistema nervoso periférico em acupuntura, no entanto, tem sido demonstrada em inúmeros estudos, embora os meridianos e colaterais não mantenham equivalência direta com vasos sanguíneos ou com os nervos espinhais e cranianos.

Clientela

Tui Na é um procedimento terapêutico adequado para crianças, adultos e pessoas da terceira idade. O terapeuta deve conhecer as particularidades do método para cada um destes grupos.

Está indicado nas seguintes alterações:

Alterações musculares:contratura, tendinite, bursite, miosite, ombro doloroso, fibromialgia.Tecidos moles:aderência e tecido cicatricial.Problemas ósteo-articulares:artrose e artrite, alterações mecânicas na coluna vertebral e outras articulações.Placa motora:cãimbra e pontos gatilho.Doenças neurológicas:paralisia facial, paresias, paraplegias, cefaléias.Disfunções digestivas:epigastralgia, dor abdominal, úlcera, diarréia, constipação.Alterações psicossomáticas:estresse, tensão, neuroses, doenças psicos-somáticas.Problemas ginecológicos:tensão pré-menstrual, amenorréia, dismenorréia.Alterações cardiovasculares e linfáticas:palpitação, varizes, edema.Alterações respiratórias:asma, bronquite, resfriado, sinusite.Problemas sexuais:impotência sexual, prostatite.Alterações metabólicas:diabetes, doenças da tireóide.Deficiência de energia:síndrome da fadiga crônica.

Tui Na não está indicado nas seguintes alterações:

Doenças contagiosas crônicas e agudas:tuberculose, rubéola.Doenças infecciosas:erisipela, meningite.Hemorragias:trauma, doenças hemorrágicas.Neoplasias malignas:não se deve massagear a área de tumor.Alterações de pele:lesões abertas, queimaduras solares.Sinais de infecção:Febre alta, náusea e vômito.Gravidez:abdome, canal do baço pâncreas, pontos 4IG, 6BP, 36E (aumentam a contração uterina).Contusõesnas primeiras 48 horas.

Metodologia

Para a execução de tratamento por meio de Tui Na , deve-se conhecer os fatores que provocaram o desequilíbrio entre o Yin e o Yang no organismo a fim de que se possa prevenir, eliminar ou minimizar sua influência. Deve-se recorrer à semiologia da medicina chinesa como o exame de pulsos, língua, e palpação dos meridianos e pontos para reunir informações que conduzam ao diagnóstico segundo a Medicina Tradicional Chinesa.

As causas das doenças são tidas como internas e externas. As causas internas consistem nas emoções intensas e persistentes ou na hipersensibilidade a determinados estímulos. Estes prejudicam os zang fu seletivamente. As causas externas consistem em fatores climáticos ou fatores relacionados com a constituição herdada dos pais e com hábitos de vida.

A profilaxia e o tra tamento por Tui Na enfatizam a manutenção do equilíbrio interno do organismo em relação ao meio ambiente.

Tui Na apresenta mais de cem técnicas manuais; trinta delas são usadas com mais frequência. Estas manobras favorecem a circulação de ch’i, sangue e líquidos orgânicos e a eliminação do ch‘i túrbido do organismo. Atuam sobre os zang fu otimizando seu funcionamento, e facilitam o equilíbrio emocional. Tornam o indivíduo mais apto a enfrentar as mudanças climáticas ou sócio-culturais.

Vários procedimentos e técnicas para atuar nos meridianos principais, canais tendino musculares e pontos de energia encontram-se descritas na literatura sobre Tui Na . Pode-se alisar a pele, amassar os músculos, rolar sobre uma área, percutir o trajeto dos meridianos e pressionar os pontos de acupuntura. Para aumentar o fluxo de ch’i num meridiano principal, deve-se executar manobras no sentido do fluxo do meridiano e para freá-lo, no sentido contrário ao seu trajeto .

Tui Na aplicada sobre a pele e as fáscias atua nos meridianos tendino musculares com influência sobre função imunológica do organismo.

Nos pontos de acupuntura pode-se utilizar a técnica do polegar, pressionar, vibrar, beliscar e friccionar. Para tonificar um ponto deve-se fazer pressão intermitente ou pressionar rodando no sentido horário. Para sedá-lo utiliza-se a pressão contínua ou pressão no sentido anti-horário. Estas manobras repercutem nos meridianos principais que propagam sua influência aos órgãos internos, zang fu.

Lilian M. Jacques

Bibliografia

CHENGNAN, Sun (Ed.) Chinese Massage Therapy. Yuhan Lu, China: 1990 ENQIN, Zhang (Ed.). A Practical English-Chinese Library of Traditional Chinese Medicine – Chinese Massage. Shanghai: Pubblishing House Of Shanghai College Traditional Chinese Medicine, 1988. 5 JACQUES, L. M. , “ Tui Na : proposições fundamentais”. Massoterapia, v.1, IARJ, pp4- 28, 1999. _____________ , Tui Na – Massagem Terapêutica Chinesa. In: Guia de Abordagens Corporais. São Paulo, Summus Editorial, 1997. XIANGCAI, Xu (Ed.). The English-Chinese Encyclopedia of Practical Traditional Chinese Medicine – vol 7- Tuina Therapeutics. Higher Eduaction Press, Beijing, 1989. 9. Glossário Tui Na – método de massagem terapêutica baseado no corpo teórico da Medicina Tradicional Chinesa Medicina Tradicional Chinesa – sistema de atenção à saúde baseado no paradigma do ch’i e na teoria dos meridianos. Ch’i – conceito do pensamento chinês que se refere às influências materiais subjacentes a todos os fenômenos. Yin / Yang – conceitos fundamentais do pensamento chinês. Representam aspectos polares, complementares, alternantes e intercambiantes. Zang Fu – órgãos e vísceras ocas. Meridianos – rede invisível porém detentora de existência física, que viabiliza a integração de todas as partes do corpo. Anmo – método de massagem terapêutica precurssor de Tui Na .

