MASSAGEM SHIATSU: O QUE É, BENEFÍCIOS E COMO FAZER

  massagem shiatsu espaço prana

Massagem Shiatsu: o que é, benefícios e como fazer

Você conhece o poder da massagem Shiatsu? A massagem Shiatsu é uma prática milenar, utilizada já há muitos anos pelos gregos, persas e chineses, inclusive como um tipo de arte espiritual. Isso porque pode ser essencial para o corpo e a alma.

Na Massagem Shiatsu, é possível tratar os pontos de pressão do seu corpo e trazer benefícios incríveis se usada como uma terapia alternativa. Ela se baseia nos princípios da medicina oriental. 

O foco do Shiatsu vai além de tratar doenças e distúrbios, normalizando a fluidez da energia vital e também regulando seu organismo para eliminar e prevenir enfermidades de forma natural e segura. 

Quer saber mais sobre essa massagem e quais os benefícios? Continue neste artigo e confira!

 

O que é a Massagem Shiatsu 

presentear-como-escolher

Vamos conhecer mais sobre o Shiatsu. Esta massagem é originada da cultura japonesa, mas se espalhou pelo mundo inteiro. 

No oriente do mundo, existe um conceito chamado “Ki”, a energia vital, que é a energia de todos os seres vivos existentes. 

Essa energia flui pelos corpos formando canais energéticos, chamados de “meridianos” – e, segundo especialistas, temos vários meridianos espalhados pelo corpo.

Na técnica Shiatsu são trabalhados os 12 principais meridianos e 2 outros auxiliares. Veja quais são os principais:

  1. Pulmões;
  2. Coração;
  3. Mestre do coração/pericárdio/circulação-sexo;
  4. Intestino delgado;
  5. Triplo-aquecedor;
  6. Intestino grosso e intestino fino;
  7. Baço-pâncreas;
  8. Fígado;
  9. Rins;
  10. Bexiga;
  11. Vesícula biliar;
  12. Estômago. 

Os 2 meridianos do sistema auxiliar são:

  1. Vaso-concepção – localizado na parte anterior do corpo;
  2. Vaso-governador – localizado na parte posterior do corpo.

 

Por que você precisa equilibrar a Energia Ki?

O bom fluxo da energia Ki pelo corpo é fundamental para manter a saúde física, a saúde mental e intelectual.

No entanto, durante a vida podem ocorrer perturbações neste fluxo de energia, havendo um déficit ou algum acúmulo de Ki em certas partes do corpo. 

Esses desequilíbrios funcionam como gatilhos para o começo de doenças.

É importante salientar que essa massagem precisa ser feita com profissionais com formação específica, para assim, alcançar o objetivo de aliviar quaisquer pontos de tensão e atingir o relaxamento corporal total.

Isso porque a pressão feita com dedos, palma das mãos e cotovelos, precisam atingir os pontos certos de energia do seu corpo – e só um especialista conhece os locais que devem ser pressionados.

 

Como o Shiatsu funciona?

shiatsu

Na massagem Shiatsu, os massoterapeutas aplicam pressão sobre os pontos meridionais, liberando o fluxo de energia que está prejudicado. 

A prática auxilia o mecanismo corporal de autorregulação, proporcionando mais saúde e força para o corpo, também aumenta a alegria de viver, por meio do reequilíbrio energético e físico. 

A massagem é executada aplicando pressão com os polegares, dedos e palmas das mãos sob o corpo da pessoa, para liberar as energias bloqueadas. 

Embora as sessões sejam preventivas e dêem ênfase à saúde, o tratamento também pode ser usado como terapia alternativa e de auxílio na cura de doenças.

 

Os benefícios da massagem Shiatsu 

Você já deve ter percebido que a massagem Shiatsu possui muitos benefícios tanto a saúde mental, quanto a saúde física. 

O Shiatsu garante saúde, mais vigor e disposição para quem deseja ter uma vida saudável e sem estresse. 

Vamos ver agora as principais dores e doenças que a massagem Shiatsu pode prevenir ou auxiliar no processo de cura: 

  • Dores musculares em geral;
  • Fraturas em vértebras;
  • Hérnia de disco;
  • Doenças pulmonares – alivia crises de rinite e sinusite;
  • Previne varizes;
  • Bexiga caída;
  • Incontinência urinária e fecal;
  • Fibromialgia;
  • Artrose;
  • Dores nas costas;
  • Nevralgia;
  • Artrite Reumatóide;
  • Cólicas menstruais;
  • Síndrome do pânico;
  • Depressão;
  • Ansiedade.

