IDEOLOGIA DE GÊNERO E TIPOS DE PESSOAS NÃO BINÁRIAS, CISGÊNERO E TRANSGÊNERO

  Muitos famosos transgêneros curtem falar sobre isso, para quebrar tabus e driblar o preconceito. Confira quem são eles e entenda mais sobre o assunto!

- famosos transgêneros

- famosos transgêneros

Ideologia de Gênero


Revisão por Juliana Theodoro
 
Mestra em Ciências da Comunicação

O que é a ideologia de gênero:

A "ideologia de gênero" é uma expressão usada pelos críticos da ideia de que os gêneros são, na realidade, construções sociais.

Para os defensores desta "ideologia" não existe apenas o gênero masculino e feminino, mas um espectro que pode ser muito mais amplo do que somente a identificação com o masculino ou o feminino.

A chamada "ideologia de gênero" representaria o conceito que sustenta a identidade de gênero. Consiste na ideia de que os seres humanos nascem iguais, sendo a definição de masculino e feminino um produto histórico-cultural, desenvolvido pela sociedade.

Isso significa que a percepção de uma pessoa sobre seu gênero não é uma escolha, é um entendimento sobre a sua identidade e sobre como ela se reconhece enquanto indivíduo, independentemente do seu sexo biológico.

É preciso ter cuidado ao usar a expressão “ideologia de gênero”, pois discussões ligadas ao gênero (identidade de gênero) não se tratam de uma ideologia, que é um conjunto de valores e ideias sobre um assunto.

O que é identidade de gênero?

Tradicionalmente, a palavra gênero costuma ser interpretada como sinônimo do sexo atribuído, ou seja, correspondente ao órgão sexual que o indivíduo nasceu (pênis é masculino, vagina é feminino).

Mas, segundo o conceito de identidade de gênero, o fato de determinada pessoa ter nascido com o órgão sexual masculino, não faz com que ela se identifique obrigatoriamente como um homem.

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que a identidade de gênero é a maneira como um indivíduo se reconhece, como ele percebe sua própria identidade.

Deste modo, os defensores da chamada "ideologia de gênero" identificam gênero como uma projeção de tudo o que a sociedade e a cultura dizem ser típicos do comportamento masculino e feminino. E estes comportamentos não precisariam estar obrigatoriamente ligados ao sexo atribuído.

Identidade de gênero e orientação sexual

Outra confusão comum está nas diferenças entre identidade de gênero e orientação sexual. Esta última se refere à preferência sexual que determinada pessoa possui, e pode ser dividida em: assexual, homossexual, heterossexual, bissexual e pansexual, por exemplo.

Assim, o conceito de identidade de gênero abrangeria um conjunto destas ideias, colocando o gênero como algo que pode ser mutável e não limitado, como define as ciências biológicas.

Discussão sobre ideologia de gênero no Brasil

No Brasil, o debate sobre a "ideologia de gênero" (termo incorreto para se referir às discussões sobre gênero) se intensificou com a estruturação do Plano Nacional de Educação (PNE) em 2014.

Neste caso, a proposta do Ministério da Educação (MEC) era incluir temas relacionados com identidade de gênero e sexualidade nos planos de educação de todo o país.

Os críticos à proposta, que utilizavam o termo "ideologia de gênero", acusaram o MEC de tentar promover a doutrinação das crianças, desconstruindo os tradicionais conceitos de família, principalmente aqueles que estão baseados em preceitos religiosos.

No entanto, os defensores da proposta alegavam que o projeto visava reforçar a necessidade de que fossem discutidas nas escolas as diferentes identidades de gênero existentes, ajudando a diminuir o preconceito e a promover uma sociedade com mais igualdade e respeito pelas diferenças.

Fontes bibliográficas:

  • BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão de identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.
  • CONCEIÇÃO, A. Teorias feministas: da “questão da mulher” ao enfoque de gênero. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 8, n. 24, 738-757, 2009.

Tipos de pessoas não binárias: trans, agênero e outras identidades

A pessoa não binária é aquela que não se identifica nem com o gênero masculino, nem com o gênero feminino. Sua identidade de gênero não se encaixa 100% dentro do binário de gênero.

Isso significa que a pessoa não binária não se identifica necessariamente como homem ou mulher, podendo assumir um gênero neutro, transitar entre os gêneros ou mesmo mesclá-los (dentre outras possibilidades).

Costuma-se dizer que o não binário é um termo “guarda-chuva”, capaz de abrigar dentro de si uma infinidade de identidades de gênero. O nome genderqueer (ou gênero queer) também é utilizado para nomear toda a multiplicidade de identidades não binárias.

Quantas e quais são as identidades não binárias?

Não existe uma resposta definitiva para essa pergunta. O site Orientando, cuja missão é ensinar as pessoas sobre temas como orientação sexual e identidade de gênero, reúne 300 identidades não binárias. Mas adverte que a lista não está completa, já que outras formas de identificação são possíveis.