Fonte: oscarhome.soc-sci.arizona.edu

Tui Na

Tui Na

A massagem Tui-Na é uma das antigas artes de cura e sistema terapêutico orientado pela Medicina Tradicional Chinesa juntamente com a Acupunctura e a Medicina Complementar.

O nome Tui-Na vem do chinês e traz consigo a natureza vigorosa da prática desse sistema de cura:“Tui” significa empurrar e “Na” significa segurar com força. Os registos escritos que mencionam a massagem, ou fricção, como era conhecida em tempos mais remotos, datam de há cerca de 5000 anos, com textos médicos chineses antigos a aconselharem que se esfreguem os membros para “proteger contra constipações, conservar os órgãos flexíveis e evitar as doenças menos graves”. A Tui-Na surgiu nos trabalhos médicos com uma descrição detalhada das suas técnicas e indicações. Foi no livro do Imperador Amarelo que os princípios terapêuticos da Tui-Na foram inicialmente mencionados, levando à formação do sistema de Tui-Na.

As técnicas empregues são utilizadas para estimular ou sedar os pontos dos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais. Esta massagem fundamenta-se assim nas teorias do Qi (energia vital), Xue (sangue) e Zang Fu (órgãos internos), e guia-se pela teoria dos Jing Luo (meridianos e colaterais). É uma massagem composta por várias técnicas, onde cada uma tem uma aplicação específica. Assim, cada técnica é aplicada consoante a natureza da patologia apresentada, a constituição do paciente e a parte do corpo a massajar. A Tui-Na está muito longe de se limitar à aplicação de pressão (com os dedos, mãos, cotovelos, etc.). É um leque muito vasto de técnicas que se aplicam a pontos e meridianos de acupunctura, grupos musculares e estruturas anatómicas em geral, utilizando o contato corporal próprio da massagem. Este método terapêutico, que se pratica no exterior do corpo e produz efeito no interior do mesmo, contribui para a desobstrução dos meridianos, promove a circulação da energia e do sangue, regula as funções dos órgãos internos e lubrifica os tendões e ossos, pelo que permite prevenir e tratar algumas patologias e melhorar o bem-estar físico e psicológico da pessoa.

Medicina Tradicional Chinesa

Para compreender melhor a massagem Tui-Na teremos que entender como a medicina chinesa vê as doenças. O início de uma doença pode manifestar-se fisicamente, emocionalmente, mentalmente ou até espiritualmente. Geralmente as doenças não ocorrem repentinamente. Entre a saúde e a doença aparecem sempre alguns sintomas, como o cansaço, dores, insónias, náuseas e tonturas. Para os médicos chineses, tais sintomas indicam um desequilíbrio no fluxo do QI. O estado físico e emocional do paciente, o seu comportamento e o seu meio ambiente indicarão o tipo de desequilíbrio existente e o tratamento necessário. A medicina ocidental procura o agente causador da doença, como os vírus ou as bactérias. Quando o agente da doença não é bem claro, trata-se os sintomas que o paciente apresenta. Assim, a medicina ocidental baseia-se nas ciências da anatomia e da fisiologia, que estudam o corpo como partes desvinculadas da mente. A medicina chinesa, por sua vez, considera o corpo, a mente e o espírito num só, indivisíveis e interdependentes. O tratamento, normalmente, visa estabelecer e manter um bom estado de saúde, em vez de curar apenas um componente de doença. Assim, uma doença física é vista como um reflexo de desarmonia em todo o ser. Para curar a doença é preciso curar a origem da desarmonia.

Tui Na

Yin e Yang:

De acordo com o pensamento chinês, toda a vida começa na interação de duas forças opostas, mas que se complementam: yin e yang. Tudo no universo pode ser descrito nos termos de yin e yang , embora nada seja completamente um e outro. Assim, todos os aspectos do corpo, da mente e do espírito humano podem ser definidos pelo equilíbrio entre estas duas forças opostas. Para a boa saúde, o equilíbrio entre elas deve ser mantido.

Qi e o Xue:

As substâncias essenciais do corpo são Qi, Jing, Shen, Xue e Fluídos Corporais. Qi é a força da vida, a energia vital governada pela interação dinâmica entre yin e yang. Toda a vida é resultado da interação dinâmica entre Qi e a matéria; esta interação termina com a morte. O Qi flui nos nossos corpos por canais chamados de Meridianos e preenche os órgãos a mente e o espírito.

Assim, a forma como o Qi flui pelo nosso corpo afeta o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. Para a nossa boa saúde as influências de yin e yang devem ser equilibradas. Se o fluxo Qi for interrompido, ele pode estagnar ou ficar bloqueado, afetando assim, o equilíbrio yin e yang, e resultar em doença. Para a Medicina Chinesa o sangue é quase uma extensão do Qi, porque se origina no coração e na medula óssea, sendo resultante do Qi fornecido pelo alimento e pelo ar.

Órgãos:

Por sua vez, os órgãos não são vistos como uma parte física do corpo, mas como as funções que exercem e as suas relações com as outras partes do corpo. A definição chinesa dos órgãos abrange os sistemas espiritual e emocional, assim como o físico.

Meridianos:

Os chineses reconhecem que o nível absoluto de Qi no corpo não significa por si só boa saúde, mas o modo como ele está distribuído e equilibrado por todo o corpo. O sistema dos meridianos é o canal que distribui Qi por todo o corpo, ligando todas as suas partes, a mente, o espírito e as Substâncias Essenciais. Cada Meridiano controla um Qi associado a um dos principais órgãos internos.

Há doze Meridianos em cada metade do corpo e eles ocorrem simetricamente. Seis são yang, os outros seis são yin. Ao longo de cada Meridiano há áreas específicas, chamadas pontos Qi, onde o Qi flui próximo à superfície do corpo. Neste ponto o Qi pode ser manipulado tanto por agulhas (acupunctura), como pela pressão profunda da massagem Tui Na . Estes tratamentos podem eliminar o Qi bloqueado e estagnado, permitindo que ele flua livremente, equilibrando o yin e o yang.