 

Como ter esses benefícios sem riscos

A massagem também pode ser utilizada em casos de gravidez, pois promove alívio nas dores musculares e melhora a circulação sanguínea. 

Mas é preciso contar com bons profissionais, que realmente conheçam a técnica, para garantir uma massagem relaxante e sem riscos para você ou seu bebê.

Quem pode fazer a massagem Shiatsu 

blog-massagem-casais

Para a alegria de todos, não existem limites para quem quer fazer a massagem Shiatsu, é independente de idade e gênero – até bebês podem desfrutar dos benefícios deste procedimento. 

Para idosos que apresentam problemas nas articulações, de coluna, nos músculos, ou outras enfermidades, o Shiatsu pode trazer benefícios e resultados ainda maiores.

Por se tratar de uma experiência totalmente relaxante, a prática regular da técnica pode garantir vantagens mais rapidamente, como o alívio do estresse, tratamento de doenças e prevenção do desenvolvimento de outros problemas físicos. 

A massagem Shiatsu mantém a saúde e total bem-estar do seu corpo, trazendo a sensação de equilíbrio, vitalidade e leveza, para o corpo e para a vida.

Fonte:https://www.espacoprana.com.br/massagem-shiatsu-o-que-e-beneficios-e-como-fazer/

    Shiatsu: Uma Massagem Terapêutica Que Vai Tirar O Seu Estresse

TÉCNICA CHINESA BALANCEIA OS CANAIS ENERGÉTICOS DO CORPO PARA QUE VOCÊ VIVA MAIS RELAXADO, SAUDÁVEL E FELIZ

 

Com uma vida cheia de compromissos, os momentos de cuidar de si mesmo, relaxar e sentir-se feliz são imprescindíveis. Essa é a proposta do Shiatsu, uma massagem oriental diferente de tudo o que você já experimentou.

 

Ao contrário de outras massagens, que focam na resolução de um problema específico, o Shiatsu irá tratar você por inteiro, considerando o seu estilo de vida e os problemas que isso acarreta para o seu corpo e para sua mente.

 

O Shiatsu significa “pressão com os dedos” e faz parte da medicina tradicional chinesa, na qual se acredita que todos os problemas são causados por desequilíbrios nos canais energéticos do ser humano. A partir da pressão, o terapeuta estimula os pontos, reequilibrando a energia.

 

Após uma sessão dessa massagem terapêutica, você irá desfrutar da sensação de bem-estar, se sentirá relaxado por muito mais tempo e estará prevenido contra doenças físicas e psicológicas.

 

Como é essa experiência

 

Em uma sessão de Shiatsu, o terapeuta utiliza os próprios dedos, mãos, cotovelos e joelhos para massagear todas as partes do seu corpo – da sua cabeça até o seu pé – estabelecendo contato entre o seu corpo e a sua mente, levando em torno de uma hora.

 

Segundo a medicina chinesa, todo ser humano possui canais de energia (muito similares ao sistema circulatório), por onde circula a energia vital, chamada de Ki. Em alguns canais, pode haver um acúmulo de energia, chamado de Jitsu, enquanto que em outros pode haver carência, os Kyo.

 

A massagem terapêutica é feita de forma a permitir a fluência da energia acumulada para os pontos onde ela está faltando, balanceando o fluxo e restabelecendo a saúde física e mental do paciente. Para cada necessidade é realizado um tipo especial de movimento.

 

Para receber o Shiatsu, você deve vestir uma roupa leve e confortável e evitar se alimentar exageradamente e ingerir bebidas alcoólicas antes da sessão.

 

Durante a prática, é comum sentir algumas dores leves, especialmente nos pontos onde a energia está concentrada ou em partes do corpo que você não exercita com frequência. Caso você sinta uma dor muito intensa durante a prática, avise o terapeuta para que ele possa aliviá-la.

 

Benefícios do Shiatsu

 

O principal objetivo da aplicação do Shiatsu é o balanceamento da energia vital, pois isso permite que o ser humano usufrua de suas próprias capacidades de auto cura para garantir a sua saúde e bem-estar.

