GABS NOAH USA MÚSICA PARA EXPRESAR SUA IDENTIDADE E EXALTA APOIO DO IRMÃO FRED DO BBB23, APÓS ASSUMIR TRANS NÃO BINÁRIO

 


Gabs com o irmão Fred e filho — Foto: Reprodução do Instagram

Gabs com o irmão Fred e filho — Foto: Reprodução do Instagram

Gabs Noah usa música para expressar sua identidade e exalta apoio do irmão Fred do BBB 23, após se assumir trans não-binário

Artista, que descobriu do musical ainda na infância, prepara EP para ser lançado em fevereiro

Por Marina Bonini (@marina_bonini)

25/01/2023 06h03  Atualizado há um mês

 Gabs Noah ainda criança descobriu o poder que a música tinha em sua vida. A cantora, que é irmã do Fred do BBB 23, traduz em suas composições pop os sentimentos que permearam seus 30 anos de idade. "Uma das coisas que mais amo fazer na minha vida é compor. Absolutamente todas as minhas canções têm histórias, e eu piro nisso, escrever sobre mim, sobre amores meus e de amigos. E uma ou outra, eu mantenho a história só para mim. No geral, eu amo contar o porquê de eu ter escrito cada linha", conta ela, que toca violão, teclado, escaleta e outros instrumentos.

Em sua página do Instagram, Gabs se descreve como artista trans não-binário, ou seja, que não se identifica apenas com um gênero exclusivamente. A música ajudou em sua autoaceitação. "Sempre sendo meu ponto de maior equilíbrio! Se eu queria refletir sobre o que eu estava passando, eu escrevia sobre; se eu queria esvaziar a cabeça, eu tocava algo que me fazia bem para 'esquecer alguma coisa' naquele momento. Sempre sinto que o melhor momento de tomar decisões ou concluir pensamentos, é no nosso equilíbrio, e a música me traz isso de todas as formas possíveis", explica.

Gabs e a companheira — Foto: Repodução do Instagram

Gabs e a companheira — Foto: Repodução do Instagram

Além da música, Gabs encontrou o apoio em sua companheira, Jess Bortoletto, e no irmão, Fred, atualmente confinado do Big Brother Brasil. Foi o influencer que custeou a sua cirurgia de mamoplastia masculinizadora em 2021. "A gente sempre teve uma conexão inexplicável. Então, mesmo passando por uma pandemia, ele era uma das pessoas que eu sempre contava os novos pensamentos e reflexões. Quando decidi fazer a cirurgia, ele foi um dos primeiros a saber, inclusive ele me deu a cirurgia de presente de aniversário. Meio óbvio, mas preciso dizer que foi um dos presentes que mais marcou a minha vida, descobri a minha melhor versão", diz.

Preparando um EP, Gabs aposta em um som leve e que alcance muitas pessoas: “Em fevereiro, eu lanço meu primeiro single desse meu novo EP. É um trabalho minimalista, uma música leve. Quem sabe não dou a sorte de agradar vários ouvidos?! Espero que chegue nos corações certos! Viver de música sempre foi meu sonho”.

Gabs é cantora — Foto: Reprodução do Instagram

Gabs é cantora — Foto: Reprodução do Instagram

Como foi a sua descoberta como artista?
Comecei a me interessar por música com 8 anos, mas aprendi de fato a tocar com 12. Desde lá passei por alguns projetos, desde bandas, trios e duplas. Mas até então eu só tocava. Após o encerramento de todos esses projetos, eu me deparei comigo. Eu já tinha passado por todos os formatos, mas faltava o meu, só o meu. Assim cheguei à conclusão que eu tinha que seguir carreira solo, só que eu não cantava. Com o incentivo de muitos amigos, comecei a estudar canto em 2018. Hoje, depois desse tempo, me sinto seguro como nunca me senti antes para colocar pro mundo várias músicas que significam demais para mim.

Como você define o seu estilo musical?
Hoje em dia eu acho um pouco difícil definir um estilo musical, tenho vários sons produzidos e vários passeiam por alguns estilos, mas o meu próximo lançamento que vai ser meu EP, posso definir ele como pop leve.

Gabs Noah — Foto: Reprodução do Instagram

Gabs Noah — Foto: Reprodução do Instagram

Você se define no Instagram como trans não-binária. Quando entendeu isso em uma sociedade que tenta limitar tanto as pessoas pelo gênero, pela orientação?
Uma vez falei uma frase: "Não sei se sou uma mulher ou um homem". Por sorte, sou casada com uma pessoa que tem uma pluralidade enorme dentro de si. Ouvindo isso, ela parou e me ouviu de fato e falou o quão era importante eu ir mais a fundo nesse pensamento. Ela me mostrou vários vídeos de homens trans, pessoas não-bináries. Eu não tinha conhecimento sobre esse mundo e ali realmente aconteceu um despertar. Isso aconteceu durante os primeiros meses da pandemia em 2020. Então, vivíamos em uma casa, eu e ela. Não tive contato com muitas pessoas durante a transição, o julgamento, os olhares e coisas do tipo que são completamente constrangedores. Só tinha contato online e com meus amigos e familiares. Eles sempre queriam entender mais sobre e sempre estiveram completamente do meu lado. Sei o tamanho desse privilégio. Quando voltei a sair de casa, eu já estava muito em paz com o meu entendimento, então qualquer tipo de julgamento, era completamente ignorado.

Sofre com a transfobia?
Lido diariamente com comentários completamente preconceituosos nas minhas redes. Principalmente quando uso o pronome neutro. Ainda não entendo o porquê do neutro incomoda tanto as pessoas.

Fred e Gabs Noah — Foto: Reprodução do Instagram

Fred e Gabs Noah — Foto: Reprodução do Instagram

Como artista, você costuma usar a sua rede social para lutar por causas políticas e sociais. Quais são as suas lutas atualmente?
Sempre me posicionei contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, trazendo informações, compartilhando matérias, me abrindo para conversar com pessoas que ainda não sabiam em quem votar, por às vezes não ter ninguém que falasse sobre outros assuntos dentro da sua própria bolha. Então, eu tentava ser esse furo da bolha de alguns seguidores. E com certeza, na luta LGBTQIAPN+, recebo muitas mensagens de pessoas que acabaram se entendendo não-bináries, homens trans, por acompanhar meus posts. Converso com diversos seguidores que sofrem muito preconceito em casa. Eu já sofri muito, entendo na pele e sinto muito com cada mensagem.

Você passou por uma cirurgia recentemente. Por que decidiu fazer a cirurgia?
Fiz a mamoplastia masculinizadora em junho de 2021. Após o entendimento de ser uma pessoa não-binária, essa foi a minha primeira decisão: "Vou fazer a cirurgia". Eu tinha muita disforia com os seios, usei binder (faixa) por um bom tempo, até conseguir organizar tudo para cirurgia. Vai fazer um ano, que eu posso dizer que descobri a minha melhor versão.


Fonte:https://revistaquem.globo.com/entretenimento/tv-e-novelas/bbb/noticia/2023/01/gabs-noah-usa-musica-para-expressar-sua-identidade-e-exalta-apoio-do-irmao-fred-do-bbb-23-apos-se-assumir-trans-nao-binario.ghtml

Comentários