Como atua a Tui Na

A Tui-Na não substitui o médico, melhora, no entanto, a capacidade natural do corpo se curar a si próprio em todos os níveis do ser.

A Tui-Na atua holisticamente no equilíbrio do fluxo de Qi por todo o corpo, mente e espírito.

As diferentes técnicas da Tui Na , têm por objetivo regular a função dos meridianos, equilibrando o respectivo fluxo de energia:sedá-la se estiver em excesso e tonificá-la, caso esteja enfraquecida, regularizando a passagem do fluxo energético no corpo da pessoa. O seu objetivo é reforçar o equilíbrio natural do paciente, para a manter de boa saúde. Recebida regularmente, esta massagem estimula as defesas do seu organismo, não dando oportunidade a que a doença se instale. Numa vertente terapêutica, que está fora do âmbito da estética, a Tui Na estimula a capacidade do corpo recuperar a sua saúde, podendo e devendo ser utilizada em conjunto com qualquer método de tratamento convencional ou homeopático, pois acelera os processos de recuperação do organismo a todos os níveis em simultâneo.

Benefícios da Tui Na

1-Estimula e tonifica a pele, ativando a circulação sanguínea subcutânea, facilita a eliminação das toxinas, e dá mais brilho à pele.

2-Beneficia a circulação sanguínea e linfática. Os movimentos, as percussões, as fricções da Tui Na ativam a circulação dos fluidos orgânicos e em particular do sangue e da linfa: uma circulação sanguínea melhorada permite uma melhor distribuição do oxigénio nos tecidos e uma melhor eliminação das toxinas. O ritmo cardíaco regulariza-se e os numerosos incómodos ligados a uma circulação sanguínea inadequada (varizes, etc.) desaparecem. A linfa é um líquido incolor que possui a sua própria rede de circulação. Banha e drena o conjunto de tecidos do organismo. Os resíduos que ela recolhe são lançados no sangue. Uma boa circulação linfática é importante para garantir a saúde dos tecidos. Se a linfa estagnar em certos locais do corpo, provoca edemas, inflamação e dor.

3-Beneficia a musculatura, aliviar dores nos músculos, por excesso de stress e falta de exercício. Graças à sua ação estimulante sobre a circulação dos fluidos, as fibras musculares desembaraçam-se rapidamente das toxinas que geram fadiga, distensões, contrações, etc.

4-Benefícios sobre o sistema nervoso (vegetativo). Este sistema engloba as vísceras (coração, fígado, pulmões, etc.) e as glândulas endócrinas. É composto pelo sistema nervoso simpático e parassimpático, que tendem a equilibrar-se mutuamente. A Tui Na contribui assim, para manter este equilíbrio precioso e, se necessário, restabelecê-lo.

5-Benefícios sobre o sistema nervoso cérebro-espinal. Este sistema é composto pela espinal-medula e pelo encéfalo, que por sua vez compreende o bolbo raquidiano, o cerebelo e cérebro. Este sistema tem por função transmitir as ordens aos diferentes músculos, coordenar as funções vitais e gerir a informação sensorial. A Tui Na permite acalmar este sistema, muitas vezes sobrecarregado por demasiados estímulos sensoriais.

6-Benefícios sobre as vísceras. As vísceras são órgãos contidos nas cavidades cranianas, torácica e abdominal. Esses órgãos são estimulados pela Tui Na , favorecendo as suas funções ou proporcionando a sua descontração.

7-Benefícios sobre as glândulas endócrinas. Várias glândulas endócrinas estão relacionadas com pontos de acupunctura. Consoante a necessidade, estas glândulas podem ser ativadas ou acalmadas a fim de harmonizar o seu funcionamento com o resto do corpo. É por intermédio destas glândulas que o stress e as emoções agem sobre os órgãos, enfraquecendo-os ou esgotando-os.

Contra-indicações

Como todas as formas de terapia, há certas condições que contra indicam a Tui Na mas poucas são totalmente contra-indicadas.

A massagem Tui Na não é recomendada a pessoas com problemas cardíacos ou cancro, especialmente o de pele e o do sistema linfático

Pacientes com osteoporose

Pacientes com psoríase ou herpes-zoster

Na gravidez.

Fonte: zensationsclinic.com

Conheça um pouco sobre a Tui Ná, a “massagem da acupuntura”

 

Uma massagem bem feita é sempre bem vinda, não é mesmo? E quando essa massagem utiliza técnicas milenares para trabalhar os fluxos de energia vital e promover melhorias em certas desordens no organismo, ela se torna melhor ainda. Essa é a proposta da Tui Ná, uma das terapias mais antigas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

A MTC costuma trabalhar com instrumentos diversos em seus tratamentos, mas nessa terapia em especial, usa a ferramenta mais básica de todas: as mãos dos terapeutas. Assim como na acupuntura, a Tui Ná se baseia nos meridianos energéticos do corpo para atuar, estimulando os pontos estratégicos desses meridianos com as pontas do dedos. 

As técnicas da Tui Ná trabalham diretamente com os fluxos de energia pelos canais, e são capazes de aumentar o fluxo, caso esteja enfraquecido, eliminar possíveis excessos e acúmulos, e desobstruir pontos críticos que possam estar atrapalhando o curso energético natural. Os movimentos naturalmente também estimulam a circulação regular do sangue.

Os benefícios colhidos com a Tui Ná são diversos. Além de obter ótimos resultados no tratamento de dores musculares e ósseas, também é possível tratar de enfermidades no sistema respiratório, digestivo e reprodutor, pois a massagem oferece técnicas que alcançam os órgãos desses sistemas, conforme a necessidade de cada pessoa.