 

O que é percebido imediatamente pelo paciente é uma profunda sensação relaxante e revigorante. Além disso, é possível perceber a liberação de músculos contraídos e a revitalização de zonas do corpo que estavam enfraquecidas. Porém, os benefícios vão muito além.

 

O Shiatsu também proporciona melhoria da postura e do tônus muscular, da dor e sensibilidade localizadas, de crises alérgicas, de cólicas menstruais, dos movimentos intestinais, de enxaqueca, de bruxismo e de doenças psicossomáticas, como depressão e síndrome do pânico.

 

A massagem, ainda, é capaz de aliviar gastrite, doenças respiratórias, problemas de circulação sanguínea, dores nas articulações e tendões e também a fibromialgia.

 

Com esses benefícios, você poderá desfrutar de uma vida menos estressante e de noites de sono reparador. E você também irá adquirir mais consciência para compreender a importância de adotar um estilo de vida saudável.

 

Os resultados podem ser percebidos logo na primeira sessão, porém, para que seja mais intenso, você precisará de quatro a seis sessões. No entanto, o tratamento é permanente e, se você se identificar com a massagem, é possível fazer sempre que sentir necessidade.

 

Não devem receber o Shiatsu pessoas que têm inflamações graves, febre, doenças contagiosas, fraturas e luxações, varizes e queimaduras. As grávidas só podem com liberação médica. Confira também o tratamento facial com pedras quentes

 

Principais pontos energéticos

 

O corpo possui centenas de pequenos pontos de energia que podem ser ativados durante o Shiatsu. Cada ponto está relacionado a um meridiano, que é como um grande canal.

 

Existem 59 meridianos, sendo 12 deles considerados principais – e responsáveis por um órgão vital ou por um sistema do corpo humano – e mais dois extras, que distribuem a energia para todo o corpo. São eles:

 

1 – Meridiano dos pulmões

2 – Meridiano do intestino grosso

3 – Meridiano do estômago

4 – Meridiano dos rins

5 – Meridiano do baço-pâncreas

6 – Meridiano do coração

7 – Meridiano do intestino delgado

8 – Meridiano da bexiga

9 – Meridiano pericárdio, relacionado à circulação e sexualidade

10 – Meridiano triplo-aquecedor

11 – Meridiano do fígado

12 – Meridiano da vesícula biliar

 

Os meridianos extras são chamados de Vaso da Concepção e Vaso Governador.

 

Cada meridiano contém entre 9 e 67 pontos de energia e, ao tratar o meridiano, o terapeuta chega com mais facilidade aos pontos exatos que estão precisando de cuidados. Aproveite e conheça também a reflexologia

Fonte:https://www.pacoteshyatt.com.br/blog/shiatsu-massagem-terapeutica/#:~:text

MASSAGEM SHIATSU COMO FUNCIONA, QUAIS SÃO OS SEUS BENEFÍCIOS?

Você sabia que antigamente os gregos, persas e chineses já praticavam a massagem como uma arte espiritual? A massagem pode ser essencial para o corpo e para a alma, trazendo benefícios incríveis, quando entendida como terapia. Ela ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e aliviando as tensões ao longo do corpo, além disso também estimula e acelera a eliminação de toxinas. Já pelo lado emocional, a massagem tem o poder de relaxar e equilibrar nossa mente!

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a técnica do Shiatsu, que significa “pressão com os dedos”! A massagem Shiatsu é uma técnica oriental que aplica a pressão em determinados pontos e áreas do corpo. É executada pressionando os polegares, dedos e palmas das mãos sob o corpo com o objetivo de liberar a energia bloqueada, corrigindo as disfunções internas, promovendo a saúde e até auxiliando no tratamentos de doenças específicas.

Essa terapia baseia-se nos princípios da medicina oriental, o seu foco não é necessariamente curar a doença, mas normalizar a fluidez da energia vital, dando condições ao organismo para eliminar a enfermidade de forma natural!

Como funciona o Shiatsu?

