DO-IN A TÉCNICA DE AUTO-MASSAGEM APLICADA NOS PONTOS ENERGÉTICOS DO CORPO, OS MERIDIANOS

  


Escrito por Eu Sem Fronteiras

Do-In: curando dores

Existem muitas técnicas que precisam ser feitas por profissionais capacitados. Algumas vezes sentimos dores que gostaríamos que sumissem na hora. Mas isso não é impossível. Através do Do-In, uma técnica oriental, é possível curar pequenas dores. Nesta se utiliza a pressão com a ponta dos dedos nos pontos dos meridianos, uma espécie de automassagem.

Esta prática não possui nenhuma contraindicação. Através da técnica pode-se curar dores de cabeça, garganta, barriga, enjoos e cólicas. Assim como a acupuntura, o Do-In vem da medicina chinesa. Muitas dores e doenças se manifestam quando há um desequilíbrio interno. Mas quando são estimulados os pontos, os fluxos dos fluídos vitais do organismo voltam a funcionar.

Como funciona o Do-In?

O método Do-In é muito antigo e praticado há mais de 5 mil anos. Surgiu quando um homem tentou massagear seu pé que estava ferido. De acordo com os sábios, essa técnica pode fazer parte da nossa rotina a fim de curar pequenas dores e trazer bem-estar. Do-In significa “o caminho de casa”.

Se você não conhece este método, é indicado que procure um profissional para conseguir compreender como existe a ligação de algumas dores em nossos pontos do corpo (pontos de equilíbrio), e que quando acionados podem diminuir a dor. Abaixo você confere um pequeno manual para fazer a automassagem.

Pessoa aplicando a técnica do-in em sua mão.
YAKOBCHUK VIACHESLAV / Shutterstock

1) Aqueça uma mão na outra para que os dedos fiquem bem aquecidos;

2) Com o polegar você vai pressionar nos pontos do corpo por cerca de cinco minutos, sem fazer muita força;

3) Vá descobrindo os pontos de estímulo.

Benefícios do Do-In

  • Auxilia a curar pequenas dores;
  • Ajuda a manter o equilíbrio e o fluxo da energia;
  • Eliminação do cansaço causado pelas pequenas dores;
  • Combate o estresse;
  • Melhora do humor;
  • Redução dos sintomas da TPM;
  • Promove bem-estar.
  • Para aliviar a ansiedade, massageie o pulso;
  • Para aliviar o estômago, massageie a barriga na altura da costela;
  • Para aliviar dor de cabeça, massageie a testa na divisão do dedão com indicador;
  • Se sente falta de ânimo, massageie o calcanhar;

Para obter os melhores benefícios, é indicado que você tenha uma alimentação mais saudável e pratique exercícios físicos.

Os 12 meridianos

Os meridianos são os canais de energia que percorrem o corpo. São doze os meridianos  do  corpo:

  • Pulmão (P)
  • Pericárdio (PC)
  • Coração (C)
  • Intestino Grosso (IG)
  • Triplo Energizante (TE) ou Triplo Aquecedor (TA)
  • Intestino Delgado (ID)
  • Baço (BP)
  • Fígado (F)
  • Rins (R)
  • Estômago (E)
  • Vesícula Biliar (VB)
  • Bexiga (B)

Aliviando dores

Vale lembrar que esse é um tratamento complementar que não deveria ser usado apenas como único tratamento. A prática diária do Do-In pode trazer uma série de benefícios, mas pode variar de pessoa para pessoa.

Esta técnica se vale dos mesmos pontos da acupuntura. O Do-In está baseado na sedação e estimulação. Para tirar proveito deste método não é preciso nem sair de casa. Para aprender é muito fácil e não existe contraindicação.

Do-In para mulheres

25668771 - woman hands

Escrito por Eu Sem Fronteiras
A vida corrida com o excesso de afazeres diários e a quantidade exacerbada de pessoas para dar atenção e nos fazer presentes pode fazer com que deixemos os cuidados com nossa saúde um pouco de lado. Corremos o risco de acumular tensões, indisposições e dores crônicas. Afinal, é preciso tempo para conseguir marcar um médico, um massoterapeuta ou um especialista de qualquer tratamento alternativo. Porém saiba que a cura – ou ao menos o alívio de grandes partes de suas sensações – está bem ao alcance das suas mãos ou, melhor ainda, nas suas próprias mãos.

Estou falando do “Do-in”, uma técnica que teve origem há cerca de 5 mil anos e consiste basicamente em uma forma de automassagem. Por meio de uma suave pressão em determinados pontos podemos ter alívio quase que instantâneo de um mal-estar. É uma técnica sem contraindicações e que pode ser feita por qualquer pessoa em praticamente qualquer lugar, basta saber os pontos certos para o mal que está sentindo. Afinal, se você tem uma dor de cabeça, pode ter que massagear um ponto da nuca para acabar com ela. Nem sempre o local da dor é o que deve ser massageado.

Para utilizar esta técnica é muito simples, basta em primeiro lugar esfregar as mãos uma na outra para ativar a circulação e aquecer seu toque. Em seguida pressione o ponto indicado com o indicador ou o polegar por cerca de dois minutos. É importante não colocar força demais, nem de menos, o ideal é quando metade de sua unha fica branca, é o melhor indicativo. Dessa forma se faz uma redistribuição de energia no seu corpo, que começa a trabalhar de forma mais harmônica.

A técnica funciona para qualquer pessoa, mas para as mulheres existem alguns pontos específicos que costumam ajudar a saúde feminina. Por exemplo, pressionar a parte inferior da maçã do rosto, na linha da pupila, estimula a beleza facial, deixando a pele mais viçosa e também combatendo olhos vermelhos e inchados. Já naquele dia em que a TPM resolveu atacar e te dar uma enxaqueca de presente, pressione o terceiro olho entre as sobrancelhas, pois, além de tirar a dor de cabeça, também combate a ansiedade, ondas de calor e garante uma boa dose de calma. Já se o seu mal é retenção de líquido, dor abdominal, cãibras e inchaço, pressione dois dedos abaixo de seu umbigo.

 


Texto escrito por Roberta Lopes Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Fonte:https://www.eusemfronteiras.com.br

Meridianos

Pontos energéticos do nosso corpo, chamados de MERIDIANOS.

Do-In
Do-In

Do-In

O que é

Do-In é uma técnica de auto-massagem aplicada nos pontos energéticos do nosso corpo, chamados de MERIDIANOS.

Sua prática é muito próximo da sua versão japonesa chamado Shiatsu a maneira pela pressão do dedo Ambas as técnicas têm sido às vezes chamado de acupressão mais europeizada ou acupressão. A preparação de uma sessão de shiatsu pode começar com a prática de Do-In.

Do-In tem como herdeiros a acupuntura, o moxabustão e o shiatsu, que são considerados como técnicas para serem aplicadas em curas de moléstias crônicas.

Do-In tem como objetivo prevenir e tratar disfunções do corpo devido ao fluxo inadequado de energia ou “energia vital” mais conhecido sob o nome de Ki em japonês ou Chi em chinês. Esta técnica de massagem baseia-se na estimulação de pontos de acupuntura tsubos

A sessão começa com Do Na estimulação da parte superior do corpo, especialmente da face (testa, sobrancelhas, orelhas, pálpebras, nariz, boca …). em seguida, desce para a parte inferior do corpo através do pescoço e ombros, ele vai insistir nas mãos (que contêm as terminações de determinado meridiano), punhos … as pernas e terminando com os pés (também rico em meridianos terminações).

