COMO FAZER TERAPIA UTILIZANDO O TAROT: A CARTA COMO UM GUIA VALIOSO PARA SUA JORNADA EVOLUTIVA

  Cartas de tarot em uma mesa

Kayla Maurais/Unsplash

Escrito por Elaine Pera

Como fazer TERAPIA utilizando o TAROT

Quando falamos de terapia, pensamos num espaço seguro para entrarmos em contato com nossas questões e buscarmos o conhecimento de nós mesmos, mas vamos antes esclarecer o que de fato é terapia.

Terapia provém do grego therapeia, do verbo therapeúo, prestar cuidados médicos, tratar. O termo foi usado em medicina por Hipócrates e Galeno, que se referiram à terapia médica e cirúrgica para designar os cuidados com os enfermos visando à cura das doenças. Hoje a definição mais moderna nos diz que é um tratamento que busca amenizar ou acabar com os efeitos de uma doença (física, psíquica, motora etc.); terapêutica.

A partir desta definição mais atual podemos citar como terapia várias técnicas que são chamadas terapêuticas tais como Florais, Cromoterapia, Reiki, Barra de Access, Thetahealing e tantas outras chamadas de Terapias Holísticas ou Alternativas, sem contar as terapias corporais como massagens, acupuntura, ventosas etc.

Mulher segurando cartas de tarot
Dmytro /123RF

Seja lá qual for a técnica usada, o objetivo é sempre o bem-estar, autoconhecimento, pois qualquer desconforto físico ou emocional pode ser amenizado, compreendido e até curado através do processo de conscientização de si mesmo. É exatamente no aspecto da consciência de quem somos que reside a proposta do Tarot.

O tarot é um jogo que, segundo alguns autores, teve sua origem no Egito pela mão dos Grandes Sacerdotes, no entanto foi mais divulgado e conhecido na França através das imagens do Tarot de Marselha. É composto de dois grupos de lâminas sendo 56 cartas semelhantes às do baralho tradicional de jogos de salão e mais 22 cartas chamadas de Arcanos Maiores, onde estão impressas imagens de 22 personagens também chamados na psicologia de Arquétipos do Inconsciente Coletivo.

A trajetória de autoconhecimento se inicia com o personagem do Louco numerado como zero ou 22 que inicia sua jornada no mundo em busca da consciência de si mesmo. Cada personagem que ele encontra lhe garante a descoberta de algum aspecto presente dentro dele. O simbolismo das cores, do movimento, do olhar, do cenário de cada Arcano revela muito sobre seu estado interior, seus pensamentos, sentimentos, ações e desafios diante do mundo. Em função de tudo isso, hoje o Tarot é trabalhado mais profundamente com uma abordagem terapêutica e não divinatória.

Seja qual for a técnica ou as tiragens utilizadas, o Tarot pode somar e agilizar o processo interno daqueles que diante dele se colocarem como alunos. Imagine que você ou seu cliente possa estar vivendo uma situação de conflito interno, ao retirar uma carta do maço pensando nesta situação algum personagem se apresentará e através do contato visual com ele, observando as roupas, as cores, a energia, o movimento, a postura, você poderá compreender e ampliar sua visão sobre o assunto, pois a imagem falará ao seu mundo interior, comunicando-se através de símbolos profundos que estão presentes no inconsciente de todos nós.

Certa vez realizei uma dinâmica em grupo onde uma pessoa pensava e se conectava com alguma questão importante no momento de sua vida e escolhia 3 cartas, colocando-as no chão. Outras 3 pessoas do grupo entravam ou se posicionavam sobre a carta representando o Arcano indicado e assim falavam o que o personagem diria daquela situação numa dinâmica de Passado-Presente-Futuro, e foi incrível, porque mesmo não tendo conhecimento do Tarot as falas foram assertivas e trouxeram ao cliente a visão ampla da questão que ele tinha e possibilidades de solução que lhe garantiram consciência e conforto para lidar com o tema.

Mulher segurando um pedaço de espelho, olhando para ele
Ismael Sanchez;/Pexels

Muitas são as formas de utilizar este instrumento e otimizar os atendimentos, por isso cada vez mais psicólogos, coaches, terapeutas e profissionais que trabalham auxiliando as pessoas têm utilizado o Tarot como coadjuvante em seus atendimentos e isto tem agilizado muitos processos de cura interior.

Se você tem interesse e curiosidade sobre esse instrumento de autoconhecimento, sugiro que compre um jogo e entregue-se na viagem do Louco em busca de consciência. Se quiser saber mais ou trocar ideias sobre este tema, entre em contato comigo, pois o Tarot me acompanha por mais de 30 anos como um Mestre e Terapeuta.

