DIFERENÇAS ENTRE GEOTERAPIA E ARGILOTERAPIA DENTRO DA MEDICNA INTEGRATIVA

  Pincel com argila cinza sendo passado em costas de mulher relaxando

Ground Picture / Shutterstock

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Geoterapia e argiloterapia: conheça as diferenças dessas terapias integrativas

O que é a medicina integrativa?

Assim como a medicina tradicional e ortodoxa, a medicina integrativa propõe a melhora do paciente, visto como a principal fonte de sua saúde, e deve ser visto como um todo: corpo, mente e espírito, independentemente de um problema físico ou psicológico. Ele não recebe apenas o tratamento de clínicas e hospitais: ele passa a participar diretamente na sua saúde. O tratamento é feito com terapeutas corporais e técnicas não invasivas e não religiosas. No Sistema único de Saúde (SUS), indica-se fazê-la com uma terapia focada na doença.

O tratamento é realizado com terapeutas em leitos ou espaços terapêuticos e reúne um leque de áreas e formações diferentes, que são fundamentais para cuidar de cada pessoa individualmente, como enfermagem, nutrição, psicologia e outros, unindo a medicina tradicional e a natural. Essas atividades incluem práticas físicas, como mentais, como alongamentos, exercícios de respiração, massagens leves livres de óleos corporais ou cremes, florais, aromaterapia, fitoterapia, homeopatiayoga, acupuntura, relaxamentos conduzidos pela voz, meditação, fármacos ou até mesmo uma cirurgia, em último caso, sempre observando o que traz mais eficácia e apresenta maior segurança para o paciente, visto que são adaptadas às necessidades particulares de cada paciente.

A geoterapia é uma das práticas que fazem parte da Medicina Integrativa, mas é muito confundida com a argiloterapia. Embora pareçam (e muito) a mesma coisa, cada uma tem sua propriedade e finalidade diferente para o corpo e para as pessoas. Enquanto a argiloterapia tem foco na estética, a geoterapia é uma prática da medicina alternativa que diminui tensões e/ou dores musculares.

Diferenças entre geoterapia e argiloterapia

Geoterapia

Ajuda a diminuir dores musculares e tensões: por conta de suas ações anti-inflamatórias e temperatura quente da argila, a geoterapia é ótima ao eliminar a causa da dor por conta do cataplasma de argila, que pode ser usado no tratamento de dores nas costas, nas pernas e como material de relaxamento após uma contração muscular ou para facilitar alongamentos. Porém, é contraindicada em casos de ferimentos na pele, tendinite, varizes e dores causadas por pancada com menos de 48 horas.

Aumenta a circulação: por conta de sua temperatura elevada, a argila faz com que a circulação sanguínea aumente na região em que for aplicada. Esse aumento da circulação também ajuda na eliminação de toxinas e promove sudorese.

Combate acnes e clareia sardas: justamente por conta de suas ações anti-inflamatórias, a argila pode auxiliar no combate às acnes inflamatórias e ajuda a clarear as sardas.

Ajuda na desintoxicação: as propriedades absorventes da argila e sua composição micromolecular auxiliam na sucção de impurezas e substâncias tóxicas para o organismo, sendo muito utilizada em drenagens linfáticas.

Cicatrizante: algumas argilas agem diretamente nas bactérias que podem causar infecções, ajudando a matá-las e bloquear a proliferação delas no organismo. Além disso, auxilia na reconstrução das células, contribuindo na cicatrização e renovação do tecido.

Ajuda no campo energético: além de todas as propriedades anti-inflamatórias, desintoxicantes, analgésicas, a argila é boa equilibradora energética e possui radioatividade natural e saudável para o corpo, trazendo o equilíbrio do campo eletromagnético das células, regulando a radioatividade que está presente no corpo para níveis saudáveis.

Argiloterapia

Ajuda na desinflamação: as propriedades presentes na argila auxiliam na desinflamação dos lugares em que é aplicada, além de desintoxicar a pele. A argila preta é ótima em quesito de propriedades anti-inflamatórias e antitumorais; ajudam a melhorar a saúde da pele (tanto do rosto quanto do corpo), combater linhas de expressão, acne e celulites.