Uma boa prática de Do-In está relacionado com a qualidade da respiração.

Praticando Do In mais cedo hoje, permite energizar o corpo, estimulando o fluxo de energia. A prática na hora de dormir pode promover o sono, removendo a tensão acumulada no corpo durante o dia (poluição, alimentação inadequada, má respiração, má postura, stress …).

Existem dois tipos de meridianos, cada meridiano é Yin, respectivamente, associados com o meridiano Yang.

Técnica

Do-In é uma técnica de origem chinesa que tem por base os meridianos do corpo, promovendo o tratamento das doenças através da massagem feita com os dedos em pontos determinados. Tem como referência os princípios da Medicina Tradicional Chinesa.

A origem do Do-In está relacionada com o início da humanidade, quando um homem ao bater o pé em uma pedra e massageá-lo sentiu um alívio imediato.

Desde então, percebeu-se uma relação direta entre determinados pontos distribuídos pelo corpo humano e a energia que flui entre esses.

O conhecimento desses pontos proporcionar a nossos ancestrais o desenvolvimento de uma prática auto-estimuladora, transmitida de geração em geração.

Dessa forma, através da automassagem de alguns pontos específicos do corpo humano, prevenimos e corrigimos muitos distúrbios, principalmente os que se encontram em estágios iniciais.

Sedação e Estimulação

Do-In serve-se dos pontos tradicionais utilizados na acupuntura como referência para tratar o fluxo energético do organismo, recuperando o fluxo da energia onde esta esteja sofrendo bloqueios ou tenha se desequilibrado.

É uma espécie de tratamento de primeiro-socorro para certos males, pois que o próprio paciente pode aplicar a massagem, que consiste, basicamente, no emprego de dois tipos de toque:

Sedação –pressão contínua;
Estimulação –
pressão alternada (Tonificação).

Em linhas gerais, o do-in é uma massagem que pode ser feita pela própria pessoa como terapêutica emergencial para males que vão desde dores agudas (garganta, sinus, cabeça, etc.) a pequenos males como dor de barriga, enjôos ou prisão de ventre. Aprenda como fazer o do-in, a arte de estimular ou sedar os pontos energéticos do corpo com a pressão dos dedos.

Vários sintomas podem ser tratados com a técnica.

Definição

Ao contrário do que se possa imaginar, o termo Acupuntura não se limita no Oriente, a designar a técnica terapêutica que utiliza agulhas aplicadas nos pontos sensíveis dos meridianos chineses de energia. Por se tratar da cultura oriental que mais vigorosamente atingiu os povos do Ocidente, a terminologia que prevaleceu foi a adotada no Japão.

Lá as técnicas medicinais de origem chinesa recebem o nome de Kampo e se subdividem em quatro áreas a saber:

1 – Acupuntura (Chen chiu, Tien chiu, Shinkiu, etc..)
2 – Moxa (termoterapia)
3 – Shiatsu (Do-ln)
4 – Anma (massagem semelhante à massagem ocidental)

Vantagens do Do-in:

Simplicidade:os únicos equipamentos necessários são as agulhas (no caso da acupuntura), os cones de artemísia (no caso da moxa) ou os dedos no cada do Do-In.
Facilidade:as técnicas e as teorias são extremamente fáceis, tanto para se aprender quanto para se aplicar.
Eficácia:na maioria das afecções o efeito é instantâneo e duradouro.
Ausência de efeitos colaterais.
Economia:dispensa o uso de medicamentos e diminui a duração da convalescência.
Versatilidade:devido à ausência de equipamentos sofisticados pode ser utilizada em quaisquer circunstâncias ambientais.

Origem

Do-In tal como conhecemos hoje teve seu período áureo há cinco mil anos, no reinado de Huang-Ti, a quem se atribui a autoria do livro Nei Ching (Fundamentos da Medicina Chinesa).

A técnica difundiu-se com rapidez por todo o Oriente e no Japão recebeu o nome de Do-In, que significa o Caminho da Casa (o conhecimento do nosso próprio corpo).

A origem do Do-In está relacionada com o início da humanidade, quando um homem ao bater o pé em uma pedra e massageá-lo sentiu um alívio imediato.Desde então, percebeu-se uma relação direta entre determinados pontos distribuídos pelo corpo humano e a energia que flui entre esses.

O conhecimento desses pontos proporcionou a nossos ancestrais o desenvolvimento de uma prática auto-estimuladora, transmitida de geração em geração.

Atribuiu-se ao “Imperador Amarelo”, Huang-Ti, cujo reinado data de mais de cinco mil anos atrás, ser o formulador de toda a Medicina Tradicional Chinesa.

Embora a origem da técnica seja chinesa, a palavra “Do-In” é japonesa, cujo significado é “o caminho de casa”, sendo “casa” o corpo, morada do espírito e do “Ki” (palavra em japonês) ou “Tchi” (em chinês) que significa energia da vida, sendo Yin e Yang os pólos opostos, porém complementares, que compõem esta energia. O Yin significa a noite, o frio, o feminino, o molhado, a terra, o negativo, etc. O Yang é o dia, o calor, o masculino, o seco, o céu, o positivo…

Portanto, é contínua a atração que Yin exerce sobre Yang e vice-versa. Essas duas expressões do Ki devem ocorrer no organismo humano de forma harmoniosa e equilibrada, gerando saúde física, mental e emocional. Quando a pessoa apresenta mais energia Yin ou Yang, temos um congestionamento ao longo dos canais (meridianos) e este bloqueio caracteriza-se por uma série de sintomas sem causa aparente, desfazendo todo o equilíbrio interno, debilitando o organismo, destruindo sua imunidade e gerando um distúrbio.Um distúrbio, segundo a tradição oriental, é a desarmonia do fluxo “Ki” em alguma parte de nosso corpo.

Dessa forma, através da automassagem de alguns pontos específicos do corpo humano, prevenimos e corrigimos muitos distúrbios, principalmente os que se encontram em estágios iniciais.

Método

Do-In é um dos métodos orientais de massagem, ou melhor, de automassagem, que, além de oferecer um diagnóstico, pode servir para orientar o planejamento das atividades do dia, da dieta alimentar e mesmo, como um guia de conduta.

A técnica de do-in, transmitida de geração para geração, nasceu na China e difundiu-se rapidamente por todo o oriente. No Japão, recebeu o nome de do-in, que significa “O caminho de casa” (casa é o corpo, morada do espírito e do ki, a energia vital).

Muito fácil de ser entendido e aplicado, o tratamento pelo do-in baseia-se na simples pressão com o polegar sobre os centros ou pontos de captação, armazenamento e fazendo a distribuição de energia.

O congestionamento em um determinado ponto da complexa rede de canais que transportam a energia ki pelo corpo, gera um excesso ou uma deficiência de energia. Quando a energia condensada dispersa, o órgão afetado se acalma, ocorrendo então a sedação. Para sedar basta pressionar profunda e continuamente o ponto específico do meridiano, através do qual se trata o distúrbio, durante cinco minutos. O inverso é a tonificação, que aumenta o volume do fluxo energético do meridiano, ativando o órgão deficiente. Para tonificar, pressiona-se repetidamente o (os) ponto (os), em intervalo de um segundo, durante um a cinco minutos.