Mas não para por aí. Os benefícios da Tui Ná também se refletem na saúde mental e emocional de quem aposta nessa terapia. Altamente relaxante, tranquiliza corpo e mente, sendo ótima no combate a ansiedade, estresse e outros problemas que afetam o sistema nervoso e podem se somatizar ao corpo em sintomas psicossomáticos. Além disso, é uma ótima aliada para fortalecer a imunidade e prevenir doenças.

Vale destacar que a Tui Ná apresenta resultados excelentes no tratamento de crianças e de idosos, que geralmente respondem muito bem a essa terapia. Complementar outros tratamentos da medicina tradicional ou da MTC também é excelente para alcançar resultados mais rápidos e de forma mais fluida.

 

Fonte: https://zhiterapias.com.br/2020/05/30/conheca-um-pouco-sobre-a-tui-na-a-massagem-da-acupuntura/


Tui-Na: a massagem da Medicina Tradicional Chinesa

 

Uma massagem que desenvolveu-se durante milhares de anos na China e transformou-se numa terapia de grande alcance e benefícios para as pessoas

Por Alberto Fiaschitello, Epoch Times

Na China, a massagem foi e ainda é em muitas regiões muito mais popular do que analgésicos e anti-inflamatórios.

A China foi o berço das mais tradicionais técnicas de massagem. Existiam diversos nomes, mais ou menos genéricos, que denominavam as várias técnicas, como An-Ma, Ma-Ça, Tui-Na etc, que com a unificação e a formalização da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), unificaram-se sob o termo genérico ‘Tui-Na’. A Tui-Na é, portanto, um ramo ou forma terapêutica utilizada dentro da MTC, por médicos e terapeutas, inclusive em hospitais de grande porte da China.

É bem provável que o termo ocidental ‘massagem’ tenha derivado do termo chinês Ma-Ça. O próprio termo Do-in, muito conhecido no ocidente, é quase certamente derivado do termo chinês Tui-Na. Isso porque em muitas regiões da China, a mesma palavra tem diferentes pronúncias, devido aos diferentes dialetos e formas de pronúncia particulares.

Há milhares de anos os chineses já aplicavam as massagens para tratar inúmeras doenças e distúrbios, com resultados excelentes. Boa parte desse conhecimento disseminou-se entre a população por meio dos mestres e praticantes taoístas, que conheciam os canais de energia que permeiam o corpo humano, assim como os diferentes tipos de energia que constituem os seres humanos, suas inter-relações e as formas de reequilibrá-las e restabelecer a harmonia e a saúde.

Esse conhecimento atravessou fronteiras e muitos países do oriente foram influenciados e beneficiados pela MTC. Um exemplo foi o Japão. Nos primórdios da colonização do Japão, muitos conhecimentos vieram da China – através de monges, médicos, eruditos e outros – e entre esses ricos conhecimentos estava a MedicinaTradicional Chinesa. Esses conhecimentos foram sendo assentados e transformados pela própria cultura japonesa e assim o Japão adaptou os conhecimentos da acupuntura chinesa, transformando-a na acupuntura japonesa. A Tui-Na transformou-se na massagem japonesa conhecida como Shiatsu.

Hoje, até mesmo no ocidente, os conhecimentos da MTC são bastante difundidos, ainda que suas raízes mais sábias e originais tenham sido perdidas durante os anos ou censuradas e destruídas pelo governo comunista chinês. Especialmente, a mentalidade dos líderes comunistas que tomaram a China em 1949 supunha que todos os conhecimentos que provinham dos sábios ou mestres espirituais antigos eram superstições e deveriam ser eliminados dos textos ao serem ensinados para o povo. Devido a isso, muitos conceitos, entendimentos e sabedorias refinadas sobre o homem, seu espírito e sua relação com as energias cósmicas foram perdidos, o que fez com que a MTC se reduzisse muito em termos de profundidade de conhecimentos e de eficiência, mesmo que ainda apresente resultados surpreendentes.

Na prática

Então, pode-se encontrar em quase todo ocidente massoterapeutas que aplicam a Tui-Na, e optar por tratamentos bastante eficazes para distúrbios orgânicos, musculares, circulatórios, tensionais, etc.

Existem muitos livros atualmente que ensinam algumas das técnicas e meios que são utilizados na Tui-Na, ou mesmo livros técnicos bastante completos sobre essa forma terapêutica.

A técnica Do-in é basicamente uma redução da Tui-Na. Os livros de Do-in são bastante acessíveis e descrevem métodos e tratamentos para distúrbios simples como cefaleias, lombalgias, torcicolos, resfriados, sinusite, cansaço etc.

São muitas as vantagens do uso da automassagem ou da massoterapia aplicada por um profissional quando comparadas ao uso de remédios químicos. A massagem reequilibra o funcionamento dos órgãos, dos tecidos, das energias e dos sistemas orgânicos, aumenta a imunidade e fortalece o organismo, aumenta o relaxamento e ao mesmo tempo o tónus muscular, reduz o estresse, a ansiedade, a angústia, a agitação mental, melhora a depressão etc. Além disso, seus efeitos anatômico-funcionais (em torcicolos, torções, bloqueios articulares, desvios da coluna e outros) são muito superiores ao uso isolado de remédios, como analgésicos e anti-inflamatórios.

Alguns distúrbios que podem ser tratados pela Tui-Na são: angústia, ansiedade e estresse; fraqueza, cansaço e baixa vitalidade; pressão alta ou baixa; distúrbios ginecológicos (distúrbios menstruais, cistos ovarianos etc); torções, tensões e dores musculares; problemas de coluna e dores articulares; lesão por esforço repetitivo (LER), tendinite, bursite; distúrbios gastro-intestinais, etc. Vale a pena procurar um bom profissional que aplique a Tui-Na.

