QUER PLANTAR UMA ÁRVORE? VEJA O QUE CONSIDERAR E AS ESPÉCIES INDICADAS

 

Próximo à piscina, o jasmim-manga sombreia o spa e marca a transição entre o travertino Navona e o deque de cumaru. Ao fundo, capim-do-texas rubro, agapanto e as árvores ipê-branco e pau-ferro (Foto: Evelyn Muller / Divulgação)

Próximo à piscina, o jasmim-manga sombreia o spa e marca a transição entre o travertino Navona e o deque de cumaru. Ao fundo, capim-do-texas rubro, agapanto e as árvores ipê-branco e pau-ferro. Projeto da arquiteta Gilda Meirelles e paisagismo de Catê Poli (Foto: Evelyn Muller / Divulgação)

Quer plantar uma árvore? Veja o que considerar e as espécies indicadas

Além da missão ambiental, árvores embelezam o ambiente e proporcionam bem-estar

  • GLADYS MAGALHÃES

21 JAN 2022 - 07H11 ATUALIZADO EM 21 JAN 2022 - 07H11

 

Diz o ditado que o ser humano só está completo depois de “ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore”. Independentemente se você concorda ou não com tal frase, vale lembrar que a missão das árvores vai muito além de completar a existência de alguém. Elas são primordiais para o meio-ambiente, embelezam a paisagem e ainda proporcionam bem-estar.

“Elas são fundamentais para o equilíbrio das cidades, pois desempenham funções importantes no controle das temperaturas, aumentam a umidade do ar, controlam os ciclos das chuvas, colaboram com a qualidade dos mananciais, mantêm a biodiversidade, produzem alimentos e ainda controlam a erosão do solo. Sem contar a parte estética, visto que embelezam o ambiente e abrigam outros animais”, pondera a engenheira e professora Suely de Medeiros Onofrio Gama, coordenadora do curso de engenharia ambiental do Centro Universitário FMU.

Na opinião de Suely, “todos deveríamos experimentar a sensação de tocar no solo e produzir vida”. Ou seja, para ela, qualquer um está apto a plantar uma árvore. Porém, é preciso fazer algumas considerações, antes de, literalmente, abrir um buraco e colocar uma muda.

“Todo mundo pode plantar uma árvore, mas devido às espécies poderem atingir grandes proporções (porte), tanto de copa quanto de raízes, folhas, flores e frutos, é necessário escolher o local correto para evitar possíveis danos a vizinhos e à infraestrutura urbana”, alerta o arquiteto e paisagista Cezar Scarpato, do escritório Scarpato Arquitetura Paisagística.

O que observar?

Conforme os profissionais, antes de tudo, é preciso definir qual é o intuito com a árvore no projeto que será inserida. Feito isso, é hora de analisar o espaço disponível para recebê-la. “Precisamos olhar ao redor e escolher lugares que não afetem telhados, cabos de energia e causem perigo às pessoas ao redor. Para escolher o lugar precisamos procurar autoridades para darem autorizações do plantio em locais públicos. Em casa, vale pesquisar o tamanho que ela ficará, ver o vaso ideal e os locais onde bate ou não sol”, explica Suely.

Na hora de escolher a espécie, de modo geral, em áreas pequenas, costuma-se optar por árvores de pequeno porte e com copa mais esbelta do que larga, evitando bloquear o quintal por completo ou bater em carros. 

“Em calçadas e áreas cimentadas, o ideal é que a árvore não tenha frutos muito grandes ou gosmentos, que podem fazer com que alguém escorregue. Também é essencial que contenham raízes não tão agressivas. No jardim, depende da proporção – é uma área mais livre”, observa Cezar.

As mais indicadas

No Brasil, a época mais indicada para plantar uma árvore  é a primavera, visto que o período garantirá rega natural com a temporada de chuvas e as temperaturas mais amenas  resultarão em menor evaporação.

Na hora de plantar, a muda deve estar bem na vertical, considerando a altura do torrão (parte com terra e raízes próximo à base do caule) em relação ao solo, lembrando ser importante  evitar quebrar ou danificar o torrão da árvore. Vale ressaltar que o caule não deve ficar coberto com terra, visto que a árvore respira/transpira pelo tronco e isso pode deixá-la suscetível a doenças epragas.

Dentre as espécies mais indicadas, estão as seguintes:

1. Para sombra (porte médio a grande): ingá, aroeira, mangueira, flamboyant, chapéu-de-sol, sombreiro, oiti;

2. Para embelezar a paisagem: ipês, quaresmeira, reseda, pau-formiga, chuva-de-ouro, manacá-da-serra, jasmim-manga, magnólias, mini-flamboyant;

3. Frutíferas (porte pequeno a médio): araçá, pitangueira, cítricos (limoeiros, laranja e mexerica), goiabeira, carambola, fruta-do-conde, jabuticabeira, cereja grumixama, nêspera, mamoeiro, acerola.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2022/01/quer-plantar-uma-arvore-veja-o-que-considerar-e-especies-indicadas.html


Comentários