A prática do do-in não apresenta qualquer contra-indicação. Pode ocorrer em alguns casos o agravamento inicial dos sintomas, mas será temporário, pois indica somente, que o processo de melhora está em andamento.

Evidentemente, os resultados do do-in serão mais eficazes e duradouros nas pessoas que utilizam outras técnicas naturais e controlam adequadamente a sua dieta.

A teoria de Do-In é baseada no conceito chinês de que o universo é um organismo vivo e dinâmico, constituído de uma energia cósmica primordial da qual derivam todas as coisas existentes. O organismo humano é uma cópia do universo e como tal está sujeito às mesmas leis que regem a natureza. Desse modo o corpo humano não apenas contém energia, mas ele é ENERGIA manifestada como matéria sólida viva. Esta força cósmica, o Chinês chamou de Ki. Ela flui incessantemente por canais definidos, transmitindo a vida através das células e colocando o organismo em harmonia com o mundo que o rodeia.

Já que o organismo é um complexo digestivo, a energia vital se renova através da assimilação de alimentos, da respiração e das vibrações que os sentidos captam. No entanto a forma primordial do Ki energia cósmica pura, é captada continuamente por determinados pontos distribuídos na pele. Assim o funcionamento adequado do organismo humano estaria ligado a perfeita captação e ao fluxo de energia Ki através do corpo.

Segundo a idéia Chinesa da criação do universo, no início existia somente Ki, a unidade. Para que o nosso mundo relativo fosse criado, a unidade manifestou-se em seus dois aspectos opostos e complementares, negativo e positivo, a que os Chineses denominaram Yin e Yang. Yin é o princípio negativo, que se manifesta pela expansão; Yang é o princípio positivo que contrai, sendo que todos os fenômenos ocorrem a partir da interação constante destas forças opostas. Portanto, é eterna e contínua a atração que Yin exerce sobre Yang e vice-versa, formando um número infinito de combinações que constituem o Uni-verso, a diversificação da Unidade.

Estas duas expressões do Ki devem ocorrer no organismo humano de forma harmoniosa e equilibrada, gerando saúde física e mental. Quando o fluxo de energia Ki é bloqueado, aparecem sinais no corpo que seriam o que nós chamamos de sintomas de doença. Estas surgem justamente quando o equilíbrio interno se desfaz, debilitando o organismo e destruindo suas imunidades.

Existem dois tipos de energia:Yin e Yang. Eles são simbolizados pelo TAI CHI, onde o lado branco representa o princípio masculino-positivo e o preto, o princípio feminino-negativo, respectivamente Yang e Yin.

T écnica japonesa

Do-in é uma técnica de origem japonesa que consiste numa série de técnicas que, tendo por base os meridianos do corpo, promove o tratamento das doenças através da massagem feita com os dedos em pontos determinados.

O Do-in é um completo sistema de autotratamento que reúne o que há de melhor e mais acessível nas práticas de mobilização energética chinesas.

Guiado pela perspectiva taoísta do refinamento espiritual, o DO-IN, mais que um método de prevenção e correção de enfermidades, é uma saudável proposta que visa resgatar da passividade o mais importante personagem da cena terapêutica:o paciente.

Através do diálogo táctil com o próprio corpo o praticante, geralmente buscando consumir superficial e instantaneamente uma nova técnica, é surpreendido pela constatação de que cada um de nós é naturalmente dotado do poder de reagir e restabelecer os desequilíbrios que nos afligem.

Ainda mais importante que eliminar uma dor ou promover o bem estar usando as próprias mãos, é a constatação de que a cura é um processo em grande medida auto-gerado. Seu sucesso envolverá sempre, em maior ou menor grau, a participação ativa da própria pessoa – em última análise, o verdadeiro autor da doença.

A consciência de que cabem ao sujeito as primeiras iniciativas nos cuidados com sua saúde, o permite avaliar com mais clareza suas possibilidades e limitações pessoais. A partir daí, a decisão de quando buscar ajuda externa pode ser determinada de forma mais abalizada e responsável.

Mas não é apenas ao leigo que o Do-In se dirige. Ao promover a canalização energética, suas técnicas se mostram igualmente valiosas como preparação para o trabalho terapêutico com energia. E, como se norteia pela sofisticada perspectiva da psicossomática chinesa, sua investigação teórica permite um facilitado ingresso ao simbolismo do corpo, induzindo ao conhecimento de outros mapeamentos bioenergéticos, com seus pontos de contato e intersecções.

Meridianos

Na medicina chinesa a Energia é a essência de todas as coisas, a primeira manifestação do universo sensível.

Esta energia – Chi, para os orientais – resulta da combinação de duas forças opostas – Yang, ativa ou positiva e Yin, passiva ou negativa – que surgem continuamente do Tao, a Unidade Primordial, origem do universo de pluralidades. Yang e Ying, os dois princípios antagônicos da Unidade se juntam pela força de atração dos opostos em combinações variadas e criam a energia, que se condensa formando a matéria e todas as concreções físicas.

A energia Chi desloca-se, no nível subcutâneo, através de linhas preferenciais denominadas meridianos. Esses canais imateriais conduzem a energia diferenciada em variadas combinações Yin-Yang, cujos fluxos se intercambiam alternante e complementarmente no corpo, constituindo um sistema responsável pela defesa, regulação e ressonância do organismo em relação às influências cósmicas. Saúde implica, em primeiro lugar, na circulação adequada da força vital através de canais livres e desimpedidos.

Cada meridiano é formado por um número determinado de pontos que transmitem a energia em sentido e ordem sempre constantes. Existem vários tipos de meridianos conforme a função que desempenham, sendo 14 considerados importantes – 12 meridianos principais e 2 meridianos extras. Os demais destituídos de pontos próprios, são os meridianos virtuais que somente se manifestam nos estados patológicos e os meridianos de ligação denominados Vasos Secundários.

Meridianos principais: São pares e simétricos; cada meridiano representa um órgão ou unidade funcional que com ele se liga por meio dos vasos secundários.

Nas extremidades todos os meridianos principais se interligam formando a Grande Circulação de Energia.

São constituídos de:

6 meridianos Yin (condutores de energia com predominância da força Yin) correspondentes aos órgãos de elaboração, que transformam os elementos externos em energia e sangue => Pulmões, Baço-Pâncreas, Coração, Rins, Fígado e a função Circulação-Sexo;

6 meridianos Yang (condutores de energia com predominância Yang) correspondentes aos órgãos que controlam a purificação e a circulação do sangue e da energia no organismo => Intestino Grosso, Estômago, Intestino Delgado, Bexiga, Vesícula Biliar e a função Triplo-Aquecedor.

Meridianos extras: São ímpares e passam pelo centro do corpo. Interligam-se formando a Pequena Circulação de Energia, um sistema regulador destinado a manter o equilíbrio energético da Grande Circulação.

Os dois meridianos extras são: Vaso da Concepção e Vaso Governador.

MERIDIANOS PRINCIPAISSÍMBOLOPONTOS
PulmõesP11
Intestino GrossoIG20
EstomagoE45
Baço-PâncreasBP21
CoraçãoC09
Intestino DelgadoID19
BexigaB67
RinsR27
Circulação-SexoCS09
Triplo-AquecedorTA23
Vesícula-BiliarVB44
FígadoF14
MERIDIANOS EXTRAS  
Vaso da ConcepçãoVC24
Sistema NervosoSN28

Pontos de Energia

Todas as práticas chinesas incluem, direta ou indiretamente, o trabalho de desbloqueio dos pontos de energia. Localizados abaixo da pele, esses vórtices energéticos transmitem o chi através de linhas preferenciais que se inscrevem no corpo numa topografia precisa. Ou seja, essas linhas ou meridianos, resultam de interligação ordenada dos pontos entre si, e cada meridiano dispõe de um certo número invariável de pontos. O meridiano é um trecho ao longo do circuito energético, uma faixa de representação fisioenergética com estreitas conexões com o órgão material que lhe dá o nome.