No oriente, a energia vital, chamada “Ki”, é a energia de todos os seres vivos existentes. Ela flui pelo corpo formando canais energéticos, nomeados “meridianos”, e o fluxo livre de energia pelo corpo é essencial para a saúde física, emocional e intelectual. Porém, sempre existem perturbações neste fluxo, tendo ou déficit ou acúmulo de Ki em determinadas áreas do corpo. E é a partir desses distúrbios que se originam o que conhecemos como doenças.

No Shiatsu os terapeutas atuam nos meridianos, aplicando pressão sobre eles para liberar o fluxo energético que está prejudicado, estimulando o mecanismo de auto-regulação, dando saúde, fortalecendo o corpo, e aumentando a alegria de viver, por meio do reequilíbrio físico e energético. Ou seja, é uma alternativa preventiva, dando ênfase à saúde e não à doença.

Agora vamos falar sobre as principais doenças ou dores que a massagem Shiatsu pode trazer alívio e/ou auxiliar no processo de cura:

  • Dor nas costas e musculares em geral
  • Doenças pulmonares: aliviando crises de sinusite e rinite;
  • Fraturas em vértebras;
  • Hérnia de disco;
  • Prevenção contra varizes;
  • Bexiga caída; incontinência urinária e fecal;
  • Fibromialgia, artrose, nevralgia, artrite reumatóide;
  • Cólicas menstruais;
  • Síndrome do pânico, depressão e ansiedade;
  • Entre muitas outras.

Mesmo auxiliando fortemente no combate à essas doenças comuns, a massagem Shiatsu é contra indicada em alguns casos específicos, como:

  • Febre;
  • Infecções;
  • Doenças contagiosas;
  • Câncer;
  • Gravidez: embora traga alívio nas dores musculares e ajuda na circulação sanguínea, alguns pontos podem ser abortivos, por isso, é necessário procurar por bons profissionais.

Adorei! Mas, quem pode fazer a massagem Shiatsu?

Felizmente não há limites de idade ou sexo, inclusive bebês podem se beneficiar com essa técnica. Os idosos que, geralmente, apresentam problemas nas articulações, de coluna e músculos se adaptam muito bem ao Shiatsu.

Por ser uma experiência profundamente relaxante, o tratamento regular pode trazer benefícios mais rapidamente, como aliviar o estresse, doenças e manter a saúde e bem-estar do corpo, trazendo uma sensação de equilíbrio, leveza e vitalidade

Fonte:https://champi.com.br/massagem-shiatsu-o-que-e-como-funciona-e-quais-sao-os-beneficios/


Shiatsu 

Shiatsu ( transliteração do kanji [ 1 ] japonês 指圧) é um método terapêutico originado no Japão entre o final do século XIX e início do século XX , [ 1 ] tendo-se criado desde o princípio diferentes técnicas , ramos e estilos, que seguiram modificando -se quando o shiatsu encontrou-se com outras culturas de cura por todo o mundo. [ 2 [ 3 ] A despeito das muitas diferenças entre suas várias escolas, o shiatsumantém sua característica básica, que é ser uma terapia corporal que utiliza pressão com os dedos ao longo do corpo (em japonês , o vocábulo vem de shi , "dedos" + atsu , "pressão"). shiatsu é alegria de forma profissional, mas também em ambiente familiar ( amador ).

História do Shiatsu

Tenpeki Tamai: Shiatsu-ho.  1939
Tenpeki Tamai: Shiatsu-ho . 1939

Shiatsu iniciado no Japão por múltiplas origens, o que provoca hoje controvérsias entre seus estudios atésos. Este país viveu uma cultura praticamente autônoma do resto do mundo até fins do século XIX, [ 4 ] quando abriu suas portas ao exterior. Durante esse tempo, desenvolveram tratamentos e técnicas de saúde próprias, tanto no meio formal ( aristocracia japonesa) como informal (massa camponesa). Possuem forte peso, em tais práticas, as tradições filosóficas, marciais e religiosas praticadas na época. De entre os métodos de tratamento amplamente utilizados para uma série de mazelas, a massagem anmaera a mais conhecida, e incluía técnicas de pressão com os dedos com uma rica conjunção de manobras. Por diversas circunstâncias a pressão com os dedos destacaram-se das demais práticas, e deu origem ao shiatsu .

