HIBISCO, CAVALINHA E MAIS: 5 CHÁS QUE BENEFICIAM A SAÚDE E AJUDAM A DESINCHAR

  

Aprenda a fazer 5 chás para desinchar seu corpo e melhorar sua saúde
Aprenda a fazer 5 chás para desinchar seu corpo e melhorar sua saúde Pexels

Hibisco, cavalinha e mais: 5 chás que beneficiam a saúde e ajudam a desinchar

Além de condições médicas, sedentarismo e pouca ingestão de água contribuem para o quadro

Por Colaboração Para Marie Claire

25/03/2023 06h00  Atualizado há 6 horas


inchaço causado pela retenção de líquidos é um problema comum a depender dos hábitos de cada pessoa, assim como em condições médicas como hipertensãodoença renal cirrose hepática.

Encontrados em alguns chás, os compostos diuréticos como cafeínateobrominateofilinaácido gálico e taninos, ajudam a aumentar o fluxo de urina e a remover o excesso de líquidos do corpo, combatendo o efeito do inchaço – mas cada pessoa deve conhecer bem sua condição de saúde antes de começar a fazer uso das plantas.

“Para quem já trata doenças, os chás devem ser prescritos com supervisão médica junto ao tratamento convencional para garantir que nenhuma planta afete o efeito dos remédios receitados” alerta Elaine Rosanutricionista da Clínica Simone Neri.

Se o objetivo é emagrecimento, vale lembrar que não há solução mágica, medicamentosa ou natural, que funcione de um dia para o outro. Se alguma abordagem promete resultados incríveis, inclusive, é bom ligar um alerta: a propaganda pode ser falsa, ou, pior, trazer danos colaterais.

Mas o consumo de chás está entre os hábitos que, aliados à uma vida saudável, com boa alimentação e prática de exercícios físicos, podem contribuir para uma perda de peso equilibrada.

Os principais chás com ação diurética são:

Chá verde

O chá verde possui alta concentração de catequina e cafeína, funciona como um termogênico natural e deve ser tomado diariamente, até 600 ml por dia, no máximo.

“São fitonutrientes que pertencem a um grupo conhecido como polifenóis, que tem como principal função o combate aos radicais livres, que ajudam o corpo a melhorar padrões de defesa na fisiologia humana. O chá verde também apresenta em sua formação a cafeína, que ativa o metabolismo de uma forma geral, assim justificando seu potencial emagrecedor”, indica o nutricionista Felipe França, especialista em oxidologia e bioquímica celular, sócio-fundador da Clínica Soloh de Nutrição.

Chá preto

Assim como o chá verde, o chá preto vem da mesma planta, Camellia Sinensis, mas diferencia-se pela forma como as folhas da planta são processadas. Essa versão apresenta uma quantidade menor de catequinas, mas maior de cafeína.

“Sua concentração pode variar de 14 a 61 mg de cafeína. Isso o que o torna mais termogênico (com poder de acelerar o metabolismo) que o chá verde”, aponta França.

Chá de Hibisco

O chá de hibisco é feito das pétalas da flor – é uma bebida cheia de minerais importantes para o emagrecimento, como o cálcio e o ferro, além de vitamina B1.

“O hibisco tem um nutriente comum na uva, no vinho, apresenta em sua composição polifenóis antocianinas, que ajudam em doenças inflamatórias, e que podem auxiliar na diminuição de LDL (colesterol ruim)”, avalia o nutricionista.

Chá de dente-de-leão

“Esta bebida é considerada um diurético natural por ser rica em potássio, um mineral que atua diretamente nos rins aumentando a produção de urina”, aponta Rosa. O chá-de-dente de leão tem uma ação parecida com o chá de salsinha e ambos são considerados diuréticos potentes.

“São chás que apresentam fitosteróis, tiamina e ácidos graxos. O de dente-de-leão tem o poder de aumentar a secreção dos sucos gástricos, auxiliar a liberação de bile, o funcionamento hepático e ainda atuar como laxativo. Já o chá de salsinha, além desses compostos, também apresenta ação diurética, estrogênica e antioxidantes, podendo auxiliar o emagrecimento numa estratégia nutricional personalizada”, explica França.

A forma de preparo dos chás importa

O nutricionista Felipe França explica que o ideal não é ferver a água com o chá dentro, mas só acrescentar a erva com o fogo desligado e depois que a água já tiver levantado fervura. Para 200ml de água, uma colher de sopa da erva (cerca de 2g) é suficiente.

Depois de pronto, tampe a chaleira com o fogo desligado e deixe descansar para manter todo o calor no recipiente de imersão durante três a cinco minutos.

“Alguns outros ingredientes como o gengibre, a canela e a cúrcuma, quando adicionados aos chás, ajudam na melhora da inflamação do corpo, além de dar um sabor ainda mais agradável”, avalia a nutricionista da clínica Simone Neri.

Atente-se aos riscos

É importante lembrar que o consumo excessivo de chás diuréticos pode levar a perda excessiva de líquidos e eletrólitos, o que pode causar desidratação desequilíbrio eletrolítico

Além disso, o abuso da quantidade de ingestão de chás também pode sobrecarregar os rins, causando um quadro de dano renal agudo, embora esse tipo de efeito seja mais raro por necessitar níveis muito concentrados das ervas – obtidos geralmente por abuso de cápsulas para emagrecimento.


Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/saude/noticia/2023/03/hibisco-cavalinha-e-mais-5-chas-que-beneficiam-a-saude-e-ajudam-a-desinchar.ghtml


Comentários