Alinhados verticalmente no território somático, 309 pontos, duplicados nos dois lados do corpo, se interligam formando a Grande Circulação de Energia – a cadeia dos 12 meridianos principais. Acrescidos dos 52 pontos pertencentes aos 2 meridianos ímpares da Pequena Circulação, tem-se 670 pontos denominados pontos de meridianos. Além desses, um grande número de pontos extrameridianos, pontos dos microsistemas da orelha, do nariz, das mãos e dos pés completam um total de cerca de 1000 pontos conhecidos e utilizados nas terapias chinesas.

O que de fato ocorre quando da estimulação dos pontos – com agulhas, calor ou pressões – é algo que somente a perspectiva energética chinesa esclarece. Mas os pontos não se nivelam em importância. Cada um deles tem seus efeitos e indicações específicas, embora aqueles que pertencem a um mesmo meridiano apresentem efeitos terapêuticos muito semelhantes. Basicamente todo ponto tem propriedades locais e sistêmicas mais ou menos pronunciadas.

O efeito local refere-se a uma contingência anatômica:independentemente do meridiano a que pertence, um ponto irá influir na área do corpo onde se localiza.

Sua estimulação promove o descongestionamento local, beneficiando afecções da estrutura e ainda influindo nas disfunções de um órgão que se localiza naquela região.

A ação sistêmica é mais abrangente: por diferentes motivos, um ponto terá relações específicas com certas funções pertinentes ao seu meridiano; sua estimulação trará subsídios para a regularização da função alterada.

Técnicas

O congestionamento em um determinado ponto do meridiano provoca o excesso ou a deficiência de energia, tanto no meridiano como no órgão a que este se relaciona.

Excesso de Ki:dor, espasmos, quentura, contração, hipertensão, inflamação,convulsão, hiperatividade.

Deficiência de KI:frio, flacidez, hipotensão, suor frio, inchação, paralisia, torpor, e inatividade.

Em caso de distúrbios causados pelo excesso de energia, precisamos SEDAR o ponto de cura. SEDAR significa pressionar profunda e continuamente o ponto durante um a cinco minutos.

Na deficiência precisamos TONIFICAR o ponto de cura. TONIFICAR significa pressionar repetidamente e em intervalos de um segundo o ponto durante um a cinco minutos.

ATENÇÃO: Não ultrapasse cinco minutos em cada ponto massageado.

Cronobiologia Chinesa

Orientada essencialmente a partir da ótica do equilíbrio energético, a ciência médica chinesa tem no conceito de biorrítmo um dos fundamentos básicos da sua terapêutica. A existência de um “relógio biológico” em direta dependência dos rítmos cósmicos é uma noção coerentemente presente na visão taoísta que percebe na energia a constante universal em ação em toda a natureza.

Dos diversos biorrítmos conhecidos e mapeados pela tradição chinesa, merece destaque o padrão rítmico desenvolvido pela energia Yong Chi, através dos meridianos principais. Nas 24 horas do dia, cada um dos 12 meridianos que compõem a Grande Circulação exibe um período de duas horas em que seu caudal energético se mostra exaltado. Nessa fase de atividade máxima o órgão primário correspondente fica mais propenso a manifestar sua condição funcional através de sintomas e manifestações características da sua natureza psicossomática. Por outro lado, cada meridiano tem um período de atividade mínima que coincide com a fase de atividade máxima do meridiano que lhe está em oposição de doze horas no relógio biológico. Nesse período de relativo recesso o órgão-meridiano pode manifestar suas disfunções mascaradas por sintomas característicos do seu oposto.

Período de cada meridiano

03 – 05: Pulmão
05 – 07: Intestino Grosso
07 – 09: Estômago
09 – 11: Baço-Pâncreas
11 – 13: Coração
13 – 15: Intestino Delgado
15 – 17: Bexiga
17 – 19: Rins
19 – 21: Circulação-Sexo
21 – 23: Triplo-Aquecedor
23 – 01: Vesícula-Biliar
01 – 03: Fígado.

Fonte: br.geocities.com/www.massagemdoin.net/fr.wikipedia.org

Quando sentimos alguma dor, não importa a parte do corpo, mas, principalmente no caso das dores musculares, instantâneamente tentamos localizar o ponto onde esse sentimento é mais forte para apertarmos. Esse movimento, tão natural da autodefesa humana, tem nome: Do In, uma técnica chinesa de auto-massagem que ajuda a tratar diversos setores do nosso corpo, seja ele físico ou, até mesmo, emocional. Entenda melhor sobre a prática e conheça os seus poderes de recuperação.

O Do In é uma técnica milenar, que visa, além do relaxamento, o alívio de tensões e dores nos músculos e articulações. De acordo com especialista Junior Lanzetta, massoterapeuta, shiatsuterapeuta e acupunturista, a prática é um método curativo, preventivo e de comprovada eficiência nas doenças físicas e emocionais, podendo ser praticada por qualquer pessoa, sem restrições. Ele nos explica melhor sobre o método e seus benefícios. Confira!

Do In e os seus poderes relaxantes e de recuperação muscular

1 - Qual é a principal função do Do In?

"Do-In é uma técnica de auto-massagem de origem oriental que utiliza os pontos dos meridianos energéticos do corpo humano para desenvolver a saúde física e mental. É nesses meridianos que a energia Yin (negativa) e a Yang (positiva) circulam e o Do-In pretende fazer com que isso aconteça de forma equilibrada. A massagem nos pontos corretos melhora a distribuição dessa energia. Portanto sua principal função (objetivo) irá depender do diagnóstico e necessidade do paciente."

2 - Como essa técnica atua em nosso corpo?

"Através da manipulação dos diversos pontos espalhados pelo corpo, é possível equilibrar o fluxo de energia nos meridianos e causar um efeito nos órgãos internos, conduzindo o indivíduo a um estado de equilíbrio energético, tratando os mais variados distúrbios, que vão da dor de cabeça à frigidez, até a desenvolver o equilíbrio emocional, a auto-estima e o autoconhecimento."

3 - O Do In é indicado para qualquer pessoa?

"Sim. No geral essa técnica não apresenta contra-indicações. Pode ocorrer em alguns casos o agravamento inicial dos sintomas, mas será temporário, pois indica somente que o processo de melhora está em andamento."

4 - Onde podemos aprender a fazer o Do In? Existe algum curso específico?

"Existem diversos cursos livres e de especialização disponíveis. O ideal é optar pelo que oferece uma formação completa baseada no fundamentos da medicina tradicional chinesa e estudo dos meridianos."

5 - Quais os benefícios que a auto-massagem pode trazer para o nosso corpo e para a nossa mente?