Alberto Fiaschitello é terapeuta naturalista e cientista social

Fonte: Epoch Times em Português

MASSOTERAPIA CHINESA – TUI NA 推拿

A Massoterapia Chinesa Tui Na 推拿 é amplamente difundida pelo mundo e é a responsável pelo surgimento de importantes outras técnicas, como o Shiatsu e Anmá. É um dos pilares da prática da medicina chinesa, junto da acupuntura e da fitoterapia. Sua prática envolve um grande número de manobras e técnicas que permitem um estímulo e tratamento adequado de acordo com a patologia apresentada pelo paciente, compreendida segundo a visão da Medicina Chinesa, destacadamente em relação ao Método Kan Li, desenvolvido na Faculdade EBRAMEC

Objetivo

Capacitar e preparar profissionais qualificados através do estudo de diversos aspectos pertinentes à prática do Tui Na, Massoterapia Chinesa para o atendimento de pacientes isoladamente ou em conjunto com outras práticas terapêuticas, mediante um programa de estudo nas teorias e vivências práticas.

Diferenciais

– Compreensão detalhada de doenças com base na Medicina Chinesa,

– Aprofundamento em técnicas especiais da China,

– Professores com formação na China,

– Conteúdo baseado em material diretamente da China,

– Coordenação do Dr. Reginaldo Filho, PhD, referência nacional e internacional em Medicina Chinesa.

A pressão no Tui Na

O Tui Na como já dito em outros textos desta revista é uma das ramificações da Medicina Chinesa, assim como a Acupuntura, a Moxabustão, a Fitoterapia, Dietoterapia, o Qi Cong entre outros. No Ocidente pouco ouvimos falar dela, apesar dos indícios de sua utilização datarem de quase 3000 antes da era Cristã. Há textos da Dinastia Zhou (700-481 A.c) que remetem ao tema, mencionando sobre massagens em combinações com a aplicação da acupuntura.

Citada no Huang Di Nei Jing, ganha dentro da medicina um destaque e registro de sua utilização para o tratamento de doenças; trata-se então de um importante marco e um ponto de partida para o estudo e compreensão do Tui Na. Podemos citar por exemplo em Su Wen, um trecho onde o Tui Na é mencionado de modo afirmativo como instrumento para tratamento de dores. Neste trecho, destacamos um exemplo: a dor que é provocada por obstrução do fluxo de Qi e Xue, provocada por ataque de vento, se alivia ou extingue pela massagem, ao produzir calor. Um recurso simples, sem a utilização de quaisquer outros instrumentos exceto a mão do praticante e seu conjunto de conhecimentos sobre diagnóstico, técnica e pratica.

Evoluindo e prosperando através de Dinastias Chinesas como a Ming (1368-1644) e Qing (1644-1912), resistiu a declives, mas se fortaleceu pelos idos de 1956, quando oficialmente em Shangai foi instituído cursos direcionados para ensino e aprendizagem da pratica. Sendo adotado em vários hospitais da China, o Tui Na foi chancelado como mais uma opção para tratamentos de doenças, tão eficiente quanto a acupuntura e os outros ramos da medicina chinesa. Passados alguns pares de anos, cidades como Beijing, Nanjing e Shangai ganharam Centros Internacionais de treinamento e encontros regulares de doutores praticantes do Tui Na. Foram através destes centros de treinamentos que nós, os ocidentais conseguimos nos infiltrar para absorver da fonte, este precioso conhecimento e recurso para tratamento e bem-estar.

A mais conhecida ramificação da Medicina Chinesa no ocidente sem dúvida é a Acupuntura, seguida da Fitoterapia Chinesa; mas quem nunca ouviu falar no Shiatsu ou de massagens que se apoiam no tratamento através dos Canais ou os chamados meridianos do corpo? Pois bem, podemos considerar o Tui Na como a pedra fundamental, a origem destas massagens que hoje conhecemos.

O toque, a manipulação, o estímulo são ferramentas reconhecidas como uma via de cura, de demonstrar afetividade e de melhora da dor. Quando somos pequenos, as mães em sua maioria ao ver-nos chorando ou lamentando com dores tem a pratica instintiva de acolher, massagear, esfregar as costas, fazer movimentos circulares na barriga, etc. e com isso, mesmo sem conhecimentos técnicos de diagnóstico e observação terminam por dar fim às dores e aos pequenos males.

E nós na vida adulta não perdemos o instinto quando nos encontramos com dores, estressados, etc. Quem em uma aflição, não automaticamente passou a mão no peito em movimentos circulares ou pressionou as têmporas procurando alívio para uma dor de cabeça? O princípio encontra-se neste ponto, a manipulação do corpo diretamente aplicada sobre seu tecido atuando nas funções metabólicas e no sistema circulatório, dissipando a dor, promovendo a saúde, aliviando dores musculares e consequentemente o estresse. Ressaltamos mais uma vez que o conhecimento das manobras, juntamente com a observação e diagnóstico traz ao praticante do Tui Na, condições de não somente tratar uma queixa pontual como a promoção do bem -estar geral da pessoa que por ele será atendida.

Com este intuito, o de informar e difundir as práticas desta massagem chinesa pontuamos a seguir um dos movimentos do Tui Na, com suas variações, manipulações e indicações. Lembrando sempre que para se fazer uma eficiente, eficaz e terapêutica massagem o praticante deve estar em boas condições mentais e corporais, pois o desgaste físico e energético utilizado na pratica é inevitável. Respirar bem, se alimentar de maneira adequada, praticar o Qi Cong ajudam muito a manter estas condições favoráveis. Bom aprendizado, boa massagem, bons resultados.

1.1- Pressão

O An Fa é a manipulação onde o praticante do Tui Na exerce uma pressão, literalmente aperta, de maneira terapêutica determinada região do corpo, este movimento deve ser exercido continuamente, sempre com uma pressão indo de mais suave para uma mais forte, com estímulos indo de mais superficiais para estímulos mais profundos, por um período de tempo determinado pelo praticante, de acordo com a necessidade do paciente.