Abaixo, listamos algumas identidades não binárias:

  • Agênero: identidade definida pela ausência de gênero.
  • Andrógino (andrógine): identidade caracterizada pela mistura dos gêneros masculino e feminino.
  • Gênero fluido: identidade caracterizada pela mudança periódica de gênero.
  • Mulher não binária (não binárie): identidade da pessoa não binária que, por alguma razão, pode se aproximar do gênero feminino. Ex.: uma pessoa não binária que, em situações em que seu gênero não é aceito, acaba adotando a identidade feminina.
  • Homem não binário (não binárie): identidade da pessoa não binária que, por alguma razão, pode se aproximar do gênero masculino. Ex.: uma pessoa não binária que tem predileção por elementos tipicamente masculinos, como o vestuário.
  • Neutrois: identidade também chamada de gênero neutro - ou seja, não é nem masculino, nem feminino, nem a mistura dos dois.
  • Demigênero: identidade da pessoa que se identifica apenas parcialmente com determinado gênero. A pessoa pode ser, por exemplo, demimenino ou demimenina.
  • Transfeminina (transfeminine): identidade da pessoa a quem, ao nascer, foi atribuído o gênero masculino, mas se identifica com o gênero feminino.
  • Transmasculino (transmasculine): identidade da pessoa a quem, ao nascer, foi atribuído o gênero feminino, mas se identifica com o gênero masculino.
  • Xenogênero: identidade que abrange vários tipos de gênero que se definem pela associação com seres, sentimentos ou fenômenos, isto é, coisas que não fazem parte do universo binário de gênero. Ex.: pessoas que definem seu próprio gênero com referência a uma cor (gênero-cor).

Veja o infográfico com as identidades, seus símbolos e bandeiras:

Tipos de identidade de gênero não binárias

Existe diferença entre não binário e trans?

A pessoa transgênero é aquela que não se identifica com o gênero (masculino ou feminino) que lhe foi atribuído ao nascer (seu gênero de registro). Assim, pode-se dizer que todas as identidades de gênero divergentes, inclusive as identidades não binárias, podem ser agrupadas dentro da denominação trans. É por isso que muitas pessoas se autodefinem como trans não binárias.

Ao não se identificar 100% com nenhum dos dois gêneros, a pessoa não binária recusa seu gênero de registro, posicionando-se ao lado das mulheres e homens trans no amplo espectro da transgeneridade.

O que a não binaridade tem a ver com orientação sexual?

Não binaridade está no âmbito da identidade de gênero, não da orientação sexual. É importante deixar claro que identidade de gênero e orientação sexual são coisas diferentes.

A identidade de gênero é a forma como a pessoa se identifica. Já a orientação sexual tem a ver com o interesse sexual e afetivo de uma pessoa.

Uma pessoa que se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascimento é uma pessoa cisgênero (mulher ou homem cis). Já uma pessoa que não se identifica com o gênero que lhe foi imposto ao nascimento pode ser uma mulher trans, um homem trans ou uma pessoa não binária. Em ambos os casos, estamos no campo da identidade de gênero.

orientação sexual, por outro lado, tem a ver com a atração sexual. Os tipos de orientação sexual mais conhecidos são heterossexual, homossexual, bissexual e pansexual.


Um homem cisgênero que tem interesse por mulheres cis ou trans é heterossexual. Uma mulher transgênero que se relaciona com mulheres cis ou trans é homossexual (ou lésbica). Um homem transgênero que se relaciona com mulheres cis ou trans é heterossexual.

O caso dos pronomes: como se dirigir a uma pessoa não binária?

A nossa gramática, tal como aprendemos na escola, reconhece a existência de apenas dois gêneros: o masculino e o feminino. Assim, quando queremos nos referir a um homem, usamos o pronome “ele”. Boa parte dos nomes (substantivos e adjetivos) flexionam em gênero: por isso diferenciamos o “professor” da “professora”, o “aluno” da “aluna” etc.

Mas se a pessoa não se identifica com nenhum dos dois gêneros, qual pronome devemos usar? Como flexionar os substantivos e adjetivos?

A fim de corrigir essa limitação do idioma, criou-se a linguagem neutra. Essa nova forma de se comunicar institui, por exemplo, o pronome “elu” (em alternativa ao “ele” e ao “ela). Assim, quando se trata de uma pessoa não binária, a forma mais adequada de nos referirmos a ela é usar a linguagem neutra. Ex.: “Elu vai sair com a gente?”.

“Elu” se desdobra em “delu”, “nelu”, “aquelu” etc. Ex.: "Essa mochila é delu?".

No caso das flexões em gênero, utiliza-se a letra “e” em substituição ao “o” e ao “a” que marcam os gêneros nos finais das palavras. Ex.: “professore”, “alune”, “amigue”, “menine” etc.

Na dúvida de quais pronomes usar, o melhor a fazer é perguntar à pessoa de que forma ela gostaria de ser tratada.

O que é Gênero Não-Binário


Revisão por Juliana Theodoro
 
Mestra em Ciências da Comunicação

O termo não-binário refere-se às pessoas que não se percebem como pertencentes a um gênero exclusivamente. Isso significa que sua identidade de gênero e expressão de gênero não são limitadas ao masculino e feminino.

Também chamadas de genderqueer, as pessoas que se consideram não-binárias podem não se reconhecer com a identidade de gênero de homem ou mulher - ausência de gênero - ou podem se caracterizar como uma mistura entre os dois. Ou seja, apesar de possuir os órgãos genitais de determinado sexo, não se reconhecem totalmente com esse gênero.

Identidade de gênero e expressão de gênero

Uma pessoa não-binária é aquela que não tem sua identidade e expressão de gênero limitadas ao masculino e ao feminino. Entenda o que significa cada um desses conceitos:

Identidade de gênero

A identidade de gênero refere-se à relação que as pessoas têm com seu próprio gênero, isto é, se o gênero que se identificam é o mesmo do sexo biológico. Nesse sentido, as pessoas podem ser cis ou trans.