"A auto-massagem traz os mais diversos benefícios e pode auxiliar na manutenção da saúde, no alívio de dores, no relaxamento muscular e no tratamento de algumas enfermidades como sinusite, rinite, dores de cabeça, alergias, entre outras. Além disso, auxilia nos mais diversos problemas emocionais, como insônia, ansiedade e estresse, por exemplo. Não há necessidade de ter uma doença ou um desequilíbrio para realizar o Do-In, já que ele ajuda a manter a saúde física e emocional e preservar o organismo."

Fonte:https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/do-in-conheca-a-auto-massagem-chinesa-que-faz-bem-ao-corpo-e-a-mente_a4578/1

Acupressão: o que é, benefícios e como é feita

fevereiro 2023

A acupressão é uma técnica terapêutica complementar que consiste na aplicação de pressão em pontos específicos do corpo, chamados meridianos, que são os mesmos pontos em que é feita a acupuntura, sendo indicada para auxiliar no tratamento de diversas condições de saúde como dor de cabeça, cólica menstrual, náuseas ou até aliviar a dor do trabalho de parto.

Esta técnica assim como a acupuntura, tem origem na medicina tradicional chinesa, ajudando a reestabelecer o equilíbrio energético do corpo e o funcionamento de órgãos, através da aplicação de pressão em pontos específicos do corpo, que representam o encontro de nervos, veias, artérias e de canais vitais, o que faz com que se encontrem energeticamente ligados com todo o organismo. 

A acupressão é considerada uma forma de tratamento alternativo ou complementar, pois ainda são necessários mais estudos científicos sobre sua eficácia. Além disso, é importante ressaltar que a auriculoterapia não substitui o tratamento médico convencional e deve ser feita com orientação médica.

Imagem ilustrativa número 5

Benefícios da acupressão

A acupressão possui muitos benefícios para a saúde, podendo ser indicada para auxiliar no tratamento de:

  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Insônia;
  • Fadiga;
  • Dor de cabeça;
  • TPM;
  • Cólicas menstruais ou dismenorreia primária;
  • Dor muscular;
  • Dor nas costas;
  • Enjoo do movimento;
  • Náuseas e vômitos após quimioterapia ou cirurgias;
  • Enjoo matinal na gravidez;
  • Má digestão;
  • Tosse, espirros ou alergias.

Além disso, a acupressão pode ajudar a reduzir a intensidade da dor do trabalho de parto, assim como a duração do trabalho de parto. No entanto, não leva a um amadurecimento do colo do útero ou induz o parto.

Embora tenha diversos benefícios, a acupressão não deve substituir o tratamento médico, podendo ser usada para complementar o tratamento convencional indicado pelo médico.

Como é feita

A acupressão é feita aplicando-se pressão com os dedos em pontos específicos do corpo, como mãos, pulsos, braços, pés ou pernas, por exemplo, de forma a reestabelecer o fluxo de energia. 

Esses pontos, chamados meridianos, devem ser pressionados em regiões específicas de acordo com a condição que se deseja melhorar, podendo ser feita por um médico ou profissional especialista em acupressão, ou até pela própria pessoa, desde que se tenha orientação de como realizar corretamente, sendo nesse caso chamada Do-In.

Algumas formas de fazer a acupressão para auxiliar no tratamento de condições de saúde são:

1. Aliviar estresse e a dor de cabeça

Imagem ilustrativa número 1

Este ponto de acupressão fica localizado entre o polegar direito e dedo indicador. Começando pela mão direita, para pressionar este ponto a sua mão deve estar relaxada, com os dedos ligeiramente curvados e o ponto deve ser pressionado com o polegar esquerdo e o dedo indicador esquerdo, de forma a que estes dois dedos formem uma pinça. Os restantes dedos da mão esquerda devem ficar em repouso, logo em baixo da mão direita.

Para pressionar o ponto de acupressão, deve começar por aplicar pressão de maneira firme, durante 1 minuto, até sentir uma leve dor ou sensação de queimadura na região que está sendo apertada, o que significa que está pressionando o local certo. Depois disso, deve soltar os dedos, durante 10 segundos, voltando depois a repetir a pressão. Este processo deve ser repetido 2 a 3 vezes em ambas as mãos.

2. Combater a cólica menstrual

Imagem ilustrativa número 2

Este ponto de acupressão fica localizado no centro da palma da mão. Para pressionar este ponto, deve usar o polegar e o indicador da mão oposta, colocando os dedos em forma de pinça. Desta forma, o ponto pode ser pressionado em simultâneo nas costas e palma da mão.

Para pressionar o ponto de acupressão, deve começar por aplicar pressão de maneira firme, durante 1 minuto, até sentir uma leve dor ou sensação de queimadura na região que está sendo apertada, o que significa que está pressionando o local certo. Depois disso, deve soltar os dedos, durante 10 segundos, voltando depois a repetir a pressão. Este processo deve ser repetido 2 a 3 vezes em ambas as mãos.

3. Melhorar a digestão e combater o enjoo

Imagem ilustrativa número 3

Este ponto de acupressão fica localizado na planta do pé, logo a baixo do espaço entre o dedão e o segundo dedo do pé, onde os ossos destes dois dedos se cruzam. Para pressionar este ponto, deve usar a mão do lado oposto, pressionando a planta do pé com o polegar e o lado oposto com o dedo indicador, de forma a que a os dedos da mão formem uma pinça que envolve o pé.

Para pressionar este ponto de acupressão, deve pressionar com força durante aproximadamente 1 minto, soltando o pé no final durante alguns segundos para repousar. Deve repetir este processo 2 a 3 vezes, em ambos os pés.

4. Aliviar tosse, espirros ou alergias

Imagem ilustrativa número 4

Este ponto de acupressão fica localizado na parte interior do braço, na região da dobra do braço. Para o pressionar deve usar o polegar e indicador da mão oposta, de forma a que os dedos fiquem dispostos em forma de pinça em volta do braço.

Para pressionar este ponto de acupressão, deve pressionar com força até sentir uma leve dor ou pontada, mantendo a pressão durante aproximadamente 1 minuto. Passado esse tempo deve soltar o ponto durante alguns segundos para repousar. Deve repetir este processo 2 a 3 vezes, em ambos os braços.

5. Reduzir o estresse

Imagem ilustrativa número 6

Para reduzir o estresse e a ansiedade, aliviar dores musculares ou aliviar a insônia, a acupressão também pode ser feita utilizando um tapete de acupressão, para promover o relaxamento, melhorar a circulação sanguínea local e reduzir a tensão muscular.

Esse tapete faz uma pequena pressão em pontos específicos das costas, que ajudam a estimular o fluxo de energia, podendo ser utilizado deitando-se sobre o tapete por cerca de 20 minutos.

Quem não deve fazer

A acupressão não deve ser feita nas seguintes situações:

  • Uso de marcapasso;
  • Doenças cardíacas;
  • Pressão alta não controlada;
  • Diabetes;
  • Problemas de coagulação;
  • Hemofilia;
  • Uso de anticoagulantes;
  • Distúrbios convulsivos;
  • Intoxicação por drogas ou álcool;
  • Infecções na pele.

A acupressão também não deve ser realizada em regiões da pele que tenham feridas abertas, verrugas, varizes, queimaduras, cortes ou rachaduras, fraturas ósseas, osteoporose ou câncer.

Além disso, a acupressão também não deve ser feita por mulheres grávidas sem acompanhamento médico ou de um profissional treinado, pois pode induzir contrações uterinas.

Escrito e atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em fevereiro de 2023.

