Sagrada Família, em Barcelona, finalmente será
concluída em 2026
O último desafio é resolver se cerca
de 15 mil moradores do entorno serão ou não desalojados para construção de
escadaria
Por Ana Sachs
22/02/2023 06h51 Atualizado há 8
horas
Após meses em ritmo lento por conta da pandemia, a construção da Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, na Espanha, ganhou velocidade no ano passado e o monumento deve ser finalmente concluído em 2026, centenário da morte do arquiteto Antoni Gaudí, depois de 144 anos de obras. Mas, antes da finalização, um longo impasse com os moradores do entorno deverá ser resolvido.
A questão envolve uma escadaria de entrada na fachada da Glória, dedicada à ressurreição e ascensão de Jesus Cristo – e a última que será finalizada. Para conseguir seguir com o projeto, até dois quarteirões inteiros do outro lado da rua, com cerca de 3 mil domicílios que abrigam aproximadamente 15 mil pessoas, terão que ser demolidos.
O interior da basílica é uma das obras arquitetônicas mais expressivas dos últimos tempos — Foto: Pexels / Carmen Jiang / Creative Commons
Contra o despejo, um grupo local de moradores entrou com uma ação argumentando que a escada nunca esteve nos planos originais de Gaudí, morto em 1926. Para entrar com a ação, os residentes do entorno se basearam em um memorando do governo de 1970, que usou a mesma afirmação como justificativa para a construção de um complexo de apartamentos no local.
O imbróglio pode atrasar a finalização do monumento, cujas obras começaram em 1882, e teve os projetos originais destruídos em um incêndio em 1930, durante a Guerra Civil Espanhola. O trabalho de construção está sendo feito baseado em modelos de gesso do arquiteto, fotos, publicações de seus desenhos originais e em relatos de seus assistentes. A basílica é Patrimônio Mundial da Unesco desde 2005, antes mesmo de ser finalizada.
A Basílica da Sagrada Família se destaca no horizonte da cidade de Barcelona — Foto: Pexels / James Heming / Creative Commons
O destino dos moradores deverá ser decidido pela Câmara Municipal de Barcelona até maio deste ano, segundo o site Euronews. "Não há soluções mágicas aqui. Não achamos que, para terminar a basílica, todos os prédios envolvidos devam ser demolidos. Mas também achamos que não é provável que todos os prédios sejam salvos", disse Janet Sanz, secretária de Mobilidade, Urbanismo e Ecologia de Barcelona, ao site Artnet News.
Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/arquitetura/noticia/2023/02/sagrada-familia-em-barcelona-finalmente-sera-concluida-em-2026.ghtml
Comentários
Postar um comentário