Cartas de Tarot.

Escrito por Eu Sem Fronteiras

O Tarot Terapêutico: A carta que te orienta a um caminho, e você que faz suas escolhas

Tarot é um mistério desde muitos anos atrás. Existem muitas histórias sobre a origem da palavra Tarot.

Uma das origens mais conhecidas é que a palavra “Tarot” é originada do termo francês “tarocco”, que foi um jogo que apareceu pela primeira vez na Itália, por volta do século XV, composto por 78 cartas, em que 22 cartas são de trunfos maiores e 56, menores; o jogo era dividido em 4 classes diferentes (naipes): ouros, copas, espadas e paus. Outra origem pode ser atribuída aos egípcios, vindo das palavras “tarosh” (que significa “o caminho real”). Há ainda a associação da palavra “Tarot” com “Torah”, nome dados pelos hebreus aos cinco primeiros livros do Antigo Testamento.

As primeiras evidências sobre o jogo de Tarot são relatadas a partir do século XIII, por meio de cartas de monges e reis que descrevem o uso do jogo de cartas como um entretenimento que era utilizado para a tomada de decisões importantes. A igreja foi contra o uso e os reis precisaram proibir a difusão do uso das cartas. Foi então que os ciganos, que migravam entre as regiões do Oriente e da Europa, difundiram o uso das cartas associados a seus dons divinatórios e mediúnicos.

Cartas de Tarot.

Agora que já conhecemos a origem do Tarot, podemos entender como o Tarot terapêutico pode ser aplicado para o equilíbrio e o crescimento pessoal.

O Tarot terapêutico é uma nova forma de interpretação do oráculo em que o objetivo é o autoconhecimento e a evolução pessoal.

O Tarot terapêutico tem a característica principal de auxiliar as suas escolhas no presente, conforme seu estado de consciência, te direcionando a um futuro em que será possível experimentar prosperidade em todos os campos de sua vida.

O objetivo deste Tarot não é ser adivinhatório aos eventos da vida, mas orientar uma pessoa na sua transformação pessoal, trabalhando suas crenças, medos e bloqueios que precisam ser dissolvidos, eliminados ou trabalhados, além de refletir sobre as atitudes que devem ser tomadas para que seja possível alcançar sua evolução pessoal.

Em 2020 teremos um sábado por mês dedicado a atendimentos com Tarot terapêutico. Serão atendimentos individualizados e com o objetivo de auxiliar o cliente em seu crescimento pessoal.

Comece um novo ano cuidando de você, transmutando suas energias negativas e destrutivas e crescendo de forma positiva e saudável. Programe-se para a conquista de sua evolução e de seu equilíbrio!

jornada evolutiva

Escrito por Tereza Gurgel

O Tarô como guia da jornada evolutiva

 

O estudioso dos mitos Joseph Campbell (1904 – 1987) afirmava que a maior parte dos grandes destas histórias encontradas no mundo se referem simbolicamente à nossa jornada espiritual pessoal. Assim, os mitos falam sobre nossos “demônios” e inimigos internos, a luta pela liberdade e as lições que precisamos aprender para nos tornarmos uma pessoa completa. Neste infinito imaginário, a “Árvore da Vida” da Cabala e as lâminas do Tarô parecem apontar esse caminho.

A origem do tarô é bastante obscura e controversa. O caráter divinatório das cartas é seu aspecto mais conhecido e vulgarizado. Porém, o tarô é muito mais: um mergulho nos padrões cósmicos que regem a existência. O nível mais profundo das cartas só pode ser notado por aqueles que deixam de lado o apego pelo mundo material.

O tarô é composto por 78 cartas, divididas em dois grupos: os arcanos menores (56 cartas) e os arcanos maiores (22 cartas). Este último conjunto é o mais importante, e compõe o alicerce do tarô, com sua rica simbologia. Os arcanos maiores desenvolvem a jornada do herói (como a entendia Campbell), simbolizado pelo “Bobo” (ou “O Louco”, carta sem numeração), rumo à autorrealização.

O Bobo representa a condição do ser humano sobre a Terra. Ele inicia sua jornada, cheio de esperança e despreocupação quanto aos riscos. É o tempo de descobertas e dos primeiros passos rumo ao desconhecido.

jornada evolutiva

O Bobo

No caminho, o Bobo encontra O Mago (carta 1), que parece ter o mundo inteiro sob controle. Todos os elementos da vida estão à sua disposição e ele transborda de sabedoria. O Mago afirma que toda vida existe para ser conquistada.