As pessoas cis são aquelas que se reconhecem no mesmo gênero do sexo biológico. As trans, também chamadas de transexuais, são aquelas que possuem uma identidade de gênero diferente das que lhe foi atribuída por razões biológicas.

A identidade de gênero é diferente de orientação sexual. Enquanto a identidade de gênero trata do reconhecimento da pessoa com o próprio sexo, a orientação sexual está relacionada ao desejo sexual de uma pessoa.

Expressão de gênero

A expressão de gênero é a maneira como as pessoas se mostram para o mundo, como expressam sua feminilidade ou masculinidade. Geralmente é uma extensão da identidade de gênero, mas não está necessariamente relacionada a ela.

A maneira de se comportar, as roupas e acessórios usados e o corte de cabelo são exemplos de aspectos que retratam a expressão de gênero de uma pessoa — é a maneira como a pessoa quer ser vista pelos outros. Pode ser mais feminina ou mais masculina, ou uma mescla das duas expressões.

História da não-binaridade

Embora pareça um fenômeno recente, a não-binaridade é muito comum na história da humanidade. Diversas civilizações, em momentos diferentes da história e em diferentes regiões do mundo, reconheciam a existência de outras possibilidades de gênero além de masculino e feminino.

Um dos exemplos são os "Mahu" da Polinésia, que são pessoas com uma identidade de gênero ambígua. Eles possuem tanto características do homem como da mulher, ou seja, são uma mistura dos dois e podem ser chamados de terceiro sexo. É uma cultura ancestral, mas ainda existem "Mahus" na ilha taitiana — hoje o termo também é usado em referência aos transexuais.

Outro exemplo de não-binaridade são os povos originários da América do Norte. Era comum nas tribos da região encontrar pessoas reconhecidas como Two Spirit (Dois Espíritos), que em sua crença, possuíam no mesmo corpo o espírito masculino e o feminino.

Bandeira da visibilidade não-binária

A bandeira que representa a causa não-binária foi criada por Kye Rowan, em 2014.

Bandeira não-binário

Ela é composta por quatro cores, com significados distintos:

  • Amarelo: gêneros fora do masculino e feminino.
  • Branco: gêneros múltiplos (trigêneros, poligêneros, etc).
  • Púrpura: gêneros masculino e feminino misturados.
  • Preto: ausência de gênero.

Entenda a diferença entre cisgênero e transgênero

Cisgênero é o termo usado para designar pessoas que se identificam com o gênero (masculino ou feminino) que lhes foi atribuído ao nascer. Já transgênero é o termo que se refere as pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascimento.

A transgeneridade é caracterizada pelo desejo de pertencer e ser tratado por outro gênero, diferente daquele que lhe foi conferido pela sociedade. Na cisgeneridade, por outro lado, não há esse conflito entre o sentimento do indivíduo sobre o seu próprio gênero e as expectativas da sociedade.

Por exemplo: a sociedade espera que pessoas que nascem com o sexo biológico masculino adotem um determinado modo de ser e agir considerado masculino. Veja o infográfico:

Diferenças entre pessoas cisgênero e pessoas transgênero.

O que significa ser cisgênero?

homem cisgênero (ou homem cis) é aquele que se identifica com o gênero que lhe foi dado e geralmente corresponde as expectativas de masculinidade. Dentre essas expectativas estão usar roupas consideradas masculinas, tomar atitudes consideradas masculinas, praticar esportes considerados masculinos, gostar de filmes e programas de TV voltados ao público masculino, etc.

Da mesma forma, a mulher cisgênero (ou mulher cis) é a pessoa que, nascida com o sexo biológico feminino, identifica-se com o conjunto de atributos tradicionalmente considerados femininos.

Ter alguns comportamentos considerados típicos de outro gênero, não significa que uma pessoa seja trans. Ser transgênero se refere a não conseguir se identificar com o papel social de gênero que lhe foi atribuído ao nascimento. É questionar o papel social que lhe foi imposto, identificando-se com outro gênero.

O que significa ser transgênero?

homem transgênero (ou homem trans) é o indivíduo que nasceu com o sexo biológico feminino, mas não se identifica com corpo, comportamento e outros elementos considerados do universo feminino. Dentre dos elementos da feminilidade, está os modos de falar, jeitos de se vestir, gostos, etc.

Um homem trans geralmente se identifica como pertencente ao gênero masculino e adota o comportamento típico desse gênero.

Já a mulher transgênero (ou mulher trans) é a pessoa que, tendo nascido com o sexo biológico masculino, não se identifica com o corpo ou o papel social ligado a masculinidade. Assumindo, geralmente, o gênero feminino, com qual se identifica.

A definição de transgênero é objeto de debate constante entre especialistas e pessoas envolvidas em movimentos sociais. Uma das definições mais usadas encara esse termo como uma palavra “guarda-chuva”, que abriga toda a variedade de vivências trans, isto é, pessoas que não se identificam com o papel social que lhes foi designado.

Dentro desse “guarda-chuva” está o termo transexual, que designa pessoas que pretendem ou já fizeram uma transição social. Essa transição social, em alguns casos, pode ocorrer por meio de tratamentos hormonais ou procedimentos cirúrgicos.

Identidade de gênero

A cisgeneridade e transgeneridade são tipos de identidade de gênero. A identidade de gênero é a forma como uma pessoa se identifica com o seu próprio gênero.

As identidades de gênero podem ser diversas. A não-binaridade é outra forma de identidade de gênero, de pessoas não se identificam com o gênero masculino ou feminino, identificam-se com os dois ou, em certos momentos, identificam- se com um e, em outros momentos, com outro gênero.