O An Fa (pressão) é amplamente utilizado por diversas formas de massagem por todo o mundo, sendo que a partir desta técnica é que surgiu o Shiatsu (literalmente pressão com os dedos), além de compor o nome An Ma, técnica japonesa de massagem.

O An Fa (pressão) pode ser basicamente dos seguintes tipos:

•  Pressão com o polegar;

• Pressão com dois polegares;

• Pressão com a palma da mão;

• Pressão com as palmas das mãos;

• Pressão com a base da palma da mão;

• Pressão com o Antebraço;

• Pressão digital.

a- Análise Estrutural da Manipulação

Para a execução do An Fa (pressão) o praticante de Tui Na pode adotar as posturas sentada e em pé, principalmente de acordo com o grau de força que deseja que a manipulação seja realizada. Desta forma para que o An Fa (pressão) seja realizado de maneira forte e profunda a postura mais adequada é em pé, já no caso de ser mais suave e superficial a postura mais indicada é a sentada.

Durante a realização das manipulações do An Fa (pressão) o praticante nunca deve segurar a respiração, que vem a ser um erro bastante comum da grande maioria dos iniciantes, estudantes e até mesmo de alguns praticantes, ao contrário a respiração deve ser mantida como normal.

Respirando normalmente, o praticante de Tui Na deve exercer o An Fa (pressão) iniciando com uma força menor e aumentando gradualmente até que se tenha atingido a profundidade desejada por parte do praticante. No momento em que o paciente relate estar experimentando alguma das sensações, que podem ser dor, distensão, entorpecimento, irradiação, o praticante deve manter o An Fa (pressão) no local pelo tempo que achar necessário, podendo variar desde poucos segundos até 10 minutos. Após manter o An Fa (pressão) pelo tempo previamente estabelecido, ou suportado pelo paciente, o praticante deve lenta e suavemente retirar a força até que não haja mais contato com o local estimulado. Esta retirada deve ser lenta para que se evite estímulos dolorosos ou quaisquer desconfortos desnecessários para o paciente.

Caso o praticante perceba a necessidade de exercer uma força maior na execução do An Fa (pressão) ou ainda que a técnica precise ser executada por períodos prolongados, ele pode fazer uso da sobreposição das mãos para que a força seja maior e a possibilidade de mantê-la por períodos maiores, também seja aumentada. Nestes casos o praticante deve apoiar o polegar de uma mão sobre o polegar da outra mão para executar o An Fa (pressão), ou ainda apoiar uma mão sobre a outra, seja cruzando-as ou apenas sobrepondo-as, para então executar a técnica.

Uma outra forma de exercer um An Fa (pressão) mais forte empregando, por exemplo o dedo médio é com o auxílio de outros dedos para apoiar o dedo que exercerá o An Fa (pressão). Este tipo de manipulação é descrito como sendo An Dian Fa (pressão digital), e será apresentada separadamente. Para tanto ao empregar o Mu Zhi An Fa (pressão com o polegar) mais forte, o praticante de Tui Na deve flexionar os demais dedos, apoiando uns contra os outros, sendo o apoio principal aquele exercido pelo aspecto radial do dedo indicador contra o polegar para que não lesione a articulação inter-falangeana, e manter o An Fa (pressão) mais forte, estável, sólido e eficaz. Com relação ao Zhong Zhi An Fa (pressão com o dedo médio), para manter o dedo médio na posição correta, evitando lesão e otimizando a aplicação da técnica, deve-se empregar o dedo indicador protegendo o aspecto dorsal do dedo médio e o polegar protegendo o aspecto ventral deste mesmo dedo.

Para a boa, correta e menos desgastante execução do An Fa (pressão) o praticante deve apoiar a região que irá estimular o corpo do paciente mantendo o seu cotovelo estendido, além de manter seu próprio corpo discretamente inclinado adiante sobre o paciente, para então exercer o An Fa (pressão) de maneira natural, contínua e repetida. Exceção deve ser feita para o Zhou An Fa (pressão com o cotovelo) e o Qian Bi An Fa (pressão com o antebraço), onde o cotovelo deve, obviamente, estar flexionado e não estendido como recomendado para as demais técnicas. Vale, no entanto, dizer que quando mais flexionado estiver o cotovelo, mais forte e possivelmente mais doloroso será o estímulo para o paciente.

Esta manipulação deve ser executada com a força de todo o corpo do paciente, e nunca com a força de seu braço, punho ou dedos, por este motivo que o praticante deve adotar as posturas previamente recomendadas, de modo que ao inclinar-se adiante sobre o paciente, a força gravitacional faz com que o peso do praticante exerça o An Fa (pressão) no paciente, desta forma o praticante não dispersa sua força, não se desgasta, porém, manem os elevados níveis terapêuticos desta manipulação.

b- Aplicação Prática

A prática do An Fa (pressão) é considerada uma das manipulações mais tradicionais do Tui Na, com relatos sobre seu uso terapêutico desde os tempos mais antigos, como por exemplo no Huang Di Nei Jing, possuindo uma enorme quantidade de possíveis aplicações terapêuticas, além do fato de poder ser empregada em praticamente todos os pontos e locais do corpo.

Quando empregada nos pontos dos Canais ou mesmo pontos extras de acupuntura, o An Fa (pressão) tem a capacidade de produzir efeitos bastante similares àqueles obtidos mediante a prática da acupuntura, de modo que este método de tratamento acaba por ser conhecido como Zhi Zhen Fa (manipulação de acupuntura com o dedo ou acupressão).

