TRANSTORNOS MENTAIS: IMPACTOS NO AMBIENTE CORPORATIVO E FORMA DE MITIGÁ-LOS

 

por Hospital Israelita Albert Einstein
por Hospital Israelita Albert Einstein

Transtornos mentais: impactos no ambiente corporativo e formas de mitigá-los



Os transtornos mentais estão entre as principais causas de afastamento no trabalho. Podem ser provocados pelas influências e condições laborais ou por outras questões da vida do trabalhador. Seja como for, as organizações têm o dever de tomar a frente e implementar possibilidades de prevenção e mitigação dos riscos relacionados à saúde mental de seus colaboradores.

Mas, afinal, o que são transtornos mentais?

São síndromes complexas multifatoriais que envolvem disfunções da atividade cerebral capazes de afetar humor, comportamento, raciocínio, aprendizado, comunicação, relacionamentos, entre outros campos da cognição e afeto. Podem ser desencadeados por fatores psicossociais, genéticos, ambientais, biológicos, físicos e comportamentais.

Os mais comuns são: transtornos de ansiedade, depressão, transtorno bipolar, transtornos alimentares (anorexia, bulimia), transtorno obsessivo-compulsivo, esquizofrenia, estresse pós-traumático e transtornos de personalidade, como o borderline.

Como identificar os transtornos mentais?

Em geral, uma pessoa com transtornos mentais tem alterações em emoções, comportamentos, percepções e pensamentos. Os sinais mais comuns são:

  • distúrbios do sono
  • ansiedade ou tensão constantes
  • mudanças repentinas de humor
  • alterações de comportamento
  • dificuldades cognitivas (raciocínio, concentração, memória/esquecimento)
  • problemas em expressar ideias
  • isolamento e dificuldade de relacionamento e convivência

Quais são os impactos dos transtornos mentais no trabalho?

Os transtornos mentais podem comprometer todas as áreas da vida de uma pessoa, prejudicando todo o seu bem-estar e qualidade de vida. No trabalho, em específico, as consequências práticas mais presentes são:

  • falhas, baixa no desempenho e na produtividade
  • menor engajamento
  • dificuldade de organização e disciplina
  • senso de responsabilidade prejudicado
  • prejuízo nas relações, principalmente quanto a interação e colaboração
  • absenteísmo (faltas, atrasos e saídas imprevistas)
  • afastamento

Como lidar com profissionais com transtornos mentais? É possível ser um suporte?

Ao notar sinais e impactos como os apontados acima, é importante buscar entender o contexto que está desencadeando o problema, bem como verificar qual suporte essa pessoa tem e como a empresa pode ampará-la. A partir disso, é recomendável:

  • trabalhar as causas, e não apenas as consequências
  • priorizar a recuperação da saúde mental e o retorno das boas condições do trabalhador, nunca ignorar suas manifestações e seus prejuízos (o afastamento só deve acontecer conforme indicação médica)

O capital humano e psicológico deve ser tratado com a mesma responsabilidade com que se tratam as outras frentes da organização. Dessa maneira, todas as medidas de prevenção e tratamento dos colaboradores devem ser vistas como investimento. Comprovadamente, no longo prazo, há um retorno de investimento na ordem de 4 dólares para cada dólar investido em saúde mental, de acordo com pesquisa da OMS publicada na revista Lancet. 

Diante de quadros de suspeita ou diagnóstico de transtornos mentais, algumas práticas a serem adotadas por gestores, líderes e colaboradores incluem:

  • empatia: é a capacidade de entender o que o outro está passando e “sentir com ele”; isso põe em perspectiva que cada um pode ter limitações e desafios, tornando mais fácil oferecer apoio
  • colaboração: é o estímulo à criação de um senso de time e de apoio mútuo, gerando compartilhamento e suporte em tarefas, além de ajuda no resgate do desempenho
  • acolhimento: está relacionado à capacidade de compreender as vulnerabilidades e aceitá-las, conduzindo para o melhor apoio necessário, inclusive um cuidado especializado

Quais cuidados e ações podem ser tomados para evitar ou minimizar impactos negativos dos transtornos mentais?

Perda de prazos importantes, sobrecarga a outros membros da equipe, ou mesmo o agravamento do transtorno. São várias as consequências no ambiente de trabalho. Para evitar ou minimizar seus impactos, os cuidados com prevenção são sempre prioritários. Mais especificamente, os gestores e líderes podem encabeçar e adotar medidas como:

  • Avaliações que considerem, além dos resultados, as condições gerais necessárias para que eles sejam positivos, especialmente relacionadas ao estado emocional e psicológico dos colaboradores
  • Desenvolver lideranças com senso de responsabilidade com a saúde mental dos colaboradores, com conscientização sobre empatia e limites quanto a atribuições, metas e cobranças
  • Proporcionar segurança psicológica no ambiente de trabalho, de maneira que os colaboradores se sintam confortáveis e confiantes para expressar suas opiniões, ideias e experiências
  • Incentivar e praticar capacitações, reconhecimentos e promoções
  • Promover e incentivar atividades de descompressão e hábitos saudáveis dentro e fora do trabalho, como: pausas, férias planejadas, ambientes de descanso e convivência, adoção de hobbies, atividades físicas, cuidados com alimentação e sono
  • Oferecer planos de saúde aliados a conscientização sobre seu uso regular para prevenção e qualidade de vida
  • Promover discussões sobre saúde e bem-estar, com atenção especial à saúde mental, por meio de ações e palestras com líderes e especialistas e troca de experiências com instituições e empresas parceiras
  • Concentrar a solicitação e realização de tarefas no período de expediente, assim como limitar ou regrar o uso de ferramentas como mensageiros instantâneos, de maneira a equilibrar vida profissional e pessoal
  • Oferecer boas condições gerais de trabalho, seja dentro ou fora da empresa (como serviços externos ou em home office), com atenção a todas as necessidades do colaborador relacionadas à empresa para o bom exercício de suas funções
  • Buscar envolver a rede de apoio social especialmente diante de suspeita ou diagnóstico de doenças e desafios relacionados ao trabalho

Os programas de promoção da saúde do trabalhador são iniciativas que fazem toda a diferença para evitar prejuízos práticos à empresa e aos negócios. Atento a essa necessidade, o Einstein recomenda o Serviço de Atenção Coletiva em Primeiros Cuidados Psicológicos:

  • É uma importante ação a ser implementada por gestores e líderes para oferecer acolhimento psicológico aos colaboradores impactados por situações potencialmente traumatizantes no ambiente de trabalho
  • São profissionais preparados para criar um ambiente propício para rodas de conversa e prestar atendimento individual online — além de apoio à equipe de saúde da organização para ações presenciais
  • Um conjunto de cuidados que se mostra efetivo também na prevenção e na identificação de transtornos em estágios avançados, como a depressão, evitando que se tornem mais graves


Revisão técnica por: Dr. Luiz Zoldan, psiquiatra do Einstein e Dra. Ana Takahashi, gerente médica de saúde corporativa do Einstein.

Fonte:https://www.linkedin.com/pulse/transtornos-mentais-impactos-ambiente-corporativo-/?trackingId=4BzHiPtkRsGd04fwViG44w%3D%3D

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