É importante não confundir identidade de gênero com orientação sexual. A identidade de gênero, como o nome diz, está relacionada com a identidade de cada pessoa, ou seja, como essa pessoa se sente e é. Já a orientação sexual está ligada à forma como essa pessoa se relacionada romantica e sexualmente.

O que é Cisgênero (e o que significa Homem Cis e Mulher Cis)

O que é cisgênero:

Cisgênero (Cis) é o termo utilizado para se referir ao indivíduo que se identifica, em todos os aspectos, com o seu "gênero de nascença". Em outras palavras, na pessoa cisgênero a identidade de gênero (a forma como a pessoa se vê) corresponde ao gênero que lhe foi conferido ao nascer.

Homem Cisgênero: um homem cis é uma pessoa que nasceu com o órgão sexual masculino, tem comportamentos e atitudes que seguem o papel de gênero masculino e se reconhece como homem (identidade de gênero).

Mulher Cisgênero: uma mulher cis é uma pessoa que nasceu com o órgão sexual feminino, tem atitudes e comportamentos relacionados ao papel de gênero feminino e se identifica como mulher.

Para compreender melhor a definição de cisgênero, deve-se analisar a origem etimológica desse prefixo: cis significa “do mesmo lado” ou “ao lado de”, em latim. Ou seja, esse termo faz referência à concordância da identidade de gênero do indivíduo com a sua configuração hormonal e genital de nascença.

Diferença entre Cisgênero e Transgênero

Cisgênero e transgênero podem ser considerados antônimos, pois apresentam definições distintas.

Cisgêneros são pessoas que se identificam com o sexo biológico que lhes foi atribuído ao nascer. Elas também se identificam com o padrão normativo de atitudes e comportamentos que a sociedade espera dos gêneros masculino ou feminino.

Já transgêneros são pessoas que não se identificam com o seu sexo biológico, mas sim com um gênero diferente daquele que lhes foi atribuído no nascimento.

Homem transgênero: é uma pessoa que nasceu com órgãos sexuais femininos, mas possui uma identidade de gênero masculina. Ou seja, essa pessoa se reconhece como homem e se identifica com o papel e a expressão de gênero socioculturalmente atribuídos aos homens.

Mulher transgênero: é uma pessoa que nasceu com órgãos sexuais masculinos, porém possui uma identidade de gênero feminina. Essa pessoa se reconhece como mulher e se identifica com atitudes e comportamentos que a sociedade atribui às mulheres.

Vale ressaltar que, nestes casos, leva-se em consideração a associação social e histórica atribuída aos órgãos sexuais dos seres humanos. Ou seja, o pênis pertencendo ao que é masculino; e a vagina, ao que é feminino.

Muitas pessoas associam cisgêneros com heterossexualidade e transgêneros com homossexualidade. Mas a orientação sexual não está relacionada com a identidade de gênero. Um indivíduo transgênero pode ser heterossexual, assim como um cisgênero pode ser homossexual, e vice-versa.

Transgênero

O que é uma pessoa trans:

Transgênero (trans) é o indivíduo que não se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascer. Uma pessoa transgênero é aquela que duvida do gênero (masculino ou feminino) que lhe foi dado quando nasceu.

Importante lembrar que a transgeneridade não é doença ou distúrbio psicológico.

De acordo com as convenções sociais tradicionais, existem dois tipos de gêneros: masculino e feminino. Durante muito tempo a identidade de gênero esteve ligada exclusivamente ao sexo biológico das pessoas.

Por exemplo, se determinado indivíduo nascesse com um pênis, logo ele deveria se comportar e gostar de todas as coisas relacionadas ao gênero masculino (homem), como jogar futebol, brincar de carros, não usar vestidos etc. Se a pessoa corresponde a essas expectativas, ela é considerada cisgênero - ou seja, o indivíduo se identifica com o gênero que lhe foi dado ao nascer.

Porém, esse indivíduo pode não se identificar com o gênero masculino, que é convencionalmente associado às pessoas que nascem com o órgão sexual masculino. Se esse indivíduo se identifica com o gênero feminino, trata-se de uma mulher transgênero.

Normalmente, a transgeneridade se manifesta ainda durante os primeiros anos de vida do indivíduo. Um dos sinais que ajuda a identificar uma criança transgênero são os seus interesses pessoais em relação aos signos que são associados ao feminino e ao masculino. Por exemplo, um menino que gosta de usar vestidos, pode ser (ou não) um sinal de transgeneridade.

A identidade de gênero não está obrigatoriamente relacionada com a orientação sexual. Ou seja, um homem transgênero (mulher que se identifica com o gênero masculino), pode ser homossexual (caso sinta atração por homens) ou heterossexual (caso sinta atração por mulheres).

Diferença entre transgênero e transexual

Na literatura especializada, a palavra transgênero vem sendo usada como um termo "guarda-chuva" - ou seja, um conceito genérico que abarca todos os casos de indivíduos que não se enquadram nas imposições culturais de gênero. Assim, transexuais, travestis, cross dressersgenderqueer, bigênero, pangênero, drag queen e intersexo são considerados transgêneros.

Especificamente falando, o transexual é aquele que opta por modificações corporais, através de tratamento hormonal e/ou intervenção cirúrgica a fim de transitar de um sexo para outro. Assim, segundo esse ponto de vista, o transexual seria o indivíduo transgênero que se submete a tratamentos hormonais ou cirurgia de mudança de sexo.