De acordo com os possíveis tipos diferentes de An Fa (pressão) quanto à parte do corpo empregada para executar a técnica, temos que estas variam no que diz respeito às partes do corpo em que podem ser aplicadas ou são mais recomendadas. Assim temos que:

• O Zhang An Fa (pressão com a palma da mão) é principalmente aplicado sobre a região abdominal, ou ainda sobre a coluna vertebral como uma técnica preparatória para estímulos mais fortes;

• O Zhang Gen An Fa (pressão com a base da palma da mão) é mais indicado e eficaz para a utilização em regiões mais amplas e com camadas musculares mais grossas, como por exemplo a região lombar e sacral, além da região glútea;

• O Zhou An Fa (pressão com o cotovelo), por ser uma técnica mais pesada, mais forte, normalmente é indicada para estímulo da região do ponto de acupuntura VB30 (Huantiao), porém pode ser aplicada na região paravertebral, ou outras localidades caso o praticante sinta a necessidade de um estímulo mais forte;

• O Qian Bi An Fa (pressão com o antebraço) normalmente é indicado para regiões mais amplas, porém sem a necessidade de estímulos muito fortes, sendo uma boa opção para a região glútea, ou para a região paravertebral;

 

Artigo escrito por:
Prof. Alexandre Morais – psicólogo, pós graduado em Acupuntura, Profissional de Tui Na, Coordenador do Departamento de Tui Na da EBRAMEC;

Dr. Reginaldo Filho – Diretor Geral da EBRAMEC, praticante de Medicina Chinesa, Doutorando em Acupuntura pela Universidade de Medicina Chinesa de Shandong

Elaine Cristina – acupunturista, profissional de Tui Na, com formação avançada na China, doula, membro do corpo docente da EBRAMEC.

Publicação: 

Tuiná 

Os mesmos meridianos trabalhados pela Acupuntura são a base do tratamento no Tui Na
Os mesmos meridianos trabalhados pela Acupuntura são a base do tratamento no Tui Na

Tui Na推拏 ou 推拿 (também grafado tuiná), é uma forma de massagem chinesa frequentemente utilizada junto com outras técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa , como a acupuntura , moxabustão , fitoterapia chinesa e qigong .

O Tui Na emprega técnicas de massagem para estimular ou sedar os pontos dos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais.

É ensinado nas escolas de acupuntura como parte da capacitação dos alunos para o trabalho em medicina oriental .

Várias escolas de artes marciais orientais também ensinam o Tui Na a seus alunos mais facilitados para uso pessoal e profissional.

O Mestre Liu Pai Lin , grande divulgador desta técnica no Brasil , afirmava em seus cursos que esta é uma técnica tão importante quanto a acupuntura. Destacava que o terapeuta de Tui Na que compreende profundamente os princípios do diagnóstico e do tratamento segundo a medicina chinesa tradicional exerce uma arte terapêutica completa e eficaz.

O Tuiná é definido da seguinte forma pela The English-Chinese Encyclopedia Of Practical Traditional Chinese Medicine - Tuina Therapeutics : "O Tuiná chinês é uma das matérias médicas abrangidas pelas teorias da Medicina Tradicional Chinesa - MTC, na qual, manipulações são usadas para estimular os pontos ou outras partes da superfície do corpo, para corrigir o equilíbrio fisiológico do mesmo e alcançar efeitos curativos . primeira."

Indicações de uso do Tuiná

O Tuiná pode ser usado para tratar várias disfunções, entre as quais lesões dos tecidos moles, como também muitos outros tipos de doenças, na cirurgia, ginecologia , neurologia , os cinco órgãos dos sentidos , pediatria , etc. idosos. No presente, entretanto, o Tuiná chinês está dividido em vários ramos, tais como: adulto, infantil, ortopedia e traumatologia , cosmetologia , prevenção da saúde , reabilitação , medicina esportiva e assim por diante.

O Tuiná em adultos é tradicionalmente usado para tratar diversos problemas de saúde, como: espondilopatia cervical , estiramento lombar, prolapso do disco intervertebral lombar, estiramento lombar agudo, artrite reumatóide , epigastralgia, gastroptose , constipação , hipertensão e sequelas da apoplexia . O tratamento de diabetes , há muito tem sido relatado. Se a colite alérgica e a úlcera duodenal bulbar forem tratadas com o Tuiná, a cura será atingida mais rapidamente. Nos anos recentes, este tratamento para a propriedadecoronariana crônica e a angina pectoris foi, também, notavelmente desenvolvida. carece de fontes ? ]

O Tuiná nas crianças apresenta efeitos marcantes quando usado pra tratar distúrbios do sistema digestivo , como: diarreias , vômitos , dor abdominal e preservação intestinal ; apresenta, também, efeitos notáveis ​​quando aplicado no tratamento de deficiência da Vitamina D , distrofia , anorexia , sarampo , tosse , disenteria bacteriana, infecção no trato respiratório superior, bronquite asmática, anemia e febre . Além disso, desempenhar um papel evidente em aumentar a imunidadeinfantil. Depois de tratadas com o Tuiná, crianças susceptíveis ao resfriado comum, devido à baixa função imunológica, podem se manter afastadas do mesmo por um longo tempo. carece de fontes ? ]

Contra-indicações do Tuiná

Conforme a Enciclopédia Chinesa de Tuiná, as contra-indicações não são absolutas na terapia pelo Tuiná. Para algumas doenças, a terapia pode ser usada como medida auxiliar para aumentar o efeito curativo e eliminar os sintomas. Na prática clínica, deve-se prestar atenção ao seguinte:

  • Geralmente falando, não é recomendável tratar pacientes com câncer .
  • Tumores malignos, tuberculose e piemia.
  • Não tratar doenças transmissíveis agudas ou crônicas, como a hepatite .
  • Doenças infecciosas, como erisipela , artrite supurativa e medulite .
  • Doenças hemorrágicas diversas, tais como úlcera gástrica no período de sangramento, hematúria e hematoquézia.
  • Queimadura e dermatite ulcerativa.
  • Sangramento devido a um trauma.
  • Região sacrolombar e abdominal da mulher em período menstrual ou gravidez.
  • Não manipule aqueles pontos que podem induzir à interrupção da gravidez nos três primeiros meses.