Bibliografia

  • WU, D. J.; et al. Acupressure for insomnia: A protocol for systematic review and meta-analysis. Medicine (Baltimore). 97. 45; e13180, 2018
  • CHEN, S. R.; et al. Effects of Acupressure on Anxiety: A Systematic Review and Meta-Analysis. J Integr Complement Med. 28. 1; :25-35, 2022
  • SELÇUK, A. K.; YANIKKEREM, E. Effect of Acupressure on Primary Dysmenorrhea: Review of Experimental Studies. J Acupunct Meridian Stud. 14. 2; 33-49, 2021
  • ARMOUR, M.; et al. Acupuncture and acupressure for premenstrual syndrome. Cochrane Database Syst Rev. 8. 8; CD005290, 2018
  • WAITS, A.; et al. Acupressure effect on sleep quality: A systematic review and meta-analysis. Sleep Med Rev. 37. 24-34, 2018
  • HE, Y.; et al. Clinical Evidence for Association of Acupuncture and Acupressure With Improved Cancer Pain: A Systematic Review and Meta-Analysis. JAMA Oncol. 6. 2; 271-278, 2020
  • SMITH, C. A.; et al. Acupuncture or acupressure for pain management during labour. Cochrane Database Syst Rev. 2. 2; CD009232, 2020
  • SCHLAEGER, J. M.; et al. Acupuncture and Acupressure in Labor. J Midwifery Womens Health. 62. 1; 12-28, 2017

 Fonte:https://www.tuasaude.com/pontos-de-acupressao/

Do-in 

Do-in é uma técnica de medicina alternativa de automassagem de origem oriental, que basicamente utiliza a pressão dos dedos das mãos em pontos específicos do corpo humano, com objetivo de trazer alívio, prevenir, identificar e tratar enfermidades, como dores de diversas origens e problemas relacionados ao estresse, como ansiedade e insônia.[1][2][3][4][5][6]

Apesar de alguns estudos sugerirem que do-in pode ser eficaz em ajudar a aguentar náusea e vômitos, insônialombalgiaenxaquecaobstipação, entre outros, tais estudos foram criticados por serem provavelmente tendenciosos.[7] Não há evidências científicas confiáveis que confirmem a suposta eficácia do do-in.[7][8][9][10][11][12]

Etimologia

"Do-In", palavra de origem japonesa,[3][4][5] significa literalmente "o caminho da casa", sendo a "casa" uma metáfora para o corpo humano saudável.[3][5][6]

Origens

O Do-in tem suas origens nas práticas milenares de automassagem da medicina chinesa antiga, que remontam a mais de 5000 anos de idade, no período do Imperador Amarelo, que com seus livros clássicos criou as bases da medicina tradicional chinesa.[3][4][6] Ainda na antiguidade, estas técnicas ancestrais de auto-massagem espalharam-se rapidamente pelo resto do oriente,[6] ao longo dos anos se adaptando em cada cultura.

Assim, apesar da ancestralidade chinesa, foi no Japão que o termo "Do-in" foi cunhado[3][4][6] e popularizado para o ocidente no século XX, através de japoneses como George Ohsawa e Michio Kushi.[5] No Brasil, o popularizador desta técnica é Juracy Cançado, autor de vários livros no século XX sobre o assunto.[1][5]

Tem ancestralidade comum à outras massagens orientais, como o Tuiná e o Shiatsu.[3][4][5]

Princípios

Os mesmos pontos utilizados na Acupuntura são a base do Do-In
Os mesmos pontos utilizados na Acupuntura são a base do Do-In

Os pontos massageados no Do-In são os mesmos utilizados em outras práticas da medicina tradicional chinesa e japonesa, como a acupuntura, e se localizam nos chamados meridianos energéticos do corpo humano.[1][2][3][4][5][6]

Sedação e estimulação

do-in serve-se dos mesmos pontos utilizados na acupuntura para tratar e prevenir distúrbios e enfermidades no corpo, restaurando, segundo os conceitos da medicina chinesa tradicional, o fluxo da energia Ki, onde esta tenha sofrido bloqueios ou desequilíbrios.[1][3][5][6]

É usada também como técnica de primeiros socorros para certos males, na qual o próprio paciente se auto-aplica a massagem.[1][2][4][5][6]

A massagem consiste, basicamente, no emprego de dois tipos de toque:[4][6]

  • Sedação - pressão contínua sobre um ponto;
  • Estimulação - pressão intermitente sobre um ponto.

Visão holística do Do-In

De acordo com Michio Kushi, popularizador no ocidente de métodos orientais de saúde, o Do-In deve funcionar aliado e integrado à outras práticas, como cuidados com a dieta, respiração, relações sociais e caminho espiritual.[5]

Ver também

Referências

  1. ↑ a b c d e Camargo, Juliana (9 de setembro de 2015). «Do-in: Automassagem em pontos combate dores em todo o corpo»Revista Vida Natural - Ed. 51. Consultado em 14 de outubro de 2018[ligação inativa]
  2. ↑ a b c Meurer, Kíria (23 de janeiro de 2009). «Reportagem "Alívio na ponta dos dedos"»Site do programa televisivo "Globo Repórter". Consultado em 14 de outubro de 2018
  3. ↑ a b c d e f g h Sousa, Islandia M. C. (2004). «Medicina alternativa nos serviços públicos de saúde: a prática da massagem na área programática 3.1 no município do Rio de Janeiro» (PDF)Dissertação de Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Fundação Oswaldo Cruz. Consultado em 14 de outubro de 2018[ligação inativa]
  4. ↑ a b c d e f g h Gonsalves, Paulo Eiró (1999). Medicinas alternativas: os tratamentos não-convencionais. Brasil: Instituição Brasileira de Difusão Cultural. pp. (Pg. 43). Consultado em 14 de outubro de 2018
  5. ↑ a b c d e f g h i j Kushi, Michio (1985). O Livro do Do-In. São Paulo: Editora Ground. 228 páginas. Consultado em 13 de outubro de 2018
  6. ↑ a b c d e f g h i Cançado, Juracy (1993). Do-In - Livro Dos Primeiros Socorros - Volume 1. São Paulo: Editora Ground. Consultado em 13 de outubro de 2018
  7. ↑ a b Lee, Eun Jin; Frazier, Susan K. (outubro de 2011). «The Efficacy of Acupressure for Symptom Management: A Systematic Review»Journal of Pain and Symptom Management (em inglês) (4): 589–603. PMID 21531533doi:10.1016/j.jpainsymman.2011.01.007. Consultado em 17 de setembro de 2022
  8.  kreidler, Marc (9 de março de 2006). «Massage Therapy: Riddled with Quackery | Quackwatch» (em inglês). Consultado em 17 de setembro de 2022
  9.  Mann, Felix (1992). Reinventing acupuncture : a new concept of ancient medicine. Oxford: Butterworth-Heinemann. pp. 14, 31. OCLC 26308201
  10.  «The National Institutes of Health (NIH) Consensus Development Program: Acupuncture»consensus.nih.gov. Consultado em 17 de setembro de 2022
  11.  Colquhoun, David; Novella, Steven P. (junho de 2013). «Acupuncture Is Theatrical Placebo»Anesthesia & Analgesia (em inglês) (6): 1360–1363. ISSN 0003-2999doi:10.1213/ANE.0b013e31828f2d5e. Consultado em 17 de setembro de 2022
  12.  Evidence-based non-pharmacological therapies for palliative cancer care. William C. S. Cho. Dordrecht: Springer. 2013. OCLC 827212337
Este artigo sobre medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.vde

Automassagem em Pontos de Acupuntura


Fonte:https://itiomassagem.com.br/massagem/automassagem-em-pontos-de-acupuntura

Automassagem em Pontos de Acupuntura é um recurso que podemos usar nestes dias de Pandemia, por causa do Covid-19. Técnicas de massagem em si, é conhecida como Do-in.