O Bobo encontra a seguir a Sacerdotisa (carta 2), envolta em mistério e segredo, intuitiva e paciente. A Sacerdotisa sugere dirigir o olhar para além do óbvio, buscando as profundezas de todas as coisas.

Imperatriz (carta 3) expressa a natureza suave e nutridora. Ela encoraja o Bobo a apreciar o ciclo natural de tudo e a experienciar a abundância da Vida.

Imperador (carta 4) é um disciplinador severo e exige respeito como um líder. Ao longo do tempo, o Bobo percebe que está sob controle da autoridade e das estruturas impostas pela sociedade. Com a ordem, vem a segurança e a direção.

Ao encontrar o Sumo Sacerdote (carta 5), sistemas de crenças e educação são implantados. O Bobo começa a discernir a estrutura moral da sociedade e aprende a se adaptar ao sistema.

O Bobo agora deseja uma conexão profunda com os outros (Os Amantes, ou O Enamorado, carta 6). Romance e paixão sexual, liberdade de pensamento, escolhas e autoexpressão estão em primeiro plano.

jornada evolutiva

Os Amantes

Focando no sucesso, através do trabalho duro e determinado, o Bobo segue adiante, impulsionado por sua força e zelo mental (O Carro, carta 7). Não há tempo de descanso para o Bobo: tempo é dinheiro.

O Bobo descobre como suas próprias ações trazem consequências e liquida antigos débitos (A Justiça, carta 8). Honestidade e equidade o definem e ele percebe que realmente se colhe aquilo que se planta.

A ideia do Bobo sobre o mundo se modifica. E o leva a passar longos períodos meditando sobre si mesmo (O Ermitão, carta 9). Verdades profundas são reveladas e ele se isola do mundo, querendo descobrir mais.

O Bobo está em um ponto de virada (A Roda da Fortuna, carta 10). Ele adquire um ponto de vista mais abrangente, enxergando as conexões entre as coisas. Logo seu rumo será alterado para uma nova direção.

O Bobo desenvolve seu caráter e resolução (A Força, carta 11). Ele agora compreende a necessidade de ser paciente e de aceitar os acontecimentos. Seu senso de compaixão e de perdão proporcionam a ele uma medida de controle durante os tempos difíceis.

A partir de agora, o Bobo faz escolhas de um modo diferente, colocando de lado seus interesses pessoais (O Enforcado, carta 12). Ele sabe que deve colocar seus esforços em prol de um propósito maior. Toda ação é suspensa, aguardando uma oportunidade certa.

Os caminhos antigos se esgotam (A Morte, carta 13). É a transição para uma nova fase: o que é velho não serve mais para o Bobo. É inevitável e necessário focar apenas no essencial.

Com a Temperança (carta 14), o Bobo encontra equilíbrio e se desfaz dos excessos. É tempo de cuidar da saúde e do equilíbrio emocional.

O materialismo e os vícios foram vencidos (O Diabo, carta 15). O Bobo já não é mais pego de surpresa ou controlado. Os antigos temores são substituídos pela fé.

De modo súbito, o Bobo adquire a compreensão verdadeira (A Torre, carta 16). Crises, golpes e humilhações, foram os catalisadores necessários para esta revelação. Toda negatividade é varrida de um só golpe.

A esperança no futuro é restaurada (A Estrela, carta 17). Ciente das bênçãos recebidas, o Bobo anseia por um sentido maior na vida. O amor flui naturalmente até ele e sua generosidade nada exige em troca.

Todos os medos e falsos ideais abandonam o Bobo (A Lua, carta 18). Sua mente é estimulada e sua imaginação abre novos horizontes.

O Bobo adquire a iluminação profunda e se sente verdadeiramente livre (O Sol, carta 19).

O dia de prestação de contas se aproxima (O Julgamento, carta 20). O Bobo renasceu completamente transformado e reconhece seu verdadeiro chamado.

jornada evolutiva

O Mundo

A meta foi atingida (O Mundo, carta 22). O Bobo conquistou o desejo profundo de seu próprio coração. Seus dons são oferecidos ao mundo. A jornada está completa.


Referências

“The Tarot Journey”

“O Tarô de Marselha” – Carlos Godo – Editora Pensamento – São Paulo;

“Tarot Archetypes- The Fool’s Journey “ 

Fonte:https://www.eusemfronteiras.com.br/o-taro-como-guia-da-jornada-evolutiva/


Comentários