Formalmente, o primeiro texto escrito utilizando a palavra é da autoria de Tamai Tempeki (cujo nome também é escrito em transliteração à grafia japonesa kanji como Tempaku), que em 1915 escreveu o "Shiatsu Ho". [ 5 ] Não se pode, contudo, dizer que o shiatsu já fosse homenagem. Tempeki fora ainda professor de Tokujiro Namikoshi, [ 6 ] mestre japonês que é tido por muitos como o "pai" do shiatsu moderno. De fato, o shiatsu foi reconhecido oficialmente e definitivamente pelo governo japonês através da escola e métodos de Namikoshi, em meados do século XX.

Após a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial , houve uma massa migratória de japoneses para diversos países. Assim, em diferentes países, os japoneses fundaram suas escolas, de estilos e tradições diferentes, propagando o shiatsu e suas variações por todo o mundo. Nos anos de 1970, tiveram que abrir novas escolas, e novos métodos passaram a ser conhecidos. Na década seguinte, tomou notoriedade o trabalho conhecido como "Zen Shiatsu" de Shizuto Masunaga e Wataru Ohashi. [ 7 ] A partir dos anos 1970 , começa-se a observar a incorporação de novos conhecimentos e técnicas ao shiatsu , inclusive pelos novos professores ocidentais. númerosanos 1980 , surgem como grandes escolas de origem mista, como o Ohashiatsu nos Estados Unidos e Palombini Shiatsu na Itália. Os anos 1990 consolidam o shiatsu moderno e dão início a um processo de intercâmbio entre as diferentes escolas de shiatsu . Surgem as organizações de shiatsu . Os anos 2000 serão as primeiras federações, associações e organizações internacionais. Em 2009, acontece o primeiro congresso , reunindo pessoas de 4 continentes na Espanha .

História do Shiatsu no Brasil

Shiatsu chega ao Brasil através dos grandes ciclos de imigração japonesa no Brasil , [ 8 ] transferência nas colônias e ensinado conforme as tradições familiares. Pode-se dizer que, até os anos 1960 , é especialmente feliz pelos Nikkeis no Brasil, em comunidades budistas e dojôs (academias) de artes marciais. Nos anos 1980 , iniciou-se o processo de formalização do ensino, reconhecimento oficial etc.

linha do tempo

1912: Tokujiro Namikoshi descobriu intuitivamente sua própria terapia ao tratar a sua mãe com seu dedo e a palma da mão . Em primeiro lugar, o nome desta terapia foi Appaku e depois mudou para Shiatsu .

1915: Tamai Tempaku publicou seu livro "O Método Shiatsu " ( Shiatsu-ho )

1925: Namikoshi abriu sua primeira clínica para a terapia shiatsu .

1940: Namikoshi abriu a primeira escola de terapia shiatsu em Tóquio. (Agora esta escola se conhece como Colégio Japonês de shiatsu .)

1940: Namikoshi formou a primeira associação da terapia shiatsu . (Atualmente esta associação é conhecida como a Associação Japonesa de shiatsu , mas só congrega praticantes do método Namikoshi).

1945: Após a Segunda Guerra Mundial , as formas tradicionais de medicina japonesa foram proscritas pelo governo de ocupação . A proteção causou muito protesto e a segurança foi revogada para algumas das técnicas - o shiatsu foi uma delas.

1950: Toshiko Phipps converte-se na primeira terapeuta de shiatsu qualificada para ensinar nos Estados Unidos.

1953: Namikoshi e seu filho Toru convidaram o Palmer Chiropractic College de Shiatsu para introduzir o shiatsu nos Estados Unidos.

1955: O Shiatsu é reconhecido pelo governo Japonês mas só em conjunto com a massagem Anma.

1956: Tokujiro Namikoshi trata Marilyn Monroe após a atriz adoecer durante sua visita ao Japão e não ter respondido ao tratamento convencional.

1957: o Shiatsu é reconhecido oficialmente pelo Japão como uma terapia autônoma.

1964: o Shiatsu é definido oficialmente pelo Ministério de Saúde e Bem-estar no Japão.

1964: Rudy Palombini, consegue o primeiro diploma dado a um europeu da Nipon Shiatsu School sob direção de Tokujiro Namikoshi.

1968: o monge budista Tokuda Igarashi chega ao Brasil e, desde então, aplica e ensina seu próprio método de shiatsu , além das práticas de saúde budistas.