É importante que se diga que esses termos são objeto de constantes debates e seu significado, que não é consensual, se altera ao longo do tempo.

Pansexual

O que é pansexual:

Pansexual é o indivíduo que aprecia e é atraído por pessoas de todos os tipos de gêneros ou orientações sexuais.

Os pansexuais não se limitam apenas ao gênero masculino ou feminino ou a uma determinada orientação sexual. Por exemplo, podem se relacionar com transgêneros (indivíduos que nascem com um sexo, mas se identificam com o aposto) ou os intersexuais (pessoas que se identificam com os dois gêneros: masculino e feminino).

Em suma, os pansexuais se atraem por todos os gêneros sexuais, sem distinção e não se limitando à binária de gênero homem/mulher. O conceito considera a atração, por exemplo, por pessoas transexuais e não-binárias (indivíduos que não se compreendem nem como homens, nem como mulheres).

Etimologicamente, o termo “pansexual” se originou a partir do prefixo grego “pan”, que significada “tudo” ou “todos”.

Existe uma ideia equivocada de que os pansexuais sentem atração sexual por qualquer tipo de ser vivo, incluindo animais e plantas. Essa ideia é falsa, a definição de pansexualidade se limita apenas à diversidade de gênero dos seres humanos, nada além disso.

Diferença entre pansexualidade e bissexualidade

Pansexualidade e bissexualidade são dos tipos de orientação sexual. Para não confundir, vamos saber o que cada uma significa.

Os bissexuais também podem sentir atração independentemente do gênero, mas, em geral, o gênero e a identidade de gênero estão presentes nas relações. Já os pansexuais desprezam ou negam a influência do gênero nas relações.

Os pansexuais podem sentir atração por pessoas, independentemente do gênero ou do sexo biológico. Isso quer dizer que podem se relacionar com pessoas de diferentes gêneros (homens, mulheres, transgêneros, etc) ou orientações sexuais (homossexuais, bissexuais, pansexuais, etc.).

Normalmente, as pessoas transgênero ou intersexuais são mais propensas a entender e assumir a pansexualidade, pois podem ter mais compreensão sobre os diferentes níveis que existem entre o masculino e o feminino.

No entanto, a pansexualidade não é exclusiva dos transgêneros ou dos intersexuais. Os chamados cisgêneros, ou seja, as pessoas que não são transgênero, também podem se identificar como pansexuais.

Assim como a homossexualidade e a heterossexualidade, a pansexualidade se restringe aos interesses em gêneros humanos, excluindo deste conjunto outros comportamentos ou práticas sexuais. Isso significa que ser pansexual não é sinônimo de determinados comportamentos sexuais, como incesto, necrofilia e pedofilia.

A bandeira do orgulho pansexual

A bandeira que representa a pansexualidade foi criada provavelmente no ano de 2010. Possui três cores que significam:

Pansexual

  • Rosa: pessoas que se identificam no gênero feminino,
  • Amarelo: pessoas não-binárias,
  • Azul: pessoas que se identificam no gênero masculino.

Hétero

O que é hétero:

Hétero é uma pessoa que se sente atraída e se relaciona com pessoas do sexo oposto. A heterossexualidade é uma orientação sexual.

Por exemplo, uma mulher que se sente atraída por homens ou um homem que se sente atraído por mulheres são chamados de héteros.

O que significa ser hétero e o que é heteronormatividade

A expressão "ser hétero" está geralmente relacionada ao comportamento e a forma como uma pessoa heterossexual se identifica. Ou seja, se sente atraída apenas por pessoas do sexo oposto.

Já a heteronormatividade se refere ao pensamento que compreende a heterossexualidade como sendo uma norma ou uma regra a ser seguida. A heteronormatividade é o termo usado para criticar essa ideia e buscar normalizar e integrar outras orientações sexuais.

Assim, ser hétero é compreendido como uma entre outras orientações sexuais:

  • Heterossexual — pessoas que se sentem atraídas e se relacionam com pessoas do sexo oposto.
  • Homossexual — pessoas que se sentem atraídas e se relacionam com pessoas do mesmo sexo.
  • Bissexual — pessoas que se sentem atraídas e se relacionam com pessoas de ambos os sexos.
  • Pansexual — pessoas que se sentem atraídas e se relacionam com pessoas, independente do sexo ou identidade de gênero.
  • Assexual — pessoas que não se sentem atraídas ou não se relacionam sexualmente.

Origem do termo hétero

Hetero é um radical de origem grega. É um termo de composição que transmite a ideia de "outro", "diferente" ou "diverso". Toda palavra composta pelo radical hetero remete à concepção de desigualnão semelhanteque é diverso do primeiro.

Na química, por exemplo, as misturas heterogêneas são aquelas em que o conteúdo é desigual, cada diferente componente da mistura pode ser observado separadamente.

O oposto do radical hetero é o radical homo. Em geral, as palavras que utilizam esses radicais encontram o seu oposto pela sua substituição:

  • heterossexual/homossexual
  • heterogêneo/homogêneo
  • heterozigoto/homozigoto
  • Homossexualidade

    O que é Homossexualidade:

    Homossexualidade é uma característica atribuída aos seres vivos que se sentem atraídos seja fisicamente, esteticamente ou emocionalmente por um outro ser vivo que possua o mesmo sexo biológico e o mesmo gênero que o seu.

    Esta característica também é uma das principais categorias no que se refere à orientação sexual dos indivíduos, ao lado da bissexualidade, da pansexualidade, da heterossexualidade e da assexualidade.