Controlam a oleosidade: a argila branca utilizada na argiloterapia é rica em alumínio e de compostos minerais, que ajudam na oleosidade da pele e nas acnes que essa oleosidade traz, além disso, ajuda a clarear a pele. Já no couro cabeludo, a argila branca deixa os fios mais densos, hidratados e macios, auxiliando também no tratamento de caspa.

Combate à celulite: a argila verde é a mais indicada para a pele oleosa por ajudar a reduzi-la de forma mais abrangente que a argila branca. Por conter propriedades purificadoras, seborreguladores e adstringentes, auxilia na flacidez da pele e nas celulites, podendo ser uma grande aliada nesses tratamentos.

Aumenta o fluxo sanguíneo: para quem tem alergias ou sofre com rosáceas, a argila vermelha é a ideal, pois auxilia a regular o fluxo sanguíneo e vascular, além de ser rica em óxido de ferro, que é importante para a respiração celular. Além disso, ela possui ação anti-flacidez e ativa a microcirculação, ótimas no combate a celulite e gordura localizada. No couro cabeludo, é boa para quedas e limpezas profundas.

Possui ação antienvelhecimento: as argilas roxas e amarelas ajudam na revitalização da pele, mantendo-a jovem por mais tempo. No caso da argila roxa, é rica em magnésio e ajuda na produção de colágeno, é utilizada para bio-eletroestimulação e para eliminar toxinas; já a argila amarela é rica em silício e potássio, ajudando a fortalecer o colágeno da pele, que promove nutrição e renovação celular e traz ação antienvelhecimento. Nos cabelos, sua ação remove toxinas e promove limpeza profunda.

argiloterapia

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Argiloterapia: Tratamentos com argila que você não conhecia

Pode parecer óbvio, mas a argila não serve apenas para fazer artesanatos. Esse composto de minerais pode ser utilizado desde tratamentos de beleza até para curar dores pelo corpo. Todas as propriedades se fundem para criar a técnica natural argiloterapia.

As argilas são uma alternativa aos tratamentos sintéticos, principalmente por não terem contraindicação e serem biodegradáveis, ou seja, são boas para nós e para o meio ambiente. No entanto, a argiloterapia é um tratamento complementar e não deve substituir o tratamento convencional indicado por profissionais da saúde.

Por definição, a argila é um grânulo que deixou de ser rocha, tornando-se apenas as micropartículas dela. Como muitas dessas rochas dão origem às pedras semipreciosas ou preciosas, as argilas possuem propriedades similares aos cristais, principalmente quando falamos de energia. Ou seja, a argila trabalha não só no físico, mas também em níveis energéticos.

A maior propriedade da argila é a sua capacidade de absorção. Isso acontece porque o nosso corpo possui carga elétrica positiva, enquanto a argila possui uma carga negativa, ajudando a retirar essas impurezas da pele.

A argila também possui função antisséptica, cicatrizante, anti-inflamatória, anticancerígena, hidratante, esfoliante e refrescante.

Cores de argila

argiloterapia

Cada tipo de argila possui quantidades de microminerais específicos, tais como Titânio, Magnésio, Cobre, Zinco, Alumínio, Cálcio, Potássio, Níquel, Manganês e Lítio. E são as combinações desses microminerais que determinam as cores da argila. Mas é preciso ter cuidado ao comprar a argila, pois muitos fornecedores usam corantes, diminuindo suas propriedades.

Cada micromineral tem uma função:

– Cobre: atrapalha os radicais livres presentes na pele e que são absorvidos a partir da poluição, ajuda na formação do colágeno, promovendo a elasticidade e a defesa da pele e melhora a absorção do ferro.

– Selênio: combate os radicais livres, é um ótimo antioxidante.

– Silício: ajuda na formação do colágeno e elasticidade da pele.

– Zinco: reduz rugas e melhora a superfície da pele, deixando-a mais lisa, atua na cicatrização da pele.

– Magnésio: quando aliado ao zinco, ajuda a tonificar e energizar a pele.

– Manganês: neutraliza radicais livres e melhora o metabolismo do colágeno.