1979: Rudy Palombini funda a Scuola Italiana de Shiatsu (Escola Italiana de Shiatsu) autorizada diretamente por Tokujiro Namikoshi para ensinar o estilo de shiatsu de Namikoshi na Itália. No mesmo momento, o Método Palombini é reconhecido como uma variante inovadora do Shiatsu Namikoshi inspirada na cultura ocidental.

1980: Luiza Sato, após aprender a técnica de Shiatsu com o mestre Zenzo Yamamoto, inaugura sua primeira clínica de Shiatsu em São Paulo .

1980: Pauline Sasaki e Wataru Ohashi, discípulos de Masunaga, ensinam Shiatsu nos Estados Unidos e Grã-Bretanha .

1981: Criada a Sociedade de Shiatsu no Reino Unido .

1983: Criada a Associação de Terapia Shiatsu de Ontário .

1989: AOBTA é formada nos Estados Unidos (Associação Americana de Terapia Oriental).

1997: Parlamento europeu define que o shiatsu é uma das abordagens alternativas dignas de interesse (resolução A4-0075/97 votada em 29 de maio de 1997). No mesmo ano, o espanhol Arturo Valenzuela passa a organizar grupos de trabalho para atuar em alas pediatras dos hospitais públicos de Madrid.

1999: Criada a Sociedade Canadense de British Columbia .

2000: Descoberto o asteroide 61386, batizado como "Namikoshi" pelo astrônomo suíço Stepano Sposetti.

2003: O polaco Wojtech Pobratin inscreve o verbete Shiatsu na Wikipédia em inglês no dia 8 de abril.

2005: Cria-se o grupo Namikoshi Shiatsu Europa .

2006: A Wikipedia ganha o verbete Shiatsu em português (contribuição anônima).

2007: Publicado o livro Shiatsu Emocional, primeira vertente de Shiatsu do Brasil ensinado e consagrado internacionalmente.

2009: Realizado em Madrid o congresso internacional de Shiatsu reunindo praticantes do Canadá, Estados Unidos, Austrália, Espanha, Itália, Portugal, Holanda, Chile, Brasil e Japão.

2009: O Sindacta - Sindicato de Acupuntura e terapias afins - é revitalizado. Recebe os primeiros membros praticantes de Shiatsu .

2011: Criação da Associação Brasileira de Shiatsu

Shiatsu no Brasil

Em 1937, muitos japoneses já chegavam ao Brasil com conhecimentos práticos de Shiatsu
Em 1937, muitos japoneses já chegavam ao Brasil com conhecimentos práticos de Shiatsu

Shiatsu no Brasil tem formação reconhecida por leis estaduais, [ 9 ] é considerada profissão de acordo com o Catálogo Brasileiro de Ocupações, [ 10 ] e tem aceitação social ampla. A prática profissional do Shiatsu é encontrada em todo o Brasil, e a prática amadora ou familiar principalmente nos estados que receberam colônias japonesas. Shiatsuencontrou, no Brasil, liberdade para desenvolver-se, e grande aceitação social, e hoje possui uma oferta compatível de cursos, profissionais e centros dedicados ao assunto. Com o aumento da capacidade econômica brasileira e as novas tecnologias de educação, o país iniciou recentemente seu intercâmbio com os demais países e continentes. Seu desenvolvimento particular, ocorrido em paralelo aos movimentos do Shiatsu na América do Norte e Europa, tem despertado o interesse mundial.

Estilos e Escolas de Shiatsu

Bem difundidas em todo o mundo, a maioria possui um caráter marginal no Japão, onde o Shiatsu oficialmente reconhecido é somente o do método Namikoshi. De lá, chegamos-se conhecidos pelo mundo o Método Koho (ou método antigo), propagado como um estilo "médico" e difundido muitas vezes entre praticantes de artes marciais japonesas como Aiquidô ou caratê . O chamado Zen Shiatsu(método de Masunaga) é amplamente difundido na Europa, Oceania e Américas, e seu apelo suave e despretensioso é particularmente procurado nas culturas ocidentais. O Brasil recebeu influência direta dos imigrantes japoneses do início do Século e formou escolas com personalidade própria, como a EOMA em São Paulo. Livros traduzidos como o de Shizuko Yamamoto ( Shiatsu dos pés descalços, conhecido ainda como Shiatsu Macrobiótico ) trouxeram o conhecimento do Shiatsu Macrobiótico, da Escola dos Cinco Elementos, entre outros. A virada do milênio trouxe diversos novos estilos, criados por estudos transversais entre um ou mais métodos de Shiatsucom os novos conhecimentos científicos, sociológicos, históricos, psicológicos etc., como o Quantum Shiatsu de Pauline Sasaki (Inglaterra), Shiatsu Mio-energético (França), Tokuda Igarashi Shiatsu (Brasil), Shiatsu Emocional ou Método Shiem (Brasil) e Seiki Shiatsu (Israel).