    De maneira geral, a homossexualidade enquanto orientação sexual é caracterizada como uma espécie de padrão onde uma pessoa pode viver experiências afetivas e sexuais com outra pessoa que seja principalmente ou exclusivamente do mesmo sexo que ela.

    O termo também pode se referir a um indivíduo que tenha o senso de identidade pessoal e social com base no que caracteriza a homossexualidade. Ele é chamado de homossexual.

    Neste caso, o senso se manifesta através do comportamento social e pelo fato do indivíduo se sentir parte da comunidade de pessoas que compartilham esta mesma orientação sexual.

    Ainda que existam inúmeros estudos biológicos e psicológicos para buscar respostas sobre a origem da homossexualidade na atualidade, não existem respostas concretas sobre o assunto.

    Entretanto, em 1970 alguns psiquiatras afirmavam que ela era uma doença mental, causada por processos fisiológicos, por má formação e identificação sexual e ainda por desvios da orientação sexual de um indivíduo.

    Em 1993, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a homossexualidade não constitui doença ou distúrbio mental, mas sim uma forma natural de desenvolvimento sexual do ser humano e a retirou da lista de doenças mentais.

    A partir deste momento, psicólogos passariam a não colaborar com eventos e serviços que tivessem como proposta o tratamento e uma possível cura para a homossexualidade e o Conselho Federal de Psicologia estabeleceu normas para os profissionais, que deveriam esclarecer que a homossexualidade não é uma doença psicológica.

    Entretanto, se o indivíduo apresentar algum desgaste ou distúrbio psicológico por não aceitar sua característica ou sofrer algum tipo de preconceito em decorrência da sua orientação sexual, este deve então ser tratado e orientado com a finalidade de aceitar-se da forma como é. Assim como buscar maneiras de viver de forma positiva mesmo em face ao preconceito.

    Homossexualidade e homossexualismo

    Ainda há muita confusão entre os termos homossexualidade e homossexualismo, no sentido de identificar qual será a forma mais correta de nomear a característica ou orientação sexual.

    O termo homossexualismo já é considerado uma expressão errônea e pejorativa nos dias atuais, pois o sufixo “ismo” remete à doença. Já o termo homossexualidade configura-se no mais correto, pois traduz a característica e a orientação sexual, seja por quem for o seu desejo.

  • Pansexual

    O que é pansexual:

    Pansexual é o indivíduo que aprecia e é atraído por pessoas de todos os tipos de gêneros ou orientações sexuais.

    Os pansexuais não se limitam apenas ao gênero masculino ou feminino ou a uma determinada orientação sexual. Por exemplo, podem se relacionar com transgêneros (indivíduos que nascem com um sexo, mas se identificam com o aposto) ou os intersexuais (pessoas que se identificam com os dois gêneros: masculino e feminino).

    Em suma, os pansexuais se atraem por todos os gêneros sexuais, sem distinção e não se limitando à binária de gênero homem/mulher. O conceito considera a atração, por exemplo, por pessoas transexuais e não-binárias (indivíduos que não se compreendem nem como homens, nem como mulheres).

    Etimologicamente, o termo “pansexual” se originou a partir do prefixo grego “pan”, que significada “tudo” ou “todos”.

    Existe uma ideia equivocada de que os pansexuais sentem atração sexual por qualquer tipo de ser vivo, incluindo animais e plantas. Essa ideia é falsa, a definição de pansexualidade se limita apenas à diversidade de gênero dos seres humanos, nada além disso.

    Leia também sobre não-binário e homossexualidade.

    Diferença entre pansexualidade e bissexualidade

    Pansexualidade e bissexualidade são dos tipos de orientação sexual. Para não confundir, vamos saber o que cada uma significa.

    Os bissexuais também podem sentir atração independentemente do gênero, mas, em geral, o gênero e a identidade de gênero estão presentes nas relações. Já os pansexuais desprezam ou negam a influência do gênero nas relações.

    Os pansexuais podem sentir atração por pessoas, independentemente do gênero ou do sexo biológico. Isso quer dizer que podem se relacionar com pessoas de diferentes gêneros (homens, mulheres, transgêneros, etc) ou orientações sexuais (homossexuais, bissexuais, pansexuais, etc.).

    Normalmente, as pessoas transgênero ou intersexuais são mais propensas a entender e assumir a pansexualidade, pois podem ter mais compreensão sobre os diferentes níveis que existem entre o masculino e o feminino.

    No entanto, a pansexualidade não é exclusiva dos transgêneros ou dos intersexuais. Os chamados cisgêneros, ou seja, as pessoas que não são transgênero, também podem se identificar como pansexuais.

    Assim como a homossexualidade e a heterossexualidade, a pansexualidade se restringe aos interesses em gêneros humanos, excluindo deste conjunto outros comportamentos ou práticas sexuais. Isso significa que ser pansexual não é sinônimo de determinados comportamentos sexuais, como incesto, necrofilia e pedofilia.

    A bandeira do orgulho pansexual

    A bandeira que representa a pansexualidade foi criada provavelmente no ano de 2010. Possui três cores que significam:

    Pansexual

    • Rosa: pessoas que se identificam no gênero feminino,
    • Amarelo: pessoas não-binárias,
    • Azul: pessoas que se identificam no gênero masculino.

  • LGBTQIA+

    LGBTQIA+ é uma sigla utilizada para se referir à comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, transgênerosqueersintersexos assexuais, que são diferentes tipos de orientações sexuais e identidades de gênero.