– Ferro: melhora a circulação sanguínea e promove a produção de hemoglobina.

Propriedades e tratamentos de cada cor de argila:

Argila branca:

Essa cor de argila é considerada a mais neutra de todas e possui propriedades bactericidas, analgésicas e cicatrizantes. Possui um valor de PH parecido com o da pele humana, por isso ajuda a remover o excesso de oleosidades, sem, no entanto, gerar ressecamento. Possui maior concentração de alumínio e magnésio. Pode ser utilizada por qualquer pessoa. Para aplicá-la misture com água mineral, até que fique uma mistura pastosa e homogênea. Mas cuidado: essa preparação não pode ser feita com utensílios de metal. Aplique uma camada de meio centímetro na área com a pele limpa, duas vezes por semana, deixando agir por 15 minutos. Retire com água limpa.

Argila preta:

Essa argila é a que tem maior concentração de matéria orgânica, por isso possui uma plasticidade e óleo em sua superfície. Pode ser utilizada para insônia e bruxismo, além de combater o estresse e inflamações. Para aplicar, misture a argila com água floral de lavanda até que fique pastosa e homogênea. Aplique antes de dormir na pele, deixando agir por 15 minutos.

Argila vermelha:

A argila vermelha possui óxido de ferro, cobre e silício e auxilia na prevenção do envelhecimento da pele, pois tem um efeito de “lifting”. Além disso, ajuda a acelerar o metabolismo e a circulação do local onde é aplicada. É comum que após a sua retirada da pele surjam manchas vermelhas. Esse resultado não é uma alergia, mas sim o efeito dessa circulação do sangue. Por isso, seu uso não é indicado para peles muito sensíveis. Para utilizar, misture a argila com suco natural de uva, até que fique pastoso e homogêneo. Aplique a mistura 2 vezes por semana, deixando agir por 15 minutos, para ter uma pele mais firme, brilhante e radiante.

Argila rosa:

Essa argila é uma mistura entre as argilas vermelha e branca, portanto, é uma combinação das características de ambas. Ajuda a tratar a pele sensível, sem ser tão potente como a vermelha, que poderia irritar esse tipo de pele. Para utilizar, misture a argila com chá de hibisco, até que fique pastoso e homogêneo. Aplique na pele uma vez por semana, deixando agir por cerca de 15 minutos.

argiloterapia

Argila roxa:

A argila roxa é rica em magnésio e promove a síntese de colágeno, por consequência, melhora a textura e firmeza da pele, principalmente quando se tem uma pela mais cansada e debilitada. Essa argila é a mais indicada para peles extremamente sensíveis, inclusive quando se está tendo algum tipo de reação alérgica. Para utilizar, misture a argila com água mineral, até que fique pastoso e homogêneo. Aplique no local irritado. Se houver algum tipo de erupção e feridas abertas, aplique a mistura apenas ao redor do machucado. Deixe agir por 15 minutos e retire com muito cuidado.

Argila dourada:

Essa argila é rica em cobre e silício, tendo um efeito imediato, clareando e iluminando a pele. Para utilizar, misture a argila com chá de camomila. Deixei agir por 15 minutos, utilizando de 1 a 2 vezes por semana.

Dica: Sempre misture a sua argila em um recipiente fundo, de vidro, porcelana ou madeira, mas nunca metal.

Outros tratamentos:

Além dos tratamentos mais estéticos, a argila pode ser um complemento para tratar alguns problemas do corpo:

– Problema ósseo e muscular: aplique a argila no momento em que acontecer esse dano, cobrindo com um pano. Fazendo uma renovação da argila a cada 1 ou 2 horas. Deixe agir o tempo que for necessário e o quanto aguentar.

– Órgãos interno: faça uma mistura de argila e aplique na região do órgão por cerca de duas horas, monitorando os efeitos. Esse período de aplicação pode ser prolongado conforme necessário.

– Dores de cabeça: aplica a argila na nuca por cerca de duas horas. Retire e aplique na testa por mais duas horas. É possível ir alternando esse processo conforme for necessário.


Escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Fonte:https://www.eusemfronteiras.com.br/


Comentários