E para contribuir nesse Permanecer em Casa, a equipe ITIO publicará pontos para você se automassagear. Também pode estimular alguém próximo, que esteja compartilhando o mesmo bunker a se auto aplicar massagem. E se tem um bebê, os toques devem ser bem suaves

Esteja atento, pois este alguém próximo, pode ser seu animalzinho de estimação, seu gatinho ou cachorrinho vai adorar receber uma pequena massagem.

Vamos iniciar com doze (12) posições de acupuntura.

Doze (12) Pontos de Acupuntura

Neste primeiro momento, escolhemos doze (12) pontos: VG14BP21PC8R1VC17VG20Yintang e IG4 que já estão escritos e você pode consultar. Por ser um região sensível, também escrevemos um protocolo sobre automassagem no joelho.

E segundo nossos planos, em breve, escreveremos sobre os pontos P1/P2, IG11, C4/C5 e P11.

Começamos pela cabeça e braços, pois são mais fáceis de acessar. Mas, esses são apenas os primeiros. Acompanhe-nos, que teremos novidades. E também, escreva-nos, pois a palavra do leitor é um leme, que ajuda a nortear os próximos capítulos.

Movimentos de massagem

Pressionar ou Sedar

Fique pressionando o ponto escolhido e conte devagar ... um, dois e três.
Relaxe a mão e conte devagar ... um, dois e três.
Repita os passos acima três (3) vezes.
Esse pressionar deve ser suave e confortável.
Feche os olhos, que descobrirá a força suficiente que lhe fará bem.

Massagem Circular

Pressionando com movimentos circulares de meio centímetro, faça três giros ... um, dois e três.
Relaxe a mão e conte devagar ... um, dois e três.
Repita os passos acima três (3) vezes.
Você pode fazer o giro no sentido horário, anti-horário ou alternar, a escolha é sua.

Pontos de Automassagem

A equipe ITIO lhe oferece uma gama de pontos, então agora é começar, escolha-os, exercite-se e fique bem.
Use a mão que lhe oferecer mais conforto, pode ser a direita, a esquerda ou pode alternar, faça como preferir.
Sentiu um leve incômodo?
Isso pode indicar que a massagem é importante nesse ponto.
Neste caso, apalpe mais de leve ou dê um tempo e depois repita o tratamento nesse local que o incomodou.

Ponto R1, Yong Quan ou Manancial que Nasce

Ponto de Acupuntura R1

Manancial que Nasce, ponto onde devemos fazer apenas a Massagem Circular para tonificar, pois segundo a MTC este ponto representa a Vela da Nossa Vida, a nossa Essência. Portanto, vamos manter nossa chama acesa, sempre tonificando.

A automassagem no Rim 1 clareia os pensamentos e restaura a consciência.

Poderá ser usado quando a pessoa sente vertigens, para acalmar algumas dores de cabeça, quando a língua está seca. Também promove lucidez, clareando a visão turva. E, quando uma criança está agitada demais ou apresenta convulsão, pode-se fazer a Massagem Circular no R1.

Localização: o ponto Manancial que Nasce está localizado na sola dos pés, entre os 2º e 3º dedos na depressão localizada a em terço da distância entre a base dos dedos e o calcanhar. Mas, é mais fácil observar a imagem.

Se, em algum momento se sentir confuso com tanta informação exposta na mídia. Sente-se confortavelmente, respire, ache o ponto, feche os olhos ... sempre respirando e massageie os pontos R1 em seus pés. E sinta-se melhor.

Ponto VG14 ou Grande Vértebra

Ponto de Acupuntura VG14

Ponto VG14, Dazhui ou Grande Vértebra expulsa o Calor Perverso e regulariza o Qi de Defesa. Assim, a massagem no local clareia o cérebro e diminui o estresse.

Como este ponto fica nas costas na altura da vértebra C7, então é um local difícil de massagear. Entretanto, é facilmente acessado com a toalha ao se secar após ao banho. Portanto, é um local que devemos massagear cada vez que tomamos banho, principalmente porque ele aumenta a nossa imunidade e expulsa a febre.

Localização do VG14

Passe levemente a mão na coluna cervical, a partir da cabeça descendo até achar o ponto mais alto. Encontrou? É ai a vértebra C7, onde está o VG14.

Como Massagear

Passe a toalha ao redor do pescoço e suavemente a puxe para a direira, depois esquerda e assim sucessivamente nove (9) vezes. Pronto, a Grande Vértebra está massageada e tonificada, contribuindo assim no fortalecimento do seu sistema imunológico.

Ponto BP21 ou Grande Envoltura

Ponto de Acupuntura BP21

Ponto BP21, Dabao, Grande Envoltura ou ainda, Grande Luo do Baço harmoniza a Energia e o Sangue, acalma dores generalizadas pelo corpo e tonifica as articulações.

Dores Generalizadas

movimento de pressionar é indicado para quando há dores generalizadas pelo corpo, pois dispersa a energia estagnada. Pois é essa energia parada que causa dores gerais pelo corpo.

Dor nas Articulações

As dores e flacidez nas articulações são causadas pela pouca energia. Assim, neste caso, faça a massagem circular para tonificar os tendões, músculos e ossos.

Localização do BP21

Abrace seu corpo e observe que a ponta dos dedos estão aproximadamente a oito (8) centímetros abaixo das axilas. É nessa região, onde estão os seus dedos, que está localizado o BP21.

Quando Massagear

Pode fazer esta massagem deitado ou sentado em momentos que se sentir dolorido e desconfortável. Então se abrace e execute os passos de Pressionar e depois, Massagear em Círculo, sempre lembrando de respirar.

Massagem em pontos no Joelho

Massagem no Joelho

Com o friozinho chegando, Isolamento Social, sentado no sofá, então lembre de alguém próximo que todo dia lhe apoia.

Vai uma massagenzinha no Joelho? Você gastará uns cinco (5) minutos.

Nossos Joelhos recebem mais de 90% do peso do corpo. Então, merecem e precisam de atenção e carinho.

Assim, para fazer massagem em seus joelhos siga os passos:

Parte Posterior

  • deixe o polegar sobre o joelho
  • coloque os outros quatro (4) dedos sob o joelho
  • faça nove (9) movimentos circulares completos com os dedos na parte posterior
  • pronto - respire mais três (3) vezes
  • agora siga os passos para a frente do joelho


Parte Anterior

  • ponha as mãos espalmadas sobre os joelhos
  • mão direita no direito e mão esquerda no esquerdo
  • pode tentar fazer o contrário - mas será desconfortável
  • sinta o calor das mãos e respire fundo
  • faça movimentos circulares lentos e abrangentes para alcançar as laterais
  • quanto maior o círculo mais pontos serão massageados
  • sentido horário ou anti-horário - como preferir
  • acelere os movimentos tentando ritmar com a respiração
  • sentirá um leve torpor - é seu corpo hiper oxigenado
  • diminua o ritmo aos poucos
  • cada vez massageando mais devagar
  • até relaxar

Com esta massagem você atua nos Meridianos: Rim, Bexiga, Baço-pâncreas, Estômago, Fígado e Vesícula Biliar.