    O significado de cada letra da sigla LGBTQIA+ é:

    • L - Lésbicas
    • G - Gays
    • B - Bissexuais
    • T - Transgêneros (Travestis e Transexuais)
    • Q - Queer
    • I - Intersexos
    • A - Assexuais
    • + - demais possibilidades de orientações sexuais ou identidades de gênero

    Movimento LGBTQIA+

    A sigla LGBTQIA+ também é utilizada como nome de um movimento que luta por direitos e, principalmente, contra a homofobia.

    Inicialmente, o movimento era conhecido apenas por GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes). Porém houve um forte crescimento e as pessoas começaram a questionar as diferentes ramificações e identidades, fazendo com que o movimento admitisse os outros tipos de orientações sexuais existentes.

    O termo foi oficialmente alterado de GLS para LGBT em uma Conferência Nacional, realizada em Brasília, no ano de 2008. Com a evolução do movimento, outras letras foram adicionadas à sigla para dar visibilidade e abrangência.

    Bandeira LGBT
    Parada do Orgulho LGBT, em São Paulo

    Parada do Orgulho LGBT tem o objetivo de conscientizar as pessoas da diversidade presente na sociedade, sendo dever de todos respeitar as diferenças.

    Existem diversas ONGs (Organizações Não-Governamentais) que trabalham em prol da comunidade LGBT, para conscientizar a população e também acolher seus próprios membros.

    O movimento se expande cada vez mais para diferentes áreas, desde a produção acadêmica, o suporte para pessoas que enfrentam discriminação, cuidados básicos contra doenças sexualmente transmissíveis até a inserção no mercado de trabalho.

    Apesar de a sigla LGBTQIA+ permanecer como usual, em alguns casos utiliza-se também uma forma mais extensa. A sigla completa seria: LGBTQQICAAPF2K+: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Curioso, Assexuais, Aliados, Pansexuais, Polissexuais, Familiares, 2-espíritos e Kink.

  • Bandeiras LGBT+: quais são e o significado de cada uma


    Juliana Theodoro
     
    Mestra em Ciências da Comunicação

    As bandeiras do movimento LGBTQIAP+ são formas de representar simbolicamente a diversidade de orientações sexuais, identidades de gênero e culturas dentro da comunidade.

    Existem muitas bandeiras dentro do movimento, cada uma simbolizando uma orientação, identidade ou grupo. A famosa bandeira do arco-íris é a geral, abrangendo a todos.

    Bandeira do orgulho LGBTQIAP+

    Bandeira com as cores do arco-íris símbolo do movimento LGBTQIA+.

    A bandeira do arco-íris é a mais conhecida do movimento LGBT+. É usada desde a década de 1970 e tem 6 cores. O vermelho simboliza a vida, o laranja, a revigoração. O amarelo representa a luz do sol, e o verde, a natureza. Já o azul e o roxo simbolizam serenidade e espiritualidade, respectivamente,

    Nova bandeira do orgulho LGBTQIA+

    Nova bandeira LGBT+ que inclui as cores símbolo da bandeira intersexo e da representação racial.

    A nova bandeira tem sido usada desde 2021. Sobre as cores da tradicional bandeira arco-íris foram inseridas as linhas preta e marrom representando pessoas negras e não-brancas.

    As linhas turquesa, rosa e branca são as cores da bandeira transexual, já o triângulo amarelo com o círculo roxo rementem a comunidade intersexual.

    Bandeira lésbica

    Bandeira do orgulho lésbico com as cores roxo, lilás, branco, rosa, salmão e magenta.

    A bandeira da comunidade lésbica tem sete listras em tons de rosaroxo vermelho. São cores que simbolizam a feminilidade, amor, independência, serenidade e a união da comunidade. A listra branca no centro representa as mulheres transexuais lésbicas.

    Bandeira de gênero não-binário

    Bandeira não binária com as cores amarela, branco, roxo e preto.

    A bandeira foi criada em 2014 para representar pessoas não-binárias. Pessoas não binárias são aquelas que não se identificam com o gênero masculino ou feminino, identificam-se com os dois ou, em certos momentos, identificam-se com um e depois com outro.

    O amarelo simboliza a neutralidade de gênero, saindo do binarismo (masculino e feminino, muitas vezes representado por azul e rosa, respectivamente). O branco remete as pessoas que se identificam com vários gêneros. O roxo simboliza a fluidez entre os gêneros, já o preto representa os que não tem gênero.

    Bandeira transexual

    Bandeira do orgulho transexual com as cores rosa, branco e azul.

    A bandeira foi criada em 1999 por uma mulher trans americana, Monica Helms. As faixas em azul estão associadas ao uso da cor para representar o universo masculino, assim como a cor rosa remete ao universo feminino. A faixa central branca simboliza as pessoas não binárias.

    A não-binaridade faz parte do espectro transsexual. Sendo o termo trans uma expressão guarda-chuva para vários tipos de identificação de gênero.

    Entenda a diferença entre transgênero e cisgênero.

    Bandeira bissexual

    Bandeira bissexual com as cores rosa, roxo e azul.

    Foi desenhada em 1998. A cor rosa representa a atração sexual e/ou romântica por pessoas do mesmo gênero. O azul simboliza a atração sexual/romântica por pessoas do gênero oposto.

    A faixa central é da cor roxa, cor resultante da junção do azul com o rosa (ou vermelho), simbolizando a atração tanto pelo gênero oposto, como pelo mesmo gênero.