O Tuiná preventivo

Em diversos países no oriente há parques como este com pedrinhas para a prática de auto-massagem preventiva.  O desenho indica a relação dos pontos dos pés com o organismo segundo os princípios de reflexologia do Tui Na.
Em diversos países no oriente há parques como este com pedrinhas para a prática de auto-massagem preventiva. O desenho indica a relação dos pontos dos pés com o organismo segundo os princípios de reflexologia do Tui Na.

O Tuiná pode ser usado não somente para tratar doenças, mas para proteger a saúde e desenvolver o corpo, de forma que uma doença possa estar contida no seu início.

Em seu livro Jin Yao Lue , Zhang Zhongjing , um famoso médico da Dinastia Han (206 aC - 220 dC), assinalou: "assim que uma sensação de peso é sentida nos membros, Daoyin, Tuna, Zhenjiu e Gaomo perante as doenças, deve ser encontrado; por isso o Tuiná preventivo, para osidosos , deve ser desenvolvido o mais cedo possível com métodos forçados".

Efeitos do Tuiná

O Tuiná tem o efeito de dupla direção na regulação da função corporal. Por exemplo: o Tuiná aplicado nos Acupontos correspondentes no abdômen e nas costas ou, nos membros superiores dos pacientes com hiper peristalse ou hipoperistalse, pode aumentar ou diminuir a peristalse anormal, fazendo-a retornar ao estado normal. A função fisiológica anormal do corpo é geralmente devido a doenças causadas por bactérias , vírus , protozoáriosou fatores químicos e físicos. Os medicamentos podem ser usados ​​para conter o crescimento de bactérias ou vírus ou eliminá-los. Mas isso não garante que uma função regulatória anormal seja naturalmente corrigida. É por isso que a cura é mais demorada quando alguma doença for tratada somente com medicamentos. Neste caso, se o Tuiná for acrescentado, a cura virá mais cedo. As teorias da Medicina Tradicional Chinesa acreditam que o Tuiná aja nos Pontos, canais e efeitos ao longo do corpo, regulando o funcionamento dos órgãos internos. Isto é, o Tuiná pode desobstruir os Canais e Colaterais , promovendo a circulação sanguínea e regulando o Yin e o Yang , para que a função do corpo volte ao normal.

Pesquisas modernas provam que o Tuiná melhora a microcirculação do sangue e do sistema linfático , que traz recuperação mais rápida para as várias lesões dos tecidos moles, tais como o deslocamento e a contusão. Além disso, porque o Sistema Nervoso , controlando a microcirculação dos órgãos internos, se conecta com a pele. O Tuiná, aplicado em pontos certos sobre a superfície do corpo, pode regular também a microcirculação dos órgãos internos que ajusta o funcionamento dos mesmos. É por isso que o Tuiná, podendo exercer efeito no Sistema Nervoso Central , pode ser usado para provocar anestesia , para baixar a febre nas crianças, ajustar a temperatura do corpo e para tratar a hipertensãoneurose .

Altas dosagens de medicamentos químicos, usadas por muito tempo, podem resultar em resistência à droga e os efeitos colaterais de algumas drogas causarão seqüelas. Porém, o Tuiná não só não produz efeitos colaterais, como pode aumentar a imunidade do corpo, ajustando as funções do mesmo. Por isso, o Tuiná é barato, altamente eficaz, medicinal, uma medicação ideal e sem efeitos colaterais.

No presente momento, muitas coisas podem ser feitas no campo do Tuiná. Primeiro, o mecanismo do Tuiná precisa ser investigado à luz das teorias médicas modernas. Segundo, o Tuiná deve ser usado para tratamento de mais doenças, em práticas clínicas, para ampliar o alcance de suas indicações. Terceiro, o Tuiná deveria ser expandido para o resto do mundo, para que as pessoas fora da China possam apreciar o que este tratamento médico significa. Finalmente, mais instrumentos usados ​​para o tratamento, experimentos, pesquisas científicas e o ensino do Tuiná deveriam ser integrados.

Ver também

Ligações externas

Bibliografia

  • FREIRE, Marcos. Automassagem e Medicina Chinesa. Brasília (Brasil), Ed. do autor, 1996.
  • FREIRE, Marcos. Tuiná para crianças: massagem chinesa. Olinda (Brasil), Ed. do autor, 1989.
  • MERCATI, Maria. Tui Na:massagem para estimular o corpo e a mente. São Paulo (Brasil), Ed. Manole, 1999.
  • TUINA TERAPÊUTICA, Enciclopédia Inglês-Chinesa de MTC Prática - Imprensa de Ensino Superior, Pequim, China - 1994
  • O LIVRO DE OURO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA - o Ministro Ch'i Po relata ao Imperador Amarelo o Nei Ching, Editora Objetiva
  • FUNDAMENTOS DE ACUPUNTURA Y MOXIBUSTION DE CHINA,Ediciones en Lenguas Extranjeras - Beijing, Versão castellana de Zheng Jing
  • ACUPUNTURA - UM TEXTO COMPREENSÍVEL, Shanghai College of Tradicional Medicine, English version of Dr. Isao Yamamura, Editora Roca
  • DIAGNÓSTICO NA MEDICINA CHINESA, B. Auteroche - P. Navailh, Tradutora Zilda Barbosa Antony, Organização Andrei Editora Ltda
  • A MASSAGEM CHINESA, Manual de massagem terapêutica, compilado no Hospital da Escola de Medicina Anhui de Pequim, tradução de Antonio Vespasiano Ramos, Editora Record
  • ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Referências para formação em medicina tradicional/complementar e alternativa: Referências para Formação em Tuina. Switzerland, WHO Press, 2010 ISBN 978 92 4 159968 9 PDF Acesso Dez. 2014

Referências

  • TUINA THERAPEUTICS, The English-Chinese Encyclopedia Of Practical TCM - Higher Education Press, Beijing, China - 1994.

 

Comentários