E como esses Meridianos passam longitudinalmente em todo o corpo, então a Energia Qi circulará melhor, promovendo uma Sensação de Paz, como se a massagem fosse completa.

Pontos em Meridianos localizados na região do Joelho: R10, B38, B39, B40, BP9, BP10, E35, E36, B38, B39, B40, F7, F8, F9, VB33 e VB34. Há também os pontos extraordinários: Linghou, Dannangxue, Xixia, Heding e Xiyan lateral e medial. Estes últimos três pontos: Heding e Xiyan lateral e medial são fortemente usados na clínica, quando o paciente relata dor nos joelhos.

Ponto PC8, Laogong ou Templo do Trabalho

Ponto de Acupuntura PC8

Templo do Trabalho, ponto no centro da Palma da Mão de onde emerge a Energia do Pericárdio que harmoniza o Coração.

A automassagem no ponto PC8 acalma os pensamentos, o Coração e melhora a digestão.

Poderá ser usado quando a pessoa sentir dificuldade para respirar, dor no peito, tristeza e suor excessivo nas mãos. Entretanto, este ponto - Laogong - também regula as funções do Estômago, portanto se o estresse está prejudicando a sua digestão, então faça automassagem no PC8.

Localização: feche bem a mão e onde seu dedo médio tocar, é o Ponto Templo do Trabalho, bem na Palma, sob o polegar na imagem.

Exercícioarqueie levemente as mãos e as deixe aproximadamente a seis (6) centímetros de distância por uns 30 segundos. Então, perceberá que os pontos PC8 se ligarão por uma corrente de calor invisível. Então permaneça por mais alguns segundos alimentando esse calor. Depois, coloque essas palmas aquecidas no VC17, R1, IG4 ou outros locais os quais achar pertinente. Pronto, voce acabou de aprender mais um movimento de automassagem. Pratique-o.

Ponto VC17, Shanzong, Tanzhong ou Meio do Tórax

Ponto de Acupuntura VC17

Nominado como VC17ShanzongTanzhong ou Meio do Tórax, este ponto é ainda conhecido como Chakra Cardíaco na Medicina Ayurvédica.

Quando a pessoa está passando por tensões emocionais, massagear o local, pode produzir desconforto. Então, caso se sinta incomodado, toque levemente, respire, toque com mais pressão, sempre respirando, até relaxar.

Localização: o ponto VC17 está localizado entre os mamilos, no ponto médio sobre o osso externo.

Na acupuntura, este ponto é usado para acalmar o Coração, o choro, a tosse e a asma. Também, se estiver com o peito oprimido e a respiração curta, massageie essa região média com três (3) ou quatro (4) dedos, tentando aos pouquinhos acalmar a respiração e também devagarinho aumentar o aspirar do ar, cada vez, mais profundamente ... até acalmar.

O ideial é fazer esta massagem deitado ou sentado. Porém, em qualquer instante que se sentir oprimido, seja em pé ou caminhando, execute os passos de Pressionar e Massagear em Círculo, sempre lembrando de respirar.

Ponto IG4, Hegu ou Vale Convergente

Ponto de Acupuntura IG4

Este ponto, IG4Hegu ou Vale Convergente é conhecido daqueles que recebem sessões de acupuntura regularmente, pois é fortemente usado na Clínica pelos benefícios que oferece.

O Vale Convergente abre os canais por onde circula a energia (Qi) em nós. E assim, com o corpo energeticamente nutrido, as funções do metabolismo são mais eficientes. E como resultado, nosso Sistema Imunológico fica fortalecido.

Resumindo: a automassagem no ponto IG4 dinamiza a circulação de energia, sangue, linfa, líquidos, eliminando edemas e bloqueios respiratórios.

Entre as indicações: cefaleia, edema facial, vias respiratórias são desbloqueadas.

E como todo ponto que faz circular energia, também acalma o Coração, pois espalha o Qi estagnado no emocional.

Contra indicação: em grávidas só pode ser usado durante o trabalho de parto, pois este ponto estimula as contrações uterinas.

Localização: com o polegar e indicador esticados e juntos, no topo do músculo nivelado com a terminação da dobra.

Está agora absorto? Ou vendo novela ou um filme? Aproveite o momento e faça massagem no IG4 para fortalecer seu Sistema Imunológico.

Ponto Yintang ou Palácio da Fronte

Ponto de Acupuntura  Yintang

O ponto Yintang de Acupuntura da MTC corresponde ao Chakra Frontal da Medicina Ayurvédica. Esse ponto é tão importante na Cultura Indu, que as mulheres, habitualmente os colorem, para abrir a visão e a percepção.

Dado o seu poder, o Yintang é um dos pontos preferidos do acupunturista. Quem já passou por uma sessão de acupuntura, possivelmente já recebeu uma agulha no ponto entre as sobrancelhas.

Local: no ponto médio, entre as sobrancelhas.

A automassagem no Palácio da Fronte diminui a cefaleia, acalma os pensamentos e abre o nariz melhorando a respiração

É usado para acalmar as tensões, ajuda baixar a pressão arterial, melhora o sono e reduz pesadelos.

Porém, é importante lembrar, que se você usa medicação para controlar a pressão arterial, ela tem que continuar. Pois, massagear o Yintang é uma ação complementar.

Para fazer o exercício que acalma seus pensamentos, leia os quadros acima sobre os movimentos de massagem.

Agora, sente ou deite confortavelmente, faça sua automassagem no Palácio da Fronte, sinta o relaxamento e o acalmar das ideias.

BaiHui ou Ponto VG20

Ponto de Acupuntura VG20

VG20 na Medicina Chinesa, Ponto BaiHui, Cem Encontros, ou ainda conhecido como o ponto do Chakra Coronário na Medicina Ayurvédica é o nosso ponto mais próximo do céu.

Massagear o local produz relaxamentoacalma a mente e na maioria das pessoas resulta em inúmeros bocejos. É como se nossos pensamentos voassem para o infinito.

Localização: parte mais alta da sua cabeça, o ponto mais próximo ao céu, quando você está sentado.

Pode ser usado quando se está muito agitado ou na hora de dormir, para chamar o sono.

Sentado ou deitado confortavelmente, incline a cabeça levemente para a frente e coloque o dedo médio na parte mais alta da sua cabeça.

Execute os passos Pressionar e Massagem Circular, conforme definido no início deste artigo.

Boa Noite!

Oba, já aprendemos mais de sete (7) pontos.

Sim, já são oito (8), e estamos escrevendo sobre outros pontos.
Mas, não resistimos e publicamos os primeiros para você treinar automassagem neste período de afastamento social.
Porém, relaxe, que têm mais aulas e pontos no forno, pois nossa equipe ... incessantemente ... trabalha para lhe atender, cada dia melhor.

Cursos ITIO

Estas dicas de automassagem são resultantes do somar de uma equipe de terapeutas em Medicina Tradicional Chinesa, que há mais de 20 anos pratica e ensina Técnicas Orientais.

Conheça os Cursos ITIO e nos prestigie com seu aprendizado.

Glossário

➣ IG - Intestino Grosso ➣ VG - Vaso Governador
➣ VC - Vaso Concepção ➣ PC - Pericárdio ➣ R - Rim
➣ BP - Baço-pâncreas
Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia é acupunturista, astróloga e escritora no Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO).

Comentários