    Bandeira de gênero fluido

    Bandeira do gênero fluido com as cores rosa, branco, lilás, preto e azul.

    Pessoas de gênero fluido são pessoas não-binárias, cuja identificação de gênero flui entre os vários gêneros. As cores escolhidas para a bandeira representam essa fluidez.

    O rosa simboliza o feminino. O branco, a ausência de gênero. O roxo representa as possibilidades de combinação entre os gêneros feminino e masculino. A cor preta representa identificações de gênero que fogem do masculino e do feminino. Já o azul simboliza o masculino.

    Bandeira queer

    Bandeira queer com as cores branca, roxa e verde.

    A bandeira que representa a comunidade queer tem a cor lilás como símbolo da androgenia, o branco representando a identidade agênero e o verde, pessoas não binárias.

    Pessoas que se identificam como queer são aquelas que não se identificam com os padrões de gênero. Suas identidades estão entre e além dos gêneros normativos.

    Bandeira intersexo

    Bandeira intersexo com fundo amarelo e círculo lilás central.

    A bandeira foi criada em 2013 para representar a luta das pessoas intersexo por emancipação corporal. A cor amarela simboliza a neutralidade de gênero, o não-binarismo. Já o círculo roxo representa a totalidade.

    Bandeira pansexual

    Bandeira pansexual com as cores rosa, amarela e azul.

    O rosa na bandeira da pansexualidade simboliza o feminino, o amarelo, as pessoas não-binárias, e o azul, o masculino. A pansexualidade é atração sexual e/ou romântica de quem se interessa por pessoas, independente da sua orientação sexual ou do gênero.

    Saiba mais sobre o que é pansexualidade.

    Bandeira polissexual

    Bandeira polissexual com as cores rosa, verde-água e azul.

    A bandeia polissexual simboliza aqueles que sentem atração romântica e/ou sexual por vários gêneros. É mais abrangente que a bissexualidade, mas menos do que a pansexualidade. As pessoas polisexuais têm atração por vários gêneros, mas não todos.

    A cor rosa na bandeira representa a atração pelo feminino, o azul, pelo masculino, e o verde, pelos gêneros que fogem do binarismo.

    Bandeira do poliamor

    Bandeira do poliamor com as cores azul, vermelho e preto.

    A bandeira do poliamor representa as pessoas com diversos parceiros, em relacionamentos não monogâmicos. O azul na bandeira simboliza a abertura e honestidade, o vermelho, o amor, já o preto representa aqueles que, devido ao preconceito, têm que esconder os seus relacionamentos.

    Algumas bandeiras têm o símbolo do π (pi) em dourado, ao centro. O pi significaria a infinidade de amores possíveis dentro do poliamor.

    Bandeira agênero

    Bandeira agênero com as cores branca, cinza, verde e preto.

    Pessoas agênero não se identificam com nenhum gênero. A sua bandeira simboliza nas cores preto, cinza e branco, a neutralidade ou a ausência de gênero. O verde representa as pessoas não-binárias.

    Bandeira assexual

    Bandeira do orgulho assexual com as cores preta, cinza, branca e roxo.

    A bandeira assexual tem a cor preta simbolizando a assexualidade, o branco representa os aliados e o roxo, a comunidade. Pessoas assexuais são as que não tem interesse sexual de nenhum tipo.

    Bandeira da arromanticidade

    Bandeira de arromanticidade com as cores verde, branca, cinza e preta.

    É a bandeira que representa as pessoas que não sentem atração romântica. Pessoas arromânticas podem ter qualquer orientação sexual, mas os seus relacionamentos não são pautados pelo romantismo tradicional.

    Na bandeira, o preto e o cinza representa os arromânticos (assexuais ou alossexuais). O branco simboliza os relacionamentos platônicos. O verde-claro remete ao espectro arromântico e o verde mais escuro, a não atração romântica.

    Bandeira urso

    Bandeira urso em tons de marrom, amarelo, branco, cinza e preto, com a pegada de um urso.

    Os chamados ursos são uma subcultura da comunidade gay, formada principalmente por homens (cis ou trans) homossexuais ou bissexuais.

    Geralmente, os homens que pertencem à comunidade ursina gostam de manter os pelos pelo corpo e o rosto, são grandes e fortes, e, por isso, a nomeação de ursos.

    As cores da bandeira, com vários tons de marrom, amarelo, branco e preto, simbolizam a pelagem dos ursos e também a cor da pele dos membros da comunidade. A pegada no canto superior esquerdo também remete ao animal urso.

    Outras bandeiras da causa LGBTQIAP+

    Bandeira dos aliados da causa LGBT+

    Bandeira dos aliados da causa LGBT+ com fundo em preto e branco e a parte superior de um triângulo colorido.

    Também é conhecida como a bandeira do hétero aliado. Foi criada em 1973 por familiares e amigos de pessoas LGBT+, que apoiavam a comunidade em sua luta por direitos civis e contra a homofobia.

    A bandeira tem o fundo listrado, em preto e branco, remetendo a heterossexualidade, e um triângulo colorido acima, simbolizando a bandeira arco-íris do orgulho LGBT+.

    Bandeira racial LGBT+

    Bandeira LGBT+ com as cores marrom e preta simbolizando pessoas não-brancas.

    É a bandeira que incluiu as cores preta e marrom simbolizando as pessoas negras e não-brancas no movimento. A bandeira foi criada em 2017, e visa marcar a pauta racial dentro do movimento e da comunidade LGBT+.

  • Fonte:https://www.significados.com.br/



Comentários