Datas Comemorativas

Dia 23 de março é um dado oficial de registro do Dia do Acupunturista e do Shiatsuterapeuta dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. [ 11 ]

O dia 8 de Abril é o Dia do Shiatsu segundo o calendário oficial do Japão e Canadá. [ 12 ] Praticantes de todo o mundo comemoram o Dia do Shiatsu neste dia. No Brasil, a Associação Brasileira do Shiatsu reconhece um dado. [ 13 ]

Aplicações

O shiatsu é excelente para momentos especiais de adaptação do corpo humano, como a adolescência, a gestação ou mesmo a menopausa
shiatsu é excelente para momentos especiais de adaptação do corpo humano, como a adolescência , a gestação ou mesmo a menopausa

shiatsu tem sido aplicado, sendo a principal a manutenção da saúde individual e coletiva. [ 14 ] Pode tratar desde problemas físicos (exemplos: problemas de rim , evacuação, queimação de estômago , dores de coluna); problemas psicossomáticos ( hipertensão nervosa, doenças de fundo emocional ou psicológica e ainda autoimunes , insônia , depressão etc); emocionais [ 15 ] (como baixa autoestima , apatia, transtornos de apetite).

Princípios

O princípio da "pressão com os dedos" é o principal norte da prática, que contém muitas variações. Diz-se que apenas o praticar avançado de shiatsu tem condições de, receber ou assistir uma prática corporal acontecer, definir que o que se está fazendo é shiatsu ou não. De qualquer modo, as duas principais linhas de pensamento no shiatsu dividem a prática terapêutica entre aquela que utiliza os conceitos das medicinas tradicionais do oriente (em especial da chamada medicina tradicional chinesa ) e que se baseia no estudo da biologia humana por um viés ocidental somada a memorização de uma extensa lista de pontos corporais dedicados a tratar a pessoa permaneceu a técnica.

Shiatsu e a Medicina Tradicional do Oriente

Boa parte das escolas de Shiatsu no mundo utiliza uma seleção de teorias provenientes tanto da medicina tradicional chinesa como de preceitos de saúde tradicionais da cultura japonesa . Segundo tais teorias, o fluxo da energia vital (ou Chi, chinês, e Ki, japonês) se faz por meio de canais (vasos) no corpo humano - semelhante ao sangue pelas veias e artérias - conhecido como meridianos . Em alguns pontos, o fluxo desta energia pode se alterar e criar um padrão de desequilíbrio ou desarmonia. Este se refletirá na saúde física e mental da pessoa acometida. Sem Shiatsu, os meridianos e seus pontos (os mesmos pontos da acupuntura) são sofridos para normalizar o fluxo da energia Ki.

Há dezenas de meridianos, catalogados pelos orientais ao longo dos séculos. A maioria dos praticantes de shiatsu que se utilizam desses fundamentos, entretanto, aprendem um sistema principal de doze meridianos, além de um auxiliar, com mais dois.

Trabalho de shiatsu sobre o Meridiano do Rim
Trabalho de shiatsu sobre o Meridiano do Rim

Cada meridiano está relacionado a certas características orgânicas, psicológicas, emocionais, além de diferentes regiões da musculatura. Os doze meridianos básicos são:

  • Pulmões
  • Mestre do Coração/Pericárdio/Circulação-Sexo
  • coração
  • Intestino Delgado
  • Triplo-Aquecedor
  • Intestino grosso e fino
  • Baço-Pâncreas
  • Fígado
  • Rins
  • Bexiga
  • Vesícula Biliar
  • Estômago

O sistema auxiliar inclui:

  • Vaso-Concepção, na parte anterior do corpo.
  • Vaso-Governador, na parte posterior do corpo.

validação científica

Pesquisa em 2018, concluiu que o Shiatsu é eficaz na melhora dos sintomas de medo, angústia, dores musculares, depressão e ansiedade, através do reequilíbrio físico e energético, sendo terapia complementar indicada na síndrome do pânico, sendo necessárias comprovações por meio de estudos práticos para afirmar com precisão as causas para determinar como e qual tipo de aplicação da shiatsuterapia, dados publicados da "Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento". [ 16 ]

Pesquisa na USP, 2013, comprova que o Shiatsu impacta na vida de pessoas com dores, segundo estudo da FMUSP , [ 17 ] isso afirma a aplicação eficaz do Shiatsu no cenário das novas tecnologias em saúde como uma técnica terapêutica japonesa que impacta no bem- ser de pessoas portadoras de fibromialgia.

De acordo com a instituição Cancer Research UK , "não existem evidências científicas que provem que o shiatsu possa curar qualquer tipo de doença, incluindo o câncer ". [ 15 ]

Notas

Pressoterapia e digitopuntura são termos usados ​​em alguns casos como tentativas de tradução do termo shiatsu . Tais tentativas são equivocadas, uma vez que a técnica da "digitopuntura" e da "pressoterapia" se diferem do shiatsu em termos conceituais.

Referências

  1. ↑ b Nagata, Hisashi. Dicionário de Kanji em português . Nipo-brasileira, 2005.
  2. ↑ abrashiatsu (3 de julho de 2012). «Os muitos Shiatsus»
  3.  Yutaka Tazawa. História Cultural do Japão . MNE do Japão, 1985.
  4.  Dubitsky, Carl. Shiatsu de carroceria . Healing Art Press, 1997.
  5.  Namikoshi, Tokujiro. Shiatsu: Terapia Japonesa de Pressão com os Dedos. Publicações do Japão, 1975.
  6.  Nogueira, Arlindo Rocha. Imigração Japonesa na História Contemporânea do Brasil . Parma, 1984; ARAI, Johny. Cem anos da Imigração Japonesa o Brasil . Bunkyo, 2012; Shindo, Tsugio. Passos da Imigração Japonesa no Brasil . Akita Kenjin, 2005; Sato, Francisco Noriyuki. Banzai! História da Imigração Japonesa no Brasil . Hakkosha, 2008.
  7.  Resolução SES 818/92 (RJ).
  8.  Masunaga, Shizuto. Zen Shiatsu . Pensamentos, 1977.
  9.  CBO/CNAE 8690-9/01
  10.  Jarmey, Chris. Shiatsu um guia completo.
  11. ↑ [1] [ligação inativa]
  12. ↑ «Cópia arquivada» Consultado em 31 de julho de 2012 . Arquivado do original em 7 de janeiro de 2013
  13.  Beresford-Cooke, Carola. Shiatsu Teoria e Prática. Elsevier Health Sciences, 2003.
  14.  Beresford-Cooke, Carola. Shiatsu Teoria e Prática . Elsevier Health Sciences, 2003.
  15. ↑ b «Sobre o câncer» . Pesquisa do Câncer no Reino Unido . 30 de agosto de 2017
  16. ↑ Fioramonte, Gisele Correia da Silva (6 de janeiro de 2018). «A Atuação do Shiatsu na Síndrome do Pânico - Artigo Científico - Confira!» Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento Consultado em 11 de novembro de 2019
  17. ↑ «Shiatsu melhora qualidade de vida de pessoas com dores, revela estudo da FMUSP – USP – Universidade de São Paulo»

Bibliografia

  • Namikoshi, Toru. Livro Completo da Terapia Shiatsu . Manuel, 1992.
  • Bastos, Sohaku RC Livro do Shiatsu . Terra, 1982.
  • Jarmey, Chris. Shiatsu um Guia Completo .
  • Masunaga, Shizuto. Zen Shiatsu . Pensamento, 1977.
  • LUNDBERG, Paul. O Livro do Shiatsu . Manole, 1998.
  • Carvalho, Arnaldo V. Shiatsu Emocional . Portal Verde, 2007.
  • Yamamoto, Shizuko. Shiatsu dos Pés Descalços . Terra, 1979.
  • Namikoshi, Toru. Shiatsu e Alongamento . Summus, 1986.

Ligações externas

Comentários